Jogos de ação

NOTA tt
7.0

Review Asura's Wrath

Visando ampliar suas franquias de sucesso, a Capcom traz Asura's Wrath, uma aventura baseada em animes japoneses que usa e abusa do exagero e de uma trama interessante para convencer os jogadores. Confira.

Felipe Vinha
por
em

Visando ampliar suas franquias de sucesso, a Capcom traz Asura's Wrath, uma aventura baseada em animes japoneses que usa e abusa do exagero e de uma trama interessante para convencer os jogadores. Confira:

Uma nova franquia à vista

Azura’s Wrath (Foto: Divulgação)Azura’s Wrath (Foto: Divulgação)

A Capcom é uma das maiores fábricas de franquias do mundo dos games. Resident Evil, Street Fighter e Devil May Cry são apenas algumas das principais séries desta geração. Se formos mencionar outros clássicos como Mega Man, Strider e Darkstalkers, a lista seria bem maior.

A intenção de emplacar uma franquia é a certeza de boas vendas assim que novos títulos forem lançados, o que exige grande trabalho na hora de elaborar uma. Assim, depois de uma forte campanha de marketing, Asura Wrath foi lançado em berço de ouro pela Capcom.

O jogo agradou bastante, porém, assim como a grande maioria dos jogos, o título possui altos e baixos. A verdade é que os jogadores mais hardcores e que se interessam por outros elementos de um jogo – como enredo e visual – irão gostar mais do jogo, que investe em um enredo rico e um visual animês que agrada.

Asura's Wrath (Foto: Divulgação) (Foto: Asura's Wrath (Foto: Divulgação))Asura's Wrath (Foto: Divulgação)

Um mundo exagerado e DLCs caras de pau

Asura’s Wrath conta a história de Asura, um guerreiro semideus que, durante uma batalha para proteger seu planeta, é traído e tem sua família sequestrada. Séculos depois, Asura ressuscita em busca de vingança e para reencontrar sua filha.

A partir daí, o personagem entra em uma trama bem complexa e, ao mesmo tempo, divertida. Poucos jogos conseguem manter esse enredo digno de um filme ou um longa de animação. Porém o game tem lá suas desvantagens, como a "falta de jogabilidade” que falaremos mais adiante.

O que muitos ficaram impressionados foi com os inúmeros DLCs lançados pela Capcom. Se fossem apenas conteúdos extras, não teria tanto alarde, entretanto esses mesmos DLCs são complementos da história principal do jogo, fazendo com que aqueles que se interessaram pela trama, comprem para entender melhor todo o enredo do game.

Vale ressaltar que a Capcom é uma das empresas mais criticadas em relação ao conteúdo extra pago. Além desses complementos citados acima, a empresa tem o hábito de lançar, em mídia física, jogos com apenas alguns itens extras. Como o caso de Ultimate Marvel X Capcom 3 que é uma versão de Marvel X Capcom 3 com alguns novos cenários e lutadores.

Asura's Wrath (Foto: Divulgação) (Foto: Asura's Wrath (Foto: Divulgação))Asura's Wrath (Foto: Divulgação)

Um jogo com cara de anime japonês

O visual de Asura Wrath lembra demais os animes japoneses, primeiro pelos personagens exagerados e por todo os elementos fantasiosos, como deuses maiores que planetas e criaturas totalmente deformes. Outro elemento que demonstra isso é a forma caricaturada com que alguns personagens se comportam, como o próprio protagonista.

As cenas de animação, apesar de longas, são de encher os olhos. É nítido o capricho da Capcom em todos os elementos, até mesmo nas expressões faciais dos personagens, como na hora de mostrar em detalhes grandes destruições de cenários ou de inimigos se esfarelando pelo espaço.

Com o jogo rolando, o capricho permanece. Os cenários são bem detalhados e os inimigos agradam pela variedade e pelo modo com que são apresentados, ou seja, desde simples soldados a monstros totalmente diferentes de qualquer coisa que já tenhamos visto antes.

Asura's Wrath (Foto: Divulgação) (Foto: Asura's Wrath (Foto: Divulgação))Asura's Wrath (Foto: Divulgação)

Assista, assista, jogue e assita!

A jogabilidade de Asura Wrath incomoda bastante. A começar pelo fato de o jogo contar com quase 75% da trama em cenas de animação. Isso mesmo, o jogo possui uma quantidade absurda de CGs, o que acarreta em pouca jogabilidade. Jogadores menos pacientes podem pular a maioria dessas cenas – sendo obrigatório assistir apenas os momentos em que é preciso ter alguma interação com o jogo – porém, sem elas é impossível entender a história do jogo.

Outro ponto que incomoda bastante é a intensa repetitividade do jogo ao longo de todo o enredo. A todo momento você vai enfrentar alguns inimigos em uma área circular. Quando o combate é contra um único inimigo – uma espécie de chefe –, você precisa encher uma barra de poder para executar um golpe especial e finalizar seu oponente.

São poucos os momentos em que Asura's Wrath muda esse roteiro manjado e, quando varia, o jogo torna-se uma espécie de shooter espacial. Com isso, você precisa atirar e desviar ao mesmo tempo. Algo que lembra muito jogos como Armored Core.

Para completar, a dificuldade do game também deixa a desejar. Isso acaba sendo estranho, uma vez que a Capcom é conhecida por desenvolver jogos com um nível de dificuldade bem regulado e desafiador, como Devil May Cry e Street Fighter. Em Asura Wrath, mesmo nos maiores níveis de dificuldade, é possível completar o jogo sem grandes problemas.

Asura's Wrath (Foto: Divulgação) (Foto: Asura's Wrath (Foto: Divulgação))Asura's Wrath (Foto: Divulgação)

Conclusão

Asura Wrath é mais um jogo da Capcom que chega ao mundo para se tornar uma grande franquia no futuro. Com um visual baseado nos animes japoneses, a franquia aposta em um enredo exagerado, repleto de cenas de animação, que ocupam mais de 70% do game. A jogabilidade acaba se tornando coadjuvante, mas mesmo assim funciona bem, embora mostre-se bem básica e repetitiva.

Nota TechTudo

NOTA tt
7.0
Gráficos
9
Jogabilidade
7
Diversão
7
Som
7

Prós

  • - Belos gráficos
  • - Divertidas cenas de animação
  • - Roteiro divertido

Contras

  • - Excesso de animações
  • - Muito repetitivo
  • - DLCs “obrigatórios”
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marco Bertin
    2012-08-09T08:08:33  

    Como o titulo da materia já disse "é uma tentativa de criar uma nova franquia". Para que isso aconteça de forma interessante foi necessário ter muitas animações. Pois diferente de SF ou outros jogos, Asura's não teve um desenho animado, um gibi, um filme que explicasse a história. Não sou fã da Capcom mas a ideia de apresentar toda a trama em um único jogo foi excelente. É claro, poderia ser evitado se eles tivessem lançado um DVD ou BD somente de animações, junto ao jogo. Assim para entender o que se passa na trama, bastava assistir ao mesmo!

    recentes

    populares

    • Marco Bertin
      2012-08-09T08:08:33  

      esse jogo é uma porcaria, eu tenho ele , e no final das contas eu só fico vendo video, meu eu quero é jogar,fosse assim eu abria o youtube meu...

  • Sandro Paiva
    2014-03-13T10:52:05

    O jogo é de uma beleza espetacular, apesar da pouca jogabilidade distribuída nos "26 episódios", coloco aspas, pois quem já jogou sabe que tem dois episódios em animê, mais dois que são um tipo de um ElseWorld, que mostra o que aconteceria se o Asura encontrasse e fosse desafiado pelo Ruy e pelo Akuma, e mais 4 que são a conclusão do game, todos como DLC. Juro que zerei esse game achando que teria o 2, pois não me toquei que tinha mais um DLC com os 4 capítulos finais, mas gostei. Únicas coisas que não gostei foi os capítulos em desenho animado, e ter de pagar depois para ter o game completo.

  • Júlio Evangelista
    2014-03-09T15:54:07

    Franquia nada, parece mais um assalto a mão desarmada, o jogo nem fim têm, (na verdade até que tem, se você comprar separadamente como DLC), nunca vi tamanha palhaçada.

  • Jonas Santos
    2012-09-05T18:35:45

    Muito bom! nota 10 foi o que eu esperei! recomendo para pessoas que curtem jogos estilo "Hit Combos" Como God of War oriental e futurístico!

  • Guilherme Souza
    2012-08-14T12:58:34

    Jogo muito fraco ... realmente esperava algo diferente, mas não tão diferente .... não recomendo ...

  • Luiz Vasconcelos
    2012-08-10T11:51:20

    Gostei do jogo e concordo com o Marco Bertin.