TechTudo a tecnologia descomplicada
Chromecast

Chromecast

saiba tudo
  • Categoria Media centers

Review

Notas do editor
  • 10
  • 7
  • 9
  • 9
Prós
  • Preço bem em conta;
  • Configuração simples;
  • Compatibilidade com diversos sistemas;
  • Nada de fios e fácil controle;
Contras
  • Poucos apps disponíveis;
  • Sem bateria própria;
  • Dependente do Wi-Fi;
  • Não roda vídeos ao vivo do YouTube.
Conclusão

O Chromecast com a sua facilidade de instalação, tamanho, preço em conta e a possibilidade de transformar qualquer HDTV em uma Smart TV só jogam a favor do novo lançamento do Google. Mesmo sem muitos apps e um futuro incerto, vale a pena apostar que os desenvolvedores de apps ingressarão nesse novo formato de entretenimento da companhia, deixando o "cast" ainda mais interessante para todos. Afinal de contas, os US$ 35 (cerca de R$ 78 sem impostos) valem a aposta.

09/Ago/2013 06h30 - Atualizado em 09/08/2013 11h29

Review: Chromecast simplifica o modo de se assistir a 'vídeos web' na TV

Rodrigo Bastos Da redação

O Chromecast, o gadget do Google que compartilha filmes e conteúdo da web direto para TVs chegou ao mercado no final de julho. O TechTudo conseguiu uma unidade para os testes e você já pode conferir o que achamos da grande novidade da companhia de Mountain View para o mundo de streaming sem fio para grande tela.

Chromecast no Brasil (Foto: TechTudo/Allan Melo)Chromecast testado na redação (Foto: TechTudo/Allan Melo)



Design

Com tamanho bem enxuto, cara e jeito de um pen drive, o Chromecast tem um conector HDMI e um outro microUSB. Ao ser conectado à TV, uma luz led indica que o gadget está ligado. Veja o "unboxing" feito pelo Instagram da caixa do "cast", como ele também é conhecido. 

Instalação e Configuração

O Chromecast não necessita de um controle remoto, sua configuração inicial é bem simples, basta o usuário seguir os passos do tutorial que é mostrado na tela ao se conectar o gadget. O aparelho só precisa ser um modelo HDTV ou mais recente e ter uma porta HDMI disponível. A energia será gerada ao conectar o cabo USB que vem incluso na caixa do Chromecast a uma porta USB livre na TV. Caso a televisão seja antiga e não tenha uma porta USB, há um carregador (também incluso na embalagem) que deverá ser ligado à tomada.

Primeira e única configuração pelo app oficial do Chromecast (Foto: Reprodução/TechTudo)Primeira e única configuração pelo app oficial do Chromecast (Foto: Reprodução/TechTudo)

Para configurar o novo gadget, basta instalar o app oficial Chromecast no smartphone ou tablet (vale lembrar neste caso que o aplicativo móvel ainda não está disponível em mercados fora dos EUA). Basta fazer uma pequena procura do aplicativo na web ou realizar a configuração pelo navegador no endereço google.com/chromecast/setup.

Ao se conectar o "cast" pela primeira vez com a TV, a configuração é feita por esse aplicativo oficial. Depois de tudo configurado, os apps do YouTube, Netflix e Google Play Movies passam a reconhecer o Chromecast na mesma rede Wi-Fi.

Depois da primeira configuração, o Chromecast poderá ser usado direto sem precisar recolocar senhas (Foto: TechTudo/Rodrigo Bastos)Depois da primeira configuração, o Chromecast poderá ser usado direto sem precisar recolocar senhas (Foto: TechTudo/Rodrigo Bastos)

Software e compatibilidade

O Chromecast se conecta com o conteúdo na nuvem, deixando o smartphone ou tablet livre para ser usado após habilitar o vídeo escolhido para TV. Mesmo depois de retirar o gadget da porta HDMI, a configuração fica salva, e só sofrerá alterações caso precise conectar o gadget em outra rede Wi-Fi.

Os apps compatíveis ainda são bem limitados, mas o Google já avisou que vem muita coisa nova e boa por aí. Nos testes, pudemos rodar o YouTube, Netflix, Google Play Movies, Google Play Music e a navegação na web por uma aba do Chrome. O modo navegador, ainda em fase beta, apresentou um pequeno delay, mas nada que tenha atrapalhado, já que tudo depende também da velocidade da rede Wi-Fi usada com o Chromecast.

Mas o grande problema de compatibilidade que o Chromecast ainda precisa melhorar é a "não leitura" de vídeos próprios do usuário em diversos formatos, como por exemplo mkv, avi e mov. Só assim ele poderá competir com os outros concorrentes de media centers do mercado: Apple TV, Roku, WD TV Live, entre outros.

YouTube rodando no Galaxy Note 2 sincronizando sem problemas com o Chromecast plugado a TV (Foto: TechTudo/Rodrigo Bastos)YouTube rodando no Galaxy Note 2 sincronizando sem problemas com o Chromecast plugado a TV (Foto: TechTudo/Rodrigo Bastos)

Desempenho

A velocidade de sincronização foi impressionante. Mesmo tendo trocado de uma conta do YouTube no Android para uma conta Netflix no iOs, ambos conectados na mesma rede, a transição de contas e de serviços foi feita de forma simples e sem engasgos. Por último, também usamos o novo tablet Android, no qual abusamos das músicas no Google Play Music e filmes do Google Play Movies.

O Chromecast também deu conta de vídeos do Vimeo, que estava sendo rodado em uma aba do navegador Chrome, e do Globo.TV, onde foram exibidos sem problemas os 7 gols do amistoso do Barcelona. Confirmamos nos testes que o "cast" aceita HTML5 e Flash, mas fica devendo o Silverlight e o som dos vídeos no QuickTime.

Apple TV, Roku, WD TV e outros: veja concorrentes do Google Chromecast

 

O Chromecast não bate de frente com a Apple TV, já que o sistema do rival e o AirPlay são bem mais integrados, com muitos mais aplicativos e uma interface própria. O "cast" nada mais é que um portal sem fios para sua TV e que é interligado por tablets, smartphones ou PCs.

O TechTudo entrou em contato com o Google e a companhia informou que o Chromecast não tem previsão para estar disponível fora dos Estados Unidos.

* Colaborou Allan Melo


  • imprimir
  • Compartilhar no Orkut
  • Enviar para um Amigo
140 caracteres

Verificação de segurança

Gênero

  • Peter Signore
    2014-04-09T10:58:16

    Funciona com os videos globo.tv para assinantes? Aqueles que precisam de senha e sao divididos em 3 ou 4 partes?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Jose Mesquita
    2013-08-09T11:29:45   , respondido respondido 2013-11-23T20:53:50

    ONDE COMPRAR ESSE DISPOSITIVO ,AQUI NO BRASIL JÁ TEM...............

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Jose Mesquita
      2013-08-09T11:29:45   , respondido respondido 2013-11-23T20:53:50

      Eu duvido muito que entreguem no prazo que estao prometendo os vendedores do ML

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

      recentes

      populares

      • Jose Mesquita
        2013-08-09T11:29:45   , respondido respondido 2013-11-23T20:53:50

        A lista de espera na Amazon é de 2 meses, os caras que estão vendendo a reputação é Zero, você acha realmente que não é golpe?

        COMPARTILHAR

        Imagem do usuário
      • Jose Mesquita
        2013-08-09T11:29:45   , respondido respondido 2013-11-23T20:53:50

        Eu duvido muito que entreguem no prazo que estao prometendo os vendedores do ML

        COMPARTILHAR

        Imagem do usuário
        • Jose Mesquita
          2013-08-09T11:29:45   , respondido respondido 2013-11-23T20:53:50

          A lista de espera na Amazon é de 2 meses, os caras que estão vendendo a reputação é Zero, você acha realmente que não é golpe?

          COMPARTILHAR

          Imagem do usuário
          • Fabiano Pereira
            2013-10-09T16:12:27

            Ele executa vídeos que estajam armazenados localmente no prórpio tablet por exemplo?

            COMPARTILHAR

            Imagem do usuário

          TechTudo.com.br © Copyright 2010-2014 Globo Comunicação e Participações S.A. Política de Privacidade