NOTA tt
9.8

Review League of Legends

League of Legends é um dos melhores jogos multiplayer para PC. Descubra os motivos!

Felipe Vinha
por
em

League of Legends é um popular game para PC lançado pela Riot Games em 2009. O jogo cresceu e mudou muito de lá para cá e se tornou um fenômeno mundial, com direito a torneios profissionais e milhares de jogadores no mundo todo – inclusive no Brasil. Conheça mais sobre o título na análise completa:

Veja como jogar League of Legends

League of Legends tem origem em Warcraft 3, game da concorrente Blizzard. Originalmente, Warcraft 3 recebeu um mapa chamado de Dota, ou Defense of the Ancients, em que usuários disputavam em um grande mapa, divididos em duas equipes. O universo cresceu e, rapidamente, algo alternativo surgiu a partir disso.

Confira o review de League of Legends  (Foto: Divulgação/Riot Games)League of Legends: confira o review do famoso game (Foto: Divulgação/Riot Games)

Com o tempo, uma empresa foi formada em torno da ideia: a criadora de LoL, Riot Games. A partir disso, League of Legends nasceu, com o intuito de promover a diversão e a competição entre jogadores de títulos de estratégia em tempo real.

O game diferia de outros do mesmo gênero graças à sua missão principal. Em vez de controlar um exército como em Starcraft ou Age of Empires, o jogador comanda somente um personagem, com poderes únicos e sistema de evolução próprio. O restante das unidades, como torres ou “minions”, ficavam sob o comando do PC e auxiliavam a equipe de heróis.

League of Legends (Foto: Divulgação/Riot Games)League of Legends promove o embate entre jogadores divididos em equipes (Foto: Divulgação/Riot Games)

A fórmula deu certo e foi certeira no fator diversão. Em vez de perder tempo para treinar um exército inteiro, os jogadores deviam se preocupar apenas com um personagem, mas em conjunto com outros integrantes do time. A sincronia de ideias e táticas fazem parte da maior lição no título: apreender a se divertir cooperativamente em um game competitivo.

League of Legends  (Foto: Divulgação/Riot Games)League of Legends: trecho da base de uma das equipes (Foto: Divulgação/Riot Games)

Tudo isso ocorre em mapas distintos, mas o principal deles se chama Summoner’s Rift, que é composto por três caminhos diferentes entre as duas bases e uma área maior, Selva, que inicialmente fica escondida no mapa. Cada personagem tem um papel fundamental, e vencer não é tão fácil quanto parece.

Jogabilidade simples, porém técnica

League of Legends é um jogo simples, mesmo após anos de evolução. Contudo, ao mesmo tempo, esse é um game bem técnico. Os comandos básicos envolvem clicar na tela com o mouse para movimentar o protagonista e acionar botões no teclado para lançar golpes, magias e os “Ultimate”, como são chamados os ataques especiais e finais de cada personagem.

Campeões são os personagens jogáveis em League of Legends (Foto: Divulgação/Riot Games)Campeões são os personagens jogáveis em League of Legends (Foto: Divulgação/Riot Games)

O mais divertido por aqui é ter em mente que nenhum personagem joga igual ao outro. Ainda que Draven e Jinx, por exemplo, sejam da mesma classe (atiradores), os dois funcionam de forma extremamente diferente em campo de batalha. Há as mecânicas básicas, como atirar nos minions para conseguir ouro e comprar equipamentos rapidamente, mas os dois campeões têm estratégias bem distintas.

Enquanto Jinx aposta no ataque à distância com alguma chance de imobilização e redução de movimento do oponente, Draven vai para um ataque bem mais agressivo e menos passivo do que a outra atiradora. Isso vale para todos os campeões, em todas as posições além desta: topo, selva, meio e suporte.

Akali, uma das personagens de LoL (Foto: Divulgação)League of Legends: Akali, uma das personagens do game (Foto: Divulgação/Riot Games)

A forma de jogar também pode variar de acordo com o mapa. Summoner’s Rift suporta duas equipes de cinco jogadores em cada lado com um único objetivo. Há modos que são diferentes, como Howling Abyss, com o modo Aram, em que as duas equipes disputam em uma mesma rota, sem selva e variáveis. Além disso, nesta modalidade, os personagens são escolhidos de forma aleatória, e não pelos jogadores.

Temos ainda o mapa Twisted Treeline, com apenas duas rotas e uma selva bem pequena, com times de três jogadores para cada lado. Esse, por ser mais contido, possui sua própria forma de jogar e encarar, com embates que costumam ser mais rápidos, apesar da possibilidade de durar minutos extras por causa de reviravoltas comuns.

League of Legends: Azir é um guerreiro nato com poderes místicos (Foto: Divulgação/Riot Games)League of Legends: Azir é um guerreiro nato com poderes místicos (Foto: Divulgação/Riot Games)

O mapa menos popular talvez seja Crystal Scar, com o modo Dominion, onde os campões disputam a supremacia em um grande mapa circular. O objetivo não é destruir a base dos adversários – o único que difere do restante neste sentido –, mas sim dominar pontos específicos espalhados pelo cenário. Ao final, a equipe que eliminar mais adversários e dominar mais territórios vence.

League of Legends é um jogo variado dentro de si. Apesar de Summoner’s Rift ser, de longe, o mapa e o modo mais popular, principalmente por ser usado em torneios oficiais. Esse é um game que sabe agradar diferentes gostos, mesmo sem variar o principal da jogabilidade, que é o controle dos personagens em tempo real no comando do teclado e mouse.

LoL: um raro momento de tranquilidade no campo de batalha (Foto: Divulgação/Riot Games)LoL: um raro momento de tranquilidade no campo de batalha (Foto: Divulgação/Riot Games)

Mas nem tudo é tão simples. Para auxiliar os campões nos campos da justiça, há ainda outros segmentos da jogabilidade, como os itens, que já mencionamos mais acima, e a evolução do jogador. Primeiro os itens: são meros equipamentos que são comprados na “loja” dentro de sua base, durante as partidas, que podem e devem deixar você bem mais poderoso, com dano maior, com ataque mais rápido e movimento mais veloz, por exemplo.

Todo usuário do game começa com a conta no nível 1. Dentro do jogo, os personagens também evoluem, mas os níveis obtidos nas partidas para eles ficam por lá – na próxima, começam zerados. Quem evolui, na realidade, é o usuário, com experiência ganha nas vitórias ou derrotas. A Riot Games organizou isso de forma prática: há um total de 30 níveis para serem obtidos enquanto se joga as chamadas partidas “normais”. A partir do 30, é possível se aventurar nas “rankeadas”.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

A real batalha

As partidas com rankings de League of Legends são a origem do verdadeiro espírito competitivo do jogo. Os usuários jogam da mesma forma, em equipes, mas valendo um ranking que define o quanto você é bom no game. Há seis níveis distintos: Bronze, Prata, Ouro, Platina, Diamante e Desafiante.

Cada um dos níveis tem quatro outros dentro de si. Quanto mais vitórias, mais chance de subir para o próximo. Quanto mais derrotas, mais chance de ser rebaixado para um estágio inferior. Até mesmo a seleção de personagens muda nessas partidas de LoL: deixa de ser livre, e é preciso combinar com amigos de time sobre quem você deve escolher ou qual campeão deve banir entre a escolha dos adversários.

LoL: o dragão aguarda para atacar na selva do jogo (Foto: Divulgação/Riot Games)LoL: o dragão aguarda para atacar na selva do jogo (Foto: Divulgação/Riot Games)

O nível da aprendizado nas rankeadas é bem maior, mesmo para quem começa no Bronze e vai seguindo até o caminho máximo. Para beneficiar quem se arrisca nessas partidas, a Riot prepara recompensas de temporada, que são skins (aparências alternativas para personagens), campeões, bandeiras, e outros brindes e que variam de acordo com a classificação de quem é presenteado.

Isso quase torna League of Legends em um “jogo dentro do jogo”. Aproveitá-lo enquanto estamos nos níveis comuns, de 1 a 30, é simples, divertido e competitivo, até certo ponto. Porém, nas rankeadas, tudo é levado mais a sério, o que, felizmente, é recompensado pela produtora do game.

Jogo mutante

League of Legends não chegou com exatamente muito impacto visual positivo. Feio, o game tinha gráficos que se equiparavam ao Warcraft 3 original. Felizmente, isso mudou com o tempo e, hoje, o título está totalmente modificado.

League of Legends tem combates a todo momento (Foto: Divulgação/Riot Games)League of Legends tem combates a todo momento (Foto: Divulgação/Riot Games)

Não apenas os mapas foram atualizados, mas também personagens antigos, menus, telas diversas. LoL é um jogo extremamente mutável. O game que você aproveita hoje, provavelmente, será bem diferente dentro de três anos, por exemplo. Tudo muda constantemente, inclusive a entrada de novos modos de partidas e campeões inéditos.

Como achar códigos do LoL? Comente no Fórum do TechTudo.

Hoje LoL conta com cerca de 120 personagens, mas esse número é sempre crescente. É comum haver, pelo menos, um personagem novo por mês, na maioria dos casos, para expandir o leque de opções, assim como possibilidades estratégicas.

Por ser um jogo constantemente online, a produtora tem o total poder sobre a produção. Um campeão pode ficar mais fraco ou mais forte, de acordo com o retorno da comunidade ou com testes promovidos internamente pela própria empresa. League of Legends não esconde a identidade de jogo mutante, e por isso é tão querido atualmente.

LoL sempre muda o visual e se atualiza constantemente (Foto: Divulgação/Riot Games)LoL sempre muda o visual e se atualiza constantemente (Foto: Divulgação/Riot Games)

O sistema de monetização do game também é sempre inteligente. Tudo que foi citado nesta análise, até agora, está disponível aos jogadores de forma gratuita. É possível jogar e, inclusive, comprar personagens, sem gastar nada. Há duas moedas em LoL: Riot Points e Influence Points. O primeiro é obtido apenas com dinheiro real e permite comprar tudo do jogo, e até skins. Já o segundo pode ser conseguido em cada partida e compra quase tudo, exceto skins e outros detalhes menores.

Que tal tudo isso disponível no Brasil, com servidores nacionais, e personagens dublados? League of Legends tem uma das melhores dublagens nacionais já feitas nos games e traz no elenco diversos nomes famosos, em seus mais de 100 personagens.

Conclusão

É verdade que League of Legends não é o jogo mais original do mundo. Mas é seguro dizer que ele faz muito bem o que propõe, com muitos benefícios aos fãs, além de ter um fator de replay altíssimo. É difícil largar após a primeira partida, e a competitividade entre equipes é muito bem construída. Com o passar dos anos, assim como o vinho, o game ficou ainda melhor. Por isso, não é de espantar que o título seja um dos mais jogados.

Nota TechTudo

NOTA tt
9.8
Gráficos
9
Jogabilidade
10
Diversão
10
Som
10

Prós

  • Muitos personagens
  • Jogabilidade variada
  • Sistema justo de monetização
  • Multiplayer ótimo
  • Sistema inteligente de evolução
  • Visual atualizado e bonito
  • Áudio em português

Contras

  • Não há contras relevantes
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Vinicius Ribeiro
    2014-10-20T19:40:55  

    Só para lembrar que o MMO mais famoso e jogado no mundo é o WOW sem dúvidas!

    recentes

    populares

    • Vinicius Ribeiro
      2014-10-20T19:40:55  

      lembrando que LoL e dotA são MOBAs

    recentes

    populares

    • Vinicius Ribeiro
      2014-10-20T19:40:55  

      vinicius lol eh moba amigo .. e considerado o melhor jogo atualmente no mundo quebrando recordes... dentro de 1 ano o lol concerteza tomara televisoes transmissoes e etc... o game eh bom e bem administrado e pensativo em crescer sempre

  • José Filho
    2013-11-29T14:11:22  

    gente, pergunta besta... tem como jogar LOL no xbox ou no ps?

    recentes

    populares

    • José Filho
      2013-11-29T14:11:22  

      não

  • Cito Nildo
    2012-09-12T21:42:37  

    Gráfico tosco e ainda por cima, é plágio do plágio...

    recentes

    populares

    • Cito Nildo
      2012-09-12T21:42:37  

      Vanio Filho não falo essa língua de mongol...

    recentes

    populares

    • Cito Nildo
      2012-09-12T21:42:37  

      Você é um inutil nem conhece o jogo e fala uma coisa dessa LOL= Melhor MMO do momento....

  • Vitor Oliveira
    2014-03-06T14:54:54

    censuraram meu comentário, só porque disse a verdade hahahahaha

  • Gesley Rodrigues
    2012-09-13T16:53:07

    da pra perder um tempo jogando, é bem legal

  • Caio Faria
    2012-09-13T13:23:04

    Aguardem, Dota 2 vai chegar dominando esse segmento de jogos, é o sucessor natural do Dota.

  • Roronoa Zoro
    2012-09-13T11:56:25

    LoL bem mais popular que o Dota, tanto é que tem servidor no Brasil, enquanto nem 1 milhao de pessoa joga Dota, o lol se torna o MMO mais jogado no mundo!

  • Raphael Carvalho
    2012-09-13T08:13:15

    No LoL, YES DOTA 2

  • Henrique Londero
    2012-09-12T19:42:07

    Olá, como posso entrar em contato com o site TechTudo?

  • Juliano Drummond
    2012-09-12T18:39:28

    jogo mais jogado no mundo atualmente. tem tudo pra ser nova mania =D valeu

  • Roronoa Zoro
    2012-09-12T17:56:03

    cara corrigi isso, você não joga somente contra outros players, você pode criar o seu time de 3 ou 5 amigos e jogar tranquilo contra os bots(computador) até você aprender a jogar com o campeão que você goste e depois disso quando se sentir preparado pode jogar contra os outros players(pvp). O que faltou nessa review foi o sistema inteligente de fazer as partidas, você pode muito bem jogar sozinho também e o sistema acha mais 4 players para jogar com você de forma muito rápida, vale ressaltar que se fosse tiver level 1 e for pvp, somente enfrentará players do seu level.

  • Roger Olveira
    2012-09-13T11:16:22  

    Uma opinião básica, Dota 2 é muito melhor que isso. Sem mais!

    recentes

    populares

    • Roger Olveira
      2012-09-13T11:16:22  

      Lembrando que o LoL foi criado antes do Dota 2, ou seja é um superior ao Dota, mas com o seu crescimento, dublagem, entre outras coisas se torna uma excelente opção, não sei se melhr que o Dota 2, mas é questão de preferência. Tão logo LoL e Dota se tornaram rivais tal qual COD e BTF, embora sejam rivais, são grandes jogos do mesmo gênero, e cada usuário com sua preferência