Jogos de RPG

NOTA tt
7.3

Review City of Steam: Arkadia

City of Steam: Arkadia traz a possibilidade de montar o seu herói e participar de uma incrível aventura steampunk no RPG online gratuito. Confira o review!

Daniel Ribeiro
por
em

City of Steam: Arkadia é um MMORPG gratuito onde você irá controlar um personagem que se refugia na última cidade livre de uma terrível infestação de demônios.Passando-se no peculiar universo steampunk de World Machine e incrementando a versão para Web de City of Steam, o novo game possui uma engine mais leve, fluída e poderosa, sendo executada através de um pequeno aplicativo distribuído e instalado via Steam.

Resumo da semana das notícias de jogos: novo Batman e Watch Dogs se destacam

Lute conta demônios e transforme o seu personagem em um poderoso herói deste universo steampunk (Foto: Divulgação/Mechanist Games)Lute conta demônios e transforme o seu personagem em um poderoso herói deste universo steampunk (Foto: Divulgação)

Apesar de possuir menos raças do que sua versão para browsers, City of Steam: Arkadia mantém uma estrutura simples e fácil de entender, colocando o seu herói em um mundo povoado por avatares controlados por outros jogadores e com diversas missões cooperativas para eliminar a ameaçadora invasão demoníaca.

Jogabilidade fácil e intuitiva

Com o mouse controlando a movimentação do personagem, a escolha dos alvos inimigos e o ângulo de visualização da câmera, os jogadores de City of Steam: Arkadia terão que utilizar somente alguns poucos comandos do teclado para acionar ataques especiais, tomar poções e acionar os veículos de transporte.

Em City of Steam: Arkadia a interface se torna mais poluída de comandos conforme o jogador progredir (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Em City of Steam: Arkadia a interface se torna mais poluída de comandos conforme o jogador avança(Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Além disso, o game permite que sua jogabilidade seja executada por uma modalidade de simplificada ou por outra onde os controles são mais complexos, mas que proporciona maiores bonificações nos níveis de experiência dos personagens controlados.

No entanto, a interface de City of Steam: Arkadia é muito poluída por diferentes acessos, como o inventário do herói, os quadros de evolução de poderes e atributos, etc. Essa falta de organização dificulta a visualização de detalhes dos cenários e atrapalha um pouco a experiência do jogador.

Visando facilitar sua jogabilidade, este MMORPG possui duas modalidades de controle (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Visando facilitar sua jogabilidade, este MMORPG possui duas modalidades de controle (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Como grande parte das batalhas ocorrem em cooperação com outros jogadores, o game também pode apresentar problemas comuns a RPGs online, como o atraso nas respostas de alguns comandos e congelamentos durante os combates.

Um universo steampunk bastante imersivo

Com uma instalação extremamente rápida, City of Steam: Arkadia funciona através de um software pequeno e simples que processa os dados do game de maneira bastante eficiente.

Com belos gráficos, City of Steam: Arkadia carrega de maneira rápida e eficiente os seus dados (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Com belos gráficos, City of Steam: Arkadia carrega de maneira rápida e eficiente os seus dados (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Apesar de a maior parte da história do game se desenvolver pelo textos em diálogos, as animações entre os capítulos são excelentes, há uma enorme variedade de efeitos sonoros e a trilha sonora é bem empolgante.

Além disso, o jogador irá encontrar os mais surpreendentes cenários no universo steampunk de World Machine e inúmeros detalhes na apresentação dos ambientes e no visual dos personagens do jogo.

Problemas na resposta de comandos e congelamentos podem atrapalhar um pouco a dinâmica das lutas do jogo (Foto: Divulgação/Daniel Ribeiro)Problemas na resposta de comandos e congelamentos podem atrapalhar um pouco a dinâmica das lutas do jogo (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

O jogador ainda terá uma boa liberdade para criar seu herói, contando com quatro raças com o visual bem diferentes e quatro classes distintas de guerreiros. Também é possível alterar a aparência dos personagens através da enorme variedade de armas e equipamentos que  eles poderão carregar.

História linear e evolução com poucas novidades

Começando com uma trama corrida e estruturada em missões repetitivas, City of Steam: Arkadia abre pouco espaço para os objetivos secundários e aventuras com dificuldade mais elevada.

Em City of Steam: Arkadia você terá inúmeras opções para criar e personalizar o seu personagem (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Em City of Steam: Arkadia você terá inúmeras opções para criar e personalizar o seu personagem (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Conforme o seu avatar vai progredindo pelo universo surreal do jogo, uma variedade cada vez maior de missões secundárias será apresentada, mas a mecânica delas será basicamente a mesma.

Porém, quando o herói alcança o décimo nível de experiência o game se torna mais interessante, pois é possível se filiar aos vários clãs do jogo e desafiar os personagens de outros jogadores.

Apesar de possuir várias lutas, a opção Auto Combat pode transformar o jogador em um simples espectador (Foto: Reprodução/ Mechanist Games)Apesar de possuir várias lutas, a opção "Auto Combat" pode transformar o jogador em um simples espectador (Foto: Reprodução/ Mechanist Games)

Os combates de City of Steam: Arkadia também são outro ponto complicado do game, pois se por um lado o avatar pode ter uma boa variedade de poderes e a habilidades para atacar, as lutas são bastante repetitivas e o seu modo automático transforma o jogador em um mero espectador.

No entanto, a trama dos finais dos capítulos do jogo são antagonizados por chefões e ajudantes cada vez mais poderosos, o que transformar estas lutas em experiências empolgantes e bem desafiantes.

Os duelos contra outros jogadores e os combates contra os chefões de City of Steam: Arkadia são bastante empolgantes (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Os duelos contra outros jogadores e os combates contra os chefões de City of Steam: Arkadia são bastante empolgantes (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)


Conclusão

City of Steam: Arkadia é um MMORPG gratuito que oferece comandos fáceis e simples, gráficos bem feitos e que carregam rapidamente e excelentes opções de personalização de seus avatares. No entanto, sua dinâmica é fraca e monótona, possuindo missões repetitivas e uma mecânica de combates pouco empolgante. O desenrolar da história principal do game consegue instigar os jogadores, porém não supera a diversão e o desafio das lutas contra os chefões e os duelos contra os heróis de outros jogadores.


Qual o melhor MMORPG da atualidade?
Comente no Fórum do TechTudo!


Nota TechTudo

NOTA tt
7.3
Gráficos
8
Jogabilidade
8
Diversão
6
Som
7

Prós

  • - Jogabilidade simples
  • - Gráficos e trilhas sonoras muito bem elaborados
  • - Boas opções de personalização do herói

Contras

  • - Progresso repetitivo e com poucas novidades
  • - Combates monótonos
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares