NOTA tt
9.0

Review Fifa 13

O jogo de futebol mais vendido do planeta finalmente chega em sua nova versão. Fifa 13 inova de uma forma tímida, mas que ainda agrada aos fãs da franquia e adeptos ao gênero. Confira o review completo do jogo:

Diego Borges
por
em

Confira as novidades de Fifa 13, a nova edição do jogo de futebol mais vendido do planeta. Este review do Fifa 13 mostra que o game, apesar de não ter mudanças consideráveis, continua agradando aos fãs da franquia e adeptos do gênero.

Atualização automática de clubes é a grande atração

Mais de 2 milhões de downloads na demo de FIFA 13 (Foto: Divulgação) (Foto: Mais de 2 milhões de downloads na demo de FIFA 13 (Foto: Divulgação))Review do Fifa 13 (Foto: Divulgação)

Desde que os primeiros anúncios surgiram, os fãs perceberam que Fifa 13 não traria mudanças consideráveis na franquia, como a "revolução defensiva" que a EA causou ao eliminar um comando automático para tomar a bola de seu adversário. Dessa vez as mudanças foram mais para lapidar alguns pontos que ainda não estavam funcionando bem.

E a primeira grande delas acontece logo no menu principal do jogo. Se você já possui uma conta na EA Online, seu nível é automaticamente carregado junto com outras informações - como o seu clube preferido. Isso é fundamental para você que procura desafios online, pois de acordo com este nivelamento automático de Fifa, você não precisará enfrentar meros novatos, mas sim jogadores do seu mesmo nível.

Só que o grande atrativo mesmo fica por conta das atualizações automáticas. Dessa forma, é possível acompanhar o desempenho de cada time do campeonato rodada a rodada. E se você acha que esse é um privilégio apenas dos times europeus, surpreenda-se, pois a EA também fez questão de atualizar os clubes nacionais. A imagem abaixo mostra uma comparação entre a escalação do Fluminense em Fifa 13 esta semana, e a escalação do time que jogou a última rodada contra o Náutico.

Comparação entre a escalação do Fluminense em Fifa 13 esta semana e a escalação do último jogo do clube no Campeonato Brasileiro (Foto: TechTudo)Comparação entre a escalação do Fluminense em Fifa 13 esta semana e a escalação do último jogo do clube no Campeonato Brasileiro (Foto: TechTudo)

E se o seu time preferido não estiver muito bem no campeonato, ou o rendimento dentro de campo não estiver fazendo jus ao elenco, não se incomode, pois você pode desabilitar a qualquer momento essas atualizações automáticas. Com isso, o elenco original de seu clube será privilegiado, independentemente de algum craque estar lesionado ou suspenso.

Você também conta com diversos modos de jogo que utilizam estes dados atualizados, entre eles o Live Fixture. Nele você escolhe entre umas das próximas quatro partidas de um determinado clube na temporada. Já o modo Game of the Week permite que você jogue aquela que é considerada a partida da semana. Em nossos testes, Liverpool e Manchester eram os clubes que estrelavam o clássico.

Por último, o jogador também conta com a opção View Form. Nela é possível verificar as estatísticas dos principais clubes na rodada e o quanto os setores evoluíram ou regrediram em relação aos atributos de seus elencos.

Na opção View Form você pode conferir quais os clubes que evoluíram na rodada (Foto: Reprodução TechTudo)Na opção View Form você pode conferir quais os clubes que evoluíram na rodada (Foto: Reprodução TechTudo)

As pequenas e agradáveis mudanças na jogabilidade

Aqueles que tiveram a oportunidade de conferir a versão demo de Fifa 13 não terão um produto muito diferente do que foi apresentado em relação à jogabilidade. A EA manteve uma postura de "não mexer em time que está ganhando", o que de certa forma agradou a todos, afinal, se esta jogabilidade rende elogios, é porque um longo trabalho de mudanças foi aplicado nos últimos cinco títulos.

Diante desta estabilidade em termos de críticas, tanto pela mídia especializada, quanto pelos jogadores, em Fifa 13 o momento foi de aparar as arestas e melhorar um pedido quase unânime entre sua comunidade: a inteligência artificial dos jogadores. Sendo assim, seu pedido foi uma ordem e o jogo carrega como a grande novidade atacantes que respeitam a linha de impedimento e zagueiros que não se deixam levar pelo primeiro drible.

Só que mesclar esses dois lados da moeda não é nada fácil, pois não há como mexer em uma parte sem alterar a outra. Com isso, quem levou vantagem foram os atacantes, que além de diminuirem as incidencias em relação a posição de impedimento, conseguem executar os dribles de uma forma mais suave e não atabalhoada, como em Fifa 12.

Fifa 13 conta com um sistema de dribles mais eficiente (Foto: Reprodução TechTudo)Fifa 13 conta com um sistema de dribles mais eficiente (Foto: Reprodução TechTudo)

Mas também é preciso dizer que um outro fator colabora com isso: o domínio de bola mais real. Sim, nada de passes milimétricos em jardas de distância, agora o que prevalece é a habilidade de seus jogador e a maneira como a bola chega em seus pés. Como a versão demo de Fifa 13 conta apenas com clubes que possuem um elenco repleto de craques, agora na versão completa, com times mais modestos, é mais fácil notar o quanto eles brigam com uma bola cruzada ou um passe mais forte.

Esse novo sistema também interefere e muito nas finalizações. Sabe aquele laçamento que deixa o atacante cara a cara com o goleiro? Não há mais como dizer que resultará em gol. Pois um simples quique a mais na bola pode fazer com que ela seja lançada na torcida ou que não tenha metade da força exercida pelo finalizador. E nesse momento a física também mostra-se mais apurada, seja naquela bola desviada no meio do caminho, ou em uma rebatida atabalhoada do goleiro após um chute a queima roupa.

A verdade é que apenas aqueles que nunca se adaptaram a jogabilidade única de Fifa 13 contestarão os mesmo problemas de sempre. Afinal, ainda nos deparamos com goleiros que entregam o ouro, zagueiros que não tem um passe apurado e laterais que não sabem cruzar. Mas se no próprio futebol isso é comum e faz parte, porque em um jogo, cuja busca pelo realismo é a maior exigência de seus jogadores, iria retirar todos esses elementos?

Sistema de marcação também evoluiu em Fifa 13 (Foto: Reprodução TechTudo)Sistema de marcação também evoluiu em Fifa 13 (Foto: Reprodução TechTudo)

Gráficos melhoram, mas não o suficiente

Se a EA acertou em evitar grandes mudanças na sua jogabilidade, ela comete um erro em manter praticamente os mesmos gráficos de Fifa 12. Na hora que a bola rola, fica difícil distinguir qual versão está sendo executada. Apenas com uma análise mais crítica conseguimos distinguir as mudanças.

A maior delas refere-se ao sistema de sombra e luz durante as partidas. Os horários das partidas variam de meio-dia até as 10 horas da noite, e o posicionamento do sol ou a força dos refletores trazem um realismo a mais durante as partidas. Reclamações em relação à sombra? Lembre-se que o intuito é ser o mais real possível! Portanto, se em uma partida real isso incomoda, nada mais justo que levar esse incômodo para as quatro linhas virtuais.

Variação de horários e iluminações em Fifa 13 (Foto: Reprodução TechTudo)Variação de horários e iluminações em Fifa 13 (Foto: Reprodução TechTudo)

Outro momento em que é possível notar melhorias são nas aproximações da câmera. As reações dos jogadores ao perder um gol ou cometer uma falta não são convincentes como na vida real, mas a tentativa diverte. E o modo em primeira pessoa não tem tantas quedas de frames quanto na versão anterior.

Já a torcida... mais artificial que isso é impossível! Independente do resultado, a movimentação no melhor estilo "boneco do posto" continua presente em Fifa 13. Na hora de cobrar um pênalti, nos impressionamos sobre o quanto esse detalhe passa batido em cada versão. Será que a EA não consegue perceber o quanto isso é estranho?

E para completar, é preciso citar a falta de capricho com os atletas menos conhecidos. Enquanto Tevez e Ribéry possuem até suas cicatrizes detalhadas, alguns jogadores nacionais passam longe da semelhança com os atletas de verdade. Óbvio que ninguém quer o penteado de Fábio Ferreira (Botafogo) reproduzido fielmente, mas pelo menos uma certa semelhança.

Fabio Ferreira perdeu seu famoso penteado em Fifa 13 (Foto: Reprodução TechTudo)Fabio Ferreira perdeu seu famoso penteado em Fifa 13 (Foto: Reprodução TechTudo)

Locução e comentários em português

A tão esperada locução de Tiago Leifert e os comentários de Caio Ribeiro caíram como uma luva para Fifa 13. Durante alguns anos, desde que Milton Leite deixou de ser o locutor brasileiro da franquia, os jogadores criaram uma enorme expectativa sobre quem iria embalar suas partidas.

Esse ano a EA voltou a pensar no público brasileiro e trouxe o apresentador do GloboEsporte, Tiago Leifert, para que junto com o comentarista Caio Ribeiro, pudessem levar um pouco mais de emoção e de piadinhas durante os jogos. E a parceria caiu como uma luva, pois a locução de Fifa 13 consegue ser descontraída o suficiente para agradar o jogador.

Porém, se o game contasse com uma narração mais séria, repleta de termos futebolísticos, com certeza os fãs menos assíduos por futebol achariam algo entediante. Mas da forma com que os locutores brincam com seu time e o jogador, é possível entrar no clima de descontração sem deixar de ficar atento aos toques dos especialistas.

Caio Ribeiro e Tiago Leifert nas gravações de FIFA 13 (Foto: Reprodução)Caio Ribeiro e Tiago Leifert nas gravações de FIFA 13 (Foto: Reprodução)

Times e torneios ainda sem licenças

Um dos grandes problemas que a franquia Fifa enfrenta nesses últimos anos é em relação ao licenciamento de clubes e torneios. Mesmo detentora dos direitores para a produção de games da Eurocopa e a Copa do Mundo, a EA prefere mantê-los em um jogo ou DLC à parte. Sendo assim, a única forma de disputar uma Copa do Mundo é criando um torneio e selecionando as principais seleções. Nada de eliminatórias ou coisa parecida.

Entretanto quem sofre mais com essa ausência de direitos são os jogadores aqui do Brasil. Metade dos clubes da série A do campeonato brasileiro não estão licenciados. Com isso, clubes de tradição como Palmeiras, Internacional e Vasco da Gama sequer tem seus nomes originais no game. Confira abaixo a tabela com a quantidade de times e o vídeo com os clubes nacionais e seus respectivos uniformes:

Liga Divisões Quantidade de clubes
Alemanha 2 36
Arábia-Saudita 1 14
Austrália 1 10
Austria 1 10
Bélgica 1 13
Brasil 1 20
Coréia do Sul 1 16
Dinamarca 1 12
Escócia 1 12
Espanha 2 42
Estados Unidos 1 19
França 2 40
Holanda 1 18
Inglaterra 4 92
Irlanda 1 11
Itália 2 40
México 1 18
Noruega 1 16
Polônia 1 16
Portugal 1 16
Resto do Mundo 1 13
Rússia 1 16
Suécia 1 16
Suíca 1 10
Seleções - 46

Modo Ultimate Team mais simplificado

Um dos modos mais divertidos e diferenciados de Fifa Soccer é o Ultimate Team. Ele simula uma espécie de jogo de cards com futebol, em que ao invés de um time, o jogador possui um deck. E no seu baralho você não conta apenas com cartas de jogadores, mas sim com habilidades que evoluem seus atletas, técnicos que intensificam os treinamentos, uniformes que podem ser utilizados nas suas partidas, e até mesmo contratos que rendem uma bonificação caso os objetivos propostos sejam concluídos.

Em Fifa 13, o modo conta com um detalhado tutorial. Ideal para iniciantes ou para aqueles que ainda não entenderam como funciona. Os torneios continuam sendo a melhor opção para fazer dinheiro e adquirir cartas raras. E os menus estão mais objetivos e detalham bem as opções, como a administração de suas cartas e a compra de mais Fifa Points para adquirir novos decks.

Também é possível comprar e vender uma determinada carta pelo preço que você desejar, o que recentemente acabou gerando um grande problema para a EA. Isso porque recentemente um bug distribuía jogadores acima da média. E depois de averiguar o problema, a empresa optou por banir os jogadores que tiraram vantagem dessa falha vendendo jogadores por quantias altíssimas.

Modo Ultimate Team conta com menus mais simples e objetivos (Foto: Reprodução TechTudo)Modo Ultimate Team conta com menus mais simples e objetivos (Foto: Reprodução TechTudo)

Controle uma seleção e trace sua índole no Modo Carreira

Outros modos que ficaram bastante populares ao longo do crescimento da franquia foram o Manager e o Carrer. O primeiro faz com que você seja técnico e dirigente de seu clube, precisando se preocupar com as finanças do time, contratações e outras burocracias, além de cuidar do rendimento de sua equipe, treinamentos, etc.

Em Fifa 13 a grande novidade fica por conta da possibilidade de você dirigir uma seleção. Com isso, você poderá convocar atletas do respectivo país, além de marcar amistosos contra outras equipes, como uma espécie de preparação para uma competição mais importante. Também foi possível notar um fluxo maior de transferências, sejam elas em prol da equipe ou de jogadores insatisfeitos com o seu clube.

Já o modo Be a Pro - ou Player Carrer - conta com mudanças mais modestas. Agora o seu jogador pode pedir a rescisão do contrato caso esteja insatisfeito com o clube. Também é possível escolher os seus obejtivos, com isso você pode criar um perfil para seu jogador em relação ao clube. Por exemplo, caso seus objetivos sejam quase sempre marcar um determinado número de gols, você se tornará o goleador e o jogador mais procurado pelos companheiros.

FIFA 13 (Foto: Divulgação) (Foto: FIFA 13 (Foto: Divulgação))FIFA 13: review mostra controle de seleção e modo carreira  (Foto: Divulgação)

Modo Seasons te leva ao Campeonato Mundial de Fifa

As partidas online continuam sendo um dos principais atrativos da franquia. E em Fifa 13 elas podem levar você aonde sempre sonhou: o Fifa Interactive World Cup, que é a tradicional Copa do Mundo de Fifa. Para concorrer a uma vaga, você deve manter-se em um bom posicionamento no ranking.

Você pode acompanhar o seu rendimento pelo próprio modo, que conta com estatísticas do seu progresso, seu histórico de jogos, entre outros dados. Lá você também acompanha o calendário de torneios e outras competições online.

Finais da Fifa Interactive Cup (Foto: Divulgação)Finais da Fifa Interactive Cup (Foto: Divulgação)

Treinamentos divertem o pré-partida

Se o sistema de loading de Fifa já rendia elogios até do produtor de seu rival, PES, agora então você tem mais motivos para demorar um pouquinho antes de começar a partida. Isso porque nestes momentos você não conta apenas com um sistema de finalização ao gol, mas sim diversos treinamentos que mais parecem brincadeiras. Confira a lista:

Nome Descrição
Groud Pass Direcione e acerte passes nos bonecos espalhados pelo campo
Lob Pass Faça lançamento na direção dos alvos ou latões posicionados no campo adversário
Dribbling Conduza a bola entre as balizas
Shooting Acerte os alvos posicionados bem próximos a trave
Advanced Shooting Acerte o alvo dentro do gol jogando a bola por cima da pilha de caixas
Crossing Vá até a linha de fundo e cruze em cima dos alvos espalhados pela área
Free Kicks Cobre faltas e acerte os alvos posicionados próximos a trave
Penalties Cobre pênaltis e acerte os alvos posicionados próximos a trav

Só que as aparências enganam, e por mais que esses desafios tenham um ar de passatempo, eles ajudam - e muito - os jogadores iniciantes a pegarem a prática com comandos essenciais de Fifa, como o chute direcionado e a condução da bola.

Vale lembrar que você não precisa jogá-los apenas antes das partidas. No menu principal, basta acessar a opção Skill Games e escolher o seu preferido. E caso ainda tenha alguma dúvida, a opção Interactive traz uma série de tutoriais. Desde comandos simples, a dribles mais complexos.

