Câmera

NOTA tt
8.0

Review Instax Mini 8

A Instax Mini 8 é uma câmera fotográfica instantânea que tem feito muito sucesso. Com preço dentro do padrão, a cada dia ela tem ganhado mais fãs. Testamos a concorrente da polaroid; confira

Luana Marfim
por
em

A Instax Mini 8 não é exatamente uma novidade, mas permanece sendo queridinha dos curiosos por fotografia instantânea que nunca tiveram coragem de investir numa câmera do tipo. Seu fácil manuseio e preço dentro do padrão, tem feito dela uma mini instantânea que aparece cada vez mais por aí. Até quem não entende nada de fotografia pode brincar com ela sem dificuldade.

Lista com câmeras 7 Polaroid para quem curte fotos instantâneas


Como funciona?

A câmera não tem muitos recursos e por isso o funcionamento dela é bem simples. Para ligá-la basta pressionar um botão e sua lente é aberta, automaticamente ela realiza uma leitura da luz ambiente e sinaliza qual ajuste você deve seguir dentre quatro opções: ambientes internos, dias nublados, dias com pouco sol e dias com muito sol. A única ação controlada manualmente é o posicionamento da lente de acordo com a sinalização. 

A Instax Mini 8 é muito popular entre os curiosos por fotografia instantânea (Foto: Luana Marfim/TechTudo)A Instax Mini 8 é muito popular entre os curiosos por fotografia instantânea (Foto: Luana Marfim/TechTudo)

Para impressão das fotos, a Instax Mini 8 utiliza um filme Fujifilm específico, de 54x86mm, equivalente ao tamanho de um cartão de crédito, que faz dela uma mini instantânea. Assim que o botão de disparo é acionado a foto começa a ser impressa. Primeiro, ela aparece toda branca e aos poucos a imagem vai ficando nítida, mas só depois de 3 minutos ela  fica totalmente visível. Não adianta soprar, balançar ou aquecer, como se fazia antigamente, o jeito é esperar. Se o preço da câmera está dentro da média, é aqui que ela fica cara: o custo médio desse filme no Brasil é de R$ 60,00 por 20 poses. 


As fotos da Instax Mini 8 tem o tamanho de um cartão de crédito (Foto: Luana Marfim/TechTudo)As fotos da Instax Mini 8 tem o tamanho de um cartão de crédito (Foto: Luana Marfim/TechTudo)


Design

Fotografia instantânea é quase sinônimo de Polaroid, isso porque ela foi a primeira marca a produzir esse tipo de câmera ainda na década 1940. A empresa dominou o mercado por muito tempo só que a chegada da fotografia digital enfraqueceu muito ramo das instantâneas e a Polaroid chegou a anunciar seu fim. Mas no final da década de 90 a Fujifilm começou a investir nele e permanece até hoje.

O design da Instax Mini 8 é bem moderno e não parece em nada com as antigas câmeras instantâneas (Foto: Luana Marfim/TechTudo)O design da Instax Mini 8 é bem moderno e não parece em nada com as antigas câmeras instantâneas (Foto: Luana Marfim/TechTudo)

Assim, algumas câmeras do tipo ainda resistem, mas não são tão comuns. Por isso elas tem um ar de regresso ao passado e costumam ter um design retrô. Mas ao contrário da maioria, a Instax não segue a regra. Seu design é bem moderno e não parece em nada com as mais antigas. Dá pra dizer até que ela tem uma aparência meio futurista.

Ela está disponível nas cores rosa claro, azul claro, amarelo, preta, branca, e mais recentemente foram lançadas duas novas: grape (roxa) e raspberry (rosa forte). Testamos a versão branca e notamos que na realidade ela vem em tom creme, o que faz com que sempre pareça um pouco suja. Ela mede 12 cm de altura, 12 cm de largura, 7 cm de profundidade, e pesa 307 gramas. 

Vale a pena comprar a Polaroid Cube?Dê a sua opinião no Fórum do TechTudo

Desempenho

Quando se fala em câmera instantânea é necessário entender e aceitar as limitações das máquinas. Com a Instax Mini 8 não é diferente. A regulação de luz é automática e, não raro, as fotos ficam muito claras ou escuras demais. O flash da câmera é sempre ativado, o que pode ser um pouco inconveniente em alguns casos. 

Para impressão das fotos, a Instax Mini 8 utiliza um filme Fujifilm específico, de 54x86mm (Foto: Luana Marfim/TechTudo)As fotos da Instax Mini 8 podem ficar escuras ou claras demais (Foto: Luana Marfim/TechTudo)

As especificações da câmera são um ISO 800, abertura de diafragma f/12.7 e a  abertura do obturador 1/60. Essas características dizem respeito a captação da luz: a grau de sensibilidade, o tempo de abertura da lente e o tempo de exposição.  Em câmeras normais essas funções são ajustáveis, mas aqui elas são fixas e, por isso, as vezes as fotos não saem como deveriam: algumas vezes claras demais, noutras tão escuras que fica quase impossível ver a imagem.

A lente da Instax é de 60 mm, ideal para fotos no estilo “retrato de família”.   O foco dela também é automático e as vezes as fotos saem não muito nítidas, mas nada que impossibilite a visibilidade.

A lente da Instax Mini 8 é de 60 mm, ideal para fotos no estilo “retrato de família” (Foto: Luana Marfim/TechTudo)A lente da Instax Mini 8 é de 60 mm, ideal para fotos no estilo “retrato de família” (Foto: Luana Marfim/TechTudo)

Ela funciona com duas pilhas alcalinas AA que, segundo o fabricante, têm capacidade para suportar a exposição de 100 fotos. Em dois meses de uso moderado, a câmera não apresentou sinal de necessidade em trocar a bateria. 

Acessórios

A câmera vem junto com uma alça da mesma cor que ela, mas existes muitos adicionais para tornar ela mais divertida. Bags coloridas, alças diferentes e filtros para lente, adaptador para selfies são alguns deles. O mais divertido são os filmes com molduras temáticas que vão desde Hello Kit até desenhos abstratos.  

A Instax Mini 8 vem acompanhada com uma alça da mesma cor que ela (Foto: Luana Marfim/TechTudo)A Instax Mini 8 vem acompanhada com uma alça da mesma cor que ela (Foto: Luana Marfim/TechTudo)


Custo Benefício

Para uma mini instantânea a Instax Mini 8 é uma boa opção. Embora existam muitas limitações, a câmera é mais uma brincadeira, não é fotografia levada a sério. Para tirar fotos perfeitas com regulações variadas não faltam câmeras digitas e smarts que fazem isso muito bem. Com preço dentro do padrão das disponíveis no mercado, ela pode ser uma boa diversão para aqueles que querem adentrar o mundo das instantâneas. 

Instax Mini (Foto: Arte/TechTudo)Instax Mini (Foto: Arte/TechTudo)

Nota TechTudo

NOTA tt
8.0
Qualidade da Imagem
7
Peso/Tamanho
10
Funcionalidades
8
Custo-benefício
7

Prós

  • Prática
  • Design diferenciado

Contras

  • Poucos recursos
  • Flash sempre ativado
  • Fotos podem não dar certo
  • Filme caro
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Adriana
    2016-07-08T00:39:03  

    Eu acabei de comprar e reformando muito! É estilosa, leve e não é tão grande. Tirei 2 fotos dentro de casa e ficou bem legal. E retro! Comprem sem medo!

    recentes

    populares

    • Adriana
      2016-07-08T00:39:03  

      Olá não tem entrada para cartão... e realmente bem retro. Sem muita tecnologia... ma se e bem melhor em relacao a insta 7 , porque não 8 tem o botão de controle de luz...

    recentes

    populares

    • Adriana
      2016-07-08T00:39:03  

      Claudete também não!