Notebook

NOTA tt
7.0

Review Asus Taichi 21

O ultrabook conceito da Asus saiu do papel e virou uma das grandes novidades da companhia para o mercado de ultrabooks híbridos.

Rodrigo Bastos
por
em

O Taichi 21 chega ao país como uma das mais interessantes inovações da taiwanesa Asus para o mercado de notebooks/ultrabooks conversíveis. O modelo mais se parece com um protótipo, se levarmos em conta o seu conceito. Afinal, quem um dia imaginou ter um laptop com duas telas? A principal funciona de forma tradicional, enquanto a segunda transforma a carcaça externa em outro painel sensível ao toque. Veja como o gadget se sai no review TechTudo.

Ultrabook Taichi da Asus une um belo design e o conceito de duas telas (Foto: TechTudo/Rodrigo Bastos)Ultrabook Taichi da Asus une belo design ao conceito de duas telas (Foto: TechTudo/Luciana Maline)

Design

Com acabamento todo em alumínio escovado, seu peso de apenas 1,2 Kg e os 3mm de espessura na parte frontal, o Tachi chama atenção por onde passa. O ultrabook consegue entregar uma ótima portabilidade, ainda que seu teclado não possa ser destacado no modo tablet. As duas telas Full HD (1080p) de 11,6 polegadas cada deixam o gadget com corpo esbelto, o que acaba atrapalhando um pouco o espaço entre as teclas do teclado.

Capa com caneta Stylus acompanham o conjunto premium do Taichi 21 (Foto: Divulgação)Capa, caneta Stylus e cabos adaptadores acompanham o conjunto premium do Taichi 21 (Foto: Divulgação)

A capa para transporte com suporte para caneta Stylus do ultrabook é outro ponto forte, que reforça o toque premium do modelo.

Hardware

Para suportar os até quatro modos de uso do ultrabook, sua configuração precisou ser bem escolhida pela Asus. Com as duas telas com resolução 1920 x 1080, sendo uma delas sensível ao toque, processador Core i5 de terceira geração, os 4 GB de memória RAM e 128 GB SSD e placa gráfica Intel HD Graphics 4000 foram eleitos para dar conta do recado.

Asus Taichi impressiona com sua segunda tela e caneta Stylus (Foto: TechTudo/Rodrigo Bastos)Asus Taichi impressiona com sua segunda tela e caneta Stylus (Foto: TechTudo/Rodrigo Bastos)

O teclado e touchpad são de ótima qualidade, mas o sensor de movimento do trackpad apresentou algumas falhas nos testes. Ao se deixar os dedos nas laterais, as abas do Windows 8 não apareciam na tela, além do zoom in e zoom out apresentarem alguns delays na hora da navegação. As teclas contam com modo ABNT2 com algumas teclas diferenciadas, como o "?", que precisa ser ativado com ajuda de combinações.

O Taichi 21 pode se gabar por ser o único modelo do mercado a ter até quatro opções de modo de uso: o básico (ultrabook), o portátil (tablet), o empresarial (com exibição da mesma imagem em ambas telas) e o modo "duplo" (onde as duas telas funcionam ao mesmo tempo, mas de forma independente).

Desempenho

Mesmo com sua configuração mediana, o desempenho do ultrabook é bem interessante ao rodar a maioria dos softwares em multitarefa com facilidade no Windows 8. Programas mais pesados, como editor de imagem e vídeo perdem desenvoltura pela falta da placa dedicada em conjunto aos apenas 4 GB da memória RAM.

Tela secundária é a grande novidade do modelo da Asus (Foto: Divulgação)Tela secundária é a grande novidade do modelo da Asus (Foto: Divulgação)

A placa gráfica Intel HD 4000 suporta o uso multimídia completo, mas fica devendo um melhor desempenho com jogos e no modo de uso simultâneo de ambas as telas. O uso de adaptadores para conexão Ethernet cabeada e microVGA são alguns dos pontos negativos da usabilidade do aparelho.

Conexão VGA e rede ethernet cabeada só com adaptadores (Foto: TechTudo/Rodrigo Bastos)Conexão VGA e rede ethernet cabeada só com adaptadores (Foto: TechTudo/Luciana Maline)

As caixas de som do ultrabook entregam uma altíssima fidelidade sonora, com a parceria da marca Bang & Olufsen, respeitada companhia do ramo de áudio. O modelo ganha diferencial nos graves e agudos, tornando a experiência sonora bastante agradável em ambos os modos, ultrabook ou tablet.

3D Mark 11  (Foto: TechTudo/Rodrigo Bastos)3D Mark 11 (Foto: TechTudo/Rodrigo Bastos)
Tempo de Boot do sistema no Taichi 21 da Asus (Foto: TechTudo/Rodrigo Bastos)Tempo de Boot do sistema no Taichi 21 da Asus (Foto: TechTudo/Rodrigo Bastos)
Autonomia de bateria do Taichi não é das melhores (Foto: TechTudo/Rodrigo Bastos)Autonomia de bateria do Taichi não é das melhores (Foto: TechTudo/Rodrigo Bastos)

Modo tablet

Modo tablet tem ótima resposta na tela externa Full HD com tecnologia IPS (Foto: TechTudo/Luciana Maline)Modo tablet tem ótima resposta na tela externa Full HD com tecnologia IPS (Foto: TechTudo/Luciana Maline)

A sensibilidade da tela touch externa é muito boa e tem uma resposta rápida também. Nos testes, a usabilidade com apps como Skype e o SuperNote, aplicativo próprio que vem com o Taichi, surpreenderam positivamente. O ponto fraco desse modo fica pelo superaquecimento, que impede um uso prolongado do aparelho como tablet. Integra o conjunto uma caneta Stylus para "escrita digital".


Custo-benefício

Para o usuário comum, o ultrabook acaba se tornando um "gadget fanfarrão", para que o dono possa fazer uma graça ao mostrar a novidade para os amigos e familiares. O uso empresarial com certeza faz mais sentido, seja para apresentações ou reuniões de trabalho. Com o valor que ele chega ao consumidor final, vale a pena pensar duas vezes e escolher um ultrabook mais em conta. E sobra até uma grana para levar para casa um iPad ou tablet Android de ponta.

Ficha técnica

Tela 2x 11,6 polegadas Full HD com IPS
Processador Processador Intel Core i5 3317U (terceira geração)
HD 128 GB SSD
Memória 4 GB DDR3 1600 MHz SDRAM
Placa vídeo Intel HD Graphics 4000
Conexões 1x entrada de fone/microfone; 2x USB 3.0; 1x ethernet com adaptador; 1x micro HDMI; 1x Mini-VGA Port; 1x controle de volume; 1x botão da troca da tela.
Peso 1,2 Kg
Bateria Autonomia de até 5 horas (*média 4:30)
Preço R$ 6 mil

 

 


 

Nota TechTudo

NOTA tt
7.0
Design
10
Funcionalidades
8
Desempenho
7
Custo-benefício
6

Prós

  • * Duas telas 11,6" Full HD;
  • * Belo design e acabamento;
  • * Som de alta qualidade;
  • * Duas câmeras 5mp e 2mp;
  • * Boa autonomia de bateria;

Contras

  • * Preço caro;
  • * Falta do leitor de cartão;
  • * Necessidade de adaptadores;
  • * Aquecimento excessivo no modo tablet.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares