Celular

NOTA tt
8.8

Review Galaxy Note 2

O Samsung Galaxy Note 2 é um excelente smartphone, com processador quad-core 1,6 GHz e 2 GB de memória RAM. A tela de 5,5 polegadas torna bastante confortável atividades como fazer anotações e assistir vídeos.

Claudia Bozza
por
em

O Galaxy Note 2, o "gigante" da Samsung, foi devidamente analisado pelo TechTudo. E os testes comprovaram que, mesmo meio smartphone, meio tablet (o que faz dele um foblet), ele é grande não apenas nas dimensões e na tela de 5,5 polegadas, mas também no desempenho. O modelo possui processador quad-core 1,6 GHz e 2GB de memória RAM. Veja o que mais pode se esperar desta poderosa máquina no review.

Galaxy Note 2 e S Pen (Foto: Allan Melo/TechTudo)Foblet Galaxy Note 2 da Samsung: destaque para hardware poderoro e S Pen (Foto: Allan Melo/TechTudo)


Design e tela

O tamanho do Galaxy Note 2 (151,1 x 80,5 mm) pode ser um ponto negativo para muitos. Quem gosta de guardar o celular no bolso ou faz questão de manusear o aparelho com apenas uma das mãos pode achar desconfortável lidar com ele. Afinal, deixar um celular que não sai por menos de R$ 1.800 cair é uma perspectiva nada agradável.

Manuseio do Galaxy Note 2 (Foto: Allan Melo/TechTudo)Manuseio do Galaxy Note 2 pode ser desconfortável (Foto: Allan Melo/TechTudo)

A imagem abaixo ilustra o tamanho e espessura do aparelho, comparado ao do Galaxy S3, que já é considerado grande para alguns.

Galaxy Note 2 vs Galaxy S3: comparação de tamanho (Foto: Allan Melo/TechTudo)Galaxy Note 2 vs Galaxy S3: comparação de tamanho (Foto: Allan Melo/TechTudo)


Galaxy Note 2 vs Galaxy S3: comparação de espessura (Foto: Allan Melo/TechTudo)Galaxy Note 2 vs Galaxy S3: comparação de espessura (Foto: Allan Melo/TechTudo)

Aqueles que não se importam com o tamanho podem ver as dimensões do Galaxy Note 2 como um grande aliado. O display 5,5 polegadas é ótimo para a leitura de livros, jogar, assistir filmes, fazer anotações ou usar mais de um aplicativo ao mesmo tempo de maneira bem confortável. Também é uma vantagem na hora de fotografar, já que uma tela grande permite uma visualização melhor do resultado. Não será necessário, por exemplo, esperar para ver se a foto ficou boa em um computador. Outra vantagem é para quem curte jogar, já que contará com uma área de trabalho maior e poderá usar os controles na tela, sem afetar muito o campo de visão do jogo.

A resolução e a qualidade de imagem são igualmente pontos fortes do Note 2 para quem gosta de assistir a filmes e séries pelo celular. Com densidade de pixels de 267 ppi e resolução de 720 x 1280 pixels, o aparelho exibe vídeos nítidos, com cores bem vivas, o que faz com que a visualização de vídeos seja uma experiência agradável. Um ponto, entretanto, que pode atrapalhar a sessão de cinema é o reflexo na tela. Em ambientes muito iluminados, fica um pouco desconfortável olhar a tela por muito tempo.

Tela do Galaxy Note 2 (Foto: Allan Melo/TechTudo)Tela do Galaxy Note 2 (Foto: Allan Melo/TechTudo)

Outra característica importante da tela do Note 2 é que o monitor do foblet tem a famosa Gorilla Glass, da Corning, apesar dela ser bastante criticada. Já um fator negativo é a falta de um revestimento contra oleosidade e impressão digital, dando uma aparência “engordurada” enquanto a tela estiver desligada.

Case

A carcaça do Note 2 é outra bola fora da Samsung. Ela parece bem frágil, a ponto de dar certo receio de quebrar a tampa ao abrir o aparelho para colocar a bateria. Isso se deve ao fato de a mesma ser feita de plástico, o que passa a sensação de que o aparelho é coberto por um material de baixa qualidade. Pelo valor cobrado pelo aparelho, o mínimo que se espera é um material que aparente ser resistente.

Vídeo e câmera

A câmera do foblet grava a 1080p, garantindo ao vídeo uma qualidade bastante aceitável para uma gravação feita por um celular. Mesmo se for acionado o zoom durante a gravação, o resultado não é nada catastrófico. O áudio da gravação também não deixa a desejar e capta sons distantes do microfone. Para fotografia, a câmera principal apresenta a qualidade de 8 MP, com resolução de 3264 x 2448 pixels, e possui muitas opções de configuração, como modo de disparo, valor de exposição, controle de branco etc. Já a câmera secundária tem 1.9 MP, o que é uma boa qualidade para a realização de videochamadas, por exemplo.

Confira fotos noturnas feitas com a câmera do Galaxy Note 2 para ilustrar a qualidade da imagem. Algumas mostram que mesmo com pouca luz, é possível ter uma qualidade bem aceitável.

Foto da lua feita com a câmera do Galaxy Note 2 (Foto: Claudia Bozza/TechTudo)Foto da lua feita com a câmera do Samsung Galaxy Note 2  (Foto: Claudia Bozza/TechTudo)
Foto de fogos de artifício feita com a câmera do Note 2 (Foto: Claudia Bozza/TechTudo)Foto de fogos de artifício feita com a câmera do Note 2 (Foto: Claudia Bozza/TechTudo)


Áudio

O Note 2 tem um som limpo, sem ruídos, mesmo com o volume no máximo. Contudo, uma crítica ao áudio do Note 2 é que o alto-falante fica atrás do aparelho, prejudicando a saída do som, que fica abafado e baixo quando o aparelho está apoiado sobre a parte traseira. Outro ponto negativo é que o controle do áudio é feito por apenas um botão único, o que acaba provocando o aumento do som, quando a intenção na verdade era abaixá-lo.

Alto-falante do Note 2 (Foto: Allan Melo/TechTudo)Alto-falante do Note 2 fica na traseira do aparelho e prejudica a saída do som (Foto: Allan Melo/TechTudo)

O fone de ouvido do celular é intra-auricular e conta com borrachas de silicone de diferentes tamanhos, além de botões para atender chamadas e controlar o player de música.

S Pen e S Note

O sistema de anotações do Note 2 realmente é bom. As funcionalidades, atalhos, apps e a própria S Pen foram, de fato, projetados para facilitar a vida do usuário.

Note 2 e atalhos para a S Pen (Foto: Allan Melo/TechTudo)Usuários do Note 2 desfrutam de diversos atalhos para a S Pen (Foto: Allan Melo/TechTudo)

Por ela é possível usar o smartphone como um verdadeiro bloco de anotações, contribuindo para que o Note faça jus ao nome. Para otimizar o uso da caneta, o celular permite que o usuário desabilite o uso das mãos, tornando a S Pen bastante precisa. O reconhecimento de escritas - e mesmo garranchos - é muito bom, funcional e atende as expectativas.

Para realizar as anotações, os usuários do Note 2 contam com o aplicativo S Note. O app é um ótimo bloco de notas e é integrado a outros programas, o que permite inserir imagens da galeria, vídeos, fotos, gravações de áudio. Assim, uma simples anotação em um espaço multimídia pode ser estendido para um memorando mais completo, de uma aula, por exemplo.

Note 2: reconhecimento de escrita da S Pen é excelente (Foto: Allan Melo/TechTudo)Note 2: reconhecimento de escrita da S Pen é excelente (Foto: Allan Melo/TechTudo)

Outro recursos de destaque é o S Pen Air View . Ele permite que o usuário simplesmente aponte o cursor da S Pen para um e-mail ou uma pasta, por exemplo, para visualizar de forma rápida seu conteúdo. E tem o Popup Note, para anotar coisas enquanto você estiver em uma ligação. Basta retirar a S Pen e, com um duplo-clique na tela, abrir o recurso.

Sistema operacional

O Galaxy Note 2 já vem com o Android Jelly Bean 4.1.1. Entretanto, a versão mais atual do sistema operacional do Google, o Jelly Bean 4.2, já presente no Nexus 4, ainda não tem data definida para chegar ao smartphone da Samsung. A demora nas atualizações é uma das principais queixas de usuários de Android e o Note 2 não é uma exceção.

Hardware e desempenho

Os 2 GB de memória RAM do Galaxy Note 2, associados ao seu potente processador, um quad-core 1,6 GHz Cortex-A9, permitem que você execute e alterne entre apps sem problemas. Durantes os testes, tentamos expor o Note 2 a uma sobrecarga de processamento, mas o final da história foi feliz para o celular da Samsung, que passou pela prova sem travamentos e com transições suaves entre apps.

O smartphone também apresenta bom desempenho ao rodar jogos que exigem mais processamento, como o CS Portable e o Dead Trigger . Os amantes de games certamente se divertirão com seus games favoritos sem a preocupação do jogo travar ou demorar para carregar em algum momento importante.

Além de múltiplas tarefas, com o Galaxy Note 2 é possível visualizar mais de um app simultaneamente. Por um tempo a funcionalidade não pode ser testada, mas um update recebido há pouco tempo adicionou esta capacidade aos aparelhos vendidos no Brasil.

Função multi-janela do Note 2 (Foto: Allan Melo/TechTudo)Função multi-janela do Note 2 (Foto: Allan Melo/TechTudo)


Bateria

Para suportar uma tela de 5,5 polegadas e diversos aplicativos abertos, a Samsung tinha que colocar uma bateria à altura. E não deixou à desejar: com um modelo Li-Ion de 3.100 mAh, o Note 2 pode aguentar tranquilamente um dia inteiro longe das tomadas.

Se você fizer um uso normal do aparelho (com navegação na Internet, ligações, envio e acompanhando e-mails, Wi-Fi ativo e sincronização de dados), provavelmente não terá problemas com a carga do celular. O modelo testado chegou a ficar quase dois dias sem ser carregado, com W-Fi e sincronização de dados ligados o tempo todo.

Bateria do Galaxy Note 2 (Foto: Allan Melo/TechTudo)Bateria do Galaxy Note 2 é um dos pontos fortes do foblet da Samsung (Foto: Allan Melo/TechTudo)


Conexões e memória

O Galaxy Note 2 tem suporte à rede 4G no exterior, mas o modelo brasileiro só funciona em 3G. No quesito velocidade de transmissão de dados, o Note 2 tem capacidade para trabalhar a 42.2 Mbits/s (HSPA +), outra vantagem que no Brasil será subaproveitada.

Há três modelos com tamanhos diferentes de capacidade interna: 16 GB, 32 GB e 64 GB. Com a entrada para cartão microSD é possível expandir a memória do smartphone para até 64 GB. O foblet conta com conexões Bluetooth 4.0 e entrada microUSB.

Tela
5,5" com 720x1280 pixels de resolução
Processador Quad-core 1.6 GHz Cortex-A9 
RAM
2 GB 
Conexões NFC, Wi-Fi, Bluetooth e microUSB
Armazenamento 16/32/64 GB
Câmera  8 MP
Flash LED 
Dimensões 151.1 x 80.5 x 9.4 mm 
Peso 183 g 
Bateria  Li-Ion 3100 mAh


Nota TechTudo

NOTA tt
8.8
Design
8
Desempenho
10
Tela
9
Câmera
9
Custo-benefí­cio
8

Prós

  • Reconhecimento de escrita
  • Facilidade para anotações
  • Bom processador e memória
  • Tela de 5,5 polegadas
  • Bateria potente

Contras

  • Case de plástico
  • Demora na atualização
  • Não tem rede 4G compatível
  • Saída de aúdio traseiro
  • Sem recurso multi-janela
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Eliseu Santos
    2014-04-11T09:20:54  

    simplesmente o melhor carrego no bolso sem problemas o desempenho em jogos e videos e navegaçao é sem igual nota dez para sansung com esse aparelho

    recentes

    populares

    • Eliseu Santos
      2014-04-11T09:20:54  

      OI. Sera que você poderia me informar qual foi o lugar que você comprou? pois não estou conseguindo encontrar nenhum lugar para comprar . Obrigada.

  • Sandra Pereira
    2014-01-11T16:27:58

    Esse aparelho é ótimo. Tenho ele há seis meses, e não me arrependo pela compra. O custo benefício realmente é alto, mas compensa.

  • Ronaldo Domingos
    2013-11-26T18:44:32

    Show de bola! Consegui o meu por R$990 no Submarino. Realmente um aparelho de respeito.