Jogos de estratégia

NOTA tt
6.0

Review Bounty Train

Simulador de trem e vida no velho oeste mostra as dificuldades da vida na estrada

André Luiz de Mello Pereira
por
em

Bounty Train é um jogo de gerenciamento roguelike de uma empresa ferroviária em pleno velho oeste, lançado através do sistema Early Access, no Steam. Parece um game estranho, mas com elementos de simulação de troca de itens, viagens e combates contra inimigos que tentam pará-lo a todo custo, o título tenta entregar uma experiência roguelike. Confira o review completo:

Entenda o que são jogos indies e confira os principais títulos já lançados

Salvando a empresa de seu pai

Bounty Train coloca o jogador no controle de um herdeiro de uma empresa responsável por ferrovias no século 19. A companhia ficou sob sua responsabilidade, pois seu pai morreu após um desentendimento com seus sócios sobre a construção de uma nova estrada.

Gerenciando os materiais para levar na viagem (Foto: Divulgação/Daedalic Entertainment)Gerenciando os materiais para levar na viagem (Foto: Divulgação/Daedalic Entertainment)


O seu objetivo é seguir os planos de seu pai, reunindo os seus irmãos, também herdeiros da companhia, para levar tudo adiante. A outra opção é ficar do lado dos antigos sócios, enfrentando os nativos e expandindo sua companhia para lugares cada vez mais distantes.

Ter essas opções ajuda bastante na hora de fazer o game parecer mais importante. Você deixa de apenas viajar pelos Estados Unidos, levando passageiros e carga para diferentes cidades, e cria uma urgência para cada decisão.

Um verdadeiro simulador de trocas

Apesar de ter bastante foco em trens, Bounty Train é um grande simulador de trocas disfarçado. Os gráficos e trilha sonora do game, relativamente agradáveis para um título em Early Access, ajudam a manter essa impressão.

Apesar de você poder equipar seu trem com vagões diferentes (ainda é impossível entender porque é possível levar apenas um passageiro por vagão), o foco do jogo é em cima das trocas de mercadorias que você pode fazer entre as cidades.

Melhorando o seu trem (Foto: Divulgação/Daedalic Entertainment)Melhorando o seu trem (Foto: Divulgação/Daedalic Entertainment)

Isso acaba deixando o game um pouco chato em alguns momentos, principalmente porque ele não te deixa claro que esse é o verdadeiro caminho do sucesso. Enquanto você tenta completar algumas missões, o seu dinheiro vai acabando rapidamente, impedindo que você contrate ajudantes e torna o seu trem um alvo fácil para bandidos.

Esses momentos de combate, em que você controla a velocidade do seu trem e precisa derrotar bandidos a cavalo, poderia ser um dos mais legais do jogo, mas é tudo tão confuso que acaba sendo uma das piores coisas do game.

Os comandos, que geralmente são bem responsivos, parecem decidir não funcionar durante o combate, demorando muito para aplicar as ações de ataque ou movimentação. Os personagens do seu trem parecem muito mais lentos do que os inimigos, seus ataques especiais muitas vezes são inúteis e não existe uma estratégia boa o suficiente para sair ileso dos encontros.

Os combates são a pior coisa de Bounty Train (Foto: Divulgação/Daedalic Entertainment)Os combates são a pior coisa de Bounty Train (Foto: Divulgação/Daedalic Entertainment)

Talvez esse seja o maior problema de Bounty Train. Por tentar criar uma experiência em que, caso o seu personagem morra, o jogo acaba e você não tenha continues, ele se transforma em algo que depende de muita sorte para que você consiga avançar sem problemas.

É possível argumentar que esse era o verdadeiro objetivo dos seus desenvolvedores, criando algo que inspira o aprendizado do jogador através de tentativa e erro, mas isso acaba cansando rápido e tira muito do que o game poderia ser.

Conclusão

Bounty Train é um jogo que mostra potencial em vários momentos, mas não consegue alcançá-lo ao longo do seu gameplay. Por ser um título ainda em Early Access e com lançamento completo marcado para algum momento de 2016, ainda é possível que muitos dos seus problemas sejam resolvidos. Por enquanto, ele é apenas mais um jogo que tem todas as ferramentas para proporcionar uma boa experiência, mas falha em utilizá-las.

Vale a pena comprar jogos no Steam? Comente no Fórum do TechTudo!


Nota TechTudo

NOTA tt
6.0
Gráficos
7
Jogabilidade
7
Diversão
5
Som
5

Prós

  • - Gráficos agradáveis
  • - Trilha sonora divertida

Contras

  • - Diálogos repetitivos
  • - Combate pouco refinado
  • - Controles não respondem muito bem
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares