NOTA tt
9.0

Review Caixas de som X-Mini Kai

Som ruim no smartphone é coisa do passado. Agora, sem fios e com muita praticidade, você pode escutar um sonzão com itens que cabem em seu bolso. O Bluetooth come a bateria, mas o Kai é bom para viagens.

Stella Dauer
por
em

A X-mini Kai é uma caixinha de som cujo o diferencial é a conexão Bluetooth. Esse tipo de produto para reprodução de áudio de smartphones está invadido o mercado ultimamente. São diversos modelos, preços variados, muitas marcas. No entanto, é preciso ter cuidado para não cair em uma cilada e comprar um dispositivo que tenha o som mais abafado que o do seu celular. Confira agora o teste do TechTudo com o aparelho da asiática X-Mini.

Pequeno, cabe na palma da mão (Foto: Stella Dauer)Pequeno, cabe na palma da mão (Foto: Stella Dauer)

Design e usabilidade

O visual é o forte do Kai. Ele não é nada mais do que uma bolinha que cabe na mão, com seis cm de largura. Pesa 95 g, é feito de plástico preto e é revestido com uma camada emborrachada.

Para que o som saia perfeito, é preciso desenroscar a parte superior, que se abre em uma espécie de sanfona (bem dura de abrir e fechar, aliás). Isso ajuda a melhorar os graves e agudos. Na parte de cima, há o alto falante em si; na parte inferior, pezinhos de borracha e um cabo de som que já vem acoplado, e fica encaixado em uma valeta.

Cabo para conexão de áudio (Foto: Stella Dauer)Cabo para conexão de áudio (Foto: Stella Dauer)

Há um furo para prender o Kai a um cordão, e a conexão de carga é miniUSB. Junto a ela, nas bordas do gadget, há um LED de notificação que mostra se o dispositivo está pareado, se precisa de carga, se está carregado, além de uma tecla mudo e uma entrada de áudio.

Também encontramos um botão seletor para desligar, áudio por fio e Bluetooth; e outro para controlar o som (passa faixa, regula o volume, play/pause e atender chamada). São tantas coisas, em tão pouca interface, que leva um tempo até se acostumar com tudo.

Um único botão controla tudo, até atender o celular (Foto: Stella Dauer)Um único botão controla tudo, até atender o celular (Foto: Stella Dauer)

Ele é fácil de usar, basta ligar e fazer a conexão. Sua bateria aguenta aproximadamente seis horas de reprodução com Bluetooth, e até dez horas se for ligado pelo cabo de áudio. Antes do final da bateria, ele começa a emitir “bipes” para avisar que está morrendo. Infelizmente, o aparelho demora por volta de seis horas para carregar, via cabo USB. O Kai é protegido magneticamente, o que significa que você pode deixá-lo perto de qualquer dispositivo eletrônico, sem risco de prejuízo.

Conexão de áudio, mini USB (Foto: Stella Dauer)Conexão de áudio, mini USB (Foto: Stella Dauer)

O Som

Com um corpo tão pequeno, você se impressiona com o som do X-mini Kai. É, por exemplo, mais decente do que o som externo de um desktop Mac mini, da Apple. Com frequência de resposta de 100 Hz a 18 kHz, ele tem potência de 2,5 W. Em um cômodo comum, como um quarto, ele é ótimo, preenche bem todo o lugar. Externamente, em local aberto, não é tão alto, mas mantém as características de qualidade.

O Kai conectado a um gadgetO Kai conectado a um gadget

Os agudos são um pouco mais pronunciados do que os graves, que são mais suaves, com um ligeiro desequilíbrio, mas ainda assim a qualidade é impressionante. A amplitude do som, a profundidade, as batidas e a clareza são evidentes.

Em modelos antigos já testados, a caixinha vibrava muito quando estava com volume alto, e isso parece ter sido resolvido nesse modelo, pelo menos na maior parte das músicas. Já as batidas muito fortes fazem ele andar.

Aberto, reverbera o som muito melhor (Foto: Stella Dauer)Aberto, reverbera o som muito melhor (Foto: Stella Dauer)

O volume é bem detalhado, pois aumenta e diminui vagarosamente. Quando chega no máximo, emite seus “bipes” característicos.

Tecnologias extras

Há muitas facilidades nele. A principal delas é a presença do Bluetooth 2.1, que possui EDR e A2DP estéreo. Essas são siglas que representam maior velocidade e capacidade de conexão com outros hardwares, respectivamente.

O computador reconhece rapidamente o Kai, e não é necessário apertar nada para executar o pareamento. Ele funcionou com facilidade quando conectado a smartphones Android e iOS, além de desktops OSX e Windows. O alcance dele vai até 10 metros, sem paredes.

Botão de energia, LED de aviso, conexão mini USB e botão mute (Foto: Stella Dauer)Botão de energia, LED de aviso, conexão mini USB e botão mute (Foto: Stella Dauer)

O Blueooth permite mais do que tocar música sem fios. Além disso, a presença do microfone na caixinha também possibilita o atendimento de chamadas, via um botão que fica junto aos de reprodução. O microfone é bem baixo, mas pode quebrar o galho, por exemplo, no carro, funcionando como um hands free.

A X-mini também possui a tecnologia “buddy jack”, que faz com que cada caixinha possa ser ligada a outras da mesma marca, gerando um som muito maior, sem fios. E, no caso desse modelo, também pode ser conectada a outros dispositivos de áudio.

Conteúdo da caixa (Foto: Stella Dauer)Conteúdo da caixa (Foto: Stella Dauer)

O que vem na embalagem

A embalagem do Kai é de acrílico, protegida por uma camada de papel. Dentro, encontramos um pequeno manual (pequeno, mas muito útil, explica tudo), um cabo miniUSB/USB e um saquinho de pano para proteger o produto.

Plástico protege o falante (Foto: Stella Dauer) (Foto: Plástico protege o falante (Foto: Stella Dauer))Plástico protege o falante (Foto: Stella Dauer)

Compra

Segundo a assessoria da MDX Telecom, distribuidora autorizada dos X-mini’s, o modelo ainda não está disponível no Brasil e não há previsão de lançamento.

Nota TechTudo

NOTA tt
9.0
Design
10
Funcionalidades
9
Desempenho
9
Custo-benefício
8

Prós

  • * Conexão Bluetooth;
  • * Fácil de usar;
  • * Som de alta qualidade;
  • * Bateria de longa duração;

Contras

  • * Caixinha "anda" com volume alto;
  • * Demora para carregar;
  • * Microfone baixo;
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Grm
    2013-04-05T21:36:43

    "Podedora"... Analfabetos de plantão nessa redação, han?!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Joelson Ferreira
    2013-04-04T14:11:18

    Eu tenho uma, sem o bluetooth, e é muito boa...impressiona pelo tamanho e qualidade..custou 20 dolares no ebay

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Diego Santos
    2013-04-04T21:26:54   , respondido respondido 2013-10-01T15:33:47

    Ah não é NFC??? Copia mal feita da Sony, nunca ouvi falar dessa marca chinesa ou coreana, whatever... Não compro nunca

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Diego Santos
      2013-04-04T21:26:54   , respondido respondido 2013-10-01T15:33:47

      Diego, a X-mi é pioneira no desenvolvimento de speakers no formato cápsula, e o X-Mini é o speaker mais vendido do mundo, com mais de 8 prêmios internacionais de desenvolvimento de produto, qualidade e design, entre eles o Red Dot Design Award, reconhecido e respeitado mundialmente.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Alexandre Rodrigues
    2013-04-04T12:59:59   , respondido respondido 2013-10-01T15:33:47

    Vocês só esqueceram de divulgar o preço do produto na reportagem, e onde encontrar?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Alexandre Rodrigues
      2013-04-04T12:59:59   , respondido respondido 2013-10-01T15:33:47

      tbm queria saber, o negócio é ir no google ver se encontro..hehe

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário