Jogos de ação

NOTA tt
8.8

Review The Evil Within

The Evil Within ressuscita a clássica fórmula que consagrou o gênero survival horror, trazendo ainda mais terror e corpos mutilados

Victor Alcaíde Teixeira
por
em

The Evil Within é uma obra desenvolvida pelo Tango Gameworks, o novíssimo estúdio de Shinji Mikami, criador da série Resident Evil. Distribuído pela Bethesda Softworks, a jornada sobrenatural de Sebastian Castellanos é um verdadeiro presente aos fãs de terror que, desde Resident Evil 4, não sabem o significado da palavra tensão. Para descobrir se o consagrado diretor ainda sabe o que faz, confira a nossa análise completa.

The Evil Within: bug permite continuar jogando mesmo sem cabeça

Esperado jogo de terror, The Evil Within será lançado essa semana (Foto: Moviepilot) (Foto: Esperado jogo de terror, The Evil Within será lançado essa semana (Foto: Moviepilot))The Evil Within (Foto: Divulgação)


Tripas, sangue e corpos decapitados

Em The Evil Within, você assume o papel de Sebastian Castellanos, um dos melhores detetives de Krimson City, cujo objetivo é investigar uma série de homicídios na cabalística clínica psiquiátrica, conhecida como Beacon Mental Hospital.

Não pense que você ficará o jogo inteiro trancafiado com bizarras criaturas em apenas um local. Aqui, Castellanos tentará escapar através de florestas escuras, vilarejos e, é claro, uma sala de tortura habitada por um previsível açougueiro que afia seus instrumentos em tripas humanas.

Aliás, o game usa e abusa dos principais clichês vistos em jogos e filmes de terror, como seres infectados e desfigurados, manequins à la Silent Hill e inúmeros corpos suspensos banhados de sangue.


De volta ao passado

No quesito jogabilidade, o título incorpora e melhora a mecânica de Resident Evil 4 e ainda acrescenta alguns elementos de sobrevivência e stealth semelhantes aos que fizeram sucesso em The Last of Us. Se o último grande sucesso de Mikami era generoso ao oferecer munições e armamentos, aqui, Castellanos tem que conviver com a escassez de suprimentos.

Alguns itens, como munições, fósforos (que servem para atear fogo nos inimigos, evitando que eles voltem à vida) e seringas, estão muito bem escondidos nos ambientes lineares, portanto, é necessário explorá-los minuciosamente.

Não se engane: Castellanos é um detetive comum, sem superpoderes ou habilidades especiais e, por isso, não consegue trocar socos com criaturas sobrenaturais sem levar a pior. Todos os confrontos são intensos, desafiadores e usar a cabeça é realmente uma necessidade para ficar vivo. O detetive também pode posicionar algumas armadilhas estrategicamente, capazes de finalizar hordas de seres grotescos de uma só vez.

Em The Evil Within, não há lugar para heróis (Foto: Reprodução/Victor Teixeira) (Foto: Em The Evil Within, não há lugar para heróis (Foto: Reprodução/Victor Teixeira))Em The Evil Within, não há lugar para heróis (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)

Como de praxe, Mikami não pôde deixar de lado os puzzles que consagraram suas franquias. Você terá que localizar diversas chaves e acessórios para progredir e descobrir compartimentos secretos – tudo que você já deve ter visto em seus outros trabalhos.

Caso você queira aprimorar as habilidades de seu personagem, basta encontrar um espelho para que ele possa transportá-lo para uma outra dimensão – na verdade, ele vai direcioná-lo para o macabro hospital. Lá, Castellanos se acomoda em uma espécie de cadeira elétrica para ter acesso a lista de melhorias.

Através de um componente intitulado de “Green gel”, que pode ser encontrado em lugares estratégicos dos cenários, é possível melhorar armas, características de combate e ainda aumentar a capacidade de armazenar itens. Todos os upgrades podem ser realizados facilmente, graças ao intuitivo menu.

The Evil Within traz o medo para ambas as gerações de consoles (Foto: Moviepilot) (Foto: The Evil Within traz o medo para ambas as gerações de consoles (Foto: Moviepilot))The Evil Within traz o medo para ambas as gerações de consoles (Foto: Divulgação)


A mistura perfeita entre o belo e o “gore”

Artisticamente falando, The Evil Within é sem dúvida um dos games mais caprichados e ambiciosos da geração. Manter o personagem estático apenas para apreciar a detalhada cidade de Krimson City será uma de suas atividades mais comuns no decorrer da jogatina.

Se você não tem estômago forte, é melhor passar longe da nova investida de Shinji. Sim, você verá sangue, muito sangue escorrendo pela tela. Além disso, corpos com órgãos expostos e inimigos difíceis de serem encarados também estão presentes para atormentar os seus sonhos.

Acredite se quiser: durante as cutscenes, o jogo perde bastante qualidade. Mesmo no PC e nos consoles da oitava geração, a modelagem dos personagens misteriosamente se torna ultrapassada – especialmente de coadjuvantes, como Leslie, Jimenez e Julie Kidman. Como se não bastasse, Castellanos demonstra não ter sentimentos, já que ao ver sangue e corpos decapitados, o herói age naturalmente, como se as atrocidades fossem algo bem comum.

The Evil Within: Cheats permitem aumentar a taxa de quadros por segundo e ficar imortal. (Foto: Divulgação) (Foto: The Evil Within: Cheats permitem aumentar a taxa de quadros por segundo e ficar imortal. (Foto: Divulgação))The Evil Within (Foto: Divulgação)

Outro ponto negativo fica por conta das duas tarjas pretas presentes nas extremidades da tela, o que diminui consideravelmente o campo de visão do jogador, causando sérios problemas em uma câmera já imprecisa por natureza. Se as faixas horizontais foram inseridas com o intuito de intensificar ainda mais o clima de terror, é bom que os desenvolvedores saibam que elas só servem para atrapalhar a jogatina.

Atmosfera claustrofóbica

Com relação aos efeitos sonoros, realmente não há do que reclamar. Aliás, a densa e claustrofóbica atmosfera vai prendê-lo do começo ao fim, graças aos grunhidos e crepitações. Ao mesmo tempo em que os barulhos assustam, eles também vão deixá-lo extremamente apreensivo. Prepare-se para se deparar com aquela velha sensação de estar sempre sendo perseguido por algo ou alguém.

Conclusão

The Evil Within é sem dúvida o jogo mais aterrorizante e desafiador do ano – pelo menos até agora. Ainda que a primorosa obra de Mikami possua elementos que estacionaram no passado, ela é uma daquelas experiências que conseguem manter o jogador grudado na tela durante horas (jogando com a luz acesa, é claro); seja pela sua atmosfera claustrofóbica ou simplesmente pela oportunidade de relembrar a mecânica que consagrou o gênero survival horror.


The Evil Within é uma boa promessa de game de terror?
Comente no Fórum do TechTudo.

Nota TechTudo

NOTA tt
8.8
Gráficos
8
Jogabilidade
8
Diversão
9
Som
10

Prós

  • Direção de arte impecável
  • Variedade de criaturas grotescas
  • Desafiador até na dificuldade casual
  • Atmosfera claustrofóbica e aterrorizante
  • Mecânica old-school aprimorada
  • Sistema de upgrades simplificado

Contras

  • Câmera imprecisa
  • Tarjas horizontais desnecessárias
  • Visual ultrapassado
  • O protagonista parece não sentir medo
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Leo Niemeyer
    2017-07-11T20:58:49

    Fui tapeado, jogo bosta meu deus

  • Rodrigo Duarte
    2014-10-28T13:52:55

    Jogo MUITO BOM, mais que recomendável pra quem gosta do velho estilo SURVIVOR HORROR, com certeza terá uma continuação, e poderá melhorar ainda mais e trabalhar alguns pequenos erros que tem no jogo, para uma primeira versão esta muito bom. Efeitos Sonoros, ambientação, Personagens, dificuldade, jogabilidade e Gráfico, pra mim no mínimo 8 de NOTA.

  • Nicolas Mendes
    2017-03-02T12:39:11

    O jogo tem coop

  • Heitor Ikeda
    2014-10-27T22:32:01  

    O protagonista parece sentir medo.............. era pra ele ta curtindo o momento????

    recentes

    populares

    • Heitor Ikeda
      2014-10-27T22:32:01  

      A Dilma aparece no jogo?

    recentes

    populares

    • Heitor Ikeda
      2014-10-27T22:32:01  

      Parece NÃO sentir medo

  • Michael Guimarães
    2014-10-27T20:17:56  

    Sou mais a análise do Zangado.

    recentes

    populares

    • Michael Guimarães
      2014-10-27T20:17:56  

      Fabian Macville , não seria "Stephen King", escritor de contos de terror e ficção?

    recentes

    populares

    • Michael Guimarães
      2014-10-27T20:17:56  

      HAHAHAHAHAHA deve ter sido Stephen King mesmo porque até onde eu sei Hawking pe um gêiio em outras coisas... HAhahaha ri muito aqui

  • Jose Machado
    2014-10-27T22:38:27  

    Tamem nao gostei muito do grafico do jogo.. Muito fraco para um PS4.. O jogo em si eh legal, o som legal, mas as tarjas pretas em nas extremidades da tela atrapalham muito,, mas em geral dou nota 7.5

    recentes

    populares

    • Jose Machado
      2014-10-27T22:38:27  

      Robson Medeiros kkkkkkkkk tb sou mto fã de COD.. está muito legal.. o gráfico impressiona.. mas não aguentei a ansiedade, parei o modo campanha no meio e fui jogar online.. gostei muito.. agora é esperar os outros lançamentos previstos para este ano (Farcry 4, GTA V, The Crew)......

    recentes

    populares

    • Jose Machado
      2014-10-27T22:38:27  

      Jose Machado É. joguei um pouco ontem, mas como disse o outro mano, os gráficos poderiam ser melhores, hein! Também vou pegar o Far Cry, mas vou tentar trocar pelo COD, senão vou a falência hahaha

  • Snake Plissken
    2014-10-28T10:36:32  

    Para variar nada se cria tudo se copia, o jogo não passa de uma mistura de Silent Hill + Resident Evil + Last Of Us + FEAR + Outlast....francamente, já vimos de tudo e tudo já foi feito antes! Geração de desenvolvedores de games fracaaa e sem imaginação..uma pena...

    recentes

    populares

    • Snake Plissken
      2014-10-28T10:36:32  

      Os caras conseguem misturar tudo isso e você acha pouco? kkkk

    recentes

    populares

    • Snake Plissken
      2014-10-28T10:36:32  

      Lucas Araújo, acho amigo. Copia o que já existe e já foi feito é fácil! Quero ver criar um jogo original. Abraço!

  • Raphael
    2014-10-28T12:07:02

    Visual ultrapassado, o protagonista parece sentir medo? Até eu me borrei de medo jogando esse jogo! O visual é ótimo, sombrio e assustador, talvez possa melhorar um pouco mais a qualidade das texturas,mas está muito bom deste jeito. O gráfico fica em segundo plano quando a preocupação principal é não levar um susto.

  • Club Gama
    2014-10-28T10:41:43

    Jogão!!

  • Gabriel Ligorio
    2014-10-28T08:54:54  

    vai ter para ps3 ?

    recentes

    populares

    • Gabriel Ligorio
      2014-10-28T08:54:54  

      vai sim fera... quando acaba o trailer mostra... ; )

    recentes

    populares

    • Gabriel Ligorio
      2014-10-28T08:54:54  

      vlw

  • Augusto Tasso
    2014-10-28T09:28:18

    Só em Inglês ou terá em português tambem??

  • Maikon Bezerra
    2014-10-28T09:21:13

    MANO O MELHOR JOGO DE TERROR QUE JOGUEI ATE O MOMENTO , CLARO QUE SAO DIFERENTES MAIS O MAIS ASSUSTADOR FOI OUTLAST ESSE JOGO E LOKOOO , NAO GOSTEI MUITO DESSE THE EVIL WITHIN JOGO NAO ESPERAVA MUITO MAIS MUITOOOO MAIS , FOI MUITA PROPAGANDA PARA POUCO JOGO JOGOS BONS NA MINHA OPINIAO : DIABLO , THE LAST OFF US , OUTLAST , TERRA MEDIA SOMBRAS DE MORDOR , DRIVE CLUB , FIFA 15 , JOGOS HORRIVEIS : BOUND BY FLAME , THIEF , TOMB RAIDER , INFAMOUS , WOLFEINSTEIN MINHA OPINIAO

  • Maikon Bezerra
    2014-10-28T09:19:47

    MANO O MELHOR JOGO DE TERROR QUE JOGUEI ATE O MOMENTO , CLARO QUE SAO DIFERENTES MAIS O MAIS ASSUSTADOR FOI OUTLAST ESSE JOGO E LOKOOO , NAO GOSTEI MUITO DESSE JOGO NAO ESPERAVA MUITO MAIS MUITOOOO MAIS , FOI MUITA PROPAGANDA PARA POUCO JOGO JOGOS BONS NA MINHA OPINIAO : DIABLO , THE LAST OFF US , OUTLAST , TERRA MEDIA SOMBRAS DE MORDOR , DRIVE CLUB , FIFA 15 , JOGOS HORRIVEIS : BOUND BY FLAME , THIEF , TOMB RAIDER , INFAMOUS , WOLFEINSTEIN MINHA OPINIAO

  • Maciel Martins
    2014-10-28T09:14:12

    resident evil 4, silent hil 2 e 3, dead space, façam uma mistura que sairá o melhor jogo de todos. Dead Space o melhor jogo até agora.

  • Alexander Costa
    2014-10-28T09:13:22

    Esses manés reclamando de gráficos, quando vai ver tão tudo lá jogando Dota e Minecraft!

  • Maciel Martins
    2014-10-28T09:12:20

    não ligo muito pra gráfico, o mais importante é a jogabilidade e o enredo/estória.

  • Alecsander Costa
    2014-10-28T09:03:51

    Tech Tudo se vcs não sabem , o personagem nao sente medo ok ? pesquisem mais antes de fazer uma analise

  • Mauricio Cruz
    2014-10-28T08:47:44

    Felipe Morishin,já pensei a mesma coisa e hoje nâo tem jogo assim,nâo adianta dayz nâo e e nem state of decay,tambem nâo e,a naughty dog ou outra super produtora poderia arriscar nessa

  • Gustavo
    2014-10-27T22:28:01

    CULPA DO PT, não tem jogo que faça eu sentir panico e terror como eu senti vendo os vermes do PT fazendo discurso de vitoria nas eleições, aqueles vermes parasitas malditos.

  • Saulo Nogueira
    2014-10-28T00:08:25

    Quem tem mimimi com gráfico vai dizer que o jogo é um lixo, quem não tem fanatismo por gráficos perfeitos vai gostar demais do jogo e se for fã ''das antigas'' vai achar o jogo perfeito.

  • Marina Oliveira
    2014-10-27T23:14:13

    O Jogo deixa a gente na maior tensão mesmo..rsrs, mas achei fraco e o gráfico...poderia ser melhor!

  • Roberto Toscano
    2014-10-27T22:30:05

    Analogia a vários outros Games do gênero,,boa história, mas nada de novo, tenta assustar mas não surpreende a quem já esta acostumado a este tipo de jogo. Vale a pena, mas não espere muito.

  • Cesar Simonato
    2014-10-27T20:50:10  

    To doido pra comprar PS4, quero esses jogos muito bom!

    recentes

    populares

    • Cesar Simonato
      2014-10-27T20:50:10  

      Tem pra ps3 tb.

  • Giovanni Estevez
    2014-10-27T19:00:11

    nao espero muito desse jogo, graficos muito ruim para nova geração esse grafico eh para era ps2 ridiculo

  • Jefferson Rodrigues
    2014-10-27T20:50:56

    Bom jogo, terminei ele em 23 horas tem bom grafico eh bem assustador.