Notebook

NOTA tt
7.0

Review HP mini 100e

Projetado pela HP para ser vendido para as escolas dos Estados Unidos, o HP Mini 100e é um netbook educacional cheio de recursos voltados a estudantes, tanto que lá naquele país, ele é vendido apenas para as escolas.

Gustavo Ats
por
em

Projetado pela HP para ser vendido para as escolas dos Estados Unidos, o HP Mini 100e é um netbook educacional cheio de recursos voltados a estudantes, tanto que lá naquele país, ele é vendido apenas para as escolas.

Como jogar Club Penguin

No Brasil, o Mini 100e chegou a pouco tempo e graças a uma parceria com a Disney, o notebook vem com um conteúdo todo especial para crianças: O acesso a uma rede social chamada Club Penguin onde cada jogador é um pinguim e pode interagir com outras crianças de todo o mundo. Além disso, o notebook vem com uma cartela de adesivos para que as crianças personalizem seu computador ou colem onde bem entenderem.

HP mini 100e (Foto: Divulgação)HP mini 100e (Foto: Divulgação)

Design

Sabe aqueles produtos que parecem mais brinquedos do que gadgets? Então, esse é o HP Mini 100e, um netbook pequeno, todo arredondado que mais parece um brinquedo do que um notebook de verdade.

Olhando por fora o notebook é bonito. Branco, todo arredondado e emborrachado ele parece realmente que saiu da caixa de brinquedos de seus filhos, netos ou sobrinhos. Sem os adesivos, o notebook lembra muito uma lancheira, com seu design assimétrico e sua alça para transporte. Verdade, esse netbook tem uma alça para você carregá-lo para todo canto, como se fosse uma pasta executiva.

Quando se abre o notebook, vemos um teclado estilo "chiclet" com teclas pequenas que são horriveis para adultos de dedos grandes, mas perfeitas para crianças que tenham os dedos pequenos. As teclas tem as letras gravadas no teclado (o que significa que elas não vão se desgastar com o tempo).

Além disso o teclado é a prova de respingos. Uma qualidade mais do que essencial para crianças, já que ele pode ser higienizado com um pano úmido sem se preocupar em estragar o aparelho.

HP mini 100e (Foto: Divulgação)HP mini 100e (Foto: Divulgação)

 

Desempenho e configurações

Voltado para crianças, o netbook não tem um desempenho ótimo para as necessidades deste público, mas traz o desempenho mínimo necessário para que seja usado por estudantes do ensino fundamental e médio.

Com uma tela de 10,1” e resolução de 1024×576, o netbook serve apenas para tarefas básicas do dia a dia. Usar o Photoshop nele é quase impossível e mesmo alguns programas básicos (tipo o Windows Live Messenger) ficam apertados na tela de baixa resolução.

Para quem pretende ouvir música ou assistir filmes, deverá comprar um fone de ouvido. Acontece que esse aparelho tem apenas um alto-falante mono e a qualidade do som reproduzida é péssima.

As conexões do aparelho se limitam a VGA, modem, LAN, fone de ouvido, microfone e leitor de cartões SD, assim como a maior parte dos netbooks. O único pecado deste netbook é manter apenas 2 portas USB. É pouco, mas dá para o uso normal dos estudantes.

Outro recurso interessante é um LED "dedo duro" na parte traseira do notebook. Acontece que ele denuncia quando você está navegando na Internet. Pode parecer inútil para você, mas é muito interessante para saber quando um aluno está distraído na web ao invés de estar focado na aula.

A configuração do notebook é bem simplesinha. Além do que já foi falado, o brinquedo conta com processador Intel Atom, 2GB de RAM, 160 de HDD e só. Nada de placa gráfica dedicada, recursos avançados de som nem tela touchscreen.

Custo-benefício

Esse é um brinquedo de gente grande voltado para gente pequena, mas seu preço é até razoável: R$ 999,00. Pode ser caro para um brinquedo, mas é relativamente barato para um netbook com design tão caprichado.

Ficha técnica

Processador: Intel Atom
Memória: 2 GB
Disco Rígido (HD): 160 GB
Sistema Operacional: Windows 7 Starter
Tamanho da tela: 10.1"
Mídia ótica: Não
Webcam integrada: Sim
Leitor de cartão: Não
Conexões: 2x USB, VGA e Wi-Fi
Dimensões: 4cm x 28cm x 25cm
Peso: 1,45 kg

Nota TechTudo

NOTA tt
7.0
Design
10
Funcionalidades
6
Desempenho
7
Custo-benefício
8

Prós

  • - Alça para carregar
  • - Belo design
  • - Acabamento emborrachado

Contras

  • - Não tem bluetooth
  • - Poucas USB
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Diogo Silva
    2012-08-12T15:14:58

    comprei meu em dezembro paguei avista 600 reais

  • Tayenne Viana
    2012-06-09T21:38:22  

    quanto é aki no brasil??

    recentes

    populares

    • Tayenne Viana
      2012-06-09T21:38:22  

      599,00 nas lojas americanas.

  • Fatimah Ribeiro
    2011-11-25T12:26:50  

    Esse netbook hp pode colocar power point?

    recentes

    populares

    • Fatimah Ribeiro
      2011-11-25T12:26:50  

      esse hp mini e igual a qualquer outro notbook*** pode instalar qualquer programa que se adeque ao sistema operacional.