TechTudo a tecnologia descomplicada
iPod Nano - geração 7

iPod Nano - geração 7

saiba tudo
  • Categoria MP3 Players

Review

Notas do editor
  • 10
  • 6
  • 9
  • 7
Prós
  • Bonito
  • Leve
  • Ótima tela
  • Bom volume
Contras
  • Bateria ruim
  • Ausência de Wi-Fi
  • Muito pequeno
Conclusão

O iPod nano de geração 7 é um excelente mp3 player para qualquer usuário. Com um sistema rápido, ótimo volume e design impecável, seus defeitos estão em grande parte nos detalhes. No entanto, sua bateria deixa a desejar, e a ausência de conexão Wi-Fi e de uma câmera deixa o iOS 6 um pouco decepcionante no aparelho. Porém, mesmo com todas as qualidades inegáveis, seu preço é bem alto para um reprodutor de músicas portátil: R$ 749.

25/Mar/2013 07h15 - Atualizado em 13/05/2013 19h44

Review do iPod nano geração 7: o pequeno de performance gigante

Marlon Câmara Da redação

O iPod nano, em todas as suas gerações, sempre foi um aparelho com bom funcionamento que apresentava um aspecto de produto "básico", principalmente se comparado com seus irmãos iPod touch. A Apple, porém, parece ter mudado isso com o lançamento do seu último modelo: desta vez, o nano não parece mais um aparelho simples, mas simplesmente uma versão do iPod touch para quem gosta de dispositivos bem portáteis.

iPod nano geração 7 (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)iPod nano geração 7 (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)

Design

A aparência da mais recente versão do iPod nano é muito bem trabalhada. Com cores metalizadas bem vibrantes e agradáveis e um formato que remete diretamente aos principais produtos da Apple, o player pode ser descrito como um iPhone 5 ultraportátil e colorido. Sua telinha de 2,5 polegadas se encaixa perfeitamente na harmonia do desenho, juntamente com o pequeno botão Home. Só à vista ele já se mostra um aparelho bem interessante.

O grande destaque do design, no entanto, é a leveza do modelo. Apesar de ser bem pequeno, é difícil imaginar que o mp3 player possa ser tão leve quanto ele é. Tanto que segurá-lo na mão pela primeira vez causa bastante surpresa. No bolso da calça, por exemplo, ele é totalmente imperceptível.

iPod nano geração 7 (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)iPod nano geração 7 (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)

A desvantagem do iPod, porém, é que ele é muito feminino. Não só pelo visual colorido e bonitinho, mas principalmente pelo seu tamanho. Ser compacto é bom, mas o aparelho é tão pequeno que em mãos grandes ele se torna totalmente desconfortável. Tentar usá-lo só com uma das mãos é um suplício, principalmente para os homens.

Tela

É difícil encontrar um aparelho com um display tão pequeno - 2,5 polegadas - e uma resolução e iluminação tão boas. Mesmo sendo um aparelho destinado prioritariamente ao áudio, a tela do iPod nano é surpreendente: prepare-se para ter vontade até de assistir vídeos, mesmo com uma janelinha bem pequena - pois pela qualidade do display, vale a pena.

A resposta dos toques na tela são outro destaque. Tudo acontece tão rápido que até assusta. Ao colocar uma música para tocar, por exemplo, você dá o toque no seu título e imediatamente ela já está chegando aos seus ouvidos. Dá até a impressão de que o dispositivo já sabia o que você iria fazer antes de você mesmo.

iPod nano geração 7 (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)iPod nano geração 7 (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)

Som

O áudio dos iPods sempre foi o principal atrativo da marca. O nano mantém a tradição, e traz um som de muita qualidade e alto volume. As opções de equalização do áudio, com diferentes estilos musicais - Rock, Jazz, Pop, etc - e os "boosters" - como o destinado a aumentar o grave das músicas, por exemplo - também são ótimos para modificar a "cara" do seu som de acordo com sua preferência.

Se não bastasse o som natural de qualidade do iPod, ele ainda acompanha os bons fones EarPods, lançados pela própria Apple juntamente com o aparelho. Os EarPods, aliás, também já ganharam um review pelo TechTudo. Os acessórios combinam perfeitamente com o dispositivo, proporcionando um som cristalino e com boa separação de todos as frequencias - graves, médias e agudas.

Earpods acompanham o novo iPod nano (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)Earpods acompanham o novo iPod nano (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)

Funcionalidades

O grande ponto negativo do iPod nano é o fato de o mp3 player ser um aparelho com sistema e funções completas, mas não ter algumas tecnologias essenciais nos dispositivos móveis atualmente. No caso, as grandes ausências estão no Wi-Fi e na câmera fotográfica.

Não que um reprodutor de áudio precise desses recursos para ser bom, mas o iPod nano apresenta boas funções - álbum de fotos, de vídeos, reprodutor de podcasts, etc - mas se limita a obter dados somente por Bluetooth - que no iOS é muito limitado - e conectando o aparelho ao iTunes do computador.

iPod nano geração 7 (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)iPod nano geração 7 (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)

Logo, esses recursos ausentes não vão atrapalhar o uso do iPod nano, mas com uma tela tão bonita e um desempenho impressionante, vão acabar fazendo falta em algum momento - ainda mais porque o iPod touch, irmão mais velho do nano, possui todos eles.

Bateria

A bateria também não é um forte do nano. Enquanto os iPods antigos duravam várias horas de uso frequente, o novo modelo da Apple desaponta bastante. Com a carga cheia, não espere conseguir ouvir mais de 10 horas de músicas - a média, na realidade, são cerca de 8 horas, principalmente se a tela for muito acionada. Bem pouco para um reprodutor de músicas tão portátil, mas bastante justificado por toda a complexidade do sistema, do display e do hardware do modelo.

iPod nano geração 7 (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)iPod nano geração 7 (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)

Custo-benefício

O iPod nano de geração 7 custa, no site oficial da Apple, R$ 749 com 16 GB de armazenamento. Apesar de ser um aparelho com desempenho impecável em grande parte dos aspectos, o valor chega a ser absurdo para um mp3 player. Porque, com a ausência de internet Wi-Fi e de uma câmera - itens presentes no iPod touch -, isto é tudo o que o nano é: um mp3 player com um sistema operacional complexo.

Pelo menos valor, seria possível comprar um tablet de 7 polegadas ou até um smartphone de modelo mais básico. Afinal: é mesmo necessário ter um mp3 player com desempenho tão bom e com plataforma tão avançada? Afinal, não dá pra fazer muito mais que ouvir música com ele.

Ficha técnica

Tela 2,5 polegadas
Sistema Mac: 10.6.8 
Armazenamento 16 GB (no Brasil)
Entrada e saída Conector Lightning; conector de fone de ouvido estéreo de 3,5 mm
Tamanho 7,65 x 3,96 x 5,4 mm
Peso 31 g
Itens inclusos EarPods; iPod touch loop; cabo de Lightning para USB; guia rápido;

  • imprimir
  • Compartilhar no Orkut
  • Enviar para um Amigo
140 caracteres

Verificação de segurança

Gênero

  • Anderson Figueira
    2013-11-16T21:05:52

    Alguém me informar se é possível instalar aplicativo no Ipod nano 7g?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Digão Stickers
    2013-03-29T15:38:32

    Tenho esse ipod nano, e falar que a bateria dele dura só 3 horas é sacanagem, escuto musica direto, no rádio no mp3 e a bateria dele dura a semana toda rindo rindo, impossível um reprodutor de musica a sua bateria durar 3 horas, não paguei esse preço absurdo que é aqui no Brasil, comprei importado, ele é um ótimo reprodutor, pessoal essa review ai não ta com nada é até uma piada falar isso kk

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Bruno Ribeiro
    2013-03-25T21:52:59

    Estagiários, o sistema do iPod nano de sétima geração não é o iOS 6 e sim o OS1.0.2 Mac, um sistema desenvolvido especificamente para o iPod!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Alessandro Pelópidas
    2013-03-25T20:49:41

    Acredito que postaram errado sobre essas horas ai... o correto seria: Tempo de reprodução de música: até 30 horas com carga total Tempo de reprodução de vídeo: até 3,5 horas com carga total tenho um Nano 6ª geração que é metade do tamanho desse e dura 24h de musica... TECHTUDO ERRANDO FEIO..

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • SANDRO BERNARDO
    2013-03-25T20:44:07

    4 horas de música já mata esse ipod nano 7ª geração, por esse problema deveria custa menos da metade desse atual valor. Prefiro o meu humilde iPod Shuffle 2GB que dura dobro ou mais durante toda minha semana em academia e caminha no fds na praia.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

TechTudo.com.br © Copyright 2010-2014 Globo Comunicação e Participações S.A. Política de Privacidade