Jogos de ação

NOTA tt
8.5

Review Gears of War 4

Gears of War 4 chega a nova geração de consoles buscando dar novos rumos à sua franquia

Diego Borges
por
em

Gears of War 4 marca a chegada da franquia ao console da atual geração. O game traz um enredo visando novos caminhos para a série, além de gráficos de ponta e uma jogabilidade que já se tornou uma marca registrada. Confira o review completo do jogo:

Novidades e nostalgia em um enredo que empolga

Em seu novo capítulo, nos deparamos como um trama que mistura uma série de elementos. Há uma clara renovação dos protagonistas da franquia, a volta de personagens repleta de nostalgia, para os fãs mais antigos e uma boa dose de humor e exagero, algo que já se tornou marcante na série.


A trama se passa 25 anos após os acontecimentos de Gears of War 3. O planeta Sera agora vive em uma constante paz, buscando se reconstruir desde que sua população quase foi dizimada pelo ataque dos Locusts. Os COG agora dão lugar a robôs-soldados, chamados de DeeBees, que são programados para estabelecer a harmonia.

Inconformados com a liderança de Jinn, a primeira-ministra de Sera, um grupo de rebeldes, liderados por JD Fenix, busca soluções para extrair energia em seu vilarejo. Isso provoca a ira da soberana, que inicia uma guerra particular contra o grupo e seus aliados. Isso é apenas uma desculpa para que uma trama maior comece a se desenvolver, ao ponto de incluir Marcu Fenix, pai de JD, como um dos grandes protagonistas do título.

Gears of War 4 (Foto: Divulgação)Marcus está de volta para ajudar sem filho em Gears of War 4 (Foto: Divulgação)

O enredo se desenrola de uma maneira menos forçada que nos outros jogos da série. Há um interesse maior em entender todos os motivos que levam, tanto a revolta do jovem grupo, quanto o retorno de Marcus Fenix. E o mais interessante de tudo é que a todo momento o jogador é bombardeado com novidades e surpresas, principalmente para aqueles que jogaram os outros títulos da franquia. 

Tiroteios repetitivos e muita linearidade

Se a história de Gears of War 4 é atraente e empolgante, por muitas vezes ela acaba sendo prejudicada por uma série de cenas de tiroteio repetitivas demais. Embora o jogo tenha como sua essência a "trocação de balas" a todo momento, falta uma criatividade maior na hora de expor toda essa ação na tela.

Por exemplo, logo no começo da trama, o jogador é bombardeado por sequências de combates contra os robôs DeeBees. Só que a forma como elas ocorrem, sempre na mesma ambientação, com os mesmo personagens, e sem outros elementos que influenciam as cenas, acabam tornando o jogo repetitivo demais.

Gears of War 4 (Foto: Divulgação/Microsoft)Gears of War 4 (Foto: Divulgação/Microsoft)

Para completar, há um grande problema que envolve boa parte dos jogos do gênero: a linearidade da trama. Dificilmente você vai se encontrar perdido ou sem saber o que fazer, pois tudo se resume a seguir em frente, eliminar inimigos e ver o desenrolar da próxima cena de animação. Falta uma liberdade maior que permita explorar ainda mais os cenários e talvez alguns elementos que façam o jogador raciocinar, e não apenas usar as balas para avançar no jogo.

Tower Defense, Tempestades de Fogo e a tradicional jogabilidade

A jogabilidade de Gears of War 4 mantém o padrão da série. Se resume a basicamente atirar e se proteger usando plataformas, construções e paredes. Essas por sua vez agora não protegem totalmente o jogador. De acordo com o armamento de seu adversário, elas podem facilmente ser desintegradas, deixando o personagem exposto no combate. 

Gears of War 4 (Foto: Divulgação)Gears of War 4 (Foto: Divulgação)

Há a adição de elementos de Tower Defense logo no começo do jogo. Com isso, você precisa criar rápidas estratégias para posicionar barreiras e armamentos pesados para defender um determinado perímetro. Mesmo que tenha sido adicionada de uma forma bem sutil, a novidade agradou e deu uma cara nova ao jogo.