Treinamento de Fifa 13 (Foto: Reprodução TechTudo)Treinamento de Fifa 13 (Foto: Reprodução TechTudo)

Personalização limitada

Se na sua opinião, para resolver o problema de times com uniformes genéricos basta editá-los no modo de personalização, infelizmente você vai se decepcionar mais ainda. Os jogadores mais antigos da franquia já estão cansados de saber, mas não custa lembra: Fifa não permite a edição de escudos e uniformes de seus times.

O leque de opções é enorme e conta com a possibillidade de transferir jogadores de um clube pro outro sem precisar pagar qualquer rescisão de contrato ou lidar com burocracias, ou até mesmo dar uma de Mano Menezes e convocar a sua própria seleção. Entretanto, nada de alterar as cores ou o nome de clubes e seleções.

Com os jogadores a restrição persiste. Embora você possa alterar a sua ficha e mudar os atributos, você não pode, por exemplo, mudar as cores das trancinhas de Vágner Love no Flamengo. A nao ser que o jogador tenha sido criado do zero ou seja derivado do modo Carreira.

Paris St. Germain em Fifa 13 (Foto: Divulgação) (Foto: Paris St. Germain em Fifa 13 (Foto: Divulgação))Paris St. Germain em Fifa 13 (Foto: Divulgação)

Conclusão

Fifa 13 chega de maneira cautelosa sem querer mudar drasticamente um gênero em que rivaliza com PES no quesito: melhor jogo de futebol para consoles. Até o momento, as grandes alterações do passado, como sistema de defesa manual e controle dos goleiros, continuam sendo executadas de forma única. Coube a EA melhorar a inteligência de seus atletas virtuais e criar um sistema de domínio de bola mais real. Entretanto, manter a mesma postura para Fifa 14 seria muito arriscado, ainda mais quando seu rival faz justamente o oposto e investe em mudanças que poderão fazer diferença nessa briga tão acirrada.

Nota TechTudo

NOTA tt
9.0
Gráficos
8
Jogabilidade
9
Diversão
10
Som
9

Prós

  • - Domínio de bola mais real
  • - Atualização automática de times
  • - Variedade de modos de jogo
  • - Totalmente em português

Contras

  • - Gráficos sem muita alteração
  • - Lentidão para navegar no menu
  • - Falta de licenciamento
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Filipe Barboza
    2012-09-26T12:46:52

    parece o gráfico de super nitendo .pes 2013 gráficos excelentes

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Bruno Ramos
    2012-09-26T12:25:22

    1ª coisa que a mulambada vai fazer é desabilitar a função de atualização automática. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Paulo Castro
    2012-09-26T14:32:40

    MINHA OPINIÃO (não estou falando que a de ninguém está errada): -Fifa = Jogabilidade incrível,modo online incrível e gráfico horrível (parece the sims2) -Pes= Grafico e modo offline incríveis mais a jogabilidade é bem, mas bem ruim Eu, jogo fifa mas pelos detalhes acima fico sempre em duvida sobre qual comprar.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rodolfo Amorim
    2012-09-26T14:31:27

    Então a narração caiu como uma luva??? rsrs No mínimo suspeito. Achei o pior do jogo. Um equívoco tremendo da EA. Narrador é narrador, amigo!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Carlos Bressan
    2012-09-26T14:22:19   , respondido respondido 2013-10-30T10:18:47

    Futebol virtual é Pro Evolution Soccer, o resto é resto. FIFA não é dos piores, mas nunca será melhor que o PES, NUNCA. FIFA é ideal para aqueles que não sabem nem correr de calção e muito menos chutar uma bola, logo não tem noção nenhum de futebol.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Carlos Bressan
      2012-09-26T14:22:19   , respondido respondido 2013-10-30T10:18:47

      ahuehuahueauheahuehuaehuahueahuehuahuehuahuehuahueaea... Pô Carlão, não fala abobrinha meu amigo... eu jogo FIFA desde 1994... e nem por isso deixava de ir pra rua bater um foot descalço com a galera da rua!!! PES é fantasia... é pra quem é ruim de bola mesmo, do tipo que não sabe driblar... daí precisa pegar um jogo fácil como o PES pra driblar desde a sua defesa até entrar com bola e tudo no gol... coisa que eu nunca vi na vida real...

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Cleison Sarnaglia
    2012-09-26T14:18:19

    Olha FIFA 13 e muito bom,so nao gostei de uma coisa que quando voce joga disputando a WORLD CUP,voce pega um time mais inferior e a maquina vai procurar algum outro time para jogar com voce e te da um time de alta categoria,e ai fica difissil de ganhar,mais ainda e melhor que tau do PES.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Thiago Costa
    2012-09-26T11:40:06   , respondido respondido 2013-10-30T10:18:46

    Mil vezes o PES do que esse lixo ai...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Thiago Costa
      2012-09-26T11:40:06   , respondido respondido 2013-10-30T10:18:46

      SIM

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Vinicius Sanchez
    2012-09-26T11:39:57

    Tem gente q ainda fala em PES.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Carlos Neto
    2012-09-26T11:21:29   , respondido respondido 2013-10-30T10:18:46

    quero ver ganhar do meu time no ultimate

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Carlos Neto
      2012-09-26T11:21:29   , respondido respondido 2013-10-30T10:18:46

      ULTIMATE e pra Pato. Quero ver vc fica no TOP 100 do mundo. NG23BR

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Nilto Goncalves
    2012-09-26T11:43:00   , respondido respondido 2013-10-30T10:18:45

    Talvez se morasse ainda no Brasil ainda fosse fiel ao PES que na minha epoca ainda era Winning Eleven. Mas morando nos Estados Unidos e sendo que a maior diversao e jogar na net nao tem comparacao. A plataforma e estrutura que o FIFA tem nao compara ao PES. divisoes, temporadas, Ultimate Team, COPA DO MUNDO que vc pode classificar. Em fim, como um todo, FIFA e um jogo mais completo. Preferencia de jogabilidade e por costume. Jogo so FIFA desde 2003. Nao consigo curtir PES mais. Ja jogadores do PES, intendo porque seria tao estranho jogar FIFA. em fim, os dois tem coisas boas e ruim.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Nilto Goncalves
      2012-09-26T11:43:00   , respondido respondido 2013-10-30T10:18:45

      Engraçado isso ne,No Brasil o que mais é jogado e PES,Nos estados unidos e FIFA! os norte americanos manja mto de futebol ! uaahahhuahuahaua

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Nilto Goncalves
      2012-09-26T11:43:00   , respondido respondido 2013-10-30T10:18:45

      sim,pes é mt boum tb,mais fifa fika um pko na frente

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Fabio Morais
    2012-09-26T11:42:04   , respondido respondido 2013-10-30T10:18:45

    Pra mim esse jogo ficará perfeito só se a CPU parar com aquelas manipulaçoes de resultado, fazendo nosso time ficar ruim. Fifa 12 pecou nesse ponto.FDPS

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Fabio Morais
      2012-09-26T11:42:04   , respondido respondido 2013-10-30T10:18:45

      namoral , incrivel quando o time que esta na briga perde , vc tb tem que perde !

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • André Balleroni
    2012-09-26T11:35:43

    Beem, joguei o FIFA 12 e agora o 13, galera é deeemais, a jogabilidade é bacana, mais os graficos não são tudo isso, e OUTRA, todas as partes do corpo são iguais, isso deveria mudar neh EA, por isso e outras coisas que prefiro o PES 13, ainda mais com esse sistema ID Player, se pegar o neymar e o Cristiano Ronaldo, nossa deeemais !

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Vinicius Almeida
    2012-09-26T11:30:50   , respondido respondido 2013-10-30T10:18:44

    LIXOOOOOOOO.NENCA SERA MELHOR QUE O PES,PES É TRADIÇÃO!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Vinicius Almeida
      2012-09-26T11:30:50   , respondido respondido 2013-10-30T10:18:44

      PES = jogo de criança.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Vitor Ribeiro
    2012-09-26T11:42:37   , respondido respondido 2013-10-30T10:18:43

    VOU DE FIFA ESSE ANO DENOVO , APESAR DE NAO TER MTAS MUDANÇAS , MAIS VE VC ANALISAR , O FIFA 11 É MELHOR QUE O PES 13 , KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK !

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Vitor Ribeiro
      2012-09-26T11:42:37   , respondido respondido 2013-10-30T10:18:43

      pes é mt boum,fifa é um pko melhor,mais se tu gosta de futebol,joga os 2 igual eu

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Rogerio Nascimento
    2012-09-26T11:34:02

    Um jogo enjoativo , gráficos nota 4

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Thiago Rocha
    2012-09-26T11:58:40   , respondido respondido 2013-10-30T10:18:42

    Só o titulo da matéria já da pra ver o puxa saquismo por ter apresentadores da mesma emissora narrando o jogo. Com certeza rola uma grana EA sports ai porque é tanta matéria no minimo duvidosa sobre Fifa mas enfim nem vale a pena ficar discutindo isso até pq o que tem fanboy....

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Thiago Rocha
      2012-09-26T11:58:40   , respondido respondido 2013-10-30T10:18:42

      FALOW TUDO!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Arthur Freitas
    2012-09-26T11:56:58

    Sempre fui mais fã do PES, mas depois de baixar as demos do PES13 e FIFA13 na PSN fiquei mto impressionado com o FIFA na qualidade dos gráficos e na minha opinião está muito a frente do PES se fosse escolher qual dos dois comprar com ctz seria o FIFA13 desta vez.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Tiago Belmont
    2012-09-26T11:50:06

    FIFA = LIXO PES é mil vezes melhor

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Ernandes Soares
    2012-09-26T12:17:32

    Esse uniforme do PSG aí é o clássico, tem o Home Away e Third usados de verdade, deram a entender que ele não é licenciado.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Merkleison Endrel
    2012-09-26T12:17:39

    "Fifa 13 inova timidamente, mas o suficiente para se manter no topo" não acredito que o Fifa 13 esta melhor que Pes 2013, esse titulo dado a essa matéria esta equivocado o certo seria: "Fifa 13 inova timidamente, mas será o suficiente para ficar no topo"?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Danilo
    2012-09-26T12:15:11   , respondido respondido 2013-10-30T10:18:40

    Só com torcedores do Palmeiras a EA perdeu 15 milhões potenciais compradores do FIFA 13. Parabéns, ótima estratégia de mkt e vendas.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Danilo
      2012-09-26T12:15:11   , respondido respondido 2013-10-30T10:18:40

      é complicado mesmo pois em 2013 o Palmeiras estará na série B, então o jogo ficaria desatualizado.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Thiago Damasceno
    2012-09-26T12:07:23

    PES ETERNAMENTE SUPERIOR A FIFLOPA 2013.. Jamais jogaria esse futebol de bonecos de MASSA.. PES da de 1000000000000000 nisso ai :P

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Eduardo Silva
    2012-09-26T12:04:33   , respondido respondido 2013-10-30T10:18:39

    falta de licenciamento??? esse site ta de palhaçada né? olha quantas ligas e clubes tem no jogo. os jogadores sao mesmos de todos os times.. só muda que a camisa não é exatamente igual em todos os times (isso nao faz a minima diferença) o FIFA é excelente!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Eduardo Silva
      2012-09-26T12:04:33   , respondido respondido 2013-10-30T10:18:39

      A camisa, o logo, o nome, os nomes dos jogadores, o escudo, as faces, ou seja... muda TUDO e é um saco jogar com time não licenciado...

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Junior Penedo
    2012-09-26T12:35:15   , respondido respondido 2013-10-30T10:18:37

    prefiro PES =]

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Junior Penedo
      2012-09-26T12:35:15   , respondido respondido 2013-10-30T10:18:37

      Jogue PES então e não cause polêmica.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Aleci Nunes
    2012-09-26T12:41:45

    É esse aí que mostra dois jogadores comemora um gol se beijando na boca!? daqui uns dias, a molecada vai fazer o mesmo. Atenção senhores pais, olha o presente que voçês dão para o seus filhos!.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário