Media centers

NOTA tt
8.8

Review Apple TV

Apple TV é ótima para assistir vídeos e ver fotos na TV, além de ter a vantagem de não possuir fios. Ela roda iOS, porém não aceita formatos de vídeos como AVI ou MKV.

Edivaldo Brito
por
em

Quem está cansado de viver amarrado à grade de programação dos canais abertos e até mesmo pagos, encontrará na Apple TV um novo jeito de assistir TV. Com o dispositivo, é o usuário quem escolhe o conteúdo que vai assistir e quando fará isso. Ela também pode transformar aquela simples TV de LCD ou plasma em uma Smart TV, sem precisar trocar a mesma.

Design

Apple TV traz uma maior gama de entretenimento para sua TV (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Apple TV traz uma maior gama de entretenimento para sua TV (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


A Apple TV é um “pequeno monólito” negro que cabe na palma da mão. Mas é exatamente devido ao seu tamanho, formato e a cor, que ela se encaixa em qualquer parte sem chamar muita atenção, podendo ser usada em uma sala de estar, estando visível ou não.

Na sua parte superior, o set-top box da Apple possui o tradicional logotipo da maçã (acompanhado do nome ”tv”) e também na parte inferior, ambos na mesma cor do aparelho, só que em um tom mais forte e em baixo relevo. Na parte frontal fica o receptor de Infravermelho, usado pelo controle remoto para controlar o aparelho. Já na parte traseira ficam as seguintes conexões: entrada de energia, HDMI, Micro USB, saída óptica de áudio e uma entrada Ethernet 10/100BASE-T.

Um detalhe curioso da Apple TV é que ela não possui um botão de desligar ou uma função para isso, só é preciso plugar o cabo dela na tomada e deixá-la ligada. Portanto, não adianta ficar procurando algo para desligá-la, ficar tirando da tomada ou se preocupando em como fazer para diminuir o consumo de energia, ela mesma entra em modo suspensão baseando-se em uma configuração do sistema.

Conexões da Apple TV (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Conexões da Apple TV (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


Mas no quesito design, quem se destaca é o controle remoto do aparelho. Com o corpo todo em alumínio escovado, ele só possui três botões e na parte traseira uma engenhosa entrada para abrigar a bateria do mesmo. Os botões, seguem o padrão ditado pelo iPod: um círculo preto maior para mover em diferentes direções e confirmar apertando o centro dele, um círculo pequeno para voltar e acessar menus do sistema e outro para reproduzir e pausar.

Instalação

A parte física da instalação da Apple TV se resume a simplesmente conectar o cabo HDMI da TV na porta correspondente do set-top box, conectar o cabo de rede (se não houver uma rede Wi-Fi ou o usuário preferir usar assim) e finalmente conectar o cabo de energia na parte traseira e depois plugar em uma fonte de energia, que pode ser qualquer tomada, já que o aparelho está preparado para funcionar em diferentes voltagens (110/220). Entretanto, a Apple não fornece um cabo HDMI com o gadget, você precisa comprá-lo a parte.


Instalação da Apple TV é simples e rápida (Foto: Reprodução/Apple)Instalação da Apple TV é simples e rápida (Foto: Reprodução/Apple)


Quanto a configuração lógica da aparelho, basta seguir as instruções mostradas na tela da primeira inicialização. O processo consiste basicamente em selecionar a língua que será utilizada, conectar a uma rede e deixar que o aparelho defina a data e hora. Caso você não tenha feito todas as etapas da configuração inicial e queira ajustar mais detalhes do dispositivo, siga esse tutorial do TechTudo que explica como fazer cada passo individualmente.

No geral, a maior parte das informações e opções exigidas pela configuração da AppleTV podem ser feitas rapidamente usando o controle remoto, mas quando é preciso fazer algum tipo de digitação, isso complica um pouco, embora não seja impossível. Nessa situação, o melhor a fazer é utilizar um teclado Bluetooth, que pode ser configurado dentro do item “Ajustes” da tela principal, na opção “Geral” e sub opção “Bluetooth”.

Funcionalidades

Apesar de seu pequeno tamanho, a Apple TV é um dispositivo cheio de possibilidades e a cada dia ganha novas funcionalidades são adicionadas nela. No geral, ela é uma central de mídia onde é possível alugar e reproduzir filmes, músicas e assistir a alguns “canais”.


iTunes e iCloud

Quem tem uma conta iTunes pode assistir seus filmes e ouvir suas músicas e podcasts (opção Podcasts) fazendo stream diretamente na AppleTV ou de um computador, desde que o aplicativo iTunes esteja aberto e a opção “Compartilhamento familiar” ativada. Nesse último caso, a configuração “Compartilhamento familiar” na AppleTV, também é necessária e pode ser vista nesse tutorial do TechTudo. A principal vantagem desse recurso é que o usuário pode levar toda a sua biblioteca de mídia para a TV, sem precisar fazer qualquer tipo de cópia ou qualquer outro procedimento complicado.
Acessando a biblioteca de filmes na AppleTV (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando a biblioteca de filmes na AppleTV (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Além da biblioteca de mídia, também é possível levar para a TV as fotos e os filmes feitos pelo usuários no iMovie, através da opção Fotos do iCloud e iMovie Theater, isso graças a integração com o serviço de armazenamento na nuvem da Apple, o iCloud.

Para os mais empolgados, um alerta, não é possível baixar conteúdo e armazená-lo diretamente na Apple TV, você pode até comprar e reproduzir, mas só pode guardar no aplicativo iTunes do Windows ou Mac e no iPad, iPhone e iPod touch. Essa limitação existe porque o Mídia Center tem pouquíssimo espaço em disco e foi criado apenas para servir com ponte entre dispositivos e a TV.

Nem pense em encher a AppleTV de filmes (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Nem pense em encher a Apple TV de filmes (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)


Canais

O aparelho traz uma série de canais que oferecem uma programação variada e que pode ser assistida conforme o usuário queira. No conjunto estão o serviço de stream de filmes e séries Netflix, o NHL (National Hockey League) da organização profissional esportiva composta por times de hóquei no gelo dos Estados Unidos e do Canadá, o Crackle que exibe filmes gratuitamente, o canal de informações financeiras Bloomberg, Red Bull TV (esportes), a opção de trailer de filmes Cartazes, KORTV (conteúdo coreano), YouTube, Flickr, VEVO, Vimeo, o canal da liga de basquete americana MLB.com, o canal de filmes em HD de concertos e documentários musicais Qello Concerts, Crunchyroll (conteúdo asiático, incluindo anime, mangá, dorama, música, Vídeo games e automobilismo), Rádios de Internet e o Wall Street Journal.
Apple TV tem vários canais (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Apple TV tem vários canais (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Infelizmente para nós, algumas opções como Hulu Plus, HBO GO, WatchESPN, ABC e vários outros, não estão disponíveis para contas brasileiras e por isso, não aparecem no painel da Apple TV. Mas independente disso, por mais diferente que seja o foco de cada uma das opções disponíveis, todos seguem o mesmo padrão de interface, o que deixa o usuário à vontade na hora de usá-los.

AirPlay e espelhamento de tela

O gadget é compatível com o recurso AirPlay, o que possibilita enviar para a tela da TV sons, imagens e vídeos a partir de qualquer dispositivo com iOS ou OS X. O dispositivo pode simplesmente reproduzir o que está na tela a partir de um aplicativo que suporte a funcionalidade ou até mesmo fazer um espelhamento de tudo que acontece na tela do aparelho emissor. Em alguns apps como jogos, é possível usar a TV como uma segunda tela, ficando a imagem do jogo na TV e um painel no gadget.

O suporte a AirPlay é muito bem implementado e além de facilitar a vida do usuário, com essa funcionalidade a Apple integra seus aparelhos e claro, leva o consumidor a comprar mais produtos dela.

Desempenho

Aparelho reproduz conteúdo completo sem engasgos (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Aparelho reproduz conteúdo completo sem engasgos (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


O set-top box da Apple encara bem suas tarefas, mas muito do bom desempenho dela depende da qualidade da rede. Para poder usar a Apple TV plenamente, o ideal é utilizar uma rede cabeada ou usar uma rede Wi-Fi com equipamentos utilizando tecnologias recentes.


Na maioria das opções que fazem stream, o aparelho “carrega” boa parte do conteúdo antes de começar a reprodução. Isso pode evitar paradas durante a exibição do conteúdo, mas ao mesmo tempo deixa o usuário esperando, o que em alguns casos pode ser muito chato.

Outra coisa em que a Apple TV deixa a desejar é nas mudanças de telas ao acessar os canais. Nelas, sempre existe uma pequena demora que poderia muito bem ser disfarçada por algum conteúdo baixado antecipadamente (algo que até os canais pagos já fazem). Iss,o além de ser possível, seria bem mais elegante para um dispositivo que leva o logotipo da maçã.

Custo-benefício

Controle da Apple TV (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Controle da Apple TV (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


Embora não seja tão caro quanto os outros produtos da Apple, a Apple TV também não é muito barata. Seu valor gira em torno de R$ 399, mas o aparelho vale a pena, principalmente pela grande quantidade de conteúdo que pode fornecer usando apenas a conexão de Internet.


Outro fator que torna o set-top box interessante, são as facilidades oferecidas por seus recursos, que se aproveitam do ecossistema criado pela Apple em torno dos seus sistemas operacionais e serviços. Assim, o aparelho é praticamente um complemento para os usuários que já possuem outros produtos da marca. Contudo, o aparelho é bem mais interessante para quem ainda não possui uma Smart TV. Para que já possui uma, boa parte dos “canais” oferecidos por ela já estão disponíveis.

Existe mais um motivo que pode fazer valer cada centavo gasto na aquisição do dispositivo: a Apple sempre disse que a Apple TV era um “hobby”, mas com o aumento das opções de conteúdo, tudo indica que o produto está começando a ser levado a sério. E levando em conta que em todas a novidades, não houve atualização de hardware, apenas do sistema operacional, isso pode trazer muitas surpresas no futuro.

A Apple TV é um dispositivo para quem gosta de levar conteúdo para a sala de estar. Ela surpreende pelas opções de conteúdo disponíveis e pela exigência de qualidade na transmissão do mesmo. Porém, o aparelho também possui boas funcionalidades além do conteúdo e é especialmente útil para proprietários de outros produtos da Apple. Ela também pode ser útil para outros usuários e se bem explorada, pode até ser um bom substituto da TV tradicional, claro, descontada a pouca quantidade de canais e as limitações inerentes ao formato de distribuição, que não trabalha bem com conteúdo ao vivo. A Apple também divulgou que uma nova versão do gadget deve ser lançada até o final de 2014.

Tabela configurações AppleTV (Foto: TechTudo/Arte)Tabela configurações AppleTV (Foto: TechTudo/Arte)


Nota TechTudo

NOTA tt
8.8
Design
9
Funcionalidades
9
Desempenho
8
Custo-benefício
9

Prós

  • - Controle remoto minimalista
  • - Boa quantidade de conteúdo
  • - O AirPlay é muito bem implementado
  • - Stream funciona bem
  • - Complementa outros produtos da Apple
  • - Transforma TVs comuns em Smart TV

Contras

  • - Não possui um botão de desligar
  • - Alguns conteúdos não disponíveis no Brasil
  • - Não é possível baixar e armazenar conteúdo
  • - Existe um pequeno lag nas mudanças de telas
  • - Exigente quanto a qualidade da rede
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Sam Dias
    2014-03-02T19:47:09  

    Olha eu tenho 3, uma dica!! Faz o jailbreak, depois disso ela aceita qualquer formato de vídeo e da para instalar XBMC, que permite vcs assiterim qualquer filme, séries de tv e canal de tv ao redor do mundo de graça!!! Tudo streamed direto na sua tv!! Se precisarem de ajuda me diz pois tenho um canal no YouTube ( em inglês) como fazer tudo!!!! E ótimo!!

    recentes

    populares

    • Sam Dias
      2014-03-02T19:47:09  

      Estou comprando a 3 geracao, quero saber se é possivel baixar apps na apple store..

    recentes

    populares

    • Sam Dias
      2014-03-02T19:47:09  

      Gostaria de saber mais informacoes sobre series e canal de tv, alguem pode ajudar?

  • João Araujo
    2015-03-18T22:13:00  

    duvida: da para eu ver os filmes que eu baixo no meu pc atraves da apple tv ou os filmes que eu tenho emmeu hd externo na apple tv?

    recentes

    populares

    • João Araujo
      2015-03-18T22:13:00  

      Não pois n tem entrada usb

  • Leandro
    2014-12-02T16:22:17

    1000 X O CRHOMECAST... FUNCIONA SIMPLES, PRATICOS E NAO FICA REFEM DOS PRODUTOS DA MAÇA E OUTRA QQ ANDROID.. SINCRONIZA TUDO

  • Emerson
    2014-03-13T15:58:39  

    Imprecionante... é a única TV que não tem tela.. é só um equipamento.. e tem gente que compra ainda tsc tsc

    recentes

    populares

    • Emerson
      2014-03-13T15:58:39  

      É "impressionante" realmente como há analfabetos nesse pais...rsrsrs.

  • João Ribeiro
    2014-03-02T16:39:26  

    Parece matéria paga para queimar stock. Qualquer BluRay Player de 250 reais é melhor que isso: toca MKV, FLV, transmite vídeos por DLNA (a partir de um NAS, como aqui em casa) e ainda lê DVDs e BluRays. Ou então basta gastar mais 100 ou 200 reais quando se trocar de TV e comprar uma smart. Para os "pirateiros", só é preciso ter atenção ao Cinavia.

    recentes

    populares

    • João Ribeiro
      2014-03-02T16:39:26  

      Não sei em que mundo vc vive, mas saiba que o Bluray está praticamente morto. E a culpa é do Netflix, que possui mais de 30milhoes de assinantes nos EUA. A tendência é acontecer o mesmo por aqui. O meu Bluray já faz quase 2 anos que nem ligo.

    recentes

    populares

    • João Ribeiro
      2014-03-02T16:39:26  

      Primeiro vc ta no Brasil, e segundo Netflix só tem conteúdo antigo, sou assinante e não tem um lançamento sequer.

  • Rafael Leal
    2014-03-13T14:44:10

    O melhor de tudo é o controle remoto simples e o AirPlay.

  • Thiago Souza
    2014-03-02T16:59:55  

    Só quem não gosta dos aparelhos da Apple é marginal ou doente mental.

    recentes

    populares

    • Thiago Souza
      2014-03-02T16:59:55  

      é o contrario amiguinho só quem gosta é doente mental que dormem em shoppings para comprar e marginais que vão roubar dos dontes mentais..

    recentes

    populares

    • Thiago Souza
      2014-03-02T16:59:55  

      Eu acho que só os camelôs ou ex-presidiários não gostam dos aparelhos da Apple.

  • Paulo Junior
    2014-03-02T16:49:17  

    Honestamente, achei + um produto pra quem quer ser escravo da marca. Não vi nenhuma vantagem objetiva.

    recentes

    populares

    • Paulo Junior
      2014-03-02T16:49:17  

      Faz o jailbreak melhor coisa do mundo

  • Mauro Goncalves
    2014-03-02T12:03:19  

    Minha atual TV usada(1.000,00) + Apple TV(399,00) = Smart TV novinha(1.299,00) + troco (100,00)

    recentes

    populares

    • Mauro Goncalves
      2014-03-02T12:03:19  

      Otto Filho, para mencionar os valores eu fiz uma média do valor pedido em sites de negociações, e para que saiba a TV que citei por 1.000,00 é uma led 32" de marca consagrada no mercado nacional. Não estou falando balela aqui..

    recentes

    populares

    • Mauro Goncalves
      2014-03-02T12:03:19  

      Otto Filho, de onde você tirou "200,00 a mais"??? Aconselho pegar uma calculadora e somar, caso não consiga resolver um calculo tão complexo. Mas enfim, novamente vou ser científico: A diferença é de quase 300,00 reais. Uma diferença considerável, já que equivale 30% do valor da TV atual, que hora nenhuma foi dito "velha". Mas mesmo esse valor considerável de quase 300,00 é ainda 100,00 mais em conta que comprar o equipamento da conceituada Apple e que só serviria em conjunto a outros equipamentos e precisa ser ligada na TV, como um tipo de "gambiarra" inexistente na Smar TV

  • Daniela Santos
    2014-03-02T17:55:28

    Eu tenho há algum tempo e gosto muito , vejo videos do ipad na tv , fora os aplicativos que tem ....bom aparelho para quem possui algum dispositivo apple ...ipad , iphone , macbook e etc...

  • Vinicius Sauer
    2014-03-02T14:54:06

    Excelente o timing da reportagem. A nova geração está tão perto de ser lançada que a Apple está oferecendo gift cards de $25 dólares mete fim de semana pra quem compra a Apple TV nos EUA. Só pra lembrar, a Apple é uma das empresas que menos oferece benemesses. Deveriam ter esperado um pouco para soltar o review da nova geração, ou poderiam ter publicado esse há algum tempo...

  • Rilton Damasceno
    2014-03-02T13:48:54

    O cara coloca na chamada da noticia "apple tv sem fios" e nas entre linhas se descobre que tem que plugar fio da tomada, cabo HDMI, fio de conexao a internet....

  • Sarrista Sp
    2014-03-02T12:50:45

    Ele possui browser pra navegar na internet? Tem outras marcas ou modelos que navegam livremente?

  • Tiago Oliveira
    2014-03-02T11:08:46

    Tenho uma dessas e gosto bastante, mas é um saco ter que ficar assistindo mídias de fora do iTunes via AirPlay.

  • Rodrigo Vianna
    2014-03-02T11:56:26

    Mais um review para encher linguiça... Esse modelo já está a tanto tempo no mercado que logo será substituído por um novo modelo.

  • Enrico
    2014-03-02T11:52:36

    Tenho o apple tv e uso junto com um programa chamado Air Video HD que permite assistir filmes baixados no computador de qualquer formato no apple tv , fica a dica.

  • Leonardo Rocha
    2014-03-02T11:23:08

    Comprei um media player wifi android (Tronsmart NX) por 95 dólares em um site chinês, sem café para dentuça. Não tenho do que reclamar.

  • Gustavo
    2014-03-02T10:59:28

    Eu tenho um chromecast, muito mais barato e funciona em todas as plataformas, inclusive no meu Imac. Pena que o Chromecast não vende no Brasil.

  • André Claudino
    2014-03-02T09:35:57

    Quando você for comprar um MEDIA PLAYER, que é o que esta caixinha significa, procure na Amazon. Você verá que existem muitas opções mais baratas e eficientes que a reportagem não mencionou. Soluções proprietárias, soluções com linux e outras com Android, que permitem que as aplicações da Play Store rodem na sua TV. A solução do Google se chama Google TV. Eu tenho um Sony NSZ-GS7, um WD TV Live Hub e um WD TV Media Player Wi-Fi.