Acessórios

NOTA tt
8.0

Review Apresentador Multimídia Feel

Uma das coisas mais chatas durante uma palestra é ter que ficar falando para um assistente, que está no computador, a hora de passar os slides. Imagine ver o Steve Jobs apresentando uma nova versão do iPad e dizendo “Next Slide, please”...

Gustavo Ats
por
em

Uma das coisas mais chatas durante uma palestra é ter que ficar falando para um assistente, que está no computador, a hora de passar os slides. Imagine ver o Steve Jobs apresentando uma nova versão do iPad e dizendo “Next Slide, please” a cada recurso que ele apresenta.

Para eliminar ou ao menos reduzir esse tipo de problema, existem os não tão conhecidos apresentadores multimidia. E um com o melhor custo-benefício é o FEEL.

Design

Ponteiro Feel 1 (Foto: Divulgação)Embalagem chama a atenção  (Foto: Divulgação)

Parecido com uma caneta laser, o apresentador passa despercebido durante uma apresentação, o que é um ponto positivo, pois não desvia a atenção do espectador. Além disso, a cor azul escura, com detalhes em prata, faz o aparelho parecer uma caneta de metal e isso faz com que a caneta não destoe do visual executivo do apresentador.

A caixa mereceu um parágrafo especial. Ao invés de dar uma caneta de presente para aquele executivo, você pode dar esse apresentador. Sua embalagem é bem feita e bonita, com todos os itens alocados na caixinha, como você pode ver na foto.

A construção da caneta bem que poderia melhorar. O acabamento prateado dos botões sai facilmente com alguns dias de uso e eles são um tanto duros de apertar, o que torna o uso um pouco desconfortável.

Ponto fraco também para o receptor USB que trabalha com infravermelho. Isso causa um certo desconforto, tanto na hora de posicionar quanto na hora de utilizar.

Uso e compatibilidade

O uso desse aparelho não poderia ser mais simples. No melhor estilo plug and play, basta colocar as baterias, plugar o receptor e abrir o PowerPoint. Pronto! Nos computadores testados, o aparelho sequer precisou de driver para funcionar. Nem no Windows, nem no Linux e muito menos no Mac.

Os recursos são simples. O aparelho apenas passa os slides para frente ou para trás e ainda tem um apontador laser para mostrar determinados detalhes na tela.

O truque do aparelho está na funcionalidade. Na verdade este apresentador não passa de um teclado USB com duas teclas: seta para cima e seta para baixo; e como essas teclas são utilizadas tanto pelo Broffice, quanto pelo Ms Office para passar os Slides, o aparelho funciona muito bem.

Ponteiro Feel (Foto: Divulgação)Chega daquelas apresentações com inúmeras interrupções (Foto: Divulgação)

Desempenho

Para testar o aparelho utilizamos um computador com Ubuntu Linux rodando uma apresentação em ppt no Impress, num auditório de uns 150 M². No auditório, o alcance real do aparelho foi maior do que o informado: com 12m de distancia do receptor o controle continuou funcionando.

O único problema é que o aparelho funciona por infravermelho (tipo controle de TV) e isso é uma coisa meio chata, afinal você precisa apontar o controle para o receptor, o que atrapalha um pouco o andamento das palestras.

O laser do aparelho consome bastante bateria, então é bom manter um kit com baterias extras. O alcance dele é muito bom. Segundo o fabricante, são 100m de alcance, mas não chegamos a medir todo esse alcance, mas ele é de uma excelente qualidade para apontar os slides.

Custo-benefício

Este novo acessório custa em torno de R$ 50,00 e, assim, você vai conseguir um melhor desempenho nas suas apresentações. É pouco, se a gente considerar que outros apresentadores custam no mínimo R$ 120,00.

Nota TechTudo

NOTA tt
8.0
Design
10
Funcionalidades
7
Desempenho
8
Custo-benefício
10

Prós

  • * Longo alcance.
  • * Design compacto e bonito.
  • * Facilidade de uso.

Contras

  • * Baixa duração da bateria
  • * Precisa apontar para o receptor
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares