Câmera

NOTA tt
9.0

Review Fujifilm Finepix X100

Uma das mais versáteis do mercado, a Finepix X100 filma e fotografa, tem flash inteligente, 12MP e ISO que chega a 12800. O ponto negativo está no preço, por volta de R$ 2.300,00.

Eduardo Moreira
por
em

A Fujifilm Finepix X100 chega ao Brasil com uma proposta bem clara: seduzir usuários amadores, que só tiram fotos dos passeios do fim de semana, e os profissionais com o domínio da técnica da fotografia.

O modelo já recebeu alguns prêmios internacionais, em virtude da combinação de variedade de recursos e design retrô. Abaixo, mostramos os principais destaques da câmera.

FujiFilm Finepix X100 (Foto: Divulgação)FujiFilm Finepix X100 (Foto: Divulgação)

Design

O que torna a Fujifilm Finepix X100 diferente de todas as outras propostas de câmeras compactas é o sAico. A A câmera combina com elegância e eficiência o passado e o futuro, colocando todos os recursos avançados de uma boa câmera em um corpo que, de forma detalhada, usa a moda retrô. Você realmente tem a sensação que está usando uma câmera que veio da década de 60 e 70, nos mínimos detalhes.

Seu corpo feito de metal torna a câmera robusta e resistente, e seu revestimento de couro oferece um agarre confortável, além de complementar a reprodução física de um modelo antigo.

FujiFilm Finepix X100 (Foto: Divulgação)FujiFilm Finepix X100 (Foto: Divulgação)

A X100 vem com duas caixas. A primeira é de madeira, com um revestimento especial, para guardar a câmera, a segunda é mais simples (não é de madeira), traz os acessórios do aparelho.

Talvez o único problema da Finepix X100 (e, pela sua proposta, nem pode ser considerado um grande problema) é que o modelo é bem mais pesado que as câmeras compactas convencionais, o que pode trazer incômodo para alguns usuários, que querem ter um acesso mais prático da câmera. Porém, entendemos que o produto merece ser transportado em sua caixa original.

Desempenho e funcionalidades

A Finepix X100 da Fujifilm tem um desempenho excelente, com um bom tempo de resposta para registros das fotos, e boa autonomia de bateria. Houve algumas dificuldades iniciais para fotos em ambientes pouco iluminados, mas isso foi contornado modificando os ajustes da própria câmera, como a regulagem de ISO e a resolução da foto.

Para usuários amadores, ou que nunca tiveram nenhum tipo de contato com câmeras digitais, recomendamos uma leitura detalhada do manual de instruções, pois com tantos recursos e funções disponíveis, as chances de você "se perder" na câmera são muito grandes.

A câmera possui todas as funcionalidades que você precisa para registrar fotos e vídeos de alta qualidade. Alguns itens que encontramos em câmeras profissionais estão disponíveis nesse modelo, como os dados técnicos da imagem a ser fotografada, indicando na tela os recursos ativos e os ajustes selecionados pelo usuário.

Você conta até com um modo gráfico avançado, que mostra a escala da imagem e o possível enquadramento baseado nessa perspectiva.

Visor ótico

FujiFilm FinePix X100 (Foto: Divulgação)FujiFilm FinePix X100 (Foto: Divulgação)

Um dos destaques positivos da câmera é o seu visor ótico, que possui um visor eletrônico, que permite que o usuário receba os mesmo dados técnicos que são exibidos na sua tela de LCD de 2,8 polegadas.

Para quem prefere usar o visor para registrar as imagens, tem esse benefício complementar, que não encontramos nas compactas convencionais. Outro detalhe interessante é que, com a Finepix X100, você pode adicionar um flash adicional, caso deseje.

A Finepix X100 produz vídeos em 720p, que podem ser executados em uma HTDV via conector mini-HDMI. A qualidade final das imagens são boas para uma câmera compacta, porém, não chega a substituir uma filmadora dedicada. Mas é o suficiente para os usuários que querem estrear seus vídeos no YouTube com qualidade.

Custo/benefício

Para os profissionais, pode ser uma ferramenta muito útil para quem não quer levar todo o seu arsenal de fotografia para as fotos de férias, final de semana ou fotos mais despojadas.

Para os amadores é um excelente incentivo para aqueles que querem aprofundar os seus conhecimentos em fotografia, já que oferece recursos similares às câmeras profissionais, e por um custo muito menor.

Porém, para a maioria dos usuários, é uma câmera com um preço muito elevado. Para aqueles que vão começar a fotografar o crescimento dos filhos, ou a festa de aniversário dos amigos, sem muito compromisso ou conhecimento do assunto, recomendamos uma câmera mais simples.

O investimento nesse caso não compensa, e aqui, vale a regra do "menos é mais". A Finepix X100 é recomendada para quem leva a sério o mundo da fotografia.

Nota TechTudo

NOTA tt
9.0
Funcionalidades
9
Custo-benefício
9

Prós

  • . Design retrô diferenciado
  • . ISO de 200~6400 (expansível para até 12800)
  • . Visor ótico com informações eletrônicas

Contras

  • . Preço elevado
  • . Para novatos, é um pouco confusa em seus comandos
  • . Câmera fisicamente pesada
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares