Video game

NOTA tt
9.0

Review Kinect

Diego Borges
por
em

Eleito por diversos meios especializados como um dos principais lançamentos do ano, o sensor de movimentos da Microsoft veio para revolucionar o mundo dos games e provar que o preconceito sobre videogame ser sinal de sedentarismo é coisa do passado.

kinect (Foto: Divulgação)Kinect (Foto: Divulgação)

Funcionamento

O Kinect é formado por duas câmeras, uma padrão RGB comum e a outra composta de um sensor infravermelho. Através delas, os sensores conseguem captar a profundidade, altura, largura entre outros elementos, para que se possa formar o conjunto 3D utilizado nos games. Além disso, o modelo conta com um microfone para comandos de voz.

Logo na primeira vez que o modelo é conectado ao Xbox 360, uma atualização é exigida para que seja completada a configuração do modelo. Depois do procedimento, é possível começar a usufruir do aparelho. A primeira coisa a chamar a atenção é navegação pelos menus utilizando apenas a sua mão. Com o movimento, é possível acessar informações da sua conta e navegar pela Xbox Live.

Integração com o jogador

Para explicar melhor o funcionamento do Kinect, utilizamos o game Kinect Sport, que não está incluso no kit do modelo (o jogo incluso no pacote é o Kinect Adventure). Para quem não conhece, o game é composto de diversos esportes, entre eles: futebol, vôlei de praia, boxe, tênis de mesa e provas de atletismo. Com eles podemos explicar melhor os prós e contras do Kinect.

Movimentos precisos, mas nem tanto

A grande verdade em torno do Kinect é que cada game possui mais eficiência no reconhecimento dos movimentos do que outros. Um exemplo: Nas provas de boliche de Kinec Sports, o movimento para arremessar a bola em direção aos pinos é em tempo real, com pouquíssimo delay (intervalo entre a execução do movimento e a sua reprodução). Mas quando, no mesmo game, jogamos outro esporte, como por exemplo Boxe, a precisão desses movimentos não é exatamente a mesma. Neste caso é possível notar um pequeno delay na execução dos golpes.

Mas é importante ressaltar que o sensor trabalha muito bem todo o seu corpo. O Kinect Sports conta com um jogo de futebol que representa muito bem essa idéia. Com ele, você precisa fazer movimentos similares a chutes para tocar a bola para seus companheiros de time ou para finalizar ao gol. Na hora em que o time adversário está atacando, você deve efetuar movimentos para interceptar as jogadas, mas quando eles conseguem chegar ao seu gol, é hora de trocar os pés pelas mãos e tentar defender os chutes dos adversários, soltando o goleiro que existe dentro de você. Depois de algumas partidas, é muito difícil não ficar com a camisa suada e com a respiração acelerada em consequência de um certo cansaço.


Chame seus amigos para o jogo

Uma das grandes vantagens do Kinect é a possibilidade de dois jogadores utilizarem o aparelho ao mesmo tempo. Porém, isso pode se tornar uma dor de cabeça, uma vez que, após o procedimento de reconhecimentos dos jogadores, nenhum deles pode cruzar a frente do outro, senão o console para o game e reinicia o processo de scaneamento. O processo é rápido, porém pode se tornar um problema no meio de uma partida importante ou que exija a adrenalina nas alturas, como as provas de atletismo de Kinec Sports, que necessitam de movimentação constante dos jogadores.

Problemas com espaço

Talvez esse seja o grande problema do Kinect. Para usufruir o aparelho, é necessário utilizar um bom espaço em sua sala, principalmente em jogos que exigem muitos movimentos, como as provas de atletismo citadas acima. Em uma delas, é necessário correr (movimentando as pernas no mesmo lugar) e saltar assim que seu personagem atingir determinada marca, simulando assim o movimento de uma prova de salto em distância. Quando utilizado o acessório muito próximo de seus sensores, as câmeras não conseguem localizar com precisão onde fica exatamente o chão, fazendo com que a sua velocidade, por mais que você “se mate de pular”, não seja a necessária para tal proeza.

Outro problema é em relação as suas “fugas da câmera”. Embora no visor você esteja aparecendo por completo diante do aparelho, muitos jogos exigem movimentação para frente e pra trás, como as provas de vôlei, por exemplo. Nessas provas, é necessário realizar um saque, correr para a rede e ainda pular para cortar ou bloquear seus adversários. Diante disso, se o espaço utilizado não for considerado excelente (essa configuração é feita antes de iniciar a partida), em muitos momentos no jogo, seu personagem não irá executar os movimentos necessários.

Preço no mercado nacional

O preço “fixo” do aparelho no Brasil é de R$599,00. Muitos acham caro, porém se levarmos em conta os benefícios que o aparelho pode nos proporcionar em termos de diversão, principalmente, com amigos e familiares, vale a pena o investimento. Ainda mais para quem já possui o console Xbox 360. Mas se você ainda não possui o console e que investir no Kinect, a coisa complica, pois o preço total da compra conjunta pode chegar a casa dos 2 mil reais.

Em falta no mercado

Diante do enorme sucesso, no dia de seu lançamento, o acessório esgotou-se praticamente em todo o Brasil. Apenas lojas que insistiam em aumentar o preço do modelo, ainda contavam com algumas unidades em seu estoque. Depois do Natal, a tendência é que a situação melhore, porém ainda é uma tarefa árdua achar o modelo à venda com extrema facilidade. O jeito é entrar na fila de espera adotada por muitas lojas (físicas e virtuais) e esperar pela oportunidade de pôr as mãos no seu. Acredite, vale a pena o esforço !

Ficha técnica

  •  
Conexões USB
Dimensões (AxLxP) 35,5 x 12,9 x 10,19
Voltagem 110V
Peso 0,325kg
Conteúdo da Embalagem 01 Kinect + Jogo Kinect Adventures (completo) + Cabo usb

Nota TechTudo

NOTA tt
9.0
Design
9
Funcionalidades
10
Desempenho
9
Custo-benefício
8

Prós

  • * Conceito inovador.
  • * Tempo de resposta.
  • * Integração com o sistema.

Contras

  • * Problemas com localização.
  • * Dificuldade de adquirí-lo.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares