Jogos de ação

NOTA tt
9.8

Review God of War

Confira a análise do novo título da consagrada série que aposta em um enredo com uma outra faceta de Kratos, aliado a gráficos incríveis e uma jogabilidade cheia de inovações.

Diego Borges
por
em

God of War marca o retorno de uma das franquias mais famosas do mundo dos jogos. Exclusivo para PS4, o título traz de volta Kratos que, agora em uma versão mais velha, precisa lidar com a paternidade e antigos problemas que ressurgem do passado. Confira o review completo:

"O Senhor da Guerra não gosta de crianças"

Desde que foi anunciado, o novo God of War chama atenção por mostrar um lado mais humano de Kratos. Além da aparência mais velha, a presença de Atreus, seu filho, causou um enorme impacto, uma vez que o protagonista sempre carregou a fama de cruel e insensível nos outros títulos da saga. 


Durante toda a (longa) jornada, o Deus da Guerra mostra, por muitas vezes, um lado paternal que entra em confronto com seu ego brutamontes - o que acaba ajudando na formação do "caráter de guerreiro" de seu filho. O seu jeito rude e impaciente é fundamental para que Atreus aflore seus instintos de sobrevivência e, ao mesmo tempo, descubra suas habilidades hereditárias.

Ao contrário do pai, Atreus mostra que a bondade é algo presente em seu sangue. A generosidade do garoto está presente desde a forma como ele lida com questionamentos até o jeito que trata outros personagens. A característica do filho acaba servindo de espelho para Kratos enfrentar situações de maneiras diferentes - se sozinho, o Deus da Guerra não agiria da mesma forma. 

God of War (Foto: Divulgação)O novo God of War mostra a relação de pai e filho entre Kratos e Atreus (Foto: Divulgação)

Isso é apenas o pano de fundo de uma trama que, embora demore muito para começar a se desenrolar, deixa os jogadores apreensivos a todo momento. É impossível não criar e recriar teorias, principalmente para aqueles que jogaram todos os títulos da franquia. 

Essa jornada também é responsável por responder uma série de perguntas sobre o passado recente do espartano. Entretanto, para evitar spoilers, não iremos nos alongar no assunto.

God of War (Foto: Divulgação)O lançamento de God of War é um dos mais esperados de 2018 (Foto: Divulgação)

Mais que um filho, um aliado!

Já nas primeiras notícias sobre o seu lançamento, era possível ver que a relação de pai e filho não ficava apenas na história. O game traz um inédito sistema de cooperação nunca antes visto na saga, fazendo com que a participação do pequeno guerreiro seja fundamental em praticamente todos os momentos.

No sistema de combate, do qual falaremos mais adiante, Atreus age como seu braço direito. Graças a uma dificuldade um pouco mais elevada que os títulos anteriores (como God of War 3 e God of War: Ascension), a todo momento será preciso utilizar o garoto para distrair e atordoar inimigos, ou contar com ele para curar e até ressuscitar Kratos.

Kratos luta rapidamente contra um inimigo no novo God of War, mas o trailer é dedicado à ligação com seu filho (Foto: Reprodução/PlayStation Blog) (Foto: Kratos luta rapidamente contra um inimigo no novo God of War, mas o trailer é dedicado à ligação com seu filho (Foto: Reprodução/PlayStation Blog))Kratos conta com a ajuda de Atreus nos combates (Foto: Divulgação)

Nos famosos puzzles do game, o menino também tem uma participação fundamental. Mesmo sendo bem fáceis, caso você tenha algum problema para solucionar os quebra-cabeças, basta esperar um pouco até que o pequeno revele detalhes que ajudam na conclusão. Isso quando não é ele o grande responsável pela façanha.

Sistema de evolução com elementos de RPG

Umas das grandes novidades do novo God of War é o seu sistema de evolução. O game traz alguns elementos similares a um RPG convencional, mas que não fazem com que ele perca suas origens. Em outras palavras, há um interessante sistema de troca de pontos de experiências por habilidades. Entretanto, eles são recebidos de uma forma limitada, não permitindo, por exemplo, que Kratos procure inimigos pelo cenário apenas para acumular pontos e adquirir movimentos.

God of War (Foto: Reprodução / TechTudo)Sistema de armas e armaduras disponíveis na Brok's Shop (Foto: Reprodução / Diego Borges)

O leque de ataques é extenso e variado para cada tipo de arma. Se nos outros títulos o progresso natural fazia com que Kratos adquirisse todas as habilidades disponíveis no jogo, no novo God of War é preciso escolher, pois dificilmente você conseguirá ter todos movimentos.

Também pode ser feita uma customização do armamento de Kratos na Brok's Shop (ou Loja do Brok). O mercadinho do novo personagem coadjuvante também é uma estreia na franquia e as modificações feitas por lá alteram não apenas o desempenho (dano causado), mas também a jogabilidade das armas de armaduras.

Se não bastasse evoluir Kratos, também é preciso modificar o pequeno Atreus. Boa parte dos movimentos do menino são voltados para cooperação no combate, como atordoar inimigos, infligir maiores danos com suas flechas etc. Cabe ao jogador avaliar se a ajuda é mais preciosa que a evolução de golpes do personagem principal. 

God of War (Foto: Reprodução / TechTudo)Há um leque muito maior de habilidades para Kratos em God of War (Foto: Reprodução / Diego Borges)

Também há um sistema de adaptação de runas que aumentam os atributos do Deus da Guerra. Quando equipadas às armas e armaduras, elas aumentam as habilidades do protagonista. As runas podem ser adquiridas em baús ou por meio das lojas encontradas ao longo da jornada. 

Visual incrível

O visual de God of War é de longe um dos mais belos da atual geração. Em nossos testes, o jogo rodou em um PS4 Pro junto a uma TV 4K com suporte à tecnologia HDR. Dessa forma, pudemos conferir todo o potencial gráfico que o game tem a oferecer.

God of War (Foto: Reprodução / TechTudo)God of War traz cenários incríveis (Foto: Reprodução / Diego Borges)

Ele não decepcionou - pelo contrário. Mesmo acostumados a um nível gráfico avançado de títulos recentes no mundo dos games, God of War pode ser considerado como o melhor exclusivo do PS4 no quesito visual, superando jogos consagrados nesse quesito, como Uncharted: The Lost Legacy e Horizon Zeron Dawn.

A começar pelos cenários, é incrível o nível de detalhamento do ambiente. Desde rochas cobertas com uma grande camada de neve, até uma vegetação rica e variada. Os efeitos de sombra e luz também impressionam, criando uma imersão nunca antes vista.

God of War (Foto: Reprodução / TechTudo)Os gráficos de God of War reproduzem a mitologia nórdica de uma forma rica com cenários repletos de detalhes (Foto: Reprodução / Diego Borges)

Já os personagens principais trazem um realismo bastante inovador para os jogos do console. A reprodução de Kratos é incrível não apenas pelo detalhamento de seu físico e de suas feições, mas também por minúcias, como sua barba esvoaçante e o sangue de inimigos escorrendo por seu corpo. 

Outro quesito que merece destaque é a parte sonora de God of War. A trilha não apenas embala a jornada de Kratos e Atreus, mas ajuda a imergir no mundo mitológico com canções muito bem orquestradas, algumas até com um coral ao fundo. A dublagem nacional não deixa a desejar. Não é fácil recriar a voz de um brutamontes como Kratos, mas Ricardo Juarez - dublador do protagonista - fez com competência o papel.  

God of War (Foto: Reprodução / Diego Borges)God of War (Foto: Reprodução / Diego Borges)

Sistema de combate traz boas evoluções

A mecânica de combate se mantém basicamente como um hack and slash. Kratos continua revezando entre golpes fracos e fortes, sendo possível ainda usar armas somadas às suas habilidades. O leque se mostra mais variado do que nos títulos anteriores, o que permite ao jogador até mesmo moldar o estilo do personagem nos combates. 

Exemplificando, Kratos conta com seu machado que, quando arremessado, volta em um movimento similar ao de um bumerangue. O jogador pode investir nesses ataques de longa distância, evoluindo e desbloqueando as respectivas habilidades. Dessa forma, seu personagem dará mais dano à distância, evitando o combate franco.

God of War (Foto: Reprodução / TechTudo)God of War traz inovações no seus sistema de combate (Foto: Reprodução / Diego Borges)

A grande novidade fica por conta da possibilidade de realizar esses movimentos juntos com Atreus. Mesmo não podendo controlá-lo completamente, Kratos pode dar ordens de ataques, como escolher o inimigo que será atingido ou o tipo de movimento que o filho fará. E a famosa barra de poder - Fúria de Esparta (Rage of Sparta) - continua presente. Enquanto ela não esvaziar por completo, o protagonista fica em uma espécie de fúria onde seus golpes causam muito mais dano.

Ausência de inimigos marcantes

Apesar do novo God of War ter conseguido balancear entre inovações sem perder a essência, uma das principais marcas do jogo ficou de fora: confrontos contra criaturas gigantes - popularmente chamadas de "chefes".

god-of-war-lancamentoconfirmado (Foto: Divulgação)Criaturas gigantescas aparecem pouco no novo God of War (Foto: Divulgação)

Embora seja uma questão justificada no próprio enredo, os inimigos não variam tanto. O jogador derrota inimigos do mesmo tamanho (ou até menores) que Kratos, o que gera um vazio. A história poderia induzir esses combates, uma vez que há até alguns encontros, mas, na maioria das vezes, eles são amistosos ou o embate é apenas reproduzido em uma animação.

Conclusão

God of War, o jogo mais aguardado de 2018, chega de forma triunfal e coloca novamente a franquia no topo das atenções. Os receios em relação às mudanças se extinguem nas primeiras horas, mostrando como se mescla elementos que consagraram a franquia com inovações que caíram como uma luva. O jogo encanta tanto pela mecânica lendária, como pelos gráficos extraordinários. Kratos retorna ao trono com um título obrigatório para seus fãs. 


O que você achou de God of War: Ascension? Comente no Fórum do TechTudo. 


Nota TechTudo

NOTA tt
9.8
Gráficos
10
Jogabilidade
9
Diversão
10
Som
10

Prós

  • Gráficos encantadores
  • História de Kratos e Atreus
  • Sistema de habilidades
  • Mecânica de combate
  • Trilha sonora

Contras

  • Falta de "chefes"
  • Pouca variedade de inimigos
  • História demora a desenrolar
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marcio
    2018-04-27T03:32:37  

    FALTA REALISMO NO PERSONAGEM PRINCIPAL, ACHO QUE ELE TEM CACHUMBA PORQUE NAO PULA. KKKKKKK

    recentes

    populares

    • Marcio
      2018-04-27T03:32:37  

      só pq vc tem caXumba não pode pular ?

  • Alex Freire
    2018-05-20T22:34:40

    A nota é exatamente a minha, não é perfeito não, por isso os 0,2 menos, mas é quase, os gráficos são sensacionais, especialmente no Pro em TV 4k, o novo sistema de combate é ótimo (só senti falta dos pulos) a história é maravilhosa, e a abordagem da mitologia nórdica foi incrível, eles contam detalhes que inclusive não eram tão explorados nos anteriores, jogo divino, obrigatório para quem gosta da série.

  • Junio Ribeiro
    2018-04-14T10:40:04  

    O JOGO E UMA BOSTA! Sou o dono do canal TutoDowns, vou postar ele pra download! no dia 25

    recentes

    populares

    • Junio Ribeiro
      2018-04-14T10:40:04  

      O KRAISSON PULA? O MARIO PULA DO SUPER INTENDO KKKK

    recentes

    populares

    • Junio Ribeiro
      2018-04-14T10:40:04  

      Ao caixista desesperado porque o God of War vai ser o jogo do ano.Uma pergunta,os personagens do Gears of War pulam????Acho qur não hein kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Marcio
    2018-04-27T03:30:43

    NUNCA VI O HADES DA MITOLOGIA GREGA INDO TOMANDO CERVEJA COM THOR DA NORDICA, NAO EXISTE.

  • Tomas Turbando
    2018-04-12T15:44:32  

    Só uma cópia de DarkSiders, principalmente no sistema de habilidades. Não tem muito combate, poucos inimigos e os chefes.

    recentes

    populares

    • Tomas Turbando
      2018-04-12T15:44:32  

      seria uma pena se fosse darksiders que copiou o god of war...

    recentes

    populares

    • Tomas Turbando
      2018-04-12T15:44:32  

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK DARK SIDERS PULA? O KRAISSON NAO PULA.

  • Cassio Rafael
    2018-04-13T20:13:51  

    Falou o contrario dos youtubers que jogaram nesse contra aí, Davy Jones, Brks Edu, Sidão e Bruno disseram que a variedade de inimigos é enorme, e que os chefes são muito bem construídos, e o que demora na historia é essencial pra entender tudo, pode tirar esses contras que estão errados aí e dar 10 pq esse merece!!!

    recentes

    populares

    • Cassio Rafael
      2018-04-13T20:13:51  

      10 PRA UM JOGO QUE O PERSONAGEM NAO PULA....???? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Leni Cunha
    2018-04-24T21:41:43  

    O techtudo não comentou nada do God of War no dia do lançamento, com certeza a Sony sabendo que esse jogo se vende sozinho não quis pagar pra divulgar, dai ficam achando defeito onde não tem, o jogo tá perfeito, não tem o que melhorar! Candidato a melhor jogo de todos os tempos, todas as lojas de games que conheço estão comentando que nunca venderam tanto um jogo no dia do lançamento, melhor parâmetro de comparação que esse não existe!

    recentes

    populares

    • Leni Cunha
      2018-04-24T21:41:43  

      MELHOR JOGO? MAIS ELE PULA? ATÉ O MARIO DO SUPER NINTENDO PULA

  • Oswaldo Ferreira
    2018-04-12T14:24:20  

    Quero é saber como diabos o Kratos foi para na mitologia nórdica e tão velho que não consegue nem pular mais.

    recentes

    populares

    • Oswaldo Ferreira
      2018-04-12T14:24:20  

      ele passou no anos aprisionados e sendo estuprado por minotauros e mulas sem cabecas... thor com seu martelo o libertou e o levou para a escandinavia. foi isso.

  • Junio Ribeiro
    2018-04-19T09:24:29

    Inscreva-se no canal TutoDowns no YouTube vou postar o game para download dia 10

  • Tony Stark
    2018-04-13T16:07:29

    Caixistas piram com os exclusivos da Sony.

  • Leandro Medeiros
    2018-04-12T12:27:57  

    Esse PS4 e seus exclusivos são uma bosta. Tá aqui minha id pra quem quiser leandromede me chama lá antes de dizer que a id é de outra pessoa.

    recentes

    populares

    • Leandro Medeiros
      2018-04-12T12:27:57  

      Leandromede o tamanho da sua vergonha

    recentes

    populares

    • Leandro Medeiros
      2018-04-12T12:27:57  

      Ele mede o tamanho do p1roka dos outros.

  • Diego Lima
    2018-04-12T12:15:56  

    O Xbox Mil grau vai a loucura com esses exclusivos, kkkkkkkk isso porque ainda falta The Last of Us 2, Spider man, Days Gone, Detroit Becan Human, Ghost of Tsushima.

    recentes

    populares

    • Diego Lima
      2018-04-12T12:15:56  

      ainda falta Shenmue 3, yakuza 6 entre outros, fora os q sairam ja, SF 5, Last Guardian, Shadow of Colossus, Blodborn, Horizon Zero Down, Uncharted, Cavaleiros do Zodiaco, etc etc etc

    recentes

    populares

    • Diego Lima
      2018-04-12T12:15:56  

      Michel Reis faltou o Until Dawn, foi um bom jogo também.

  • Charles Fraga
    2018-04-12T09:55:45  

    Com todos estes CONTRAS, ficou com 9.8 porque? Me expliquem por favor como avaliam ou como pontuam...? ou alguém ai precisa fazer um curso de ESTATÍSTICA? CONTRAS Falta de "chefes" Pouca variedade de inimigos História demora a desenrolar

    recentes

    populares

    • Charles Fraga
      2018-04-12T09:55:45  

      Muitas vezes a avaliação se baseia em gráfico, gráfico, gráfico e um pouco de jogabilidade... daí os pontos contra são só detalhe... por isso os 0.2 pra não dar 10. Realmente é avaliação de quem não joga...

    recentes

    populares

    • Charles Fraga
      2018-04-12T09:55:45  

      Porque as vezes ele avaliou o jogo como tendo pouco chefes maiores ou história demora a desenrolar como contra mas isso não interfere muito na qualidade do jogo e o jogo consegue lidar muito bem com esse ''contra'' ainda mais que terá continuação então isso já tira o peso de cima desse título de 2018 em si. Ele não vai tirar 4 pontos de nota só por causa desses contra, depende do quanto ele interfere na qualidade, simples

  • Michel Reis
    2018-04-12T11:45:30  

    Review de um jogo que ainda nem saiu? Review de uma gameplay de 15 minutos? obviu que os contras seriem estes.....para a galera toda, antes de julgar as mudanças que pra mim já estavam na hora de ter, esperem o game sair, concluam o game e só depois deem a opinião.

    recentes

    populares

    • Michel Reis
      2018-04-12T11:45:30  

      Recebe cópia e dinheiro para falar bem.

    recentes

    populares

    • Michel Reis
      2018-04-12T11:45:30  

      "tá serto". Não é pq o jogo é bom não.

  • Renato Souza
    2018-04-12T09:41:14  

    Os exclusivos da Sony decretaram a derrota da Microsoft na batalha das consoles na geração PS4 / XBox One... chega a ser desleal... vamos esperar a próxima...

    recentes

    populares

    • Renato Souza
      2018-04-12T09:41:14  

      E ano passado? Teve algum da Microsoft que chegou perto de Horizon Zero Dawn? Não é ser fanboy são fatos

    recentes

    populares

    • Renato Souza
      2018-04-12T09:41:14  

      Precisa sim Danilo Pereira... Death stranding o/ e aí fecha o caixão

  • Raúl Gomes
    2018-04-12T11:58:40  

    Estou jogando o game desde o dia 10, quando recebi do meu pai. Ele trabalha na Sony do Canadá. Posso dizer que é muito viciante. Pena que não posso contar nada aqui pq odeio dar spoiler

    recentes

    populares

    • Raúl Gomes
      2018-04-12T11:58:40  

      Mente mais Raul. Meu avô trabalha na Sony, me mandou dois, um em inglês e outro em português, estou quase zerando, jogo está mais chato que os anteriores, sem muito combate, poucos inimigos no caminho e sem os chefes. Sem contar que esse esquema de habilidades do personagem é simplesmente uma cópia dos Tomb Rider's e dos DarkSiders. Não vale a pena a aquisição, ainda bem que ganhei de graça. LoL

    recentes

    populares

    • Raúl Gomes
      2018-04-12T11:58:40  

      se vc ganhou só poderia ser de graça bu....rr.....ooooo

  • Artur Furtado
    2018-04-12T14:23:42  

    Possui modo multiplayer? Não vi ninguém falando do multiplayer ainda...

    recentes

    populares

    • Artur Furtado
      2018-04-12T14:23:42  

      não tem

  • Tiago Roque
    2018-04-12T15:06:58

    Essa chamada do titulo é sensacionalista demais, é obvio que os gráficos são melhores... ou outros jogos da franquia são de gerações anteriores kkkkkkkkkkkkk

  • Anderson Rocha
    2018-04-12T10:46:14  

    Diversão 10? Com falta de chefes, inimigos repetidos, demora no desenrolar da história (história chata). Depois é a mil grau que aliena

    recentes

    populares

    • Anderson Rocha
      2018-04-12T10:46:14  

      kkkkkkk falou o cara que nem jogou o jogo. kkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Anderson Rocha
      2018-04-12T10:46:14  

      Ovelhinha aí.

  • Lionel Messi
    2018-04-12T10:31:24  

    Mas já? era pra ser 9,5 e não 9,8, mas td bem, mesmo com esses contras q não concordo com a história demora a desenrolar, pois esperava oq? se é outra mitologia! tinha q demorar a desenrolar mesmo, pois tem q explicar como chegou na mitologia nórdica

    recentes

    populares

    • Lionel Messi
      2018-04-12T10:31:24  

      retratando é 9,8 mesmo, porém deveriam começar a pensar me colocar notas de 0 a100, pois 9,8 soa como ironia d quem num quer dar 10

    recentes

    populares

    • Lionel Messi
      2018-04-12T10:31:24  

      E a média no Metacritic tá em 94

  • Oswaldo Ferreira
    2018-04-12T14:20:49

    8.5 no máximo