Armazenamentos

NOTA tt
8.0

Review HD Externo Samsung S2 Portable 1 TB

Há alguns anos, ter um HD externo era algo dispensável para alguns usuários, pois eram caros e pouco práticos. Mas com a expansão do mercado de notebooks (e mesmo o de media players), um disco rígido portátil passou a ser objeto de primeira necessidade para quem lida com arquivos grandes, ou simplesmente para os que adoram fazer downloads.

Bruno do Amaral
por
em

Há alguns anos, ter um HD externo era algo dispensável para alguns usuários, pois eram caros e pouco práticos. Mas com a expansão do mercado de notebooks (e mesmo o de media players), um disco rígido portátil passou a ser objeto de primeira necessidade para quem lida com arquivos grandes, ou simplesmente para os que adoram fazer downloads.

Entre os vários modelos oferecidos no mercado, o HD Externo Samsung S2 Portable de 1 TB tenta se destacar com sua grande capacidade, acabamento impecável, praticidade e preço não tão caro. E um equipamento assim traz ótima relação custo-benefício, tornando-se ideal para quem não abre mão de um produto top bonito e eficaz.

HD Externo Samsung S2 1 TB Ultra Portable (Foto: Divulgação)HD Externo Samsung S2 1 TB Ultra Portable (Foto: Divulgação)

Acabamento

O S2 é simples, mas muito bonito. Sua superfície superior é em aço escovado, com apenas o logotipo da Samsung e um LED azul para indicar funcionamento; que acabam quebrando um pouco a harmonia do seu design. Os cantos são arredondados, algo muito bem-vindo em um HD portátil que pode ser colocado em bolsos ou pastas executivas sem furar tecido algum.

Na parte de baixo, o dispositivo possui um material emborrachado que oferece tanto o "grip" para não escorregar em superfícies lisas quanto um lugar para segurar o disco rígido sem o perigo de se queimar com o aquecimento em uso. ...não que isso seja um problema, por sinal.

Conforto

HD Externo Samsung S2 Portable 1 TB (Foto: Bruno do Amaral)HD Externo Samsung S2 Portable 1TB
(Foto: Bruno do Amaral)

Não notamos nenhum componente externo emanando muito calor, mesmo após bastante tempo de uso. Claro, a superfície onde o S2 fica apoiado pode aquecer, mas muito pouco em relação a modelos concorrentes.

O HD é até certo ponto silencioso, mas ainda é possível ouví-lo funcionar. Se você tiver pouco espaço físico para utilização junto com um notebook e decidir apoiá-lo no colo, sentirá o disco sendo lido e as partes mecânicas trabalhando. Nada grave e dentro da média da categoria.

Ele vem ainda com uma simpática capa de couro para transporte e cabo USB genérico de apenas 40 cm, que poderia ser um pouco maior. Outra coisa que é até meio óbvia, mas não custa avisar: nunca o conecte ao computador quando ele estiver dentro da capinha.

Performance

Usamos em nossos testes de transferência o mesmo arquivo de cerca de 1 GB, além de um notebook Lenovo G460 com processador Intel Core i3, 4 GB de memória RAM e Windows 7 Home Premium 64 bits. Com o sistema livre (apenas tarefas de fundo como antivírus rodando), a transferência demorou 47,3 segundos.

HD Externo Samsung S2 Portable 1 TB (Foto: Bruno do Amaral)HD Externo Samsung S2 Portable 1 TB (Foto: Bruno
do Amaral)

Com o sistema um pouco mais ocupado, com os programas Firefox, Google Talk e TweetDeck abertos, foram necessários 50,6 segundos. As marcas são boas, mas poderiam ser melhores se não fosse a limitação de conexão para o USB 2.0. A Samsung ficou devendo uma porta USB 3.0 ou mesmo compatibilidade com o padrão e-SATA.

Outro problema é que alguns computadores podem não fornecer a energia suficiente para que o HD funcione normalmente, e aí não tem jeito: tem que comprar aquele cabo em forma de Y para transferir dados em uma ponta e força na outra. Mas a grande maioria dos notebooks atuais deve lidar tranquilamente com apenas um USB conectado.

Software

A Samsung incluiu no dispositivo um programa para backup automático que pode agir junto com a função de backup do Windows. É recomendado utilizá-lo somente se você pluga o HD constantemente em seu notebook, já que a medida de segurança só tem sentido se você tiver uma cópia atualizada dos arquivos. No HD, ainda, há versões em PDF do manual do usuário.

Ficha técnica

Capacidade 1 TB
Conexão USB 2.0
Peso 193 g
Medidas 82 x 111 x 17 mm
Taxa de transferência 480 Mbps (máxima)
Componentes HD, cabo de 40 cm e capa de couro

Nota TechTudo

NOTA tt
8.0
Design
9
Funcionalidades
8
Desempenho
7
Custo-benefício
8

Prós

  • * Design elegante.
  • * Dispensa cabo de força.
  • * Silencioso.
  • * Grande capacidade.

Contras

  • * Velocidade poderia ser maior.
  • * LED indicador sem utilidade.
  • * Cabo USB curto.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Beatriz Jacob
    2013-08-09T16:45:28

    Boa tarde! Tenho uma dúvida! É possível usar o HD externo com o case de couro que vem junto? Ouvi dizer que a capa pode esquentar o aparelho e queimar, é verdade? Att.

  • Marcos Lima
    2012-05-30T18:58:07  

    Quando que o computador nao fornece energia suficiente pra alimentar um HD Externo que usa um cabo com apenas um conector em cada ponta [miniusb pra ligar nele e usb tipo A pra ligar no pc ou note]? O que acontece com o HD, ele pode ser estragado por isso [má alimentação energetica]? Se a pessoa quiser usar apenas um cabo do tipo Y [miniusb numa ponta pra ligar nele e duas usb tipo 'A' pra ligar simultaneamente no pc] é mais seguro? Ele fica bem alimentado de fato? é verdade que os HDs portateis consomem mais do que os 500mAh que as portas 2.0 fornecem de energia?

    recentes

    populares

    • Marcos Lima
      2012-05-30T18:58:07  

      Nao presta...apos uns 3 meses de uso ele parou de funcionar e só fica piscando a luz azul 3 vezes seguidas e nada...perdi todos meus dados nele, e na ssistencia diz que nao tem recuperaçao.