Celular

NOTA tt
6.0

Review HTC Touch Pro

Eduardo Moreira
por
em

O HTC Touch Pro, quando foi lançado, era um aparelho que chamava a atenção dos usuários que queriam o melhor de dois mundos. Afinal de contas, é um aparelho que possui uma tela de toque, para aqueles momentos de visualizar fotos e vídeos, conferir a timeline do Twitter e do Facebook, ver a previsão do tempo ou consultar a sua agenda de contatos e compromissos.

Porém, pensando naqueles que precisavam redigir e-mails e anotações de modo mais ágil, inclui também um teclado QWERTY físico, que é sempre bem vindo para os usuários corporativos e twitteiros mais convictos. Porém, o conjunto da obra do aparelho deixa a desejar, tendo pouco a se elogiar.

HTC Touch Pro (Foto: Divulgação)HTC Touch Pro (Foto: Divulgação)

Tela e acessibilidade

Sua tela de LCD é de 2,8 polegadas, com resolução VGA. É uma tela de bom tamanho, porém, menor do que boa parte dos dispositivos que temos hoje com as mesmas características.

Sua tela tem uma resposta ao toque desejável, porém, em alguns momentos ele não obteve uma resposta precisa, necessitando refazer a calibração da tela (que é feita por uma caneta Stylus). Aliás, você pode até estranhar que um aparelho desses tenha uma caneta, mas ela se faz necessária justamente pelo seu tamanho. Alguns itens (inclusive no caso do Office Mobile) são pequenos demais para serem exibidos na tela.

Sua acessibilidade se torna amigável com a interface Touch FLO 3D, que é muito mais simpática do que a interface original do Windows Mobile 6.1. Ela também acaba diminuindo um pouco o atraso no uso do sistema, característico desta versão do sistema operacional móvel da Microsoft. Porém, não impede que o aparelho tenha seus travamentos e repentinos desligamentos.

Internet

Ele conta com o pacote completo de conexões à rede que todo usuário de dispositivos móveis desejam ter: 3G, WiFi, EDGE e GPRS. Nesse ponto, ele vai bem. Nos testes efetuados, não tivemos dificuldades para fazer as conexões pela rede de dados de duas operadoras diferentes, além de conseguir se conectar ao WiFi com facilidade. Aqui, o que atrapalha mesmo é a lentidão do sistema. Porém, para compensar, ele já vem com o Opera Mobile instalado, que é um software mais leve na sua execução e mais rápido para navegação nas páginas.

Câmera

O HTC Touch Pro conta com duas câmeras. A traseira, que possui 3,2 MP, com foco automático e flash. Tira fotos com boa qualidade, dentro das suas possibilidades. Como na maioria dos smartphones, fotos à noite com ele não trazem os resultados esperados, mesmo com flash. Além disso, ele possui uma câmera frontal VGA, para vídeo chamadas. Isso se faz providencial, uma vez que o aparelho vem com conectividade 3G.

Custo/benefício

Para quem resolver se aventurar na aquisição do HTC Touch Pro, vale o registro que ele possui recursos bem interessantes, como rádio FM com RDS, GPS integrado e suporte para conexão com a TV, para exibição de fotos e vídeos.
Mas nem mesmo essas vantagens podem compensar o fato que o aparelho é defasado e conta com um desempenho abaixo da média. Com 512 MB de ROM, 288 MB de RAM e sistema Windows Mobile 6.1, o resultado é considerado frustrante para um aparelho que possui características que até agradam pela versatilidade oferecida, mas que peca pelo mau desempenho. Hoje, nem é preciso lembrar que existem opções melhores no mercado, e por um preço bem mais competitivo.

Ficha técnica

Tela 3,2 polegadas
Resolução de tela VGA
Sistema operacional Windows Mobile 6.1, com HTC Touch FLO 3D
Rede GPRS/EDGE, 3G
Armazenamento 512 MB de armazenamento interno, além de slot para cartões microSD
Câmera 3,2 MP
Flash Sim, LED
Conectividade USB 2.0, WiFi 802.11 g, Bluetooth 2.0
Sincroniza com o PC Sim
Dimensões 102 x 51 x 18,05 mm
Peso 165 g
Autonomia de bateria No modo GSM, até 419 minutos de conversação, e até 367 horas em modo standby
Itens inclusos Smartphone HTC Touch Pro, bateria, carregador, cabo USB, fones de ouvido e manuais

Nota TechTudo

NOTA tt
6.0
Design
7
Desempenho
6
Custo-benefí­cio
5

Prós

  • * Tela de toque e teclado físico.
  • * Grande poder de conectividade.
  • * Pode exibir conteúdos na TV.

Contras

  • * Usa Windows Mobile 6.1.
  • * Modelo defasado.
  • * Hardware fraco.
  • * Aparelho grande e pesado.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares