NOTA tt
9.0

Review Chromecast

Confira a análise do novo gadget do Google. Com vídeos do YouTube, Netflix e filmes do Google Play diretos do seu tablet, smartphone ou PC.

Rodrigo Bastos
por
em

O Chromecast, o gadget do Google que compartilha filmes e conteúdo da web direto para TVs chegou ao mercado no final de julho. O TechTudo conseguiu uma unidade para os testes e você já pode conferir o que achamos da grande novidade da companhia de Mountain View para o mundo de streaming sem fio para grande tela.

Chromecast no Brasil (Foto: TechTudo/Allan Melo)Chromecast testado na redação (Foto: TechTudo/Allan Melo)



Design

Com tamanho bem enxuto, cara e jeito de um pen drive, o Chromecast tem um conector HDMI e um outro microUSB. Ao ser conectado à TV, uma luz led indica que o gadget está ligado. Veja o "unboxing" feito pelo Instagram da caixa do "cast", como ele também é conhecido. 

Instalação e Configuração

O Chromecast não necessita de um controle remoto, sua configuração inicial é bem simples, basta o usuário seguir os passos do tutorial que é mostrado na tela ao se conectar o gadget. O aparelho só precisa ser um modelo HDTV ou mais recente e ter uma porta HDMI disponível. A energia será gerada ao conectar o cabo USB que vem incluso na caixa do Chromecast a uma porta USB livre na TV. Caso a televisão seja antiga e não tenha uma porta USB, há um carregador (também incluso na embalagem) que deverá ser ligado à tomada.

Primeira e única configuração pelo app oficial do Chromecast (Foto: Reprodução/TechTudo)Primeira e única configuração pelo app oficial do Chromecast (Foto: Reprodução/TechTudo)

Para configurar o novo gadget, basta instalar o app oficial Chromecast no smartphone ou tablet (vale lembrar neste caso que o aplicativo móvel ainda não está disponível em mercados fora dos EUA). Basta fazer uma pequena procura do aplicativo na web ou realizar a configuração pelo navegador no endereço google.com/chromecast/setup.

Ao se conectar o "cast" pela primeira vez com a TV, a configuração é feita por esse aplicativo oficial. Depois de tudo configurado, os apps do YouTube, Netflix e Google Play Movies passam a reconhecer o Chromecast na mesma rede Wi-Fi.

Depois da primeira configuração, o Chromecast poderá ser usado direto sem precisar recolocar senhas (Foto: TechTudo/Rodrigo Bastos)Depois da primeira configuração, o Chromecast poderá ser usado direto sem precisar recolocar senhas (Foto: TechTudo/Rodrigo Bastos)

Software e compatibilidade

O Chromecast se conecta com o conteúdo na nuvem, deixando o smartphone ou tablet livre para ser usado após habilitar o vídeo escolhido para TV. Mesmo depois de retirar o gadget da porta HDMI, a configuração fica salva, e só sofrerá alterações caso precise conectar o gadget em outra rede Wi-Fi.

Os apps compatíveis ainda são bem limitados, mas o Google já avisou que vem muita coisa nova e boa por aí. Nos testes, pudemos rodar o YouTube, Netflix, Google Play Movies, Google Play Music e a navegação na web por uma aba do Chrome. O modo navegador, ainda em fase beta, apresentou um pequeno delay, mas nada que tenha atrapalhado, já que tudo depende também da velocidade da rede Wi-Fi usada com o Chromecast.

Mas o grande problema de compatibilidade que o Chromecast ainda precisa melhorar é a "não leitura" de vídeos próprios do usuário em diversos formatos, como por exemplo mkv, avi e mov. Só assim ele poderá competir com os outros concorrentes de media centers do mercado: Apple TV, Roku, WD TV Live, entre outros.

YouTube rodando no Galaxy Note 2 sincronizando sem problemas com o Chromecast plugado a TV (Foto: TechTudo/Rodrigo Bastos)YouTube rodando no Galaxy Note 2 sincronizando sem problemas com o Chromecast plugado a TV (Foto: TechTudo/Rodrigo Bastos)

Desempenho

A velocidade de sincronização foi impressionante. Mesmo tendo trocado de uma conta do YouTube no Android para uma conta Netflix no iOs, ambos conectados na mesma rede, a transição de contas e de serviços foi feita de forma simples e sem engasgos. Por último, também usamos o novo tablet Android, no qual abusamos das músicas no Google Play Music e filmes do Google Play Movies.

O Chromecast também deu conta de vídeos do Vimeo, que estava sendo rodado em uma aba do navegador Chrome, e do Globo.TV, onde foram exibidos sem problemas os 7 gols do amistoso do Barcelona. Confirmamos nos testes que o "cast" aceita HTML5 e Flash, mas fica devendo o Silverlight e o som dos vídeos no QuickTime.

Apple TV, Roku, WD TV e outros: veja concorrentes do Google Chromecast

 

O Chromecast não bate de frente com a Apple TV, já que o sistema do rival e o AirPlay são bem mais integrados, com muitos mais aplicativos e uma interface própria. O "cast" nada mais é que um portal sem fios para sua TV e que é interligado por tablets, smartphones ou PCs.

O TechTudo entrou em contato com o Google e a companhia informou que o Chromecast não tem previsão para estar disponível fora dos Estados Unidos.

* Colaborou Allan Melo

Nota TechTudo

NOTA tt
9.0
Design
10
Funcionalidades
7
Desempenho
9
Custo-benefício
9

Prós

  • * Preço bem em conta;
  • * Configuração simples;
  • * Compatibilidade com diversos sistemas;
  • * Nada de fios e fácil controle;

Contras

  • * Poucos apps disponíveis;
  • * Sem bateria própria;
  • * Dependente do Wi-Fi;
  • * Não roda vídeos ao vivo do YouTube.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Everton Melquiades
    2014-07-10T10:07:50  

    Minha TV não é uma HDTV, mas tem entrada HDMI. Será que funciona?

    recentes

    populares

    • Everton Melquiades
      2014-07-10T10:07:50  

      sim, basta ter conexao wifi

  • Bruno Carvalho
    2014-07-08T16:58:07

    por comprei esse negocio pelo que ele oferece, mas pela minha surpresa ele só funciona via wifi, se tornar meu celular um roteador ele funcionar normalmente ? alguém sabe dizer?

  • Priscila Batista
    2015-07-09T15:20:38

    O único problema (que pra mim é um problemão), é que o ponteiro do mouse não aparece na TV, ou seja, é preciso controlar a página da web olhando para o notebook. Isso é uma grande desvantagem , espero que eles corrijam esse problema.

  • Bruno Franco
    2014-12-13T06:51:29

    Queria saber, se é possível rodar arquivos locais do seu PC sem internet para o Chromecast.

  • Junior Krunn
    2014-05-06T16:06:17  

    Tudo que esse Chromecast faz é a mesma coisa que o WIFI direct, que já vem em MUITAS televiões por aí, minha LG já tem sistema integrado widi... posso enviar o vídeo do meu celular direto pra TV, E... toca os vídeos offline também, ou seja, nenhuma novidade

    recentes

    populares

    • Junior Krunn
      2014-05-06T16:06:17  

      Sim, mas com o chromecast você pode fazer isso com qualquer TV.

  • Jose Mesquita
    2013-08-09T11:29:45  

    ONDE COMPRAR ESSE DISPOSITIVO ,AQUI NO BRASIL JÁ TEM...............

    recentes

    populares

    • Jose Mesquita
      2013-08-09T11:29:45  

      no ponto frio on line

    recentes

    populares

    • Jose Mesquita
      2013-08-09T11:29:45  

      se fora mora em sp tem na santa efigenia

  • Victor Gualberto
    2014-05-07T07:56:04

    Quem tem Playstation 3 já tem essa função. Consigo as mesmas coisas através do Console. Não vale a pena!

  • Peter Signore
    2014-04-09T10:58:16

    Funciona com os videos globo.tv para assinantes? Aqueles que precisam de senha e sao divididos em 3 ou 4 partes?

  • Fabiano Pereira
    2013-10-09T16:12:27

    Ele executa vídeos que estajam armazenados localmente no prórpio tablet por exemplo?

  • Natan Gomes
    2013-10-09T14:35:56

    Alguém sabe me dizer se ele sincroniza também com Windows Phone e tablets com Windows 8 ??

  • Sylvio Furtado
    2013-08-09T11:33:58

    contras = dependente do wifi??? queriam o que, que viesse com 4G grátis embutido?!?

  • Gasvdgvgwggdhgv
    2013-08-09T10:36:01

    ESSA TAL DE GOOGLE AINDA VAI POR UMA ÇOLEIRINHA EM CADA UM DE NOS...........

  • Sunao Takatsu
    2013-08-09T10:27:34

    tem um erro no titulo axo q e simplificando ne!

  • Guilherme Barbosa
    2013-08-09T10:14:59

    Maldito Google! Quer controlar minha TV também! Vai tirar a boquinha da Globo.

  • Cristian Santarosa
    2013-08-09T10:02:35

    *acredito que não haveria PROBLEMA DE compatibilidade

  • Davi
    2013-08-09T11:41:14

    vcs esqueceram de incluir que da pra acessar o HD atraves do google chrome. e assim podendo mostrar o que quiser no chromecast. é assim que assisto meus filmes que está no meu computador. e como os filmes já estão em mp4, é rapido e facil.

  • Fernando Dias
    2013-08-09T11:19:01

    Google é deus!

  • Robsonltz
    2013-08-09T10:18:52  

    Eu Consigo transmitir qualquer coisa do meu celular para ele? Tipo se estiver jogando no celular, tem como passar a imagem para a tv?

    recentes

    populares

    • Robsonltz
      2013-08-09T10:18:52  

      O Chrome Cast funciona de maneira diferente de dispositivos DLNA, como aluns pensam. O Chrome Cast é que faz o streaming pela Internet sob comando do seu celular. O que vc pergunta é se ele faz mirror da tela do seu Android. Ele ainda não pode fazer isso, mas é um recurso que pode ser incluído. Vai bastar uma atualização de firmware. O Chrome Cast pode fazer mirror do seu notebook já através do chrome (sim, o Chrome roda vídeos MKV no browser e com legenda se essa foi a primeira pergunta que veio à sua mente), mas não dos celulares ainda.

  • Mario Machado
    2013-08-09T13:43:50

    alguem sabe se da para espelhar na tv ,quando vai jogar no celular?

  • Claudio Nadur
    2013-08-09T13:35:30

    E o Boxee, anteriormente da D-Link e agora, da Sansumg? Sem falar do aparelho da Sony que, como o Boxee, vem com teclado no CR... Sugiro analisa-los porém, no caso do Boxee, contatar a sansumg para saber quais sao os planos de continuidade do produto....

  • Vitor Ferrari
    2013-08-09T11:58:35

    Techtudo, vejam a review do Android Authority no YouTube. O Chromecast server também para passar a imagem de uma tab do navegador Chrome. Se o usuário procurar algumas extensões para o Chrome que leia os arquivos do PC, pode ser possível enviar contúdo do seu computador para a TV sim.... Confere la!

  • Luis Fernandes
    2013-08-09T11:12:12  

    No lançamento do aparelho, a google informou que se teria acesso a partir de qualquer dispositivo, fosse android, ios ou windows, a apresentação so fala em Android, afinal permite conetar quais aparelhos? Tentei baixar o app para Android e nao consigo, podiam colocar o link para se baixar o mesmo no Brasil.

    recentes

    populares

    • Luis Fernandes
      2013-08-09T11:12:12  

      Praticamente todos, Android, Windows, Mac e Chrome Os possuem software próprio, além disto se rodar o navegador Chrome também funciona.

  • Florindo Amaro
    2013-08-16T18:44:08

    Sem novidade, tenho um táblet dl, tudo que acesso nele, jogo pra tv sem problema, então...

  • Eduardo Barcellos
    2013-08-16T16:22:42

    Meu PS3 faz tudo isso!

  • Anderson Rodriguez
    2013-08-11T11:25:17

    A sacanagem é que no Brasil vai custar uns 400 reais isso .