NOTA tt
8.0

Review Homem de Ferro 3

Com gráficos muito bonitos em ambas as plataformas, o título obteve uma recepção positiva, entretanto o sistema de compras dentro do aplicativo foi alvo de muitas críticas dos jogadores.

Dário Coutinho
por
em

Homem de Ferro 3 é um jogo desenvolvido pela Gameloft para Android e iOS baseado no filme homônimo. No game o jogador enfrenta inimigos, desviando de obstáculos e coletando itens para tentar colecionar todas as 18 armaduras disponíveis. Com gráficos muito bonitos em ambas as plataformas, o título obteve uma recepção positiva, entretanto o sistema de compras dentro do aplicativo foi alvo de muitas críticas dos jogadores.

Faça o download de Homem de Ferro 3 aqui.

Iron man 3 é o jogo oficial do filme Homem de Ferro 3 (Foto: Divulgação) (Foto: Iron man 3 é o jogo oficial do filme Homem de Ferro 3 (Foto: Divulgação))Iron Man 3 (Foto: Divulgação)

O desafio de Tony Stark

Ao iniciar o game pela primeira vez o jogo oferece a possibilidade de utilizar a armadura Mark 42, a mesma do filme. Porém após ser derrotado, a vestimenta sai de cena e é revelado o principal objetivo do jogo: colecionar todas as armaduras de Tony Stark.




Controles simplificados

Os controles do jogo são bem intuitivos. Para mover o Homem de Ferro utiliza-se a parte de baixo da tela, deslizando seu dedo. Para destruir os inimigos basta passar o dedo sobre eles, fazendo com que Tony Stark libere um raio de energia. Dando leves toques na tela ele solta pequenas rajadas de tiro que são um pouco mais rápidas e ótimas para acertas alvos ágeis. Há ainda os ataques especiais, que surgem quando o jogador chega a uma determinada distância, esses ataques são muito poderosos e variam de armadura para armadura.

Outra configuração de controles interessante é o 'Girosc', que pode ser acessada a qualquer momento, tocando no botão de opções. No menu surge a tela para mudar o 'modo operacional' e ao selecionar a opção os controles mudam. A partir de então, para movimentar o Homem de Ferro basta inclinar o smartphone ou tablet de um lado para o outro.

Misséis são os grandes vilões do jogo (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)Misséis são os grandes vilões do jogo (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)

Apesar de toda essa simplificação de comandos, Homem de Ferro 3 não é um jogo “endless running” fácil. Para começar, o game é muito “orgânico” e toda a naturalidade de movimento que o jogo proporciona tem um impacto na dificuldade. Em games como Temple Run e Subway Surfers temos esquemas precisos, com rotas de movimentação pré-definidas (esquerda, centro e direita). Nestes títulos basta um toque e o personagem já esta a salvo dos obstáculos, mas em Homem de Ferro 3 qualquer deslizada de dedo milimétrica leva o jogador ao erro, principalmente durante as partes mais difíceis, como desviar dos mísseis.

Alguns inimigos retirados diretamente dos quadrinhos aparecem de vez em quando para enfrentar Tony. Quando isso acontece o game diminui um pouco a velocidade e o combate fica muito parecido com uma batalha contra um “chefe de fase”.

Menus um pouco confusos

No começo o game tem um tutorial orientado para apresentar ao jogador os comandos e menus. Entretanto, mesmo que seja instrutivo, esse sistema não mostra algumas opções importantes, como a de ativação do giroscópio.

Menu de Homem de Ferro 3 (Foto: Reprodução / TechTudo)Menu de Homem de Ferro 3 (Foto: Reprodução)

Mesmo em português a navegação pelos menus às vezes é confusa. Por exemplo, não há opção ou atalho para reinício imediato após ter perdido uma partida, o jogador tem que voltar por uma série de opções para recomeçar a jogar.

Gráficos com qualidade indiscutível

Ainda que a decisão da Gameloft de fazer um “endless running” não tenha agradado alguns jogadores, quando o assunto é a qualidade visual do jogo não há o que discutir. Tanto os cenários como a representação das armaduras do Homem de Ferro beiram a perfeição. Desde os reflexos até os efeitos dos lasers e propulsores impressionam pelo capricho. Na fábrica das armaduras é possível ver todos os modelos, aplicando zoom e girando para conhecer cada detalhe.

Armadura representadas com muito detalhes (Foto: Divulgação)Armadura representadas com muito detalhes (Foto: Divulgação)

Competição e estímulos para jogar todo dia

Homem de Ferro 3 não seria um game de “endless running” se não estimulasse a competição. Com suporte tanto ao Game Center como à Gameloft Live, é possível  visualizar o ranking e a posição do jogador em relação aos amigos. O jogo também conta com integração com o facebook, mostrando na tela seus amigos que também possuem o jogo.

Homem de Ferro 3 (Foto: Reprodução)Homem de Ferro 3 (Foto: Reprodução)

Além disso, novas missões surgem diariamente, possibilitando o ganho de mais ISO-8 (peças usadas na construção de armaduras) e equipamentos. O estímulo para continuar jogando também vem através de notificações que avisam quando novos modelos de armaduras estão prontos.

Nem tudo é de graça

Em um jogo gratuito para baixar é comum esperar que em algum momento, algo que o jogador deseje só seja acessível através de muito esforço ou de pagamento. Em Homem de Ferro 3 esses objetos de desejo são as armaduras. Leva-se muito tempo para conseguir reunir o necessário para desbloqueá-las e a falta de opções para agilizar o processo, como um multiplicador de pontos, fará com que muitos abandonem o jogo sem colecionar os modelos disponíveis no título.

O principal problema para quem vai querer colecionar todas as armaduras do jogo são os ISO-8. Os itens são liberados em pequenas quantidades, mas são necessários centenas e depois milhares desses cristais para adquirir apenas um único modelo. A questão é que simplesmente adquirir mais cristais através de uma compra com dinheiro de verdade não parece um bom negócio, devido ao alto preço cobrado pelo jogo.


Conclusão

O game do Homem de Ferro 3 faz jus ao filme. É um jogo para smartphone e tablets com gráficos incríveis e diversão instantânea. Desafiador, o game oferece uma proposta mais realista no estilo “endless running”. Entretanto, ao ser gratuito para baixar e colocando opções de compra muito caras escondidas no jogo, a diversão de colecionar as armaduras ficou limitada e em muitos momentos, frustrante.

Nota TechTudo

NOTA tt
8.0
Gráficos
10
Jogabilidade
7
Diversão
7
Som
8

Prós

  • - Gráficos incríveis
  • - Todo em português
  • - É grátis

Contras

  • - Armaduras caras
  • - Dificuldade elevada
  • - Menus confusos
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Erineide Oliveria
    2013-05-03T18:36:35

    Xperia U trava pra baralho

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rafael Souza
    2013-05-01T10:48:27

    No Rarz D1 não roda kkkkkkkkk

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário