NOTA tt
6.0

Review iPod Shuffle geração 1

Esse é o primeiro iPod Shuffle criado pela Apple. Um projeto simples, na verdade o mais simples da categoria. Mas mesmo com tanta simplicidade ele mantém a sua elegância, principalmente por ser compacto e fácil de usar. Isso, claro, sem mencionar a qualidade de som sólida como dos outros iPods e a integração nativa com o iTunes. A primeira geração do iPod ...

Marcell Almeida
por
em

Esse é o primeiro iPod Shuffle criado pela Apple. Um projeto simples, na verdade o mais simples da categoria. Mas mesmo com tanta simplicidade ele mantém a sua elegância, principalmente por ser compacto e fácil de usar. Isso, claro, sem mencionar a qualidade de som sólida como dos outros iPods e a integração nativa com o iTunes.

A primeira geração do iPod Shuffle não está mais a venda nas lojas de varejo, e hoje pode ser considerado uma raridade. No entanto, até pouco tempo, era o iPod mais barato de todos - o que até estendeu o seu sucesso por um tempo, pois não tinha como haver algo mais simples do que ele.

iPod Shuffle - Geração 1 (Foto: Divulgação)iPod Shuffle - Geração 1 (Foto: Divulgação)

Design

O Shuffle não tem LCD, apenas 0,3 centímetros de espessura e menos de uma polegada de largura. Com um design retangular e pesando apenas 22 gramas, é fácil senti-lo como um controle remoto sem fio. Hoje, no entanto, com modelos melhores e com as exigências dos consumidores, é fácil reclamar da ausência de uma tela ou de uma memória maior.

Mas enquanto outras empresas estão sempre enchendo seus MP3 players com vários novos recursos, a Apple sempre fez questão de criar dispositivos com destaque em dois conceitos: acessibilidade e simplicidade. Nisso, especialmente quando se trata do iPod Shuffle, não há o que reclamar. Basta ligá-lo e pressionar Play.

Controles

Na parte de trás há uma espécie de interruptor deslizante, no qual é possível selecionar o modo de uso: Playlist ou Shuffle. Abaixo do interruptor há um indicador de bateria, com três cores diferentes representando a carga do player da Apple. Entretanto, como todo iPod Shuffle, ele não possui nem recursos extras como equalizador.

E já que o Shuffle não possui display, sua comunicação com o usuário é feita pelas cores. Seus LEDs piscam com a cor verde quando a música está pausada, ou laranja quando você ativar o modo "Hold". Já o vermelho, no indicador de bateria, significa que já é hora de colocá-lo na primeira porta USB que você encontrar para carregá-lo.

Bateria

A Apple prometia que essa geração do Shuffle era capaz de durar até 10 horas, mas, dependendo do seu uso e volume, é possível conseguir até 15 horas de música, como registrado nos nossos testes. O Shuffle leva cerca de duas horas para carregar 80%, e quatro horas para carregar completamente. Se você estiver fazendo alguma viagem longa, certamente precisará de um computador ou adaptador de alimentação opcional (que na maioria das vezes é maior que o próprio Shuffle).

Armazenamento e transferência de arquivo

O tempo de transferência foi de 1,4 MB por segundo, mais lento do que qualquer outro iPod - e particularmente decepcionante para um dispositivo USB 2.0. A primeira geração do iPod Shuffle tem capacidades de 512MB e 1GB, no qual, na época, custavam US$ 99 e US$ 149, respectivamente.

Ficha técnica

Armazenamento 512MB, 1GB
Arquivos suportados AAC (de 8 ate 320kbps), protected AAC (iTunes Store), MP3 (de 8 até 320kbps) Audible, WAV
Dimensões 2.5 cm x 0.8 cm x 8.4 in
Peso 22g
Cores Cinza

Nota TechTudo

NOTA tt
6.0
Design
8
Funcionalidades
5
Desempenho
6
Custo-benefício
5

Prós

  • * Simplicidade.
  • * Qualidade de som sólida.
  • * Mais de 10 horas de bateria.
  • * Muito leve.

Contras

  • * Falta de Display.
  • * Falta de equalizador.
  • * Maior entre os Shuffles.
  • * Capacidade ínfima.
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares