NOTA tt
9.0

Review HD Externo My Passport Essential 500GB

Lauri Paulo
por
em

No mercado há algum tempo, a linha My Passport Essentials da Western Digital tem certa tradição de confiabilidade e durabilidade, normal para empresa que possui os HDs externos mais vendidos do mundo. Neste review vamos mostrar como ele se comporta com o uso diário, visando o usuário comum que deseja apenas manter uma cópia segura dos seus arquivos.

wd01HD Externo da WD (Foto: Lauri Paulo)

Design

Com acabamento em black piano e cantos arrendados o My Passport Essential chama a atenção em uma mesa ou ao lado de, por exemplo, um notebook. A conexão com o computador necessita de apenas um cabo USB para dados e energia, auxiliando em manter o visual limpo e eficiente do periférico.
Tamanho

Medindo apenas 1,5cm de altura, 8cm de profundidade e 11cm de largura, pesando apenas 200g, o My Passport Essential cabe tranquilamente em uma bolsa ou mochila. Fácil de carregar da casa para o trabalho ou faculdade. Com 500GB de capacidade de armazenamento ele satisfaz a necessidade de boa parte dos usuários.


Funcionalidades

HD Externo Western Digital 500GB - My Passport EssentialHD My Passport Essential (Foto: Divulgação)

Quando você conecta o My Passport Essential pela primeira vez ele irá aparecer como dois dispositivos: o primeiro é um disco somente de leitura – como um drive de DVD – que contem o instalador do software de backup de dados, o segundo dispositivo é o disco externo onde você pode gravar seus arquivos.

O software de backup que acompanha o disco externo é o WD SmartWare. Nele você pode configurar se o seu dispositivo usa criptografia, realizar testes de integridade no disco, atualizar o firmware e configurar quantas versões de arquivos o backup deve manter no histórico.

A funcionalidade de backup é extremamente simples e usa o conceito de ser automático e contínuo. Quando você acessa o software pela primeira vez o SmartWare irá classificar os seus arquivos em disco mostrando quanto é ocupado por músicas, vídeo, documentos, e-mails, etc. Isso é visualizado em um gráfico a esquerda da janela, do outro lado um gráfico representa o seu HD externo. Conforme os seus arquivos vão sendo copiados do seu computador para o disco externo os gráficos vão ficando iguais. Simples e eficiente para a maioria dos usuários. Em relação a essa funcionalidade, a empresa chama de Centro de controle do backup visual.

Sentimos falta de opções como incluir um caminho específico para realizar o backup, realizá-lo em diferentes discos do computador simultaneamente ou restringir a cópia de certos tipos de arquivo. Como o backup é automático e contínuo você não tem a opção de apenas conectar o dispositivo e salvar um arquivo qualquer. Se ele estiver configurado no seu computador ele irá ser executado sempre que você conectar o My Passport Essential.

A atualização do SmartWare é frequente. Alguns problemas iniciais como, por exemplo, o software de backup não encontrar as pastas do Windows Live Mail foram corrigidas por atualizações. Mesmo o firmware do dispositivo conta com atualizações frequentes.

Uma opção interessante para quem carrega o dispositivo de um lado para o outro é habilitar a criptografia por hardware de 256-bits, mais que suficiente para a maioria das pessoas. Para habilitar a opção, basta definir uma senha no SmartWare e a partir desse momento a partição de dados do My Passport Essential somente pode ser acessada com essa senha. Caso você conecte o dispositivo em um computador que ainda não tenha o SmartWare instalado, ele possui a funcionalidade de mostrar uma janela pedindo a senha e liberando o acesso.

Custo/Benefício

Com tantas opções no mercado de discos externos é até complicado falar em custo benefício. O My Passport Essential não é o modelo mais barato, mas tem muitas funcionalidades como o software integrado de backup, criptografia e bom desempenho. É necessário pesquisar bastante, mas é possível achar esse modelo com preço similar a concorrentes com menos funcionalidades, dessa forma, deixando o dispositivo como uma ótima opção de compra.

Ficha técnica

Interface USB 2.0
Dimensões 1,5cm X 8,3cm X 11cm
Compatibilidade do Sistema Formatado em NTFS para Windows® XP, Windows Vista®, Windows 7, Mac OS® X, Tiger®, Leopard®, SnowLeopard™ (requer reformatação)
Capacidade 500 GB
Taxa de transferência de dados Até 480 Mb/seg
Conteúdo da caixa Disco rígido portátil, Software WD SmartWare, Cabo USB, Adaptador CA, Guia de Instalação Rápida

Nota TechTudo

NOTA tt
9.0
Design
9
Funcionalidades
8
Desempenho
10
Custo-benefício
8

Prós

  • * Pequeno e leve.
  • * Software de backup simples.
  • * Bom desempenho para leitura.
  • * Criptografia por hardware.

Contras

  • * Software de backup é simples.
  • * Acabamento sem durabilidade.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Cristiane Fraga
    2013-04-16T11:05:46

    Olá tenho um HD my Passport, wdbkxh5000abk, e não estou conseguindo mover novos arquivos para ele e nem copiar dele para o meu pc, tenho um mac book air, ja tentei auxilio da wd, mas até agora nada. Por favor alguem me ajude pois tenho aquivos que preciso muito utilizar. Obrigada