Outra novidade são as Windflares (Tempestades de Fogo). Como o próprio nome diz, são ventanias que surgem ao longo do jogo alterando a jogabilidade e causando dano ao jogador durante o combate. Durante esses tornados, a trajetória de tiros e projéteis é alterada, necessitando de um cálculo mais preciso do jogador. Ela também faz com que objetos do cenário voem e causem danos. Isso cria um dinamismo que faz com que você tenha que se preocupar não somente com seus inimigos, mas com os estragos que a natureza pode causar. 

Gears of War 4 (Foto: Divulgação)Windflares em Gears of War 4 (Foto: Divulgação)

Gráficos que encantam e um trabalho de dublagem que decepciona

Visualmente, Gear of War 4 encanta como sempre. Logo no começo do jogo não é dificil estranhar a ambientação dos cenários, que agora são mais claros e nítidos que nas versões anteriores. O enredo também ajuda a apresentar ambientes mais construídos, como vilarejos, fábricas e mansões, ao contrário da destruição em todas as partes nos títulos anteriores.

Seus personagens também evoluíram. Tanto os Locusts quanto os antigos personagens estão mais reais, mas sem perder suas características. E os efeitos de explosões, tempestades e pedaços de carne voando pelo cenário chamam atenção pelos ricos detalhes. 

Gears of War 4 (Foto: Divulgação)Gears of War 4 conta com cenários mais coloridos (Foto: Divulgação)

Já a parte sonora do jogo deixa a desejar. Há um trabalho impecável nos efeitos sonoros, que deixam as explosões e cortes com a serra agoniantes e realistas. Mas as dublagens, mal colocadas e interpretadas, deixam a desejar e não conseguem passar o sentimento ou a emoção que a cena deveria expor. Embora o trabalho de localização da empresa mereça o seu reconhecimento, há inúmeros exemplos de um trabalho artístico melhor do que o realizado em Gears of War 4. 

Novos modos de jogo e a volta da Horda

Há uma série de novidades nos outros modos de Gears of War 4. O que merece mais destaque é a volta do modo Horda. Nele, você precisa sobreviver a até 50 ondas de inimigos, que crescem de dificuldade a cada nova rodada. É possível jogar o modo de forma padrão ou até mesmo em uma partida privada.

O multiplayer tradicional ganhou os novos modos Dodgeball e Escalation. O primeiro consiste em uma partida 5 contra 5 onde o jogador que é eliminado precisa esperar um adversário ser abatido para voltar a partida. Vence aquele que elimina todos os oponentes do jogo antes que alguém retorne.

Modo Horda de Gears of War 4 (Foto: Divulgação)Modo Horda de Gears of War 4 (Foto: Divulgação)

Já o Escalation é a forma com que a produtora achou conveniente para colocar Gears of War 4 no cenário de eSport. Nele, as duas equipes possuem uma quantidade de vidas, e a cada eliminação, o tempo de retorno desse jogador demora cada vez mais. Além disso, a medida com que as mortes se tornam mais frequentes no jogo, novas armas especiais surgem no combate, tornando-o mais dinâmico e estratégico do que o normal. 

Conclusão

Gears of War 4 mostra porque é um dos títulos mais esperados do ano. Com a tradicional jogabilidade, aliada a belos gráficos e um enredo que entretém o jogador, o game é um excelente motivo para adquirir um Xbox One. Mesmo com um trabalho de dublagem abaixo do esperado e muita linearidade, os novos modos de jogo e a volta do Horda agradam sua legião de fãs e amantes do gênero.

Como você gostaria que fosse o novo Gears of War? Comente no Fórum do TechTudo.


Nota TechTudo

NOTA tt
8.5
Gráficos
9
Jogabilidade
9
Diversão
8
Som
8

Prós

  • - Gráficos renovados
  • - Enredo que empolga
  • - Jogabilidade clássica
  • - Novos modos de jogo

Contras

  • - Dublagem não agrada
  • - Linear demais
  • - Tiroteios repetitivos
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Everton Souza
    2016-10-07T09:27:42  

    eu me pergunto quem não tem xbox one e quer jogar esse jogo no pc, com windows 10, vai ter que pagar Live Pra jogar ?

    recentes

    populares

    • Everton Souza
      2016-10-07T09:27:42  

      Não

    recentes

    populares

    • Everton Souza
      2016-10-07T09:27:42  

      Halo 5 ou Gears 4?

  • Francisco Matos
    2016-10-07T08:33:58  

    Exclusivo do caixinha....mas tem tbm no Pc. kkkkkk

    recentes

    populares

    • Francisco Matos
      2016-10-07T08:33:58  

      hahahaha. Quer dizer que é menor do que se fala a quantidade de exclusivos do xone??? Cada vez compensando menos comprar um xone.

    recentes

    populares

    • Francisco Matos
      2016-10-07T08:33:58  

      Vai lá jogar unchated 4 pela 5x q é o unico jogo q vc tem vai.

  • Cavernoso Verdade
    2016-10-06T17:02:11  

    pessoas que só conhecem pepekinhas de ps4... Triste verdade...

    recentes

    populares

    • Cavernoso Verdade
      2016-10-06T17:02:11  

      Não cara, da sua irmã a gente conhece, paguei R$ 15,00 e dispensei o troco.

    recentes

    populares

    • Cavernoso Verdade
      2016-10-06T17:02:11  

      Ah, vc baixou um vídeozinho no seu ps4 né? seu bronheiro...

  • Gregorio Condor
    2016-10-06T13:19:28  

    Boa tarde Guerreiros virtuais . E uma perereca de verdade vão abater quando?

    recentes

    populares

    • Gregorio Condor
      2016-10-06T13:19:28  

      so tem virjao aki

    recentes

    populares

    • Gregorio Condor
      2016-10-06T13:19:28  

      Fabio Cavalheiro, não compartilho mas respeito sua opção sexual.

  • Lucas Santos
    2016-10-06T12:09:11  

    Ecaaaa, odeio esse tipo de jogo, futurístico .......

    recentes

    populares

    • Lucas Santos
      2016-10-06T12:09:11  

      Lucas mindinho de ovo, onde nem o buraco da orelha perdoaram. Virjãããããããããããããããããooooooooooooo....kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Lucas Santos
      2016-10-06T12:09:11  

      Wiltatu È só falar em PêerhuúuU que começa aparecer os frutinhaas... kkkkkkkkkkkk bixeHzaaaaA

  • Cleyton
    2016-10-06T15:08:14  

    Nunca será um Bf1....nem aos pés....

    recentes

    populares

    • Cleyton
      2016-10-06T15:08:14  

      COD WORLD AT WAR

    recentes

    populares

    • Cleyton
      2016-10-06T15:08:14  

      suhuahshauhsua Gears of War revoluciou o TPS, tornando o gênero popular. Implementou o sistema de cover, que nenhum jogo conseguiu superar até hoje. Boa jogabilidade, boa história, boa mecânica. O jogo é ação e tiro do começo ao fim. Não é só a minha opnião, isso é o que o jogo é e oferece, é só pesquisar matérias e jogar o game pra comprovar. Joguei toda a franquia, podem olhar a minha gamertag: davidpdcoelho

  • Caio Palludetti
    2016-10-07T10:41:02

    Quanto a dublagem, leiam legendas!

  • Laudemar Melo
    2016-10-06T15:06:59  

    X box porcaria

    recentes

    populares

    • Laudemar Melo
      2016-10-06T15:06:59  

      Então já jogou muito pra saber. Qual a sua gamertag?

    recentes

    populares

    • Laudemar Melo
      2016-10-06T15:06:59  

      kk o cara ta no ps2 ainda, e quer vim fala do xbox

  • Marina Oliveira
    2016-10-07T01:33:51  

    Muita gente gosta desse game,mas não sei pq eu nunca consegui gostar de nenhum da franquia?!?!! rsrs. Eu até já tentei,mas não desce! rsrs. Que os fãs da franquia se deleitem nesse aí! rs 8)

    recentes

    populares

    • Marina Oliveira
      2016-10-07T01:33:51  

      Gosto não se discute, eu gosto dos jogos de Gears, mas se não curte, vai na fé naqueles que gosta...

  • Ederson Domiciano
    2016-10-06T15:35:18  

    Se jogar no idioma original a nota sobe?

    recentes

    populares

    • Ederson Domiciano
      2016-10-06T15:35:18  

      Essa dublagem é coisa mais histriônica que já ouvi. Que dublagem horrorosa...

    recentes

    populares

    • Ederson Domiciano
      2016-10-06T15:35:18  

      Ederson Ahahaha pensei a mesma coisa.

  • Ricardo Andrade
    2016-10-06T23:28:57

    tosco, nem se compara com BF

  • Wendel Pereira
    2016-10-06T22:52:01

    Uncharted 9.8, Bloodborne 10, Infamous 9.8 e o pior No Mans Sky 8.3. E tem gente que compra ou não um jogo por essas notas. Só o multiplayer do Gears dá mais gameplay que todos esses jogos juntos!

  • Paulo Lima
    2016-10-06T16:42:40  

    Techbizarro sempre sendo imparcial...8.5 pra Gears??? Desisto desse site...

    recentes

    populares

    • Paulo Lima
      2016-10-06T16:42:40  

      PARCIALLLLLLLLLLLLL cara, PARCIAL

    recentes

    populares

    • Paulo Lima
      2016-10-06T16:42:40  

      ironia cara,ironia....jesus!!!

  • Renato Souto
    2016-10-06T18:08:33  

    Zangado não gostou dessa avaliação! kkk concerteza não gostou

    recentes

    populares

    • Renato Souto
      2016-10-06T18:08:33  

      Com certeza*

  • Luiz Souza
    2016-10-06T18:21:39

    Esse jogo é tao bom que eu prefiro jogar mario! jogo fraude.

  • Jhuseh
    2016-10-06T17:34:24

    Tenho xbox one mas gears e halo não dá muito ruim

  • Michel Ferreira
    2016-10-06T17:30:47

    Isso é xbox 360? Ta parecendo e muito!!!

  • Margarete Oliveira
    2016-10-06T15:52:16  

    OS CARA SO DÃO UMA MELHORADINHA NOS GRAFICO E LANÇA UMA NOVA GERAÇÃO, ESSES JOGOS AI PODEIRIAM MUITO BEM TA NO XBOX 360 TIRANDO SEUS JOGOS , E A OUTRA GERAÇÃO VAI SER A MESMA COISA !

    recentes

    populares

    • Margarete Oliveira
      2016-10-06T15:52:16  

      C manja msm hein!

  • Aline Guimarães
    2016-10-06T16:19:34

    Não vi nada de diferente dos jogos anteriores...!!!! Além dos gráficos.. é claro.

  • Antônio Junior
    2016-10-06T16:18:09

    Seus Toddy é melhor que Nescal, para de comparar o Gears of War 4 com Bf 1. Nada a ver a comparação. *

  • Tony Rogers
    2016-10-06T16:15:48

    Na moral esperava mais do principal exclusivo da microsoft esse ano, decepcionado !! vou continuar no forza 3 esse sim tá incrível !

  • Antônio Junior
    2016-10-06T16:11:33

    Seus Tody é melhor que Nescal, para de comparar o Gears of War 4 com Bf 1. Nada a ver a comparação.

  • Felipe Voltolini
    2016-10-06T15:43:44

    Não tinha um cara com mira melhor pra testar ? kkkkkk

  • Bilderberg Illuminati
    2016-10-06T15:23:48

    Gráfico de Polystation. O Battlefield 1 humilha

  • Graciliano Câmara
    2016-10-06T13:18:14  

    Engraçado, quando é um jogo filminho da sony ninguém fala da linearidade não é?

    recentes

    populares

    • Graciliano Câmara
      2016-10-06T13:18:14  

      Pois é meu caro! techtudo tem um dos piores Reviews que existe na internet. Jogo linear, tiroteio Repetitivo? Cara e Uncharted? nem um pouco linear e tiroteio repetitivo né? Fora também que acho um absurdo o jogo nem lançou e tem nego fazendo review dando nota e tudo mais... meu Zeus do ceu que ridiculo!