Jogos de ação

NOTA tt
7.8

Review Dustforce

Dustforce traz um sistema de ranking desafiador e uma proposta que vai tornar as faxinas bem mais divertidas. Confira o review completo.

Renato Carvalho
por
em

Dustforce é um game que exige dos jogadores uma evolução constante, explorando as habilidades para deixar o cenários brilhando no menor tempo possível. Sem um enredo elaborado ou personagens marcantes, o título oferece uma posposta que visa usuários que adoram quebrar recordes, com controles precisos e movimentos que exigem uma dedicação acima da média.

Counter-Strike Global Offensive: atualização traz melhorias e novos mapas

Após sucesso nos PCs, Dustforce chega aos consoles. (Foto: Divulgação)Após sucesso nos PCs, Dustforce chega aos consoles. (Foto: Divulgação)



História

Devido ao sucesso nas plataformas anteriores o título foi disponibilizado agora para PlayStation 3 e PlayStation Vita. Em breve a aventura chegará ao Xbox 360. Nos consoles da Sony é possível utilizar a função crossplay, que permite que os usuários comecem a partida em um dispositivo e continuem em outro. O fato agrega bastante valor ao game.

Dustforce não gasta o tempo dos jogadores para apresentar um enredo amarrado. Muito pelo contrário. O título confia tanto em sua jogabilidade divertida, que os usuários não encontrarão linhas de uma história que justifique os cenários tomados pela poeira e um esquadrão de limpeza especializado em parkour. No máximo será possível observar personagens aleatórios pelo cenário com frases soltas sobre a sujeira do local.

Jogo traz cenários variados. (Foto: Reprodução)Jogo traz cenários variados. (Foto: Reprodução)

O título não traz uma história elaborada, com personagens marcantes e grandes vilões, porém fica claro no decorrer das partidas, que o maior desafio do jogador é a sua própria habilidade. Com personagens que oferecem pouca variação de movimentos, toda evolução está diretamente ligada aos comandos indicados pelos usuários.

O game traz quatro personagens principais, com diferenças de gênero, cores de identificação e instrumentos utilizados nas faxinas. Embora fique claro que os agentes da limpeza possuem características diferenciadas mais aguçadas como força, agilidade, habilidade e flexibilidade, na adrenalina dos cenários empoeirados todos parecem ter as mesmas especialidades.

Título traz sistema de pontuação diferenciado. (Foto: Reprodução)Título traz sistema de pontuação diferenciado. (Foto: Reprodução)


Gráficos e jogabilidade

O conceito gráfico do game impressiona pela beleza. Pautado em um proposta de duas dimensões, o título traz cores frias e personagens estilizados, com traços que transformam o universo do título em algo mágico. Com um rico espaço para exploração, os cenários do jogo trazem elementos vivos em estruturas diferenciais como o Laboratório, a Mansão, a Floresta e a Cidade.

Saindo do campo da apresentação e partindo para a ação desenfreada, o título traz inúmeros objetivos que complementam o ritmado gameplay. Para quebrar os próprios recordes os jogadores precisam limpar os cenários rapidamente. Durante as partidas é possível utilizar combos para deixar seu personagem mais veloz, golpes para imobilizar os inimigos e saltos para escalar as estruturas.

Diferente da maioria dos jogos de movimentação lateral, o título não oferece inimigos que irão causar grandes problemas. O objetivo dos adversários aqui é atrapalhar, quebrando muitas vezes a sua sequência de combos e comprometendo diretamente a sua rápida evolução.

Limpar nunca foi tão urgente. (Foto: Reprodução) (Foto: Limpar nunca foi tão urgente. (Foto: Reprodução))Limpar nunca foi tão urgente. (Foto: Reprodução)



Se por um lado os inimigos não são um obstáculo muito grande, por outro as estruturas das fases oferecem um desafio mais elaborado. Conforme o andamento do gameplay a sujeira vai ficando cada vez mais espalhada pelos cenários, tomando locais que precisam de uma habilidade avançada, inimigos bem posicionados e até mesmo sorte para serem alcançados.

O sistema de pontuação é simples e eficaz, recompensando os jogadores em duas das características mais marcantes do gameplay: sutiliza e velocidade. Quanto mais preciso e mais rápido você for na execução dos saltos, maiores serão as chances de alcançar uma pontuação impressionante.

Game traz modo multiplayer. (Foto: Reprodução)Game traz modo multiplayer. (Foto: Reprodução)


Trilha sonora

Embora o gameplay trabalhe para oferecer uma sensação de urgência, a trilha sonora torna a toda esta ação frenética em algo mais ritmado. As músicas são essenciais para o funcionamento correto da proposta, que apesar de exigir velocidade também julga a sutileza dos movimentos.

O título pode parecer extremamente repetitivo para alguns jogadores, porém esta sensação pode ser considerada equivocada. O gameplay traz um nível de dificuldade com um sistema de evolução satisfatório, os jogadores podem desbloquear novas salas de acordo com o andamento das fases e ainda é possível participar de partidas no quase sempre vazio modo online.

Conclusão

Dustforce é desafiador e extremamente exigente. É um game desenvolvido para quem busca a perfeição dos movimentos. Esteja preparado para uma proposta diferenciada, acelerada e repleta de desafios irritantes. Apesar de algumas falhas nos comandos e da falta de um universo mais elaborado, fazer faxina nunca foi tão divertido. 

Dustforce foi bem adaptado para os consoles? Participe do Fórum do TechTudo.

Nota TechTudo

NOTA tt
7.8
Gráficos
8
Jogabilidade
7
Diversão
8
Som
8

Prós

  • - Conceito gráfico diferenciado
  • - Trilha sonora que encaixa com a jogabilidade
  • - Sistema de ranking desafiador

Contras

  • - Falhas em alguns comandos quando executados em sequência
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares