NOTA tt
9.0

Review Furby

O brinquedo foi relançado em 2012, nos Estados Unidos, e chegará às lojas brasileiras no dia 21 de maio. O TechTudo testou a nova edição do Furby, que envolve tecnologias como telas de LED, integração com aplicativos para dispositivos móveis, sensores de toque, entre outros.

Taysa Coelho
por
em

Furby é um brinquedo que, provavelmente, toda criança do final da década de 1990 quis ter. A primeira versão do bonequinho peludo e falante, que lembra o personagem bonzinho do filme "Gremlins", foi lançada em 1998. O "bichinho" foi relançado em 2012, nos Estados Unidos, e chegará às lojas brasileiras no dia 21 de maio. O TechTudo testou a nova edição do Furby, que envolve tecnologias como telas de LED, integração com aplicativos para dispositivos móveis, sensores de toque, entre outros.

Furby (Foto: TechTudo/Milena Pereira)Furby tem aplicativo para Android e iOS (Foto: TechTudo/Milena Pereira)

Segurança

Por ser um brinquedo voltado para as crianças, logo de cara, nota-se a preocupação da fabricante com a segurança dos pequenos. Para colocar as quatro pilhas (não inclusas), é necessário usar uma chave de fenda ou Philips e, depois fechar o recipiente com a mesma. Não há chance de tirarem a pilha e colocarem na boca, por exemplo.

Furby (Foto: TechTudo/Milena Pereira)Furby é uma opção segura de brinquedo para as crianças(Foto: TechTudo/Milena Pereira)

Pais que quiserem sossego devem ser alertados sobre o fato de que, assim que a pilha é colocada, o boneco começa a falar e não há um botão para diminuir o volume ou desligá-lo. No entanto, exatamente o que pode perturbar os adultos é o que diverte (e muito!) os pequenos. Segundo a empresa, graças a uma combinação de programação interativa com engenharia robótica, o Furby consegue desenvolver personalidade própria. De fato, depois de ficar um tempo sem receber muita atenção, o bonequinho ficou rebelde, com olhar malvado e soltava frases como “Fala sério”, entre outras de pirraça.

Interatividade

O Furby, aliás, depois de ligado, começa a falar em Furbish, o "idioma nativo" dos Furbys e solta apenas algumas palavras e expressões em português, o que pode ser confuso para as crianças. No entanto, depois de um tempo, ele vai “aprendendo” a falar em português e solta expressões como “Cosquinha”, “Música barulhenta”, “Abraço gostoso”, entre outras. É bom compreender o que seu boneco está falando, para conseguir “moldar” sua personalidade. Para isso, fazer o download do aplicativo para iOS ou Android é fundamental.

É fundamental fazer o download do app (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)É fundamental fazer o download do app (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

O programa desenvolvido para dispositivos móveis é imprescindível para tornar a brincadeira mais divertida e interativa - sem ele, o Furby é apenas mais um bonequinho falante. O app é um pouco pesado (tem 47 Mb para Android e 131 Mb para iOS) e o ideal é baixá-lo usando uma rede Wi-Fi. Apesar do tamanho, ele rodou sem travamentos em um Galaxy S3. No entanto, é importante posicioná-lo corretamente em frente ao brinquedo para que as interações ocorram sem falhas.

Com o aplicativo é possível, por exemplo, compreender o que o bonequinho fala, através de um dicionário e um sistema de tradução simultânea, que capta o som emitido pelo Furby e escreve o que está sendo “dito”. O brinquedo é indicado para maiores de seis anos, mas, se a criança ainda não souber ler, vai depender da boa vontade dos pais para explicarem o que é falado.

Através do app o usuário consegue também alimentar o bichinho. Há opções prontas (que variam de maçã a meia fedida) e sanduíches que podem ser montados. Ao “jogar” a comida para o boneco, ele faz barulho e movimento de quem está comendo e, se não gostar, devolve os resto para tela do dispositivo. É uma interação bem feita, divertida e que dá supercerto com as crianças.

Outra maneira de brincar com o Furby por meio do programa, é colocar uma música para que ele dance e cante. A tecnologia usada para os movimentos corporais do brinquedo impressiona e dá um ar de animal de estimação ao boneco. Ele é capaz de remexer o corpo para dançar, mover as orelhas e boca, dobrar e esticar o "dorso", sentir o tipo de toque da criança, entre outros movimentos, todos bastante convincentes. Além disto, os olhos, agora compostos por duas telas de LED, aumentam a interação do boneco com o seu dono. Através deles, ele expressa suas emoções, que nem sempre são muito fáceis de serem compreendidas.

Conclusão

A conclusão a que chegamos é que o aplicativo para celular é de suma importância para que se possa usufruir ao máximo a diversão permitida pelo boneco. Se por um lado é bom, por garantir uma boa dose de interatividade que remete aos antigos Tamagotchis, por outro, faz com que as crianças fiquem dependentes dos gadgets dos pais para brincar. É possível alimentá-lo com o dedo, como na antiga versão, mas dificilmente alguma criança vai preferir este modo.

Furby (Foto: TechTudo/Milena Pereira)Furby (Foto: TechTudo/Milena Pereira)

Depois de baixar o app, ficou mais fácil de controlar o bichinho. Após muita comida, carinhos e cosquinhas, ele ficou mais “calmo” e dormia após alguns minutos sem atenção (um alívio para os pais preocupados com a falta de botões para ligar e desligar).

O brinquedo, devido ao seu alto grau de interatividade e à tecnologia empregada nos movimentos corporais, é uma ótima opção de diversão para os pequenos (mas há pessoas mais velhas que também não resistem ao Furby). Ele, inclusive, pode ser uma boa opção para pais que não querem bichinhos de estimação de verdade, por exemplo. No entanto, é necessário estar disposto a pagar R$ 399 pelo boneco. Para quem tem um pouquinho mais para gastar, pode ser uma boa opção de presente.

Tem dúvidas sobre tecnologia? Pergunte no Fórum do TechTudo!

Nota TechTudo

NOTA tt
9.0
Gráficos
10
Jogabilidade
10
Diversão
10
Som
9

Prós

  • * Seguro
  • * Ótima interação com o app
  • * Movimentos realistas
  • * Bons sensores de movimento
  • * Interatividade funciona
  • * Boa opção de diversão

Contras

  • * Não há botão de volume
  • * Não há botão para desligar
  • * App pesado
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Thiago Nascimento
    2014-06-14T10:12:23

    Será que funciona no pc ou notebook quando instalado um emulador de android? podiam fazer uma matéria sobre isso, o que acham?

  • Jurema Dujardin
    2013-05-16T20:25:25  

    Pais, não façam isso com seus filhos! Adotem um cachorrinho ;)

    recentes

    populares

    • Jurema Dujardin
      2013-05-16T20:25:25  

      Michael Cruz tambem concordo igual eu tenho uma filha de 10 anos e em aki em sp custa esse Farby 400,00 reais minha filha odeia bichos de verdade mais amou esse virtual

    recentes

    populares

    • Jurema Dujardin
      2013-05-16T20:25:25  

      Minha filha ganhou e está apaixonada...já tenho um cachorro e um gatinho de verdade q amamos muito e não trocamos por nada neste mundo, agora temos o Furby que ele seja bem vindo a nossa famillia

  • Jefferson Azevedo
    2013-05-17T09:42:29

    medonho

  • Alberto
    2013-06-07T12:51:07

    graziele

  • Marcelo Gilano
    2013-05-16T17:38:16  

    Nos EUA custam U$59,99, ou seja, em conversão direta aproximadamente R$120,00!!!! Reflitam.... ;)

    recentes

    populares

    • Marcelo Gilano
      2013-05-16T17:38:16  

      nossa na EUA e muito barato em sp e muito caro 400.00 reais que abesurdo

    recentes

    populares

    • Marcelo Gilano
      2013-05-16T17:38:16  

      Refletir o que? Não entendi? E outra, coloca as taxas e ganhos absurdos e governo e empresários. Isso vai custar mais de 500 reais aqui!

  • Caroline Souza
    2013-12-29T11:23:05

    Acho be melhor um Furby do que um cachorro

  • Gibibilu 11
    2013-06-16T21:29:11

    eu axo legal e incrivel o furby eu queria que abaixase o preso so pra compra todos eu adoro furby e muito obrigado por cria o furby

  • Julio Morais
    2013-05-16T17:16:28  

    E melhor ir ver o filme do pele

    recentes

    populares

    • Julio Morais
      2013-05-16T17:16:28  

      HSUAHUSHUSUAHSUAHSUAHUS