Notebook

NOTA tt
8.0

Review Lenovo IdeaPad Yoga

Testamos o ultrabook da Lenovo que se transforma em tablet e inova em novos modos de uso. Confira o prós e contras do novo modelo da companhia.

Rodrigo Bastos
por
em

Testamos o híbrido da Lenovo, o IdeaPad Yoga 13, o ultrabook traz uma configuração mediana, com uma boa combinação de hardware, design, multiutilidade e desempenho aceitável pro dia a dia. O ultrabook pode se gabar em ser o primeiro modelo lançado no Brasil com o Windows 8.

A grande questão que fica no ar no primeiro contato com o "ultranotetablet" é se ele aguenta realmente o tranco em todos seus modos de uso em 360º: padrão, stand, display e tablet.

IdeaPad Lenovo Yoga 13, o híbrido da Lenovo que traz 4 modos de usabilidade (Foto: TechTudo/Rodrigo Bastos)IdeaPad Lenovo Yoga 13, o híbrido da Lenovo que traz 4 modos de usabilidade (Foto: TechTudo/Rodrigo Bastos)

Design

O modelo chega na cor prata fosco e na parte interna traz uma superfície meio emborrachada toda na cor preta. Esse novo acabamento interno oferece uma proteção mais aprimorada ao ultrabook, deixando o modelo com uma cara de um produto ainda maistop de linha.

Seu tamanho enxuto e peso leve acabam se tornando grandes pontos positivos para o modelo. Pesando apenas 1,54 Kg, o Yoga 13 traz um dos melhores acabamentos em ultrabooks disponíveis para compra no Brasil.

Acabamento emborrachado na parte interna do ultrabook (Foto: TechTudo/Rodrigo Bastos)Acabamento emborrachado na parte interna do ultrabook (Foto: TechTudo/Rodrigo Bastos)

Desempenho

O ultrabook entregou o que promete sua configuração, rodou muito bem o acesso aos aplicativos do dia a dia de trabalho. Ao acessar os apps, a resposta foi imediata e soube trabalhar muito bem com aplicativos em segundo plano. Em um dos testes, rodamos um vídeo no YouTube, e navegamos entra planilhas do Office e edição de imagens pelo browser.

Na parte multimídia, vídeos e fotos foram trazidos para a tela principal com uma velocidade impressionante. O que ficou faltando mesmo, foi ele conseguir rodar jogos pesados, por exemplo, games do Steam (TF 2, CS, entre outros).

A falha maior ficou por conta do áudio, que tem suas caixas misturadas as saídas de ar na parte traseira do ultrabook. O som não distorce, mas também não entrega a qualidade esperada para um modelo deste porte.

O número de aplicativos rodando em segundo plano surpreendeu nos testes (Foto: TechTudo/Rodrigo Bastos)O número de aplicativos rodando em segundo plano surpreendeu nos testes (Foto: TechTudo/Rodrigo Bastos)

Hardware

A tela IPS touch de 13,3 polegadas com resolução 1600 x 900 pixels é um dos principais pontos fortes do ultrabook, apesar do reflexo excessivo e número de marcas deixadas pelos dedos ao se usar o modo touch.

O teclado e o trackpad do ultrabook trazem um acabamento mediano. O teclado tem teclas largas, a falta do padrão brasileiro ABNT 2 e não conta a iluminação das teclas (padrão nos modelos tops mais recentes). O trackpad falha em sua superfície, o mouse acaba se mostrando muito escorregadio.

A webcam do ultrabook oferece uma qualidade HD (720p) com fotos e vídeos a um nível acima da média. A conectividade traz uma entrada HDMI, uma entrada USB 3.0, uma entrada USB 2.0, uma entrada Firewire, um leitor de cartões SD/MMC e a grande falha é a falta da rede cabeada Ethernet.

Lenovo Yoga entrega uma combinação de bom hardware e software voltados para usabilidade touch (Foto: TechTudo/Rodrigo Bastos)Yoga entrega uma combinação de bom hardware e software voltados para usabilidade touch (Foto: TechTudo/Rodrigo Bastos)

Software

No modo tablet, o ultrabook entrega uma ótima usabilidade com o Windows 8. A resposta do touch é realmente bem rápida, ao se abrir apps, menus e usar o teclado virtual. Ao se girar o ultrabook em 360º, o seu teclado fica exposto na parte traseira.

Modo stand, oferece uma facilidade para se exibir filmes ao se girar a tela em 180 graus (Foto: TechTudo/Rodrigo Bastos)Modo stand, oferece uma facilidade para se exibir filmes ao se girar a tela (Foto: TechTudo/Rodrigo Bastos)

Os outros 2 modos do ultrabook, o modo stand e display também abusam da tela touchscreen. Todos os aplicativos são encontrados facilmente no menu metro do Windows 8.

O teclado virtual se mostrou bastante útil nos teste no modo tablet, o teclado entregou uma resposta bem rápida ao se navegar pela web e ao se escrever textos mais longos.

Teclado virtual e modo tablet são um dos grande triunfos do IdeaPad Yoga 13 (Foto: TechTudo/Rodrigo Bastos)Teclado virtual e modo tablet são uns dos grandes triunfos do IdeaPad Yoga 13 (Foto: TechTudo/Rodrigo Bastos)

Bateria

A bateria ganha ponto positivo no tamanho da sua fonte, mas falha na entrega de uma autonomia abaixo da média. Nos testes, o ultrabook funcionou por apenas 3 horas e 40 minutos longe da tomada. Com o Wi-Fi ligado, tela com brilho em 80% e apps rodando em segundo plano. A companhia informa em sua configuração, que o ulltrabook traz uma bateria com até 8 horas de duração (resta saber em qual modo de configuração, no mínimo tudo desligado).

Fonte pequena e autonomia da bateria bem abaixo da média (Foto: TechTudo/Rodrigo Bastos)Fonte pequena e autonomia da bateria bem abaixo da média (Foto: TechTudo/Rodrigo Bastos)

Ficha técnica

Sistema Operacional Windows 8 64 bits
Tela IPS de 13,3 polegadas com resolução 1600x900 e multitouch capacitivo
Processador Intel Core i5-3317U de 1,7 Ghz
Placa de vídeo Intel Graphics 4000 HD
Armazenamento SSD 128 GB
Conectividade Wi-Fi 802.11 b/g/n e Bluetoooth
Portas 1 x USB 2.0, 1 x USB 3.0, 1 x saída de áudio, 1 x HDMI, 1 x leitor de cartões de memória SD e MMC
Bateria 4 células, com até 8 horas de autonomia* (divulgado pela companhia)
Peso 1,54 Kg

 

 

 


 

Nota TechTudo

NOTA tt
8.0
Design
9
Funcionalidades
8
Desempenho
8
Custo-benefício
6

Prós

  • * Híbrido com 4 modos de uso;
  • * Belo acabamento e design;
  • * Leve e com configuração otimizada;
  • * Tela IPS touch com boa resposta;

Contras

  • * Modo tablet deixa o teclado exposto na traseira;
  • * Teclado sem iluminação;
  • * Trackpad escorregadio;
  • * Qualidade de áudio fraca;
  • * Não suporta games pesados;
  • * Preço caro.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Joel Teixeira
    2013-03-27T08:49:34

    Mal posso esperar para colocar as mãos em um Lenovo Helix.

  • Abiaquel Kirai
    2013-03-26T13:10:08

    Quanto custa esse hibrido ? e onde se pode comprar ele aqui no Brasil ?

  • Guilherme Ribeiro
    2013-03-26T10:37:55

    Teclado sem iluminação é um grande ponto contra :/