Jogos de aventura

NOTA tt
9.0

Review Horizon Zero Dawn

Game esbanja beleza nos seus gráficos e conquista jogadores com enredo envolvente

Diego Borges
por
em

Horizon Zero Dawn é o novo game de aventura exclusivo para PS4. Com gráficos incríveis, um mapa aberto gigantesco e um enredo que prende a atenção, o título se destaca como uma das melhores opções para o console da Sony. Confira o nosso review completo do jogo:

Horizon Zero Dawn mantém visual e boa jogabilidade na E3 2016

A jornada de Aloy

O jogo se passa num futuro muito distante onde o planeta Terra, agora, vive sob o domínio de uma espécie de "criaturas jurássicas robóticas". No game, você assume o controle de Aloy, uma jovem que, quando criança foi abandonada por seus pais e acabou sendo criada por exilados da tribo Nora.

Confira o review de Horizon Zero Dawn:


Ao longo do jogo, você embarca em uma jornada que conta a história da personagem, desde os mistérios envolvendo seu nascimento, até a sua evolução como guerreira. Em meio a isso, há uma serie de reviravoltas que tornam o roteiro incrivelmente envolvente.

Também há a possibilidade de moldar a personalidade de Aloy de acordo com o rumo dos diálogos. Em outras palavras, suas respostas fazem com que a personagem seja uma figura mais amistosa ou até mesmo mais firme em suas atitudes. Pena que isso não leva a uma boa quantidade de finais diferentes.

Horizon: Zero Dawn nos mostra mais da história de Aloy e eu perigoso mundo (Foto: Reprodução/Game.co.uk) (Foto: Horizon: Zero Dawn nos mostra mais da história de Aloy e eu perigoso mundo (Foto: Reprodução/Game.co.uk))Horizon: Zero Dawn nos mostra mais da história de Aloy e eu perigoso mundo (Foto: Reprodução/Game.co.uk)


Visual de cair o queixo

Horizon Zero Dawn se destaca por ser um dos games com os gráficos mais encantadores dessa atual geração. O trabalho feito pela produtora Guerrilla Games consegue imergir o jogador de uma forma nunca antes vista, tanto nas suas diversas animações quanto no gameplay.

Os cenários impressionam pela riqueza de detalhes. Tanto a vegetação quanto o relevo do jogo possuem características de cada região do mapa. Em outras palavras, em ambientes mais frios há um determinado tipo de espécies, enquanto em partes mais quentes é tudo bem diferente. 

Horizon Zero Dawn (Foto: Divulgação/Sony) (Foto: Horizon Zero Dawn (Foto: Divulgação/Sony))Horizon Zero Dawn tem gráficos ricos em detalhes (Foto: Divulgação/Sony)

Com os personagens, o excelente trabalho foi mantido. Tanto nas animações, que conseguem expressar o sentimento das cenas, quanto no jogo rolando, com detalhes como tatuagens, cicatrizes, vestimentas etc. As criaturas também possuem um cuidado especial. É fácil diferenciar cada uma delas por suas características, tamanho e movimentação.

Pena que a dublagem do game em português deixe um pouco a desejar. Nos personagens principais houve um cuidado especial com entonação e até mesmo o encaixe dos diálogos. Já nos coadjuvantes, é possível notar uma falta de cuidado, seja para expressar os sentimentos que a cena exige, ou na hora de encaixar uma fala no movimento da animação.

Horizon: Zero Dawn coloca o jogador contra monstros gigantes (Foto: Divulgação/Sony) (Foto: Horizon: Zero Dawn coloca o jogador contra monstros gigantes (Foto: Divulgação/Sony))Horizon: Zero Dawn coloca o jogador contra monstros gigantes (Foto: Divulgação/Sony)


Combates com alguns problemas

O sistema de combate de Horizon Zero Dawn deixa a desejar. Quando armas como arco e flecha ou metralhadoras são utilizadas, o sistema de mira funciona muito bem. Além disso, algumas habilidades ajudam, como as que criam uma espécie de câmera lenta para que Aloy execute um disparo mais preciso.

Já o sistema de combate direto, com a utilização de sua lança é falho. Isso porque a câmera do jogo atrapalha bastante as ações, seja na hora de desviar dos ataques dos oponentes ou para encontrá-los e efetuar um contra golpe.

A sensação é de que faltam elementos nesse sistema, como uma opção de fixar a mira em um determinado alvo ou inimigo. Isso facilitaria bastante, principalmente na hora de realizar as acrobacias para fugir dos ataques de seus adversários sem perde-los de vista.

Horizon: Zero Dawn (Foto: Divulgação/Guerrilla Games)Horizon Zero Dawn não tem mira travada (Foto: Divulgação/Guerrilla Games)


Evoluindo suas habilidades e construindo seus itens

Outro ponto que merece destaque no game é o sistema de evolução de habilidades. Eles são essenciais para obter sucesso no jogo, já que boa parte dessas habilidades são vitais para os confrontos, como, por exemplo, ampliar o armazenamento de itens.

Para conquistar novas habilidades é preciso acumular pontos de experiência, que são adquiridos com ações no jogo. Eliminando criaturas ou cumprindo objetivos, você acumula XP para passar de nível e desbloquear novas habilidades. Isso faz com que a vida útil do game seja ampliada, instigando o jogador a evoluir antes de prosseguir nos objetivos principais.

Também há formas de melhorar seu equipamento ao longo do jogo ou até mesmo criar. Para isso, é preciso acumular itens, desde plantas específicas até sucatas de criaturas robóticas derrotadas.

Horizon: Zero Dawn (Foto: Divulgação/Sony)Horizon Zero Dawn conta com bom sistema de habilidades (Foto: Divulgação/Sony)


Conclusão

Horizon Zero Dawn é mais um título exclusivo do PS4 que justifica a compra do console. Com um visual incrivelmente detalhado e um enredo repleto de reviravoltas que prende o jogador em longos diálogos, os problemas de jogabilidade não comprometem o resultado final dessa obra prima que tem tudo para ser a nova galinha dos ovos de ouro da Sony.

Nota TechTudo

NOTA tt
9.0
Gráficos
10
Jogabilidade
8
Diversão
9
Som
9

Prós

  • Trama envolvente
  • Gráficos encantadores
  • Sistema de evolução
  • Personagem carismática

Contras

  • Jogabilidade problemática
  • Dublagem decepciona
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Leitor
    2017-02-24T12:38:23  

    Já tentei mas não consigo me divertir com esse tipo de jogo. Ficar horas andando para coletar coisas.

    recentes

    populares

    • Leitor
      2017-02-24T12:38:23  

      vc pode jogar dama ou xadrez.. tem batalha naval tb.

    recentes

    populares

    • Leitor
      2017-02-24T12:38:23  

      Na verdade esses jogos são muito divertidos quando tem um oponente legal. Já joguei muito. Contra o computador não tem graça. Sem dúvida é muito melhor jogar batalha naval com os amigos do que ficar procurando frutinhas a tarde toda pra mudar a cor do boné do personagem.

  • Raphael Pah
    2017-02-24T14:03:17  

    Otimo jogo pena que rodará a 30 fps no low nesse console fuleiro !

    recentes

    populares

    • Raphael Pah
      2017-02-24T14:03:17  

      fique tranquilo, no xbox one rodara em 60 fp..... sqn..kkkkk

    recentes

    populares

    • Raphael Pah
      2017-02-24T14:03:17  

      uaheuaheuaheuahe, se quer falar de xbox amigo ? melhor ficar no ps1 que da um caldo nele

  • Rafael Carrijo
    2017-02-24T12:03:43  

    Ainda prefiro meu super nintendo. Preciso zerar chrono trigger com todos os finais.

    recentes

    populares

    • Rafael Carrijo
      2017-02-24T12:03:43  

      bons tempos. nao ouso falar mal da nintendo.. lenda....

  • Walter Costa
    2017-02-24T16:11:13  

    Uma espécie de Far cry primal com ficção em 3 pessoa. Quero não

    recentes

    populares

    • Walter Costa
      2017-02-24T16:11:13  

      tu nao, mas a grande maioria quer.

  • Fabio
    2017-02-24T11:19:35  

    comprarei um xbox one para joga lo semana que vem...

    recentes

    populares

    • Fabio
      2017-02-24T11:19:35  

      comprarei um Xbox só para jogar GoW, Uncharted, Detroit, Shenmue III, FF7 Remake, horizon, Last of Us etc etc etc...auhsuahsuhas

    recentes

    populares

    • Fabio
      2017-02-24T11:19:35  

      artur napoleao, joguei gears no pc com graficos 2x melhores que o xbox... vai sair horizon no pc?

  • Tiago Silva
    2017-02-24T10:43:29  

    Na moral fiquei decepcionado, pois td mundo joga de graça e eu q paguei 250 pela versão delux, ainda nem joguei, foi um dos jogos com mais gameplays q já antes do lançamento isso é injusto, pois tira a exclusividade pra quem compra na pré-venda, nunca mais compro em pré-venda, pois se tirou esse gostinho d ser um dos primeiros a jogar não compro mais

    recentes

    populares

    • Tiago Silva
      2017-02-24T10:43:29  

      Sim mas tudo tem um propósito, eu prefiro que eles joguem de graça e analisem o jogo, assim não preciso comprar um jogo podre. Se o cara ta descontente com isso vai ser youtuber também.

    recentes

    populares

    • Tiago Silva
      2017-02-24T10:43:29  

      Pelo q vi na e3 ja bastava dava pra ver se o jogo era bom, nao vou na opinião de ninguém até pq gosto é relativo, ou vc quer dizer q tudo q youtuber gosta vc vai gostar? Se o jogo tá pronto q quem pagou q leve e se receberem de graça q seja depois d quem pagou! reclamo pq sou consumidor, comprei e quero ter, so isso

  • Renan
    2017-02-27T16:04:59

    Jogar dublado é brincadeira kkkkkk que tosquisse. Retirar o áudio original do jogo. Não é possível isso.

  • Luis Andre
    2017-02-25T11:45:56

    Grafico não é tudo nos jogos, se assim fosse ate hoje o Mad Dog e outros do genero seriam os melhores de todos os tempos. Eu curto muito mais jogabilidade do que gráfico e esse jogo ao mesmo tempo que tem otimos graficos não tem boa jogabilidade.

  • Luiz Carlos
    2017-02-25T00:11:04

    O.t@.ri.0s

  • Rodrigo Correa
    2017-02-25T00:20:35

    nerds tetudos amam essa porcaria

  • Palestra1951
    2017-02-25T09:12:23

    Alguem sabe uns multiplayes legais pro ps4? Estilo diablo?

  • Comentador Franco
    2017-02-25T08:44:42

    Os gráficos são impressionantes mesmo, mas dizer que a expressão e dublagem dos personagens principais é boa? Isso é pegar pesado demais. Engraçado um jogo que o maior problema é a jogabilidade ganhar 9. Afinal, JOGO e JOGAbilidade não tem muita conexão né....

  • Luiz Lima
    2017-02-24T23:43:12

    Belíssimo! Vou jogar no Youtube!

  • Helio Nomura
    2017-02-24T22:01:24  

    Dá pra jogar no PS1 ou no 486 que tenho?

    recentes

    populares

    • Helio Nomura
      2017-02-24T22:01:24  

      será que roda no super nintendo 64? nem que tenha que assoprar o cartucho

  • ELTON SOUSA
    2017-02-24T19:51:59

    Queria tanto jogar esse jogo e outros legais, mas não posso, só tenho o caixa de bailarinas.

  • Vagner Machado
    2017-02-24T18:18:19

    O jogo é lindo demais durante as andanças pelo mundo e etc, mas quando a gente para pra conversar com npcs e etc, o nível de detalhes não condiz com o restante do jogo. O jogo tem a mesma mecânica de Tomb Raider, é basicamente uma copia so que melhorada com novas coisas inseridas. É um game que com certeza deve ser jogado pra quem tem Ps4, mas só no Pro. A diferenca pra versão do ps4 normal é gritante. É um dos jogos mais bonitos do console.

  • Junior Guimarães
    2017-02-24T17:41:13

    Matéria comprada pela Sony $$$, todos sabem que Ps4 é igual Iphone, no passado foi bom, mas hoje só tem nome!

  • Leo Alli
    2017-02-24T16:59:44

    GUI lembra Skyrim e PC é bem melhor! Traduzido ainda por cima? PC gamer master race! kkkkk

  • Pablo Polla
    2017-02-24T16:31:27

    Quanta reclamação nos comentários! Garanto que nem 10% que comenta aqui, tem console/pc!!! Mas reclamar sempre é bom!

  • Leandro Andrade
    2017-02-24T13:27:39  

    eo multiplayer? não tem!?

    recentes

    populares

    • Leandro Andrade
      2017-02-24T13:27:39  

      JOGOS DA SONY É SÓ CAMPANHA, ZERO CABO!

  • Nissandro Domingues
    2017-02-24T15:02:45

    Techtudo não é referência nenhuma pra fazer review nem qualquer matéria sobre jogos. É melhor ver com críticos no youtube.

  • Rafael Carrijo
    2017-02-24T12:01:25

    ainda prefiro meu super nintendo. Preciso zerar chrono trigger com todos os finais.

  • Marco Túlio
    2017-02-24T08:07:06  

    Review genérico e presunçoso, ta na cara q fez nas "coxa" com poucas horas de jogo, uma pena pois o jogo merecia uma analise melhor q essa

    recentes

    populares

    • Marco Túlio
      2017-02-24T08:07:06  

      Aqui é Globo amigo, nem matérias que condizem com o site são decentes, que dirá sobre jogos!

  • Mais Tolo
    2017-02-24T10:50:57

    esse concorre ao melhor jogo de 2017.. ta loco demais.