NOTA tt
9.0

Review Kingston Data Traveler HyperX 3.0

Com tecnologia USB 3.0, pendrive da Kingstom oferece rapidez e eficiência em gravação e transferência de dados.

Milena Pereira
por
em

O pendrive Data Traveler HyperX 3.0 é a solução oferecida pela Kingston para expandir a capacidade de armazenamento de notebooks, armazenar, transferir e fazer backup de arquivos. Pouco intuitivo mas com bom funcionamento, o modelo não decepciona, embora exija algumas cifras a mais do que deveria.

Kingston Data Traveler HyperX 3.0 (Foto: Milena Pereira/TechTudo/)Kingston Data Traveler HyperX 3.0 (Foto: Milena Pereira/TechTudo)

Design

O Kingston Data Traveler HyperX 3.0 é feito em material emborrachado preto e possui acabamento em plástico metalizado de cor azul. Seus traços geométricos dão a ele uma aparência moderna e um certo ar futurista.

O pendrive, que é à prova de choque, possui uma abertura na parte de trás que permite inserir um cordão de segurança, o que facilita encontrá-lo na bolsa, por exemplo. Inclusive, ele já vem com esse acessório, além de mais dois pequenos adesivos metalizados com a logo do produto.

Funcionamento

O pendrive intriga já no primeiro manuseio. Ele não é tão intuitivo quanto a maioria dos modelos de sua linha, e só é possível abri-lo puxando a tampa pela lateral. No entanto, até se dar conta disso você provavelmente investiu bastante força no sentido contrário. Para encaixar a tampa de volta é a mesma coisa, só é possível fechá-lo em uma única direção.

Acessível em Mac OS, Linux, Windows XP,Windows Vista, Windows 7 e Windows 8, o modelo foi testado em um PC com entrada USB 2.0. Embora tenha compatibilidade, tal entrada não possibilita que o pendrive seja aproveitado em toda sua real potência, uma vez que seu funcionamento é otimizado na entrada USB 3.0.

Assim que o pendrive foi instalado no computador houve reconhecimento imediato. No mesmo momento se abriu uma janela com três opções: “Open folders to view files”; “Use this drive for backup” e “Speed up my system(Reedyboost)”.

Kingston Data Traveler HyperX 3.0  (Foto: Milena Pereira/TechTudo)Kingston Data Traveler HyperX 3.0 (Foto: Milena Pereira/TechTudo)

A primeira opção, comum a todos os pendrives, funcionou muito bem e apresentou rapidez no momento de gravação e acesso de dados. Ao clicar na segunda, imediatamente se abriu uma tela de carregamento do backup. Assim que esse processo foi finalizado (poucos minutos), o programa deu duas alternativas para iniciar o backup: ou utilizar um DVD, ou fazê-lo no próprio dispositivo da Kingston. Feita a escolha pelo último, o backup foi iniciado.

A terceira opção exibida, por sua vez, aponta um diferencial interessante do Data Traveler HyperX 3.0: o Reedyboost. Essa tecnologia de cache de disco (incluída no Windows Vista, 7 e 8) faz com que o computador rode o sistema utilizando a memória flash do próprio dispositivo, o que evita o sobrecarregamento da memória RAM e, por consequência, melhora a performance geral do PC.

Nessa opção, o usuário pode customizar o pendrive para o tipo de arquivo que deseja otimizar. São disponíveis as opções "Todos", "Documentos", “Imagens”, “Músicas” ou “Vídeos”; e há um espaço reservado de 4094 Mb de armazenamento para este fim.

Capacidade

O modelo testado possui 64Gb, porém, ele está disponível no mercado também nas versões de 128 Gb e 256 Gb. O pendrive dispõe de 225 Mb/s para leitura e 135 Mb/s para gravação. No caso de se utilizar entrada USB 2.0, 30 MB/s para ambas ações.
Como já era de se esperar, a tecnologia USB 3.0 não decepcionou, e foi possível salvar e transferir dados com impressionante rapidez.

Kingston Data Traveler HyperX 3.0  (Foto: Milena Pereira/TechTudo)Kingston Data Traveler HyperX 3.0 (Foto: Milena Pereira/TechTudo)

Custo-benefício

Em busca na internet foi possível encontrar o Kingston Data Traveler HyperX 3.0 de 64 Gb entre R$ 350 e R$ 480. Em comparação com os outros modelos de mesma capacidade oferecido pela Kinsgton, bem como relacionando-o a outras marcas que dispõe de tecnologia USB 3.0, o preço parece alto.

De fato, o pendrive cumpre seu dever e faz gravação e transferência de arquivos e dados com rapidez e eficiência, mas nada que fuja ao padrão de qualidade que se espera de modelos com mesmas características.

A garantia de 5 anos que oferecida atrai, mas esse não chega a ser é um benefício exclusivo do produto, já que a Kingston também destina o mesmo prazo aos outros modelos que comercializa. Em geral, é um pendrive de qualidade que vale o investimento caso você tenha algumas notas sobrando no final do mês.

Nota TechTudo

NOTA tt
9.0
Design
8
Funcionalidades
10
Desempenho
10
Custo-benefício
8

Prós

  • * Design moderno
  • * USB 3.0
  • * Velocidade em gravação
  • * Compatível com USB 2.0
  • * Reedyboost
  • * Garantia de 5 anos

Contras

  • * Pouco intuitivo
  • * Preço relativamente alto
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares