Jogos de RPG

NOTA tt
8.0

Review Fable 3

Rodrigo Tadeu
por
em

Nome: Fable 3
Gênero: Ação/RPG
Distribuidora: Microsoft
Plataformas: Xbox 360 / PC

fable (Foto: Divulgação)Capa de Fable 3 (Foto: Divulgação)

O TechTudo apresenta a análise de um dos maiores jogos de RPG para Xbox 360 lançados em 2010: Fable 3. O game consegue manter a fórmula de sucesso de seus títulos anteriores, com um enredo diferente dos outro jogos e com a mesma jogabilidade impecável, Confira a análise completa do jogo:

História de Fable

Em 2004, Fable foi apresentado para o primeiro Xbox por Peter Molyneux, mente criativa da Lionhead Studios, como um jogo onde poderíamos manipular a vida e o destino do personagem, enquanto o levávamos desde criança até adulto dentro do mundo imaginário de Albion, expandindo seus conhecimentos, tornando-o mais forte e criando laços com as cidades do reino.

Fable 2 veio em 2008, lançado para o Xbox 360, e nos presenteou com um reino de Albion muito maior e mais vivo, onde seguimos o destino de uma criança pobre que sonhava com uma vida melhor e em morar num castelo. Com o sucesso, o Lionhead Studios rapidamente colocou mãos à obra e começou a trabalhar em Fable 3.

fable (Foto: Divulgação) Fable 3 (Foto: Divulgação)

A história deste novo título começa logo após o personagem principal de Fable 2 tornar-se rei e morrer. Sendo assim, seu filho mais velho chamado Logan toma posse do trono como Rei de Albion, cuidando também do seu irmão mais novo, o personagem principal de Fable 3.

Com o passar do tempo, Logan misteriosamente torna-se um Rei rígido e sem escrúpulos, transformando-se assim num tirano. Fome e pobreza tomam rapidamente conta de Albion que acaba de entrar na era industrial. Descontente com esta situação, o irmão mais novo de Logan deixa o reino, partindo numa jornada para destroná-lo e assim governar Albion, mas sozinho não conseguirá fazer muito, e para isso, terá que contar com a preciosa ajuda de aliados durante esta aventura.

fable (Foto: Divulgação)Fable 3 (Foto: Divulgação)

Mantendo as origens

Fable 3 é um jogo tão grande e cativante que por muito que quisesse terminá-lo em algumas horas, é impossível. Há tantos detalhes que somos obrigados a parar para admirar algumas das paisagens, conversar com os diversos personagens que encontramos pelo caminho e se aventurar nas centenas de missões paralelas à principal.

O game foge de certos pontos cruciais que determinam um RPG clássico, por exemplo, as barras que costumam indicar energia ou poder de magia são inexistentes, a falta de um menu clássico é outra característica. Em Fable 3 somos apresentados a uma sala especial chamada de Sanctuary e que está dividida em quatro seções (vestuário, troféus, armas e Xbox Live). Além destas, temos o Mapa para visualizar as cidades de Albion e descobrir novas missões, checar nossas estatísticas e alterar as opções do jogo. Para acessar este Sanctuary é muito simples, basta pressionar o botão Start, e rapidamente somos levados para a sala ou de volta ao jogo sem qualquer tipo de espera.

Neste jogo existem três tipos de ataques que o personagem poderá executar, com uma espada ou martelo, arma de fogo, como espingarda ou uma simples pistola, e magias, sendo que o uso frequente de um destes meios de ataque, aumenta a sua força, bem como a sua aparência física.

fable (Foto: Divulgação)Fable 3 (Foto: Divulgação)

Você decide a personalidade de seu personagem

Pode-se dizer que Fable 3 está divido em duas situações, a primeira delas é destronar Logan e a segunda assumir o papel de Rei de Albion. Para desempenhar a primeira situação, será necessário a ajuda de toda a população descontente de Albion, com o objetivo de reunir uma grande resistência que consiga expulsar Logan do poder.

Feito isso e após iniciarmos a nossa vida como Rei, teremos de lidar com todas as obrigações que é imposta ao cargo, desde decidir os impostos do reino, reconstruir certas zonas, abolir o trabalho infantil, etc. Resumindo, fica nas nossas mãos, tomar o mesmo caminho maléfico de Logan, ou virar a página desta história e ser reconhecido como um Rei sensato e bondoso, que pensa no bem estar do seu reino. Albion é enorme, e vamos poder dar asas à nossa imaginação, arrumando trabalho, comprando todo o gênero de infraestruturas, e até escolher nossa orientação sexual.

fable (Foto: Divulgação)Fable 3 (Foto: Divulgação)

Elementos de sucesso e novidades

A jogabilidade funciona de maneira muito acessível como já era vista em Fable 2, e com as suas novas funcionalidades, promete uma experiência totalmente nova para o jogador.

Graficamente o jogo de Molyneux tem momentos memoráveis, sobretudo no que diz respeito aos cenários. Atravessar uma ponte e parar no meio para observar a vista é praticamente obrigatório. Porém, quando a luz diminui nota-se algumas imperfeições e os cenários ficam meio confusos. No geral é espantoso ver como a série evoluiu ao longo dos últimos anos.

E pela primeira vez na história de Fable o terceiro capítulo permite ao jogador desafiar outros jogadores através do modo online. É quase uma extensão da história principal que em muito prolonga a vida do jogo indo ao encontro do desejo de muitos jogadores.

Conclusão

Fable 3 veio mais uma vez mostrar que é um título de peso para Xbox 360. Com uma história fantástica que tão cedo será esquecida pelos fãs da série e por aqueles que gostam de grandes aventuras. Fable 3 é sem dúvida uma excelente opção de compra e uma boa razão para se ter um Xbox 360.

Nota TechTudo

NOTA tt
8.0
Gráficos
7
Jogabilidade
7
Diversão
7
Som
9

Prós

  • - Enredo interessante.
  • - Sistema de menus simplificado.
  • - Dublagem dos personagens bem produzida.
  • - Gráficos bem trabalhados.

Contras

  • - Motor de jogo antigo e de pouco qualidade.
  • - Mini-Jogos repetitivos.
  • - Pequenos bugs e erros de física.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares