Jogos de luta

NOTA tt
8.0

Review Fight Night Champion

Hoje o TechTudo sobe no ringue e traz a análise completa de Fight Night Champion, o mais recente título da franquia desenvolvida pela EA e lançado para os consoles da atual geração. O jogo inova no gênero apresentando um interessante modo história, além de outras novidades, confira:

Diego Borges
por
em

Nome: Fight Night Champion
Gênero: Esporte / Luta
Distribuidora: Eletronic Arts
Plataformas: Xbox 360 / PS3

Fight Night Champion (Foto: Divulgação)Fight Night Champion (Foto: Divulgação)

Hoje o TechTudo sobe no ringue e traz a análise completa de Fight Night Champion, o mais recente título da franquia desenvolvida pela EA e lançado para os consoles da atual geração. O jogo inova no gênero apresentando um interessante modo história, além de outras novidades, confira:

Vida dura de lutador

É difícil encontrar um jogo da EA Sports com um enredo tão bem trabalhado quanto o de Fight Night Champion. Assim você inicia o jogo, já assume o papel de um lutador encarando seu primeiro desafio atrás das grades. Mesclando tutorial com um enredo digno de filme "hollywoodiano", a fórmula faz com que você se interesse pelo modo história, sem se dar conta de que essa versão do jogo conta com outros modos e com as principais lendas do boxe mundial.

Isso mesmo, Fight Night é conhecido por permitir a realização de lutas épicas que infelizmente nunca poderiam ser realizadas no boxe de verdade, com lutadores de épocas distintas, incluindo verdadeiras lendas do esporte como George Foreman e Lennox Lewis. Para os fãs do esporte é um delírio total, algo como colocar em um game de Formula 1, Ayrton Senna contra Juan Manuel Fangio.

Fight Night Champion (Foto: Divulgação)Fight Night Champion (Foto: Divulgação)

Variedade de modos

Fight Night Champion apresenta uma variedade de modos de jogo que prolongam sua vida útil. Além do modo história mencionado acima (Championship Mode), o game possui o Fight Now (luta de exibição) e Legacy Mode, que se baseia em um modo carreira no qual você deve criar seu lutador e acompanhar sua evolução desde as pequenas competições até os grandes eventos, em busca do cinturão da sua categoria. Isso tudo através de treinamentos e aperfeiçoamento de determinadas técnicas.

Ainda sobre a edição dos lutadores, uma característica da EA continua presente no jogo: a variedade de customização. Se não bastasse a gigantesca lista de opções para os atributos físicos, o game permite que você importe sua foto (ou a de qualquer outra pessoa) e transforme-a em um lutador de verdade. Na versão que avaliamos, para PS3, o game ainda permitia utilizar a PS Eye (webcam do conjunto PS Move) para importar suas imagens.

Continuando a falar sobre os modos, o jogo online é outro grande atrativo. É possível desafiar adversário via rede e até mesmo criar sua academia para compartilhar com seus amigos. Também é possível investir na carreira online de seu pugilista no modo World Championship e buscar melhores posições nas lutas rankeadas contra oponentes de todo o planeta.

Fight Night Champion (Foto: Divulgação)Fight Night Champion (Foto: Divulgação)

Desferindo socos

A jogabilidade de Fight Night Round 4 era sinônimo de controvérsias. Alguns elogiavam o sistema de socos que usava o botão analógico direito do joystick, enquanto outros achavam mais simples e eficiente o “apertar” dos tradicionais botões. A verdade é que Fight Night Champion oferece as duas possibilidades, visando agradar a gregos e troianos.

Outro ponto interessante desta nova versão é a eficiência para defender os golpes de seus adversários, que podem ser bloqueados com os braços juntos ao seu corpo, ou simplesmente se esquivando dos socos. Porém a segunda opção também necessita de esforço para realizar o movimento, ou seja, sua barra de stamina sofre com cada esquiva executada, porem é uma das maneiras mais eficientes de nocautear seu adversário, aplicando uma boa seqüência enquanto o mesmo estiver com a guarda baixa.

O que deixa um pouco a desejar é a movimentação dos lutadores no ringue. Independente da categoria, essa movimentação é bem lenta comparada ao esporte de verdade, em conseqüência disso, perdemos um certo tempo simplesmente para chegar ao adversário desnorteado que recuou de um ataque mais forte.

Fight Night Champion (Foto: Divulgação)Fight Night Champion (Foto: Divulgação)

O clinch (movimento do boxe em que o adversário agarra o outro para se recuperar e parar a luta) também não funciona de maneira correta, pois em muitas das vezes é preciso repetir o movimento até que você finalmente agarre seu adversário. O problema é que durante esse tempo gasto, sua guarda está aberta e seu adversário aproveita a oportunidade para um nocaute.

E para terminar, o nocaute também ocorre de forma bem artificial. Contra seus adversários, podem anotar, na maioria das vezes ele levanta no primeiro nocaute aproximadamente aos 4 segundos e dificilmente se levanta na segunda queda.

Para os acostumados com o boxe, as estratégias também funcionam, e em algumas das vezes são fundamentais para vencer uma luta. Por exemplo, alguns adversários começam partindo para cima como cães ferozes, e diante disso, a melhor arma é a paciência, pois essa seqüência de ataques acabará em um desgaste físico muito grande no final da luta, momento que pode ser aproveitado para levá-lo a lona.

Fight Night Champion (Foto: Divulgação)Fight Night Champion (Foto: Divulgação)

Excelente trabalho visual

Um espectador desavisado só não confundirá Fight Night Champion com uma luta de verdade sendo transmitida ao vivo, graças ao sistema de câmera que não é o mesmo utilizado nas transições dos eventos. Isso porque o jogo é simplesmente incrível na parte gráfica.

Além de cenários bem realistas, com direito a um público em êxtase em momentos altos da luta, os próprios lutadores são muito parecidos com os atletas do mundo real. Sim, George Foreman antes de vender “Grill” não tinha nenhuma barriga saliente e possuía exatamente aquele porte físico.

Os estragos causados pelos golpes também são fiéis as lutas de verdade. Hematomas e cortes no supercílio reviram o estômago dos mais fracos, de tão perfeitos. Até mesmo a expressão física do início da luta ao fim muda visivelmente com os lutadores fazendo caras e bocas no limite de sua resistência física.

Fight Night Champion (Foto: Divulgação)Fight Night Champion (Foto: Divulgação)

Soando o gongo

Se a parte visual de Fight Night Champion chama a atenção, a sonorização do game fica longe de ser coadjuvante. O som dos golpes sendo desferidos é perfeito, incluindo detalhes como uma luva se chocando contra o corpo de seu adversário. A empolgação da torcida também arrepia e coloca um elemento a mais no game.

O jogo poderia contar com uma trilha sonora mais empolgante, principalmente no período de treinamento, mas isso é algo superficial, nada que seja realmente obrigatório (não estamos falando de Eye of the Tiger).

Entre fortes e fracos

A dificuldade do game infelizmente deixa um pouco a desejar. Para aqueles que gostam de desafios, nada melhor do que encarar o modo mais difícil e (literalmente) lutar bastante almejando o cinturão de sua categoria, embora a tarefa seja quase impossível.

Mas para quem não gosta de esperar por quase 10 rounds para saber o resultado de uma luta, o jogo também pode ser bem frustrante. Dizemos isto pois em alguns momentos, o game é um tanto imprevisível, ou seja, por mais que seu adversário esteja sendo castigado, ele pode simplesmente aplicar uma boa seqüência e detonar com você, mesmo nos modos mais simples. Entretanto nada que seja muito diferente do boxe de verdade e seus imprevisíveis finais, o problema é justamente para quem gosta de ter a vida facilitada.

Fight Night Champion (Foto: Divulgação)Fight Night Champion (Foto: Divulgação)

Conclusão

Fight Night continua absoluto no gênero, graças ao brilhante trabalho da EA Sports. A inclusão de um modo história com um enredo envolvente que mescla missões e tutoriais deu certo e provavelmente servirá de molde para outros títulos da empresa. Destaque também para o nível altíssimo de realidade imposto no jogo, tanto pela qualidade gráfica quanto pela execução de seus movimentos. Mais realista do que isso só se tivéssemos uma opção para morder a orelha de seu adversário.

* Agradecemos a FastGames pelo envio do game para a análise.

Nota TechTudo

NOTA tt
8.0
Gráficos
9
Jogabilidade
8
Diversão
8
Som
8

Prós

  • - Modo história revolucionário.
  • - Gráficos fantásticos.
  • - Variedade de lutadores.
  • - Quantidade de modos de jogo.

Contras

  • - Desenrolar do combate muito imprevisível.
  • - Comandos precisos mais ainda complexos.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares