Tablet

NOTA tt
8.0

Review Galaxy Tab Active

Tablet da Samsung chega com resistência impressionante e praticidade para utilizar no dia a dia e em trabalhos externos.

Isabela Giantomaso
por
em

O Galaxy Tab Active é um tablet de excelente qualidade. Com design super-resistente e proteção contra queda, água e poeira, o aparelho fabricado pela Samsung surpreende, apesar de ser direcionado para ambientes empresariais externos, que oferecem riscos ao tablet. A qualidade visual da tela é ótima e o sistema Android 4.4 não apresenta grandes travamentos. Além disso, o tamanho é perfeito para carregar na bolsa e até mesmo segurar com apenas uma mão. 

Galaxy Tab Active (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Galaxy Tab Active (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Tela 

O Galaxy Tab Active oferece um display de qualidade. A tela de 8 polegadas e com resolução de 1280x800 pixels permite assistir a vídeos e aproveitar jogos com bons gráficos sem ficar incomodado com o brilho ou contraste. 

Apesar de mostrar um bom visual, a tela apresentou um pequeno bug ao digitar um texto com um pouco mais de velocidade. Tanto com a caneta S-Pen, que já vem inclusa na caixa, quanto com os dedos, o texto digitado rápido ganha um “modo fantasma”. Ao perceber o erro, basta esperar que o tablet entenda todos os comandos e conclua e ação atrasada para voltar a escrever. 

Galaxy Tab Active (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Tela oferece display de qualidade (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Design 

A Samsung buscou criar um tablet resistente a diferentes tipos de ações do cotidiano. Com certificação IP67, o aparelho tem proteção contra queda, água e poeira. Além disso, uma capa protetora já vem inclusa na caixa. Nitidamente seguro, o acessório deixa o Tab Active um pouco mais pesado, mas o protege de quedas de até 1,2m, segundo a fabricante. 

Galaxy Tab Active (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Tablet tem certificação IP67, com proteção de quedas até 1,2m (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Outro diferencial do aparelho é a praticidade que o design oferece. A largura permite segurar o tablet com firmeza com apenas uma mão, sem tantos riscos de cair, também por conta do revestimento antiderrapante. 

As dimensões do Galaxy Tab Active colaboram para o dia a dia. Com 12 cm de largura e 21 cm de altura, é possível guardar o tablet até mesmo em bolsas pequenas. Ele pesa 393 g sem a capa protetora e tem três botões na parte inferior, que também provam a resistência do aparelho, sendo um pouco duros para pressionar no começo. 

Desempenho 

Sem dúvidas o Galaxy Tab Active foi criado pensando nos consumidores que utilizam o tablet para trabalhar na rua, em construções ou em administração de empresas. Prova disso, além da super-resistência, são alguns aplicativos de segurança, como o Samsung Knox. Porém, se o intuito era atingir o público corporativo, observamos um travamento que pode incomodar o usuário. O aparelho apresentou um bug ao realizar videoconferências e, para voltar a usá-lo novamente, foi preciso reiniciar o sistema. O erro aconteceu nos aplicativos Skype e Snapchat

Galaxy Tab Active (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Galaxy Tab Active vem com capa protetora (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Apesar do problema, o tablet apresenta um bom desempenho, sem muitos aplicativos pré-instalados. Com processador quad-core 1,2 GHz e Android 4.4 (KitKat), o Galaxy oferece também uma memória RAM de 1,5 GB e 16 GB de armazenamento interno. Para quem precisar de mais espaço, o aparelho tem entrada para microSD de até 64 GB. 

Outro ponto positivo do Tab é o som. Nos testes realizados com o volume médio e máximo a qualidade da saída foi surpreendente, com e sem fones de ouvido. A característica, unida ao bom display, oferece um quadro favorável para assistir séries e vídeos no YouTube ou Netflix.

Funcionalidades

Direcionado para o dia a dia, o Galaxy Tab Active oferece grandes funcionalidades. Os destaques no tablet são o recurso multitarefas e a caixa de ferramentas, que colaboram para a rapidez na troca de apps. O modo leitura e o gerenciador de tarefas também economizam tempo para o usuário. 

Galaxy Tab Active (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Funcionalidades colaboram com a rapidez no uso (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Conectividade

O tablet resistente oferece conectividade Bluetooth, GPS, Wi-Fi e 4G. Além disso, a fabricante acrescentou ao aparelho a tecnologia NFC, que facilita o pareamento de dispositivos próximos, e o Samsung Kies, que auxilia na sincronização de dados entre o Android e um computador.

Câmera

Como na maioria dos tablets, o Galaxy Tab Active tem uma câmera intermediária. A frontal tem 1,2 megapixels, suficiente para videochamadas. Para quem gosta de tirar “selfies”, alguns ajustes podem ajudar na qualidade da imagem, mas não espere por algo parecido com o resultado no seu smartphone de última geração. 

Galaxy Tab Active (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)A câmera é suficiente para quem pretende trabalhar com o tablet (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

A câmera traseira tem 3,1 megapixels, bastante inferior quando comparada, por exemplo, ao do Galaxy Tab S. Porém, com foco automático e flash LED, a imagem registrada facilita na digitalização de códigos de barras, recurso conveniente para o principal público-alvo do aparelho. 

Bateria

A bateria de 4.450 mAh do Galaxy Tab Active é um dos pontos altos do aparelho. Além de ser removível e ter um modo de Ultra Economia de Energia, o tablet da Samsung não deixa ninguém desesperado durante o dia. Utilizando o e-mail, Facebook, Twitter,  Chrome e com o jogo Subway Surfers ativado a bateria apresentou um ótimo desempenho. Nas especificações da Samsung, a fabricante garante ao consumidor de 8 a 10 horas de operação contínua. 

Custo-benefício 

O tablet super-resistente da Samsung está disponível por R$ 2.199. O preço pode ser um pouco salgado para quem pretende usar o aparelho em casa ou só como apoio. Porém, para as empresas e funcionários com rotinas externas o Galaxy Tab Active é muito bom. A capa protetora oferece segurança e permite usá-lo sem medo e com muita praticidade. Além disso, a Caneta S-Pen ajuda na digitação e na configuração de planilhas e gráficos, por exemplo, já que o tamanho da tela não é muito grande. Os problemas encontrados no desempenho em videoconferências e na rápida digitação não abalam o sucesso do aparelho. 

Tudo Sobre o Galaxy Tab Active (Foto: Arte/TechTudo)Tudo Sobre o Galaxy Tab Active (Foto: Arte/TechTudo)

Nota TechTudo

NOTA tt
8.0
Design
9
Desempenho
8
Tela
9
Câmera
7
Custo-benefí­cio
7

Prós

  • Tela de qualidade
  • Super-resistente
  • Bateria de longa duração

Contras

  • Travamentos em operações muito rápidas e videoconferências
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares