Câmera

NOTA tt
7.0

Review Easy Share M531

Blogueiros, fotógrafos amadores e pessoas viciadas em postar fotos em redes sociais que querem fugir da péssima qualidade de imagem da maioria dos celulares, talvez queiram comprar uma câmera digital que não seja muito cara, mas que tenha uma boa qualidade...

Gustavo Ats
por
em

Blogueiros, fotógrafos amadores e pessoas viciadas em postar fotos em redes sociais que querem fugir da péssima qualidade de imagem da maioria dos celulares, talvez queiram comprar uma câmera digital que não seja muito cara, mas que tenha uma boa qualidade.

A EasyShare M531 é a evolução da da M530, que já deu as caras aqui no TechTudo. Assim como sua antecessora, ela é voltada para diferentes públicos que adoram fotografar e compartilhar com seus amigos e seguidores nas redes sociais.

Kodak Easy Share  (Foto: Divulgação)Desenhos indicativos de funções e material da carcaça são pontos negativos (Foto: Divulgação)

Design e ergonomia

Essa compacta tem o design bem diferente das câmeras que estamos acostumados a usar o que torna a transição dela para uma mais avançada um pouco complicada. Mas nada que algum tempo de treino não resolva.

O material da carcaça não é dos melhores e o acabamento deixa a desejar em alguns pontos. Principalmente nos desenhos indicativos de funções que tendem a perder a cor quando utilizados por muito tempo.

Se sua antecessora permitia uma boa escolha de cores na hora de comprar, a M531 só oferece as cores cinza ou vermelha. É, nada de azul ou verde como a M530.

Uma grande sacada da Kodak foi colocar vários botões de ação ao lado da tela. A vantagem disso é que fica bem fácil ver as informações ou excluir a foto mesmo utilizando a máquina com uma das mãos.

Funcionalidades

Detector de sorrisos, redução da perda de foco, zoom óptico de 3x e, detecção e reconhecimento de rostos já são recursos bem comuns nas câmeras digitais de várias faixas de preço. Contudo, o botão share é um ótimo diferencial para esta máquina.

Acontece que o botão share serve para você escolher como e com quem você vai compartilhar sua foto preferida, se é no Orkut, Flickr, Picasa, Youtube ou numa rede social da própria Kodak, chamada de Kodak Gallery, daí assim que você pluga a câmera no computador, o upload é feito de forma automática para a Internet.

O recurso de compartilhamento seria muito mais útil se a câmera contasse com bluetooth ou wifi, para enviar as fotos via 3G (pelo bluetooth e um celular) ou mesmo para acessar à internet de onde você estivesse. Talvez isso encarecesse a máquina, mas assim o nome “easy share” faria bem mais sentido.

Kodak Easy Share lateral (Foto: Divulgação)Kodak Easy Share é fininha  (Foto: Divulgação)

Qualidade das fotos

Nessa faixa de preço, é difícil encontrar uma câmera capaz de concorrer com a Easy Share M531 no quesito qualidade de imagem. Acontece que não só graças ao sensor de 14 MP, mas por causa do conjunto óptico de boa qualidade, somadas aos recursos de redução de ruído e estabilização de imagem garantem uma boa foto em quase todo o tipo de situação.

A única coisa que a Kodak esqueceu de melhorar nessa máquina é o delay entre uma foto e outra que chega a 2 segundos. Pode parecer pouco, mas quando você tenta fotografar crianças brincando, por exemplo, o delay é algo que não pode existir.

O sistema de foco foi melhorado nessa versão e está bem mais esperto do que em sua antecessora. Claro que não dá pra comparar com uma máquina mais cara, mas também não é algo tão desesperador ao ponto de você querer trocar de câmera.

Em alto ISO, por sua vez, a máquina perde bastante fidelidade nas cores e, embora o ruído seja pouco, em baixa iluminação a câmera precisa melhorar para poder ser usada com conforto.

Kodak Easy Share tela (Foto: Divulgação)Sistema de foco melhorado é um dos destaques da câmera (Foto: Divulgação)

Vídeo

Para fazer um registro de seus gatos correndo pela casa e jogar no youtube essa câmera até manda bem, mas não espere fazer nenhuma superprodução com ela.

Se você não precisar de áudio, até que a câmera manda bem. Nos nossos testes a qualidade de vídeo foi aceitável, principalmente considerando o preço da máquina, mas o som gravado no vídeo, além de ser mono, não tem uma boa qualidade.

Ficha técnica

Resolução 14,2 megapixel
Zoom óptico 3x
Zoom digital 5x
Tipo de sensor 1 / 2,3 in. CCD
ISO 0, 100, 200, 400, 800, 1000
Tela LCD 2,7”
Touchscreen Sim
Formato de imagem JPEG
Formato de video MOV.M-JPEG-A
Cartão de memória Cartões SD e SDHC
Bateria Lithium-Ion
Conexões USB
Dimensões 9.4 x 5.6 x 2.3 cm
Peso 130g
Itens inclusos Bateria recarregável, carregador de bateria, cabo USB, cabo de alimentação e software Kodak EasyShare (armazenado na memória interna da câmera)

Nota TechTudo

NOTA tt
7.0
Funcionalidades
8
Custo-benefício
8

Prós

  • * Bons níveis de detalhes.
  • * Pouco nível de ruído.
  • * Preço baixo.
  • * Facilidade de comparilhar as fotos.

Contras

  • * Qualidade de vídeo ruim.
  • * Boot lento.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares