Celular

NOTA tt
8.8

Review IDOL 3

Com alto-falantes JBL e boas configurações, o Idol 3 é uma surpresa satisfatória da Alcatel OneTouch.

Caio Bersot
por
em

O IDOL 3 é um smartphone da Alcatel One Touch com hardware interno avançado, funcionalidades diferenciadas e câmera competente. Apesar disso, o preço do celular pode deixar dúvidas na hora da compra. Confira o review do TechTudo e veja se vale a pena levar o gadget com áudio de alta qualidade para casa.

ZenFone 2 tem data de lançamento no Brasil

idol 3 (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)A traseira é feita de plástico metalizado (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)


Design

A “cara de top” do Idol 3 começa pelo design refinado. O smartphone tem apenas 7,5 mm de espessura e 110 gramas de peso, ou seja, é bem fino e leve. Mas o desenho do aparelho vai além disso, com plástico metalizado na traseira, botões discretos nas laterais e duas linhas cromadas que circundam todas as laterais. Isso tudo contribui para deixar o celular da Alcatel com aparência sofisticada, principalmente quando se compara aos concorrentes da mesma faixa de preço, como Moto X e Galaxy A5.

idol3  (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Detalhe para a borda cromada e design fino (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)


Na versão de 4,7 polegadas, o Idol 3 tem 134,6 x 65, 9 x 7,5 mm nas dimensões. A altura do smart pode atrapalhar na hora de colocar no bolso, mas, em compensação, cabe na mão sem problemas, e ainda por cima é revestido com material não muito escorregadio.

Para completar, o gadget conta com detalhes que embelezam o acabamento, como o cromado em torno da câmera, o símbolo “Idol” de metal na traseira e o design simétrico. 

Bateria

Com capacidade de 2.000 mAh, a bateria do Idol 3 tem duração suficiente para quem ouve música, usa redes sociais (Instagram, Facebook, Twitter e mais), mensageiros (WhatsApp e Facebook Messenger) e, ocasionalmente, jogos.

Com uso moderado a intenso, a carga do Idol dura um dia todo, sem preocupação com nível de bateria ou necessidade de levar o carregador para a rua. Esse rendimento pode até diminuir com os alto-falantes JBL ligados, mas, no geral, essa é uma função pouco usada no dia a dia, e não deve ser um grande fator de decisão.

Desempenho

O sistema operacional do Idol 3 é o Android 5.0 (Lollilop), com modificações na interface e aplicativos nativos da Alcatel, o que poderia ser um problema para o desempenho. A surpresa, no entanto, é que, mesmo com as alterações da fabricante, o aparelho roda bem a versão mais recente do sistema do Google.

Android Lollipop do Idol 3 tem modificações feitas pela Alcatel (Foto: Reprodução/Caio Bersot)Android Lollipop do Idol 3 tem modificações feitas pela Alcatel (Foto: Reprodução/Caio Bersot)

Com 1,5 GB de RAM, o Idol tem alto desempenho. Com vários programas abertos, não apresenta travamentos na câmera ou problemas para abrir e fechar aplicativos. Isso, claro, também é graças ao processador Qualcomm Snapdragon quad-core 1,2 GHz.

Quando o assunto é jogar, o top da Alcatel pode decepcionar, com engasgos, congelamentos e outros problemas que realmente dificultam a jogabilidade, principalmente em games mais exigentes como Subway Surfers e Batman: Arkham Origins. 

idol 3 (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)O smart pode travar duante jogos (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)


Na versão de dois chips, o armazenamento interno do Idol 3 é de 16 GB, com apenas 12 GB livres. Os usuários, porém, tem opção de expandir a memória para até 128 GB com cartão de memória microSD.

Qual smartphone você considera o melhor atualmente? Comente no Fórum do TechTudo

Câmera

A câmera principal do Idol 3 tem 13 megapixels, conta com QR Code, abertura f/2.2, foco automático e estabilizador de imagem. Em ambientes pouco iluminados, as fotos saem razoáveis. Mas com luz ideal, o resultado é satisfatório, com boa definição e sem estouros. As cores também são boas, mas podem ficar saturadas e pouco fiéis.

Foto clicada com câmera traseira do Idol 3 (Foto: Reprodução/Caio Bersot)Foto clicada com câmera traseira do Idol 3 (Foto: Reprodução/Caio Bersot)

Com sensor de 5 megapixels, a câmera frontal é interessante para quem gosta de tirar selfies em grupo, graças à lente grande angular. Nem sempre as cores e a textura são ideais, mas dão conta do recado e estão acima da média das concorrentes. Vale lembrar que o aparelho ainda conta com foco facial ultrarrápido de 0,26 segundo.

Tela

O Idol 3 tem tela IPS LCD de 4,7 polegadas, com resolução de 1280 x 720 pixels (HD), o que rende uma densidade de 312 pixels por polegada. Um bom tamanho para uma boa resolução. Com tecnologia Technicolor de melhoria da imagem, o smartphone tem cores vivas e não incomoda sob a luz do sol ou em ambientes escuros.

idol 3 (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)A imagem fica nítida até em ambientes iluminados (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)


Além de ser multitouch – com capacidade para até cinco dedos –, o display do gadget é 100% reversível. Isso significa que ele funciona plenamente, independente da posição, e garante agilidade para o usuário até com o aparelho de cabeça para baixo. Para completar, quando a função não for conveniente, ela poderá ser desativada facilmente na central de notificações.

Funcionalidades

A Alcatel investiu em vários diferenciais para o Idol 3, e um dos mais bem-sucedidos é o sistema de áudio top em parceria com a americana JBL. Com dois alto-falantes de 1,2 Watts cada, o som do smartphone é de ótima qualidade, sem ruídos ou chiados. Quem gosta de ouvir música alta no celular não vai se decepcionar com o Idol 3. Vídeos do YouTube em HD, por exemplo, têm som profissional, com ajuda da tecnologia Clari-Fi.

Se você não puder ouvir música alta na rua e, ainda assim, deseja alta qualidade de som, não se preocupe. O smart vem com fones de ouvido JBL, que também oferecem som limpo.

Fone de ouvido JBL, do Idol 3 (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Fone de ouvido JBL oferece boa qualidade de som (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Para acompanhar o sistema, há o Mix, aplicativo DJ nativo que consegue mixar duas músicas ao mesmo tempo, e conta com efeitos de som e interface intuitiva.

Apesar disso, a usabilidade dessas funções pode ser questionada, afinal os alto-falantes do Idol 3, por melhores que sejam, não são tão úteis quanto caixas de som Bluetooth.

idol 3 (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Detalhe para o alto-falante localizado na parte inferior do aparelho (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)


Custo-benefício

O Idol 3 tem preço sugerido de R$ 1.099 e pode ser encontrado por R$ 950 em algumas lojas online em promoção. O aparelho é, sem dúvidas, uma opção interessante por conta de todas as especificações, o bom desempenho e o som de alta qualidade, além do belo design. No entanto, há concorrentes de marcas famosas, como Samsung, Motorola e Microsoft, com preços parecidos, fazendo o valor do Idol 3 ser pouco competitivo. Por isso, o custo-benefício do smartphone da Alcatel é menor do que poderia ser.

Tabela de especificações técnicas do Idol 3 (Foto: Arte/TechTudo)Tabela de especificações técnicas do Idol 3 (Foto: Arte/TechTudo)

Nota TechTudo

NOTA tt
8.8
Design
10
Desempenho
8
Tela
10
Câmera
8
Custo-benefí­cio
8

Prós

  • Áudio profissional;
  • Design top;
  • Capacidade de bateria duradoura.

Contras

  • Pode travar com jogos pesados;
  • Preço pouco competitivo.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • George Hoffmann
    2015-12-24T17:28:52  

    NA FAIXA DE PREÇO EM QUE SE ENCONTRA O IDOL 3, É IMBATÍVEL, NÃO TEM PRA NINGUÉM...

    recentes

    populares

    • George Hoffmann
      2015-12-24T17:28:52  

      Só pra constar, a versão de dois chips NÃO aceita cartão de memória. São 11gb livres e só! Gostaria de saber se a versão de 4.7 tem gorila glass ou dragontrail