Jogos de ação

NOTA tt
7.3

Review Halo Wars 2

Série retorna ao gênero de estratégia em uma aventura falha, mas divertida

Thomas Schulze
por
em

Halo Wars 2 é o novo jogo da franquia da Microsoft. Disponível para PC e Xbox One, o game foi desenvolvido pela Creative Assembly e apresenta competentes mecânicas de estratégia em tempo real. No entanto, problemas de otimização e de design atrapalham a experiência. Confira a análise completa com prós e contras:

Halo Wars 2 finalmente expande o universo de estratégia da série

Veteranos da estratégia

O primeiro Halo Wars, lançado em 2009 e desenvolvido pela Ensemble Studios, foi uma competente incursão dos RTS (jogos de estratégia em tempo real) em um poderoso console de mesa. Para sua sequência, a Microsoft confiou nos talentos de outra desenvolvedora com bastante bagagem no gênero, a Creative Assembly. Infelizmente, eles também não conseguiram elevar a série Halo Wars para o mesmo patamar dos grandes jogos RTS.

Halo Wars 2 é um raro RTS para consoles (Foto: Divulgação/Microsoft)Halo Wars 2 é um raro RTS para consoles (Foto: Divulgação/Microsoft)

Espaço, a fronteira final

A trama da sequência se passa depois de Halo 5, e 28 anos após os eventos vistos no primeiro Halo Wars, quando os tripulantes da nave Spirit of Fire acordam de seu sono criogênico em um novo mundo com perigos e ameaças inéditas.

A narrativa se desenvolve principalmente em cenas de computação gráfica muito acima da média, que fazem um ótimo trabalho ao apresentar os personagens e universo da saga, desde o novo vilão Atriox até a dinâmica da tripulação da nave. Um verdadeiro show de apresentação.

Halo Wars 2 conta uma história interessante para os fãs da série (Foto: Divulgação/Microsoft)Halo Wars 2 conta uma história interessante para os fãs da série (Foto: Divulgação/Microsoft)

Joystick fica devendo

Como de praxe no gênero, os personagens são controlados através de uma câmera aérea no mesmo estilo de clássicos como Command & Conquer e Starcraft. A transição dos controles em mouse e teclado para joysticks, no entanto, não foi satisfatória.

Usando o D-Pad é possível circular rapidamente entre bases e pontos de interesse, ou mesmo afastar suas tropas do perigo. Segurar o direcional forma grupos específicos, facilitando o pensamento estratégico. Ainda assim, nos momentos de caos generalizado, a imprecisão e limitação dos controles é notória, o que atrapalha a diversão.

Halo Wars 2 frustra com controles limitados no joystick (Foto: Divulgação/Microsoft)Halo Wars 2 frustra com controles limitados no joystick (Foto: Divulgação/Microsoft)

Campanha pouco inspirada

Há várias formas de curtir Halo Wars 2. Há um tutorial bem completo que ensina os fundamentos da aventura, e é uma boa ideia estudá-lo antes da campanha principal, que é um tanto curta, comportando apenas 12 missões que demoram cerca de sete horas para serem concluídas.

Embora os níveis apresentem uma boa variedade de ambientes, inimigos e unidades em combate, o elemento estratégico é bem limitado, exigindo pouco pensamento analítico por parte do jogador. O sentimento de repetição é inevitável enquanto se progride de fase em fase tentando construir a maior base possível antes de botar as tropas para marchar.

Halo Wars 2 tem uma campanha curta, mas tediosa (Foto: Divulgação/Microsoft)Halo Wars 2 tem uma campanha curta, mas tediosa (Foto: Divulgação/Microsoft)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Modos de jogo

Também há boas opções multiplayer para experimentar após o fim da campanha. Até seis jogadores simultâneos podem se digladiar em diferentes modos de jogo, que vão desde o tradicional Deathmatch, o qual vence o último sobrevivente, até Strongholds e Dominion.

Embora eles também possam ser jogados contra bots, seu potencial aumenta muito contra adversários humanos. Em Dominion, é preciso proteger um ponto fixo do mapa até alcançar a maior pontuação, e em Strongholds é necessário conquistar a base rival.

Halo Wars 2 diverte mais nos modos multiplayer (Foto: Divulgação/Microsoft)Halo Wars 2 diverte mais nos modos multiplayer (Foto: Divulgação/Microsoft)

Por fim, em Blitz, o jogador trabalha com um deck de cartas que definem a força de seu exército. Infelizmente há microtransações para obter cartas melhores na Xbox Store, o que reduz consideravelmente seu apelo. Mesmo assim, ainda é o modo com maior potencial de diversão em todo o game.

Problemas técnicos

Até o momento em que essa análise foi publicada, Halo Wars 2 apresentava alguns problemas sérios de performance. Ao longo da campanha, diversas vezes eventos-chave das missões não foram corretamente acionados, exigindo o resgate de um save anterior para progredir no jogo.

Halo Wars 2 não foi bem otimizado e precisa de patches (Foto: Divulgação/Microsoft)Halo Wars 2 não foi bem otimizado e precisa de patches (Foto: Divulgação/Microsoft)

Para piorar, o Xbox One também apresenta travamentos completos, ainda que sejam eventos mais raros. É essencial que patches de correção sejam lançados o quanto antes para melhorar a otimização e performance do título.

Conclusão

Halo Wars 2 não figura entre os grandes jogos de estratégia em tempo real, nem consegue deixar seu nome entre os capítulos essenciais da franquia Halo. Ainda assim, trata-se de uma opção decente para fãs da série ou jogadores que buscam uma alternativa neste gênero cada vez mais raro em consoles de mesa. Bugs e problemas técnicos exacerbam as limitações dos controles, mas a presença de veículos e personagens conhecidos garantem alguma diversão.

Halo Wars 2 só é recomendado para quem busca muito um RTS para consoles (Foto: Divulgação/Microsoft)Halo Wars 2 só é recomendado para quem busca muito um RTS para consoles (Foto: Divulgação/Microsoft)

Halo Wars 2 é o melhor jogo da série Halo? Comente no fórum do TechTudo!

Saiba mais:

Confira os games de Xbox One que poderão ser jogados no Windows 10

For Honor e Halo Wars 2 estão entre os lançamentos da semana

Halo Wars 2 é anunciado para Xbox One e Windows 10

Nota TechTudo

NOTA tt
7.3
Gráficos
8
Jogabilidade
7
Diversão
6
Som
8

Prós

  • Sequências em computação gráfica
  • Modos de jogo
  • Multiplayer

Contras

  • Estratégia pobre
  • Controles
  • Bugs e problemas técnicos
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Wendel Pereira
    2017-03-05T22:40:32  

    Yakuza 9.0, Gravity Rush 8.0, e Halo Wars 7.3... sem comentários.

    recentes

    populares

    • Wendel Pereira
      2017-03-05T22:40:32  

      Sem comentários? Kkkk fale aí o rts do ps4. Não tem, então pq tu quer comentar em algo, onde o xone é o melhor? (RTS) para consoles. É que nem eu pegar a nota do forza que é Maior que todos os lançamentos da sony nos últimos 6 meses e sair comparando.

    recentes

    populares

    • Wendel Pereira
      2017-03-05T22:40:32  

      Agora que vi que não fui claro no que quis dizer. Mostrei essas notas e disse sem comentários, justamente pra criticar os "imparciais desse site. Sempre dão notas altas pra esses jogos do PlayStation que ninguém joga, e sempre tentam desmerecer o máximo que podem os jogos do Xbox.