Acessórios

NOTA tt
7.0

Review APC Staytion Fit

Imagine a seguinte situação: você está na última página da sua monografia, colocando as conclusões, considerações finais e vem aquela ideia incrível para finalizar o texto. Quando você acaba de digitar acontece o pior: acabou a energia e você perdeu justamente aquela ideia maravilhosa que teve no final do texto...

Gustavo Ats
por
em

Imagine a seguinte situação: você está na última página da sua monografia, colocando as conclusões, considerações finais e vem aquela ideia incrível para finalizar o texto. Quando você acaba de digitar acontece o pior: acabou a energia e você perdeu justamente aquela ideia maravilhosa que teve no final do texto.

Se isso já aconteceu com você, bom, não se desespere. Você não é o único ser humano na face da terra que já passou por isso, tanto que existem inúmeros tipos de no-breaks no mercado e se você acha que eles custam caro, espere até descobrir este Staytion Fix, um no-break com bom desempenho e que cabe no bolso.

APC Staytion Fit (Foto: Divulgação)APC Staytion Fit desempenha muito bem o seu papel (Foto: Divulgação)

Recursos

O Staytion Fit é um aparelho bem modesto de recursos. Ele possui apenas o básico, ou seja, a bateria, luzes de indicação e filtro de linha e um bip (irritante) que avisa a cada 5 minutos que a energia elétrica está sendo cortada.

Não há software de gerenciamento, nem painel LCD, nem outros recursos que poderiam tornar o gadget bem mais interessante. Contudo, o aparelho cumpre bem o seu papel.

Desempenho

A falta de recursos supérfluos é compensada pelo desempenho do no-break. Um computador normal, onboard (Core 2Duo 1.8 Ghz, 4GB, Monitor LCD de 15”) deveria aguentar até 17 minutos, segundo o fabricante, mas na prática esse tempo não é tão bom assim.

Nos nossos testes a configuração acima ficou ligada por 15 minutos e quando utilizamos uma impressora jato de tinta comum o tempo caiu para 12 minutos.

Como normalmente acontece, a configuração do computador influencia muito no desempenho do aparelho. Então, separamos algumas configurações diferentes de máquinas e testamos o desempenho do aparelho:

 

Configuração Autonomia do No-break
Atom Dual Core, Monitor de 15”, HD de 500 GB, 2GB ( 1 Slot). 19 minutos
Pentium Dual Core 2.2Ghz, Monitor de 15”, Hd de 500 GB, 4GB (Dois slots) 13 minutos
Core 2Duo 1.8 Ghz, 4GB,(2 slots) Monitor LCD de 15” 12 minutos
Core 2Duo 1.8 Ghz, 4GB, Monitor LCD de 17” + Nvidia Gforce 7200 8 minutos

 

 









Quando o no-break está em modo de bateria, o aparelho começa a avisar que está sem energia elétrica com seus chatos apitos a cada 5 segundos e quando a bateria está mais descarregada esses apitos se tornam ainda mais chatos e tocam 3 vezes a cada 5 segundos.

Apesar de chatos, os apitos são muito úteis para que você tenha tempo de terminar aquele parágrafo do seu texto, salvar e mandar o pc desligar, mas eles também dão um efeito psicológico no usuário, que fica com pressa de salvar o arquivo e desligar o PC.

Custo-benefício

Se o custo do aparelho pode parecer alto à primeira vista (em média R$ 250,00), o benefício é mais do que evidente, principalmente quando a energia elétrica resolve nos deixar na mão na hora que a gente mais precisa.

Ficha técnica

Autonomia média 17 min para 1 pc on-board + monitor LCD 17 + impressora jato de tinta (Segundo o fabricante)
Potência 600VA/210 W
Fator de potência 0.35
Tomadas de saída 4
Carregador inteligente mantém a bateria em condições ideais de funcionamento, preservando sua vida útil
Alarme sonoro sim
Estabilizador 4 estágios de regulação

 


Nota TechTudo

NOTA tt
7.0
Design
5
Funcionalidades
7
Desempenho
8
Custo-benefício
9

Prós

  • * Ótimo custo-benefício.
  • * Sinal sonoro de queda de tensão.

Contras

  • * Peso.
  • * Ocupa grande espaço.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares