NOTA tt
9.0

Review League of Legends

O gênero de games conhecido como “MOBA” nasceu na modificação “Dota”, em Warcraft 3. Esta modificação era um mapa especial que colocava os jogadores para controlarem apenas um herói em uma grande arena contra outros personagens com uma única missão: destruir a base inimiga.

Felipe Vinha
por
em

O gênero de games conhecido como MOBA (Multiplayer Online Battle Arena ou Arena de Batalhas Online para Múltiplos Jogadores) nasceu na modificação DotA (Defense of the Ancients), em Warcraft 3. Muitos jogos surgiram dessa modificação, sendo um dos mais representativos o League of Legends, recém-chegado ao Brasil.

O DotA, e todos os jogos baseados nele, tem como base um mapa especial que coloca os jogadores para controlarem apenas um herói em uma grande arena contra outros personagens com uma missão: destruir a base inimiga. O estilo se tornou um vício em todo o mundo e já cresce rapidamente aqui também.

League of Legends (Foto: Divulgação) (Foto: League of Legends (Foto: Divulgação))League of Legends (Foto: Divulgação)

Mas quais os motivos de tamanha popularidade? Leia nossa análise e entenda o que o torna um jogo tão divertido:

Diversão online

League of Legends só pode ser jogado online. No máximo o jogador pode realizar uma forma de treino ou tutorial em uma partida offline e só. De resto, só mesmo encarando outros jogadores. Você deve formar times com seus aliados para destruir a base adversária em partidas via Internet. Isso não é ruim, ainda que seria muito bom se tivéssemos algum tipo de suporte para rede local (LAN), como nos jogos mais antigos.

Contudo, o total suporte online funciona muito bem, principalmente porque assim a produtora Riot Games pode manter controle sobre todas as partidas, as reclamações de jogadores e também organizar campeonatos especiais que podem dar prêmios.

Um dos principais trunfos de League of Legends é ter uma interface amigável desde sua primeira tela, que conta com opções fáceis de serem reconhecidas e que qualquer um pode utilizar sem ter muitas dificuldades.

League of Legends (Foto: Divulgação)League of Legends (Foto: Divulgação)

Partidas intensas

Apesar de apresentar um início amigável, o game apresenta também partidas intensas. Jogar de forma competitiva é sempre envolvente e altamente desafiador, por isso vale lembrar que League of Legends é um jogo extremamente voltado para o trabalho em equipe.

O game é totalmente configurado para funcionar desta forma. Dificilmente um jogador vai conseguir se dar bem trabalhando sozinho (a não ser que o time adversário seja formado por jogadores muito ruins), por isso o game foi pensado dessa forma, para dar uma chance a qualquer um brilhar.

Você pode ajudar seus amigos elaborando estratégias para pegar um inimigo de surpresa ou criando outros tipos de armadilhas. Vale avisar que, apesar do jogador controlar apenas um personagem – um “Campeão” -, ele é sempre ajudado por um exército de tropas controladas pelo computador, que fazem parte da estratégia de invasão da base inimiga, já que é preciso derrubar torres pelo caminho. Toda a mecânica funciona muitíssimo bem e não apresenta grandes dificuldades para o entendimento geral de qualquer jogador. Um belo ponto para a equipe de produção.

League of Legends (Foto: Divulgação)League of Legends (Foto: Divulgação)

Compras, compras, compras!

League of Legends é um jogo democrático, mas ainda assim é um jogo, que precisa dar lucro a quem criou. Para isso existe o sistema de compras de campeões, habilidades, runas e por aí vai. O melhor de tudo isso no jogo é que absolutamente qualquer coisa pode ser comprada com pontos adquiridos no decorrer das partidas, mas, se for necessário, você pode gastar com dinheiro real para comprar os Riot Points.

Com os Riot Points você desbloqueia novos personagens ou novos campeões para serem utilizados nas partidas. São dezenas de personagens disponíveis para compra, e o jogo é sempre atualizado com novidades, então logo chegaremos aos 500! Isso sem falar nas skins (aparências) secundárias que cada personagem pode ter. Para ser justo com todos, toda semana o game libera uma pequena leva de campeões que normalmente precisam ser comprados, para que os participantes – mesmo aqueles que nunca compram nada -, possam experimentar um pouco de cada um e se decidir por uma futura compra ou não.

É um sistema muito inteligente, que foge bastante daquele esquema de “pague para vencer” que geralmente existe em jogos gratuitos. Aqui você paga, sim, mas só se quiser e mesmo assim não terá grandes vantagens sobre os inimigos – o que te dará vantagem é a sua habilidade no campo de batalha e a forma como monta sua estratégia.

League of Legends (Foto: Divulgação)League of Legends (Foto: Divulgação)

Gráficos datados

Apesar de ser muito divertido, com um sistema de jogo muito interessante, inteligente e atraente, League of Legends carece de um cuidado gráfico maior. É verdade que o jogo roda de forma bem fácil em computadores mais modestos, mas ainda assim ele pode afastar aqueles que buscam por um jogo um pouco mais bonito.

De longe seus gráficos lembram muito o game que originou tudo - Warcraft 3 -, mas com um tapa no visual e alguns efeitos que não existem no original. Porém, mesmo com tantos efeitos de luzes e outros elementos, no geral o game apresenta um visual pouco trabalhado. Não que vá incomodar quem se vicia em suas partidas.

Já o trabalho sonoro é extremamente competente, isso sem falar que o jogo foi lançado oficialmente no Brasil com textos e dublagem em português. Absolutamente todos os campeões falam a nossa língua durante as batalhas, o que torna as coisas bem mais divertidas.

League of Legends (Foto: Divulgação)League of Legends (Foto: Divulgação)

Conclusão

League of Legends é um excelente jogo e não afirmamos isso somente porque ele é gratuito, mas também por apresentar um esquema muito justo com seu público e uma jogabilidade interessante o suficiente para te fazer viciar por alguns meses – talvez anos. O jogo é equilibrado e recompensa bem aqueles que aprendem a jogar e bolar uma estratégia vencedora. Ainda que os gráficos não sejam coisa de outro mundo, o restante do game e todo o seu conteúdo (incluindo a dublagem em português) compensam bastante.

Nota TechTudo

NOTA tt
9.0
Gráficos
7
Jogabilidade
9
Diversão
9
Som
9

Prós

  • - Jogabilidade divertida.
  • - Altamente estratégico.
  • - Dublagem em português.
  • - Dezenas de personagens.

Contras

  • - Gráficos datados.
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Vinicius Ribeiro
    2014-10-20T19:40:55

    Só para lembrar que o MMO mais famoso e jogado no mundo é o WOW sem dúvidas!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Cito Nildo
    2012-09-12T21:42:37   , respondido respondido 2014-03-11T22:59:57

    Gráfico tosco e ainda por cima, é plágio do plágio...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Cito Nildo
      2012-09-12T21:42:37   , respondido respondido 2014-03-11T22:59:57

      Vanio Filho não falo essa língua de mongol...

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Cito Nildo
      2012-09-12T21:42:37   , respondido respondido 2014-03-11T22:59:57

      Você é um inutil nem conhece o jogo e fala uma coisa dessa LOL= Melhor MMO do momento....

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Vitor Oliveira
    2014-03-06T14:54:54

    censuraram meu comentário, só porque disse a verdade hahahahaha

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • José Filho
    2013-11-29T14:11:22

    gente, pergunta besta... tem como jogar LOL no xbox ou no ps?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Gesley Rodrigues
    2012-09-13T16:53:07

    da pra perder um tempo jogando, é bem legal

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Caio Faria
    2012-09-13T13:23:04

    Aguardem, Dota 2 vai chegar dominando esse segmento de jogos, é o sucessor natural do Dota.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Roronoa Zoro
    2012-09-13T11:56:25

    LoL bem mais popular que o Dota, tanto é que tem servidor no Brasil, enquanto nem 1 milhao de pessoa joga Dota, o lol se torna o MMO mais jogado no mundo!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Raphael Carvalho
    2012-09-13T08:13:15

    No LoL, YES DOTA 2

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Henrique Londero
    2012-09-12T19:42:07

    Olá, como posso entrar em contato com o site TechTudo?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Juliano Drummond
    2012-09-12T18:39:28

    jogo mais jogado no mundo atualmente. tem tudo pra ser nova mania =D valeu

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Roronoa Zoro
    2012-09-12T17:56:03

    cara corrigi isso, você não joga somente contra outros players, você pode criar o seu time de 3 ou 5 amigos e jogar tranquilo contra os bots(computador) até você aprender a jogar com o campeão que você goste e depois disso quando se sentir preparado pode jogar contra os outros players(pvp). O que faltou nessa review foi o sistema inteligente de fazer as partidas, você pode muito bem jogar sozinho também e o sistema acha mais 4 players para jogar com você de forma muito rápida, vale ressaltar que se fosse tiver level 1 e for pvp, somente enfrentará players do seu level.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Roger Olveira
    2012-09-13T11:16:22   , respondido respondido 2013-10-01T20:19:40

    Uma opinião básica, Dota 2 é muito melhor que isso. Sem mais!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Roger Olveira
      2012-09-13T11:16:22   , respondido respondido 2013-10-01T20:19:40

      Lembrando que o LoL foi criado antes do Dota 2, ou seja é um superior ao Dota, mas com o seu crescimento, dublagem, entre outras coisas se torna uma excelente opção, não sei se melhr que o Dota 2, mas é questão de preferência. Tão logo LoL e Dota se tornaram rivais tal qual COD e BTF, embora sejam rivais, são grandes jogos do mesmo gênero, e cada usuário com sua preferência

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário