Jogos de ação

NOTA tt
5.0

Review Knight Contracts

Produzido pela Namco Bandai, Knight Contracts é um adventure medieval para os consoles da atual geração. O jogo não recebeu um marketing pesado como os grandes blockbusters, por isso passa despercebido diante de grandes lançamentos. Mas o TechTudo não deixa passar nada e traz a análise completa do game.

Diego Borges
por
em

Nome: Knight Contracts
Gênero: Aventura
Distribuidora: Namco Bandai
Plataformas: Xbox 360 / PS3

Knight Contracts (Foto: Divulgação)Knight Contracts (Foto: Divulgação)

Produzido pela Namco Bandai, Knight Contracts é um adventure medieval para os consoles da atual geração. O jogo não recebeu um marketing pesado como os grandes blockbusters, por isso passa despercebido diante de grandes lançamentos. Mas o TechTudo não deixa passar nada e traz a análise completa do game.

A trama do jogo

A história se passa na era medieval e gira em torno de Heinrich, um carrasco que, após ser amaldiçoado por uma bruxa antes de sua execução, deve vagar pelo mundo a fora convivendo com sua imortalidade. Poderia até parecer uma boa idéia, se a sua consciência não estivesse abalada por tudo isso. Mas a sorte volta a jogar do lado do protagonista quando recebe a proposta da rebelde bruxa Gretchen que precisa de sua ajuda para livrar o mundo de outras bruxas maléficas.

Por mais que a história seja um tanto passada e extremamente fantasiosa, ao longo do enredo ela se desenvolve de uma maneira convincente, principalmente na relação afetiva entre Heinrich e Gretchen.

Knight Contracts (Foto: Divulgação)Knight Contracts (Foto: Divulgação)

A decepcionante jogabildiade

A jogabilidade de Knight Contracts é muito parecida com a maioria dos adventures em 3ª pessoa desta geração. Com o tradicional sistema de combos (sequência de golpes desferidos), o jogo consegue ser o típico “anda e bate” de inúmeros títulos similares.

Knight Contracts leva a vantagem de utilizar a bruxa Gretchen como opção para complementar maiores sequências de golpes, mas vale lembrar que, como Heinrich é imortal, sua maior preocupação é manter a bruxinha viva, pois caso ela morra, é game over na hora. Isso de certa forma é um tanto incômodo, uma vez que você não possui controle total sobre ela, que insiste em se meter nos locais mais perigosos durante as batalhas.

O que também deixa a desejar no jogo é a movimentação do personagem principal. Além de ser extremante dura, Heinrich não pula, o que ocasiona bugs em determinadas partes do cenários, onde uma simples saliência impede que o personagem siga em frente, precisando passar pelo lado para prosseguir o caminho.

Alguns poderes especiais conquistados ao longo do jogo também são bem falhos, sendo executados distantes de seus inimigos, mesmo que estes por sua vez estejam sendo mirados na tela.

Knight Contracts (Foto: Divulgação)Knight Contracts (Foto: Divulgação)

Gráficos da era medieval

A tragédia continua na hora de mencionar os gráficos do jogo. Knight Contracts possui cenários muito mal desenhados, com um péssimo acabamento e sem o menor capricho. Como se não bastasse, em diversos momentos é possível se perder do caminho principal simplesmente pela falta de detalhes nas trilhas e entradas de masmorras.

Os personagens são muito poligonais e alguns inimigos chegam a ser indescritíveis diante de tanta confusão na hora de desenhar a pobre criatura. Nem os personagens principais escapam da tragédia. O exemplo mais notável é na hora em que Heinrich carrega Gretchen, pois ocorrem o famoso “estouro de polígonos”, ou seja, parece que partes dos corpos se juntam, formando uma coisa só.

Knight Contracts  (Foto: Divulgação)Knight Contracts (Foto: Divulgação)

Os (D)efeitos sonoros

Por mais que o jogador não preste muita atenção nos efeitos sonoros de um jogo, em Knight Contracts ele não vai conseguir deixar algumas curiosidades de lado. A que chama mais a atenção é quando em uma caverna, em meio a uma montanha repleta de neve, o som dos personagens caminhando é o mesmo som de uma mulher andando de salto alto em um piso de madeira.

O som na hora de desferir os golpes é praticamente o mesmo, independente da criatura, ou seja, o barulho de sua arma contra uma armadura de ferro é o mesmo barulho de uma espadada contra a pele de uma criatura em decomposição.

Diversão / dificuldade

Convenhamos que a dificuldade do jogo merece destaque. São poucos os games que conseguem balancear a diferença entre os níveis Easy, Normal e Hard. Em Knight Contracts, no modo mais fácil, inimigos demoram mais a atacar, e quando fazem isso, não causam tantos estragos. Já no modo mais difícil, é possível notar os inimigos mais ágeis, tirando mais danos e partindo para cima como loucos.

Mas até neste quesito o jogo consegue deixar as expectativas de lado. Por mais que esta dificuldade esteja bem regulada, a inteligência artificial não é nada apurada, fazendo com que os inimigos sejam bem previsíveis.

Knight Contracts  (Foto: Divulgação)Knight Contracts (Foto: Divulgação)

O que se salva no jogo?

Knight Contracts possui alguns elementos que merecem um destaque positivo. O principal deles é a variedade de inimigos. Praticamente cada capítulo possui uma criatura diferente, e isso vale também para os chefes, que na grande maioria são gigantescos e necessitam de uma estratégia para serem derrotados.

E se você é um colecionador de troféus e conquistas, fique contente, pois o game é um dos mais fáceis para habilitar estes itens. Primeiro pela simplicidade das tarefas, como o ridículo: “mate um inimigo”. Sim, basta eliminar uma simples criatura e você conquista o seu. Além disso, por ser um jogo extremamente linear, ou seja, é praticamente impossível se perder do caminho principal, os outros troféus ou conquistas são desbloqueados com o tempo. A grande conquista ou o grande troféu é terminar o game mais de uma vez, esse sim é digno de um prêmio de verdade.

Para completar a tragédia

Conclusão

Não é a toa que Knight Contracts passou despercebido em seu lançamento. A Namco Bandai parece ter se envergonhado no produto final e decidiu ficar quieta e esperar a chuva de críticas em cima de seu jogo.

Um título que esteja visando destaque no mercado, não pode simplesmente ignorar elementos cruciais de um bom jogo, como cenários bem desenhados e efeitos sonoros de qualidade. Knight Contracts é o típico game que funciona para aqueles que visam ter mais troféus e conquistas que seu amigos, e que depois de terem seus objetivos alcançados, deixaram o game eternamente na prateleira da sua sala.

Nota TechTudo

NOTA tt
5.0
Gráficos
5
Jogabilidade
6
Diversão
5
Som
5

Prós

  • - Facilidade para conseguir troféus e conquistas.
  • -

Contras

  • - Péssimo feito sonoro
  • - Gráficos simples demais.
  • - Jogabilidade nada eficiente.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Mairon Mamede
    2012-09-25T09:35:53

    eu nao consigo passa do chefe que tem um espeto na cabeça na segunda vez