Celular

NOTA tt
8.2

Review LG K10 Novo

Novo celular da LG tem bom desempenho e bateria de longa duração, mas câmera deixa a desejar; veja o review completo.

Aline Batista
por
em

O LG K10 Novo é a versão de 2017 do LG K10, celular intermediário da fabricante sul-coreana, com lançamento no Brasil em fevereiro deste ano. O smartphone chegou com preço de R$1.199 e concorre com aparelhos como o Galaxy J5 Metal, queridinho dos brasileiros, e o Moto G5. O telefone tem bateria que dura o dia todo, câmera de selfie grande angular e já roda Android 7.0 Nougat. O TechTudo testou o LG K10 Novo e traz a análise completa com os prós e contras do dispositivo. Confira o review abaixo e descubra se vale a pena comprar.

LG K10: entenda as diferenças entre os modelos normal, Power e Pro


Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Design

O novo LG K10 tem design mais premium, com acabamento elegante, embora seja feito de plástico. O aparelho está ainda mais fino, com 7,99 mm de espessura, e mais leve, com 138 gramas. Em relação às medidas, o smartphone possui 75,29 mm de comprimento por 148,7 mm de altura. Ou seja, é um celular grande. Quem já está acostumado com modelos de 5 polegadas ou mais não deve estranhar a pegada. No entanto, quem prefere telefones pequenos pode não gostar do K10, já que ele não cabe em bolsos e a digitação com uma mão só pode ser difícil.

[marca] LG K10 Novo 14 (Foto: Aline Batista/TechTudo)LG K10 Novo tem visual elegante (Foto: Aline Batista/TechTudo)

O K10 do ano passado já apresentava um design caprichado, mas o de 2017 está ainda melhor. O problema é que, enquanto o outro modelo possuía a parte de trás texturizada, a traseira do K10 Novo é completamente lisa. Por conta disso, o celular escorrega das mãos com facilidade, além de ser mais vulnerável a arranhões. Além disso, o corpo do smartphone fica com marcas de mão.

Ao contrário do modelo do ano passado, em que os botões de volume e bloqueio ficavam na traseira, o K10 Novo tem apenas o botão de bloqueio na parte de trás. As teclas de aumentar e diminuir volume ficam na lateral esquerda.

[marca] LG K10 Novo 12 (Foto: Aline Batista/TechTudo)Lateral do LG K10 Novo (Foto: Aline Batista/TechTudo)

Quem está acostumado com botão de bloqueio na lateral, vai estranhar a tecla na traseira, principalmente porque ela fica mais "para dentro" do celular e é preciso um pouco de força na hora de apertá-lo. Vale lembrar que esse botão não serve como leitor de impressões digitais, já que o único da linha que vem com esse recurso é o LG K10 Pro.

A tarefa de desbloquear o celular não é fácil se ele estiver apoiado em alguma superfície, como mesa, por exemplo, já que é preciso apertar o botão na traseira. Por outro lado, a LG utiliza a tecnologia KnockON nos seus celulares – recurso que permite acender ou apagar a tela do aparelho com um toque duplo na tela. A localização dos botões também atrapalha na hora de tirar print, pois requer certa habilidade do usuário para apertar o botão de bloqueio na traseira e o de diminuir volume na lateral ao mesmo tempo.

[marca] LG K10 Novo 13 (Foto: Aline Batista/TechTudo)Detalhe da parte inferior do LG K10 Novo (Foto: Aline Batista/TechTudo)

Apesar desses pequenos inconvenientes, o LG K10 se destaca pelo visual elegante e discreto. Ele está disponível nas cores preto, dourado e titanium. Em todos os modelos, a parte frontal é preta, então o que muda é a cor da traseira.

Tela

O LG K10 Novo tem tela de 5,3 polegadas, com resolução HD (1280 x 720 pixels), o mesmo display da versão anterior.  A densidade da tela é de 277 pixels por polegada. Apesar de não ser nada excepcional, a tela possui uma boa qualidade, oferecendo contraste bem definido, e é agradável para tarefas básicas, como navegar nas redes sociais e até mesmo assistir a vídeos curtos. O touch responde bem aos comandos e o display se mostrou resistente a arranhões.

Os problemas da tela estão relacionados ao fato de que ela reflete muita luz e seu brilho é fraco. Isso pode atrapalhar a visualização em ambientes com muita iluminação. Além disso, o display suja com muita facilidade. Para quem busca um celular para jogos ou pretende ver vídeos com alta qualidade, o K10 não é a melhor opção.

[marca] LG K10 Novo 4 (Foto: Aline Batista/TechTudo)LG K10 Novo tem tela de 5,3 polegadas (Foto: Aline Batista/TechTudo)

Apesar da pouca qualidade, a LG colocou recursos interessantes no display do K10, como o KnockON, que, como explicamos anteriormente, permite acender e apagar a tela do celular com um toque duplo. A função é útil quando o smartphone está apoiado em alguma superfície, assim não é necessário pegar o aparelho para apertar o botão de bloqueio, localizado na traseira. Além disso, o telefone possui modo de inversão de cores, que aumenta o contraste na tela para pessoas com problema de visão, e de visualização confortável, com luz mais fraca.

Câmera

Esse é um ponto em que o K10 pode decepcionar um pouco. O celular tem câmera traseira de 13 megapixels e frontal, para selfies, de 5 MP. Ambas possuem abertura de f/2.2. Se considerarmos alguns concorrentes, como o Galaxy J5 Metal, que tem abertura maior de f/1.9, esse número não é muito grande. Apesar disso, o smartphone tem uma uma câmera clara, com boa entrada de luz. O problema das câmeras, no entanto, está na qualidade das fotos produzidas. As imagens são razoáveis, sem muita riqueza de detalhes e cores, além de ficarem tremidas facilmente.

[marca] LG K10 Novo 15 (Foto: Anna Kellen Bull/ TechTudo)LG K10 Novo tem câmera traseira de 13 MP (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

A estabilização de imagens do K10 não é suficiente: o celular tem grande facilidade para produzir fotos tremidas. Por conta disso, o usuário acaba ficando refém do flash, pois os melhores resultados são com o recurso ativado. Mesmo em ambientes mais claros, o flash é indispensável, porque parece capturar fotos mais estáveis e com contornos mais definidos. Além disso, para fotos à noite ou em locais mais escuros, o flash também ajuda a obter melhor resultado.

A câmera frontal é grande angular 120°. O recurso é ótimo para selfies com muitas pessoas, pois é possível enquadrar todo mundo na fotografia, devido à angulação. O problema é que câmeras desse tipo tendem a oferecer fotos distorcidas. O usuário precisa ficar atento para não parecer que a imagem foi editada de forma errada no Photoshop. Para minimizar esse problema, existe a opção de mudar o modo de fotografia e filmagem para um recorte menor.

Foto tirada com a câmera frontal do LG K10 Novo (Foto: Anna Kellen Bull/ TechTudo)Foto tirada com a câmera frontal do LG K10 Novo (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Embora a qualidade não seja muito boa, o K10 oferece recursos legais para as fotos. A câmera traseira possui HDR, que combina fotos tiradas com exposições diferentes para criar uma imagem ideal. Além disso, é possível aplicar efeitos antes de capturar as imagens, assim, o usuário não precisa editá-las depois para colocar um filtro preto e branco, por exemplo.

Outra função interessante é o disparo por voz. Ao dizer as expressões “tchiis”, “smáiel”, “whisky”, “kintchí” ou “él dji”, o celular tira a foto automaticamente. Assim, não é preciso estar com as mãos livres para fotografar. Outra possibilidade é a de fazer uma selfie ao levantar a mão aberta e fechá-la para a câmera frontal. A câmera de selfie também possui o recurso “Virtual Flash”, que utiliza luz da própria tela para criar uma espécie de flash, deixando as imagens mais iluminadas.

O padrão de gravação de vídeos, tanto na câmera traseira, como na frontal, é em HD. O celular, entretanto, oferece a opção Full HD. As filmagens têm uma qualidade legal quando visualizadas no próprio celular. No entanto, ao reproduzi-las em um computador, é possível perceber que a definição não é tão boa, já que a tela é bem maior.

[marca] LG K10 Novo 5 (Foto: Aline Batista/TechTudo)LG K10 Novo possui flash na câmera traseira e virtual flash na frontal (Foto: Aline Batista/TechTudo)

Há outros dois pontos que também merecem ser ressaltados. O primeiro é a rapidez com que o aplicativo de câmera é executado, respondendo aos comandos de forma eficiente. Já o segundo é a inexistência de um controle manual da câmera, pois só é possível capturar as imagens com as configurações automáticas.

Desempenho

O LG K10 é um celular intermediário, por isso, não podemos esperar dele um desempenho de top de linha. O smartphone, no entanto, surpreende pela eficiência. Os aplicativos abrem com facilidade e o aparelho não tem dificuldade para executar várias tarefas ao mesmo tempo. Além disso, o telefone aceita dois chips e possui conexão 4G.

A nova versão recebeu um update com 1 GB a mais de memória RAM que o K10 de 2016. O LG K10 Novo tem RAM de 2 GB, o que facilita a execução de vários aplicativos simultaneamente. Já o processador é um Mediatek MT6750 octa-core de 1,5 GHz, que oferece desempenho satisfatório. Por isso, o celular roda bem até mesmo aplicativos de jogos leves, mas é ideal para quem faz um uso mais básico do celular, como acesso a redes sociais e consumo de vídeo no YouTube, por exemplo.

[marca] LG K10 Novo 9 (Foto: Aline Batista/TechTudo)LG K10 Novo possui memória RAM de 2 GB (Foto: Aline Batista/TechTudo)

Durante as semanas de teste, o celular não apresentou nenhum travamento. No entanto, vale destacar que, normalmente, os problemas com lentidão e engasgos acontecem após algum tempo de uso, quando o aparelho já está mais sobrecarregado de arquivos e não possui a mesma potência de quando era novo.

Ao contrário da versão anterior que possuía apenas 16 GB de armazenamento, o LG K10 Novo tem memória interna de 32 GB. O celular ainda aceita cartões microSD de até 2 TB. Ou seja, espaço para armazenamento não deve ser problema para o dono do aparelho. Vale considerar que, desses 32 GB, somente 23,5 GB estão disponíveis para uso, já que o resto é ocupado pelo sistema e por aplicativos nativos.

Um aspecto interessante é que o K10, assim como os computadores, tem uma lixeira que mantém os arquivos excluídos durante sete dias. Após esse período, o celular deleta os arquivos definitivamente.

[marca] LG K10 Novo 6 (Foto: Aline Batista/TechTudo)Android 7.0 Nougat é o sistema operacional que o LG K10 Novo roda (Foto: Aline Batista/TechTudo)












Um dos pontos positivos do LG K10 Novo é que o celular já roda o sistema operacional mais recente do Google, o Android 7.0 Nougat. A plataforma trouxe novidades como o modo multitarefa, que divide a tela para que dois aplicativos sejam abertos ao mesmo tempo. Ao contrário de outras fabricantes que ainda estão lançando seus aparelhos com Android 6.0 Marshmallow, como é o caso da Samsung, a LG mostra uma preocupação em manter o software atualizado. Além disso, como já vem com a versão mais atual, as chances do celular receber update para a próxima são ainda maiores. O Android não é puro, já que a LG faz suas modificações no sistema, mesmo assim, a interface é bastante intuitiva.

A bateria é outro ponto forte do K10. Na nova versão do celular, ela sofreu um upgrade, passando de 2.220 mAh para 2.700 mAh. Usuários moderados não terão problemas em relação à bateria. O componente dura muito e ainda é possível chegar ao final do dia com alguma carga. No entanto, se você é do tipo que usa o celular intensamente ou tem o costume de jogar por muito tempo no aparelho, pode ser que tenha que colocá-lo para carregar durante o dia. Para se ter uma noção da duração da bateria, o smartphone aguentou mais de seis horas de reprodução de vídeo contínua.

[marca] LG K10 Novo 2 (Foto: Aline Batista/TechTudo)LG K10 Novo tem bateria que dura o dia todo (Foto: Aline Batista/TechTudo)

Além disso, a bateria é removível, possibilitando a troca por outra caso aconteça algum problema. A única desvantagem em relação ao componente é que o celular não tem carregamento rápido e, por isso, demora aproximadamente duas horas e meia para atingir 100% da carga.

Custo-benefício

O LG K10 Novo ganhou bons upgrades em relação à versão do ano passado e possui bateria, memória RAM, armazenamento e sistema operacional superiores. O aparelho tem preço oficial de R$ 1.199, mas pode ser encontrado em lojas por R$ 1.079 para pagamentos à vista. Esse valor está dentro dos preços praticados no mercado pela concorrência.

[marca] LG K10 Novo 11 (Foto: Aline Batista/TechTudo)LG K10 Novo tem preço de R$ 1.199 (Foto: Aline Batista/TechTudo)

Se você procura por um celular com bom desempenho, bateria de longa duração e sistema operacional atualizado, aliado a um design elegante, o K10 é uma ótima opção. No entanto, se você valoriza tela de altíssima qualidade e, principalmente, câmera com resolução alta, o aparelho deixa a desejar. Nesse caso, vale dar uma olhada em outros concorrentes, como o Galaxy J5 Metal, o novo Moto G5 ou o Moto G 4 Plus e até mesmo o brasileiro Quantum Fly.

Qual é o melhor celular intermediário? Comente no Fórum do TechTudo.

Tabela de especificações do LG K10 Novo (Foto: Arte/TechTudo)Tabela de especificações do LG K10 Novo (Foto: Arte/TechTudo)

Nota TechTudo

NOTA tt
8.2
Design
9
Desempenho
9
Tela
8
Câmera
7
Custo-benefí­cio
8

Prós

  • Bom desempenho
  • Bateria de longa duração
  • Sistema operacional atualizado

Contras

  • Tela com pouco brilho e muito reflexo
  • Câmera de baixa qualidade
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Felipe Bertolai
    2017-04-17T23:24:10

    Esse modelo possui bússola?? Não encontro essa informação em lugar algum.

  • Edi Rorato
    2017-03-17T13:25:22  

    Eu sempre gostei bastante da LG, este K10 melhorou bastante comparado a versão antiga vendida no Brasil, mas em relação ao design, bem, acho lamentável, por esse preço, é melhor importar um Xiaomi Redmi 4 pro. tem 3GB de RAM, um processador melhor, um design infinitamente mais bonito, e mesmo pagando as taxas de importação, sai mais barato.

    recentes

    populares

    • Edi Rorato
      2017-03-17T13:25:22  

      isso mesmo, paguei 200 de taxa e saiu por 700 reais.

  • Sacocheio
    2017-03-17T13:18:50

    Barato???