Jogos de ação

NOTA tt
10

Review Far Cry 3

Far Cry 3 foi o último grande título a chegar ao mercado em 2012. Talvez por iso, poucos achavam que o FPS da Ubisoft iria chamar tanto a atenção, principalmente pelo grande fiasco que foi o game anterior.

Diego Borges
por
em

Far Cry 3 foi o último grande título a chegar ao mercado em 2012. Talvez por isso, poucos apostavam que o FPS (First Person Shooter) da Ubisoft iria chamar tanto a atenção, principalmente pelo grande fiasco que foi o game anterior. Entretanto, o jogo surpreendeu a todos e se tornou um dos melhores lançados este ano.

Far Cry 3 (Foto: Divulgação)Far Cry 3 (Foto: Divulgação)

Um pesadelo tropical

O primeiro game da franquia revolucionou os FPS por apresentar um cenário colorido e belíssimo, além de equilibrar a linearidade exigida pelo gênero com ações fora do roteiro principal. Com isso, você deveria completar uma determinada missão, mas nada que impedisse o jogador de sair pela ilha atrás de armas e itens antes do objetivo. Outro ponto inovador era a variedade de veículos que o jogador poderia controlar. Se carros e lanchas já não eram tão comuns emno gênero de jogos de tiro em primeira pessoa, o que dizer de jet skis e asas-delta?

Dessa forma, Far Cry abocanhou diversos prêmios e criou uma enorme expectativa diante de sua sequência. Só que, para infelicidade de todos, o título seguinte não alcançou metade do sucesso de seu antecessor. A ideia de levar a franquia para uma selva africana não colou e acabou carregando a série para o fundo do poço. O sentimento foi tão frustrante que poucos eram os jogadores que esperavam ansiosamente por Far Cry 3. Para a grande maioria, seria mais um FPS daqueles que encalha na prateleira com o tempo.

Entretanto o terceiro capítulo da franquia chegou sorrateiro e rapidamente tornou-se um sucesso de críticas. Ao invés de inovações do primeiro título, a Ubisoft soube aproveitar o que há de melhor no mercado e colocou de uma forma brilhante junto com o elemento mais marcante do primeiro jogo: o paraíso tropical. Sendo assim, quem não conheceu Far Cry na época em que foi lançado, pôde sentir o mesmo que os gamers mais antigos vivenciaram em seu primeiro contato com o jogo.

Far Cry 3 (Foto: Joystiq) (Foto: Far Cry 3 (Foto: Joystiq))Far Cry 3 (Foto: Divulgação)

Os personagens que dão graça ao jogo

A capa de Far Cry 3 traz o vilão Vaas com uma arma na mão. Com isso, os desavisados podem achar que o personagem é o protagonista do jogo, mas ele não é. Jason é o herói da aventura que, durante suas férias com amigos em uma ilha paradisíaca, acabam sendo sequestrados por piratas insanos que controlam o local. A partir daí que o show do vilão começa.

Logo nas primeiras cenas é possível notar a insanidade de Vaas que lembra bastante outros vilões pirados, como o Coringa. Sempre em tom ameaçador, o personagem consegue criar uma sensação de medo e ao mesmo tempo admiração no jogador. Essa admiração fica por conta de como a interpretação do vilão rende elogios e mexe com quem está do outro lado da tela. As atitudes cruéis e os diálogos marcantes dão o tom, e acredite: você não irá esquecer frases como: "você sabe o que é insanidade?"

Outros personagens também dão um tempero a mais no enredo, como um médico e seus alucinógenos curandeiros, ou uma feiticeira sensual que encanta os jogadores. Mas não esquecemos de Jason, que controlado por você, precisa descobrir o herói dentro de si além de lutar para sobreviver e salvar seus amigos capturados pelos piratas.

O que deixa um pouco a desejar é o modo imprevisível que ele se desenrola. Tirando umas traições e algumas atitudes surpreendentes de Vaas, a história não apresenta nada fora do comum, ou seja, nada que antes de começar uma missão você já imagine o desenrolar do capítulo.

Ubisoft lançará pacote de gráficos de FarCry 3 para Minecraft (Foto: Divulgação) (Foto: Ubisoft lançará pacote de gráficos de FarCry 3 para Minecraft (Foto: Divulgação))Vaas com a cabeça do personagem de Minecraft (Foto: Divulgação)

Uma campanha variada, missões secundárias e história cooperativa

A campanha principal de Far Cry 3 coloca o jogador perante a uma gigantesca ilha paradisíaca livre para a exploração. Ao longo das horas e horas de jogo você se depara com os mais variados objetivos. Alguns exigem discrição, no melhor estilo stealth, enquanto outros exigem dedo pesado no gatilho para eliminar todos os inimigos pela frente. Essa variedade elimina qualquer sensação de mesmice no jogo e torna um atrativo descobrir qual é e como será realizada sua próxima missão.

Os objetivos principais podem ser deixados de lado para outras missões secundárias que, curiosamente, acabam se tornando o grande atrativo do jogo. A variedade de opções agrada bastante e prolonga o jogo em dezenas de horas. Confira algumas delas:

Far Cry 3 (Foto: Divulgação) (Foto: Far Cry 3 (Foto: Divulgação))Far Cry 3 (Foto: Divulgação)

- Caçando para evoluir:  No mapa, você pode visualizar áreas em que determinadas espécies animais se encontram. Por exemplo, o símbolo de um lobo indica que ali se concentra algumas alcateias. A abater um animal, é possível arrancar-lhe a pele e evoluir seus equipamentos. A medida com que eles são melhorados, é exigida a pele de animais mais fortes e raros, ocupando tempo e energia para a caça.

- Trabalhos de fotógrafo: Munido de uma câmera digital, Jason precisa fotografar momentos inusitados, desde ataques de uma fera a seus inimigos, como procurar pessoas mortas em emboscadas.

- Torres de transmissão: O objetivo é recuperar a torre de transmissão de uma determinada localidade, mas além disso você libera automaticamente o mapa completo da região. O objetivo é similar ao que ocorre em Assassin's Creed, em que você precisa alcançar um ponto de visão para liberar a região.

- Corrida com medicamentos: Nelas você precisa correr com um veículo para levar os medicamentos para seus aliados, tudo dentro de um tempo determinado. Algumas missões são fáceis bastando apenas seguir a trilha. Já outras exigem sua perícia para conduzir o veículo em meio a mata fechada e muitas subidas e descidas.

O jogo também conta com uma campanha cooperativa totalmente diferente da principal. Nela você pode escolhe entre quatro personagens, cada um com sua particularidade. O intuito é sobreviver a piratas que invadem o seu navio após ter sido negociado por seu capitão. Vale ressaltar que não há uma possibilidade de jogar este modo sozinho, apenas com outros jogadores, seja em multiplayer online ou offline local.

Personagens da campanha cooperativa de Far Cry 3 (Foto: Divulgação)Personagens da campanha cooperativa de Far Cry 3 (Foto: Divulgação)

Multiplayer "demoradamente divertido" com editor de mapas

Far Cry 3 conta com os principais modos de jogos online. Além das tradicionais batalhas Mata-Mata em Equipes, há também o modo Transmissão, onde você deve religar transmissores em uma mecânica similar ao "pegue a bandeira". A inovação se chama Tempestade de fogo onde o jogador deve incendiar os depósitos de suprimentos inimigos para começar uma tempestade de fogo e capturar o rádio inimigo.

A grande diferença em relação aos outros FPS é que o jogo mantém o seu mapa aberto e gigantesco, sendo assim, não estranhe se as partidas demoram para terminar e acabam com poucas mortes. Por mais que pareça ruim, isso se transforma em uma diversão a mais, afinal, é possível armar emboscadas e até mesmo se preparar para invasões inimigas no melhor estilo: tower defense.

Para completar, ao fim de cada rodada surge uma animação com aquele que fez mais pontos na equipe vencedora e o pior colocado na equipe perdedora. O grande vencedor pode realizar uma espécie de execução em seu adversário, que varia das formas mais cruéis já imaginadas. Violência desnecessária, mas que não deixa de ser uma zoação a mais.

E se não bastasse, Far Cry 3 também conta com um incrível editor de mapas. Com ele, você pode construir sua própria ilha com o cenário que desejar. Com muita paciência, é possível criar lugares incríveis com trilhas, cavernas, desfiladeiros e outros atrativos.

Editor de mapas de Far Cry 3 (Foto: Reprodução)Editor de mapas de Far Cry 3 (Foto: Reprodução)

Sistema de habilidades auxilia na mira e nos combates

Embora pareça simples, o sistema de mira e combate de Far Cry 3 carrega elementos desafiadores e ao mesmo tempo bem divertidos. No começo não dá para perceber o quanto ele se diferencia, mas evoluindo no jogo, é notável que as habilidades conquistadas são fundamentais para lhe tornar um exímio atirador. Além de algumas concederem maior precisão na mira, evoluir o tempo de recarga também é essencial para missões que exigem rapidez no gatilho, portanto pense bem antes de optar por uma habilidade não tão útil.sLei

Já movimentar-se por toda os cenários de Far Cry poderia ser um passatempo cansativo, mas não é. A ambientação ajuda muito nessa tarefa, já que admirar e descobrir regiões novas é uma tarefa agradável e desafiadora. E por mais cansativo que pareça, você irá optar por percorrer tudo a pé, pois a cada metro uma novidade te espera, seja um baú, uma planta, um animal ou qualquer outro tipo de coisa escondida.

E se mesmo assim a preguiça falar mais alto, não faltam opções de locomoções, já que veículos ficam espalhados por toda a ilha para facilitar seu deslocamento por terra, água e mar. Controlá-los é prático e simples, assim como sempre foi durante a franquia. Lembre-se que é um jogo FPS e não um simulador de corrida, sendo assim, perder o controle e despencar de um precipício é uma consequência rotineira, acostume-se!

Graças as habilidade citadas acima, é possível nadar e caminhar cada vez mais ágil, mesmo que Jason esteja com a forma física em dia, já que é possível correr por metade da ilha sem se cansar. E se não bastasse, o "protagonista-atleta" também é um excelente alpinista e consegue escalar penhascos através de trepadeiras e outro tipo de corda ou cipó. Também é possível subir em algumas elevações, como telhados e rochas maiores dando um impulso seguido de um pulinho.

Far Cry 3 (Foto: Divulgação)Far Cry 3 (Foto: Divulgação)

Visual espetacular com direito a mudanças climáticas

Far Cry é um dos poucos jogos que conseguem manter um visual único. No título anterior, as ilhas paradisíacas foram trocadas por uma selva africana não tão bonita para nossos olhos - o que muitos consideram o grande ponto negativo do jogo. Já o novo título traz de volta aquele cenário inconfundível ao ponto do jogador se pegar admirando o horizonte como se estivesse de férias em um paraíso tropical.

E graças ao gigantesco mapa, além de apenas admirar, você tem a possibilidade de alcançar qualquer ponto da ilha, portanto, sabe aquela montanha lá no fundo que aparenta ser inalcançável? Saiba que é possível chegar até ela. Basta ter paciência e muita força de vontade. A recompensa é que você pode encontrar algum item ou animal raro.

A mesma roupagem de seus inimigos - os piratas - talvez seja o único deslize visual, já que fisicamente eles se diferenciam bastante uns dos outros. As expressões faciais também são dignas, basta observar a abordagem de Vaas como grande exemplo. As mudanças climáticas também são realistas demais, seja visualmente como fisicamente, já que tudo fica bem escuro a noite ou durante as fortes chuvas.

Os cenários de Far Cry 3 são encantadores (Foto: Divulgação)Os cenários de Far Cry 3 são encantadores (Foto: Divulgação)

Conclusão

Far Cry 3 chegou mostrando que para ser um bom título não é preciso uma pesada campanha de marketing. Esquecido por muitos, o jogo foi considerado o último lançamento do ano e sem a metade dos olhares atentos que jogos como Assassin's Creed 3 e Black Ops 2 atraíram. Entretanto, com o jogo rolando, mostrou uma fórmula mágica que une diversão, boa jogabilidade e visual encantador, em um enredo que pode ser simples, mas que prende o jogador do início ao fim. Grande candidato a jogo do ano!

Nota TechTudo

NOTA tt
10
Gráficos
10
Jogabilidade
9
Diversão
10
Som
10

Prós

  • - Cenários incríveis
  • - Mapa gigantesco
  • - Personagens marcantes
  • - Campanha cooperativa

Contras

  • - Bugs no multiplayer
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Roberto
    2012-12-18T18:45:35

    esse jogo é fantastico o single dele é perfeito até de asadelta da pra andar e o multiplayer é otimo tmb mapas bem grandes , até mergulhar é possivel no multiplayer

  • Cezar Espinola
    2013-01-21T11:03:09  

    Muito bom!

    recentes

    populares

    • Cezar Espinola
      2013-01-21T11:03:09  

      e = mc2

    recentes

    populares

    • Cezar Espinola
      2013-01-21T11:03:09  

      Habemus

  • Charles Luz
    2012-12-18T15:59:18

    O bom é que eu jogo tudo de graça, obg Rogero.

  • Rick Andrade
    2012-12-18T15:26:30

    Sensacional.... joguei, completei todas missões mas ainda jogo aqui só pra caçar mesmo... hehe

  • Gabriel Almeida
    2012-12-18T15:13:42  

    Comprei ele, to jogando na minha GTS 250 e tá um tesão, imagina quando eu pegar minha GTX 670 essa semana e detonar em DX11 *-*

    recentes

    populares

    • Gabriel Almeida
      2012-12-18T15:13:42  

      olá Gabriel, tenho uma gts 250 também e to tendo problemas com ela, n sei se é minha configuração ou minha fonte, qual configuração vc usa, a a fonte, quantos wats?

  • Ricardo Brito
    2012-12-18T19:29:26

    Já zerei o 1,2,e 3 todos valem a pena jogar jogo "fodastico"

  • Ilo Cavalcante
    2012-12-18T17:38:55

    acustume-me?malditos estagiarios...

  • Elias Hermenegildo
    2012-12-18T16:09:51  

    é um jogo muito bom. mas nota 10 é ridiculo, dao 8 no Battlefield 3, e 10 no FC3? Esses caras nao entendem nada..

    recentes

    populares

    • Elias Hermenegildo
      2012-12-18T16:09:51  

      amigo me desculpe, mais far cry 3 e muito melhor que bf3, o BF3 e muito bom no multiplayer, mais no single e muuuuuuuuuito fraquinho, da pra zera o jogo em 2 hs, o far cry 3 ja to a umas 18 hs jogando e nao zerei ainda, sem falar de graficos, o bf 3 tem otimos graficos, mais far cry e muito melhor de graficos, o mapa e gigantesco, muito mais inteligencia artificial, nota 10 mesmo.

  • Lucas Andrade
    2013-05-10T22:09:09

    Apesar de ser considerado o melhor game do ano,não chegou nem a competir na VGA,sacanagem

  • Maria Delfino
    2013-01-29T14:47:00

    Estou jogando e não consigo parar! Jogo incrível! Eu Recomendo!!!

  • Patricio Pereira
    2013-01-24T14:34:07

    melhor lançamento ao lado de Hitman: Absolution!

  • Gabriel Silva
    2012-12-19T09:54:32

    mini jogos de facas ou jogar poker quando entediado, caçar ou ajudar a galera a nao morrer para os crocs é mt legal

  • Elker Carmo
    2012-12-19T08:28:29

    JOGAÇO

  • Julio Ribeiro
    2013-01-17T10:52:33

    Alguém sabe como funciona o multiplayer offline do xbox 360? Só tem a opção "versus" ou tem "co-op" também?

  • Marcelo Pires
    2013-01-02T15:41:11

    O melhor lançamento do ano ao lado de assassin's creed 3 ,a Ubsoft esta de parabens.

  • Andre Ramos
    2012-12-20T11:08:40

    A nível de console realmente é bom, mas nota 10??? Discutir isso é como discutir sobre samsung e mac. Cada um tem sua preferência. Pra quem costuma jogar ArmA 2 no PC sabe o que é realmente jogabilidade e AI inteligente. Apenas minha opinião. Pra mim nota 7 no máximo para o FC3, e nota 5 para BF e COD.

  • Caio Teixeira
    2012-12-19T10:34:51

    Esse jogo merece 10 mesmo.... melhor jogo que já joguei até hoje.... dá de MIL no BO2.....Ubisoft está de parabéns.....

  • Jean Felipe
    2012-12-19T07:57:34

    É o jogo que mais roda no meu play3 no momento.... infelizmente, acho que não tem como ele ganhar o GOTY pois chegou tarde nas lojas e não entrou para lista de concorrentes!

  • Luiz Messias
    2012-12-19T04:36:02

    Tenho quase 70 jogos de PS3 e o Far Cry3 é um dos melhores!!! coloca no bolso COD-BO2!!! vale muito a pena comprar!! ainda vou demorar a terminar!! quero fazer todas as fazer existentes!!! depois do Far Cry3 vou jogar Hitman que parece ser um excelente jogo!!!

  • Alisson Gomes
    2012-12-19T03:04:56

    Far Cry 3 é boma té demais....mas dizer q Far Cry 2 levou a franquia ao fundo do poço,só pode ser PIADA.O far cry 2 é muito bom,um pouco repetitivo,mas ainda sim é um jogaço,e graaças a ele q ´far cry 3 tera essa ilha enorme.O 3 nada mais é do q uma mistura da ilha linda com uma historia envolvente do 1 e o mundo aberto e cheio de surpresas,melhorias de armas do 3.....

  • Bruno
    2012-12-19T01:14:51

    estou jogando e eh relamente demais ese jogo...Estou com Assassins Creed e Blackops 2 instalados tb, mas depois q coloquei o Farcry, todas as minhas atencoes sao pra ele... o CoD eh MUITO fraco e o Assassins Creed ta demorando a empolgar, entao sobrou esse q eh DEMAIS! muito bonito e divertido,,,

  • Franco
    2012-12-18T22:25:48

    Finalmente uma noticia razoavelmente boa aqui no techtudo... Far Cry 3 ta realmente muito bom, tanto em gráficos, jogabilidade, campanha, história e etc... se pudesse participar a GOTY esse ano, levaria fácil... levaria também em outras categorias como melhor personagem e etc! Vale muito a pena o valor do jogo, levando em consideração o gigante singleplayer, o bom multiplayer, e também, o bom co-op!

  • Vagner Souza
    2012-12-18T20:48:17

    mais um jogo para distrair até chegar ao maior jogo de todos os tempos...... GTA 5

  • Matheus Guerra
    2012-12-18T23:15:02  

    O jogo é muito bom, em termos de gameplay. O sistema de stealth é excelente, o gameplay é muito bom, mas eu encontrei inúmeros bugs no single e no multiplayer e a taxa de framerate é muito instável. Dentro de lojas e/ou lugares fechados o jogo é uma maravilha, mas na selva ou perto de uma base ele começa a ficar instável. Me deixa a impressão que é um port de consoles muito mal feito. Mas fora a isso o jogo é muito bom. Xbox 360 10/10 PC 8/10

    recentes

    populares

    • Matheus Guerra
      2012-12-18T23:15:02  

      Troca sua carroça e você vai ter que dar uma nota 15/10 já que deu 10 pro xisboca de 20 anos.

  • Danilo Silva
    2012-12-18T19:20:10  

    melhor do ano, não tem outro.

    recentes

    populares

    • Danilo Silva
      2012-12-18T19:20:10  

      Não joguei muito dele (umas 2~3horas), mas pra mim ta passando longe de se comparar com Mass Effect 3 ou Hitman Absolution. Claro, opniao varia =)