Eletrônicos

NOTA tt
9.0

Review Corsair Dominator DDR 3

Muita gente pensa que memória RAM é tudo igual e na hora de comprar leva em consideração apenas a capacidade em "gigas" (sic).

Gustavo Ats
por
em

Muita gente pensa que memória RAM é tudo igual e na hora de comprar leva em consideração apenas a capacidade em "gigas" (sic). Quem conhece um pouco mais, ainda diferencia as memórias “genéricas” das de marcas famosas, mas pouca gente leva em consideração a velocidade do barramento e a capacidade de overclock das memórias.

Quem realmente busca qualidade na hora de comprar novos pentes de memória, sabe que tão importante quanto a capacidade é justamente a qualidade de construção dos pentes, e nisso, o modelo Dominators da Corsair manda bem.

Construção

Corsair Dominator DDR 3 (Foto: Divulgação)Corsair Dominator DDR 3 (Foto: Divulgação)

Ao pegar os pentes de memória pela primeira vez, a gente já vê uma grande diferença entre eles e os pentes comuns vendidos normalmente. Para começar, ele é mais pesado, mais grosso e não tem os chips expostos.

Quando você vê o pente pela primeira vez parece até que está segurando uma placa de vídeo, pois o pente é envolto em um dissipador, para suportar o calor gerado pelos chips e pelo overclock.

Para quem gosta de expor sua placa mãe, os pentes dão um visual bem mais agressivo ao computador. Principalmente, quando são ligados 4 pentes de memória iguais numa placa.

Desempenho

Assim que colocamos os pentes no nosso computador de testes (dessa vez um i7) notamos um salto considerável no desempenho geral do computador. A inicialização do Windows Seven se tornou um pouco mais rápida e o desempenho em jogos melhorou um pouco, mas a maior diferença foi sentida na hora em que testamos programas que exigem muita memória como o WinRar. No descompactador de arquivos, os pentes fizeram tanta diferença que chegaram a reduzir o tempo de descompactação de arquivos grandes em até 23%.

Medimos a largura de banda da memória e percebemos que ela chega a quase 10 Gigabits por segundo quando está trabalhando a 1800Mhz ou até 8Gb/s trabalhando a 1333Mhz. Em modo overclock a 2200 mhz, as memórias esquentaram bastante, mas o desempenho chegou a 11 Gb/s. É como se ela processasse 2 filmes em FullHD por segundo.

Com as memórias trabalhando em alta velocidade, pudemos tirar um proveito melhor do Core i7 e o sistema em geral ficou bem mais rápido, eliminando o gargalo da memória RAM.

Custo-benefício

Cada pente de memória desse modelo da Corsair custa 3 vezes mais caro do que um pente de memória RAM genérica. Isso significa que um par de pentes de 2GB, como o kit testado pelo TechTudo pode custar até R$ 500,00, dependendo da loja onde você comprar.

Vale a pena? Vale. Se você realmente faz questão de ter um kit de qualidade no seu computador.

Nota TechTudo

NOTA tt
9.0
Design
10
Funcionalidades
10
Desempenho
10
Custo-benefício
9

Prós

  • * Bom desempenho.
  • * Ótimo Suporte a overclock.

Contras

  • * Preço um pouco alto.
  • * Esquentam um pouco.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares