TechTudo a tecnologia descomplicada
iPod Shuffle geração 1

iPod Shuffle geração 1

saiba tudo
  • Categoria MP3 Players

Review

Notas do editor
  • 8
  • 5
  • 6
  • 5
Prós
  • Simplicidade.
  • Qualidade de som sólida.
  • Mais de 10 horas de bateria.
  • Muito leve.
Contras
  • Falta de Display.
  • Falta de equalizador.
  • Maior entre os Shuffles.
  • Capacidade ínfima.
Conclusão

Obviamente o Shuffle não é o melhor MP3 Player dos dias de hoje. Voltado para atletas e para pessoas que gostam de se exercitar, hoje ele também pode ser usado por pessoas que procuram um "segundo iPod". Infelizmente, no entanto, este grande sucesso, hoje, já está bastante ultrapassado, e sua maior versão, com apenas 1Gb, perde facilmente para qualquer MP3 sem marca.

16/Mar/2011 21h42 - Atualizado em 14/07/2011 06h59

Um iPod histórico, hoje ultrapassado apenas pela sua capacidade

Marcell Almeida Para o TechTudo

Esse é o primeiro iPod Shuffle criado pela Apple. Um projeto simples, na verdade o mais simples da categoria. Mas mesmo com tanta simplicidade ele mantém a sua elegância, principalmente por ser compacto e fácil de usar. Isso, claro, sem mencionar a qualidade de som sólida como dos outros iPods e a integração nativa com o iTunes.

A primeira geração do iPod Shuffle não está mais a venda nas lojas de varejo, e hoje pode ser considerado uma raridade. No entanto, até pouco tempo, era o iPod mais barato de todos - o que até estendeu o seu sucesso por um tempo, pois não tinha como haver algo mais simples do que ele.

iPod Shuffle - Geração 1 (Foto: Divulgação)iPod Shuffle - Geração 1 (Foto: Divulgação)

Design

O Shuffle não tem LCD, apenas 0,3 centímetros de espessura e menos de uma polegada de largura. Com um design retangular e pesando apenas 22 gramas, é fácil senti-lo como um controle remoto sem fio. Hoje, no entanto, com modelos melhores e com as exigências dos consumidores, é fácil reclamar da ausência de uma tela ou de uma memória maior.

Mas enquanto outras empresas estão sempre enchendo seus MP3 players com vários novos recursos, a Apple sempre fez questão de criar dispositivos com destaque em dois conceitos: acessibilidade e simplicidade. Nisso, especialmente quando se trata do iPod Shuffle, não há o que reclamar. Basta ligá-lo e pressionar Play.

Controles

Na parte de trás há uma espécie de interruptor deslizante, no qual é possível selecionar o modo de uso: Playlist ou Shuffle. Abaixo do interruptor há um indicador de bateria, com três cores diferentes representando a carga do player da Apple. Entretanto, como todo iPod Shuffle, ele não possui nem recursos extras como equalizador.

E já que o Shuffle não possui display, sua comunicação com o usuário é feita pelas cores. Seus LEDs piscam com a cor verde quando a música está pausada, ou laranja quando você ativar o modo "Hold". Já o vermelho, no indicador de bateria, significa que já é hora de colocá-lo na primeira porta USB que você encontrar para carregá-lo.

Bateria

A Apple prometia que essa geração do Shuffle era capaz de durar até 10 horas, mas, dependendo do seu uso e volume, é possível conseguir até 15 horas de música, como registrado nos nossos testes. O Shuffle leva cerca de duas horas para carregar 80%, e quatro horas para carregar completamente. Se você estiver fazendo alguma viagem longa, certamente precisará de um computador ou adaptador de alimentação opcional (que na maioria das vezes é maior que o próprio Shuffle).

Armazenamento e transferência de arquivo

O tempo de transferência foi de 1,4 MB por segundo, mais lento do que qualquer outro iPod - e particularmente decepcionante para um dispositivo USB 2.0. A primeira geração do iPod Shuffle tem capacidades de 512MB e 1GB, no qual, na época, custavam US$ 99 e US$ 149, respectivamente.

Ficha técnica

Armazenamento 512MB, 1GB
Arquivos suportados AAC (de 8 ate 320kbps), protected AAC (iTunes Store), MP3 (de 8 até 320kbps) Audible, WAV
Dimensões 2.5 cm x 0.8 cm x 8.4 in
Peso 22g
Cores Cinza

  • imprimir
  • Compartilhar no Orkut
  • Enviar para um Amigo
140 caracteres

Verificação de segurança

Gênero


    TechTudo.com.br © Copyright 2010-2014 Globo Comunicação e Participações S.A. Política de Privacidade