Jogos de aventura

NOTA tt
9.0

Review Little Big Planet 2

Quando o primeiro jogo foi lançado, muitos se espantaram com um protagonista feito de tricô e com a filosofia: ‘Jogar, Criar e Compartilhar’. Ninguém imaginaria que o game poderia seria um sucesso. Na verdade, Little Big Planet foi mais que isso, este game definiu a idéia de “conteúdo gerado por usuário”, com um modo multiplayer incrível com milhares de estágios sendo criados por dia. Mas quais são os motivos para um jogo que era considerado “infinito” ter uma continuação?

Cesar Crivelaro
por
em

Nome: Little Big Planet 2
Gênero: Aventura
Distribuidora: Sony
Plataformas: PS3 / PC

littel big planet 2 (Foto: Divulgação)Little Big Planet 2 (Foto: Divulgação)

Quando o primeiro jogo foi lançado, muitos se espantaram com um protagonista feito de tricô e com a filosofia: ‘Jogar, Criar e Compartilhar’. Ninguém imaginaria que o game poderia seria um sucesso. Na verdade, Little Big Planet foi mais que isso, este game definiu a idéia de “conteúdo gerado por usuário”, com um modo multiplayer incrível com milhares de estágios sendo criados por dia. Mas quais são os motivos para um jogo que era considerado “infinito” ter uma continuação?

A filosofia "jogar, criar e compartilhar"

Este filosofia de três etapas está contida na idéia conceitual da série. JOGAR refere-se a passar por todos os estágios criados pelos produtores. Existem vários tipos, desde os que contém o modo história (ir de um ponto A ao ponto B) quanto os de sobrevivência, de corrida e de acúmulo de pontos.

Após coletar várias ferramentas e adesivos no modo história, no modo CRIAR o jogador dá vida aos seus próprios estágios.. O limite de criação é a própria criatividade, em que qualquer coisa pode ser feita com as ferramentas do jogo: blocos de madeira e outros materiais, dispositivos elétricos, água, armas de brinquedo e objetos (você descobre que todo o jogo foi criado com as mesmas ferramentas).

Com o estágio criado, a idéia de COMPARTILHAR mostra uma verdadeira comunidade online, em que os estágios de outros jogadores estão disponíveis para jogar (uns até melhores que os originais do jogo), tornando assim o jogo ‘infinito’ pelo conteúdo feito pelo usuário que era sempre gerado.

little big planet 2 (Foto: Divulgação)Little Big Planet 2 (Foto: Divulgação)

As novidades de Little Big Planet 2

A proposta inicial de LittleBigPlanet 2 era que o jogo não seria apenas para criar “estágios”, mas sim “jogos distintos e completos”, como de tiro em primeira pessoa, de nave em 2D, de corrida, de luta, de qualquer gênero, assim como criar animações de fala para um curta-metragem. Veja abaixo um vídeo feito com as ferramentas de Little Big Planet 2 que conta a história do videogame, tanto dos consoles quanto dos jogos:


"Jogar" está mais divertido

O game agora contém uma história mais precisa. Entre fases há vídeos contando-a com animações simpáticas e divertidas. Não tenha medo: o carisma de Little Big Planet 2 mudou, mas agora está melhor que o anterior. Aquelas piadas do narrador e o carisma ‘infantil’ do jogo estão melhores e mais desenvolvidos que o primeiro game da série. Em LittleBigPlanet2, você tem que salvar o Mundo das Idéias do Negativitron, um aspirador que está sugando a criatividade de todos.

Você passa por estágios com diversos temas (atelier, loja de doces, fábrica de robôs, entre outros) e com diversos gêneros (corrida, tiro, estratégia, plataforma, luta etc). Uma novidade é a presença de estágios ‘versus’, que só podem ser jogados ou outra pessoa, online ou offline.

Esta idéia surgiu com um número grande de estágios criados por usuários no primeiro LittleBigPlanet focados em disputas. Além disso, o jogo conta com diversos novos acessórios que tornam a aventura mais interessante, como um gancho, luvas de força, capacete de criação, sackbots (robôs customizáveis) e outros. Um problema do jogo é que as interações entre os sackpersons são mínimas, reduzindo a socos que não levam a nada. Seria interessante ter uma relação maior entre eles.

little big planet 2 (Foto: Divulgação)Little Big Planet 2 (Foto: Divulgação)

"Criar'"com muito mais ferramentas

As ferramentas de criação foram as que tiveram mais melhorias entre o primeiro jogo e este. Como há opções de gênero de criações, o jogo tornou o processo criativo muito mais intuitivo e fácil. A dedicação para a criação de estágios agora é maior, pois a lógica é necessária, assim como a paciência e a perseverança. Para criar um estágio simples e completo a média é de 10 a 20 horas.

Os tutoriais estão mais didáticos e mais engraçados. Um dos problemas da criação é rever os tutoriais para quem já os conhece. Mesmo para aqueles que tiveram estágios frequentados e adorados, precisará rever todos novamente, mesmo aqueles básicos de introdução. A diversão é garantida, mas quando são mais de 50 tutoriais de aproximadamente 5 minutos cada. Assim, a criação deve esperar um pouco mais para ser inicializada.

littel big planet 2 (Foto: Divulgação)Little Big Planet 2 (Foto: Divulgação)

"Compartilhar" agora é mais dinâmico

A interface da comunidade foi modificada, deixando tudo mais fácil, agradável e organizado. Você pode acessar o perfil de cada jogador, encontrar as suas preferências, criar um chat ou mandar uma mensagem, ver outras criações, verificar a customização dos planetas e muito mais.

Foram inseridas novas ferramentas para a busca de estágios: você pode pesquisar pelos mais jogados, com mais corações de adoração, os mais bem avaliados; e tudo isso por diferentes períodos: da semana, do dia, do mês e desde sempre. Há também uma categoria que são os jogos escolhidos a dedo pela produtora, estágios de vários gêneros de excelente arquitetura e design.

Conclusão

Little Big Planet 2 conseguiu, com a criação de estágios de diferentes gêneros, um novo patamar na história dos games. Com seu carisma, sua facilidade de criação e sua comunidade sempre ativa, o game vem acumulando prêmios e a admiração dos fãs. Este não é apenas um jogo fantástico que incorpora vários gêneros por meio de ferramentas de criação, é a porta para um universo vibrante, colorido, criativo e que está em constante evolução, em um lugar que tudo é possível.


Nota TechTudo

NOTA tt
9.0
Gráficos
8
Jogabilidade
8
Diversão
10
Som
8

Prós

  • - Infinidade de fases a serem desenvolvidas.

Contras

  • - Tempo para desenvolver as fases.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares