Jogos de ação

NOTA tt
8.3

Review Mad Max

O universo desértico de George Miller está bem representado nos games também.

Victor Alcaíde Teixeira
por
em

Mad Max é um jogo de ação em terceira pessoa inspirado no universo pós-apocalíptico idealizado por George Miller. Desenvolvido pela Avalanche Studios e lançado para PS4Xbox One e PC, a jornada de vingança não é adaptação direta do último filme, mas, assim como no cinema, representa com maestria a falta de sobriedade na Terra Desolada. Confira a análise a seguir:

Mad Max, game baseado nos filmes, ganha trailer interativo e violento

Sanidade enterrada no deserto

Sanidade não é uma palavra que faz parte do vocabulário de Wasteland. Com isso, um mísero galão de combustível ou sucata enferrujada já são motivos suficientes para provocar carnificinas entre os nativos do deserto sem fim.


No game, você assume o papel de Max, que perde o veículo para Scabrous Scrotus, filho de Immortan Joe, o vilão do filme "Estrada da Fúria". Para piorar, o psicopata se apossou da família do protagonista e o deixou à beira da morte no deserto.

Com sede de vingança, Max desperta pronto para exterminar qualquer ser vivo e veículo que cruze seu caminho. Perdido e sem suprimentos, o personagem encontra Chumbucket, criatura psicótica com tatuagens espalhadas pelo corpo.

Mad Max (Foto: Divulgação)Mad Max: veja a análise completa do game (Foto: Divulgação/Avalanche Studios)

A partir daí, Chum começa a acompanhar a jornada do protagonista como o mecânico da dupla, cuja função principal é consertar o possante após os confrontos, assim como aprimorar os componentes da máquina Magnum Opus.

Como um típico game de mundo aberto, Mad Max é recheado de atividades, missões secundárias e centenas de itens colecionáveis. Destruir torres, confrontar comboios, invadir bases inimigas, participar de corridas da morte e desbloquear áreas em balões infláveis são apenas alguns dos serviços disponíveis.

Universo desértico de George Miller está muito bem representado (Foto: Reprodução/Victor Teixeira) (Foto: Universo desértico de George Miller está muito bem representado (Foto: Reprodução/Victor Teixeira))Mad Max: universo desértico de George Miller é eletrizante (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)

Por mais que os estágios sejam variados, não há como negar que várias atividades estão presentes apenas para fazer volume, como eliminar franco-atiradores em pontos específicos do mapa e desmantelar as construções de Scrotus.

Além disso, algumas tarefas secundárias não despertam a curiosidade dos usuários, justamente por não terem ligação com a trama do game. Embora certas tarefas obrigatórias sejam divertidas, muitas delas são irrelevantes e não enriquecem a experiência. Assim, eventos aleatórios tornam-se mais intensos do que boa parte do conteúdo sinalizado no mapa.

Visual do título tem efeitos impressionantes (Foto: Reprodução/Victor Teixeira) (Foto: Visual do título tem efeitos impressionantes (Foto: Reprodução/Victor Teixeira))Mad Max : visual do game tem efeitos impressionantes (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)

Em termos de gameplay, o elemento principal do título é a jogabilidade com veículos. Os combates sobre quatro rodas dão um show à parte e proporcionam momentos dignos de cinema. Você pode triturar traseiras de veículos com a grade de colisão, executar investidas laterais e ainda deter inimigos com o arpão, semelhante a Just Cause.

Ainda que a dirigibilidade funcione bem, inclusive nos momentos em câmera lenta, nos quais o personagem precisa mirar com precisão absoluta, há atraso na resposta das ações veiculares. Na verdade, é até possível se adaptar ao problema, mas a responsividade continua questionável e precisa de ajustes.

O jogo vai muito além dos combates veiculares (Foto: Reprodução/Victor Teixeira) (Foto: O jogo vai muito além dos combates veiculares (Foto: Reprodução/Victor Teixeira))Mad Max vai além dos combates motorizados (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)

O combate corpo a corpo, por sua vez, foi nitidamente herdado de Batman: Arkham Knight e Shadow of Mordor, e funciona de forma exemplar. Apesar disso, os golpes do protagonista são bem mais brutais do que nos outros games, pois os impactos são muito realistas, graças aos efeitos sonoros de arrepiar.

Enquanto elementos do mundo aberto esbarram na repetição, os sistemas de personalização de veículo e personagem são pretextos consideráveis para manter o jogador grudado no controle. Isso porque o Magnum Opus é totalmente customizável e as técnicas de Max também podem ser aperfeiçoadas na árvore de habilidades.

Detectar pontos de interesse é uma das atividades do game (Foto: Reprodução/Victor Teixeira) (Foto: Detectar pontos de interesse é uma das atividades do game (Foto: Reprodução/Victor Teixeira))Mad Max: detectar pontos de interesse é uma das atividades do game (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)

No entanto, a Avalanche Studios também cometeu deslizes amadores, como inserir um comando de pulos desnecessário, afinal o jogador só consegue escalar obstáculos específicos. Outro defeito notável refere-se às explosões porque, em certos momentos Max é vulnerável ao fogo, enquanto, em outras ocasiões, ele é capaz de andar sobre um automóvel incendiado.

O vazio também é belo

Engana-se quem pensa que o cenário de Mad Max é constituído somente por rochas e areia. O título tem um número razoável de elementos na tela, como construções minuciosamente projetadas, áreas industriais e bases inimigas.

Mad Max (Foto: Divulgação)Mad Max tem variações climáticas (Foto: Divulgação/Avalanche Studios)

Apesar de o protagonista explorar boa parte da Terra Desolada sob o sol escaldante, há variações climáticas, como noites enluaradas e tempestades de areia violentas. Os efeitos de iluminação, que enriquecem o vazio estranhamente belo, só comprovam que Mad Max é, sem dúvida, um jogo criado para explorar o potencial das novas plataformas.

Conclusão

O jogo proporciona momentos de diversão e consegue ser bem fiel ao material presente nos longas-metragens. Mesmo com as atividades repetitivas, os sistemas de combate e a história de vingança conseguem prender o jogador por horas. Felizmente, o universo insano de George Miller agrada também como game.

 O que achou do novo Mad Max? Comente no Fórum do TechTudo!

Nota TechTudo

NOTA tt
8.3
Gráficos
9
Jogabilidade
8
Diversão
8
Som
8

Prós

  • Representa bem o universo de George Miller
  • Efeitos visuais ótimos
  • Sistemas de combate empolgantes
  • Bastante conteúdo
  • Personalização de veículo
  • História envolvente
  • Legendas em português

Contras

  • Algumas missões são repetitivas
  • Problemas nas respostas das ações
  • Defeitos técnicos pontuais
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Flávio Costa
    2018-04-26T17:49:08

    Concordo com quase tudo, o jogo é ótimo, mas acho que peca no combate corpo-a-corpo. O tempo de resposta para o counter-attacks , não é tão bom quando na série Batman: Arkham. Fora isso, o jogo é perfeito.

  • Braulio Staub
    2018-04-10T15:48:55

    Aproveitem que está DE GRAÇA esse mês (abril/18) na PS Plus

  • Gabriel Carvalho
    2015-09-04T13:12:39

    massa

  • Fabio
    2017-04-13T13:09:22

    aproveitem a promocao de pascoa da sony. sai 40 conto e uns quebrados.

  • Victor
    2015-09-04T15:56:53  

    Ótima análise... até me deixou com vontade de comprar o game.

    recentes

    populares

    • Victor
      2015-09-04T15:56:53  

      Eu comprei nas lojas Americanas, paguei R$ 199,00, e não me arrependi um segundo, pra falar a verdade estou apaixonado pelo jogo, é muito louco, perfeito. Não vai se arrepender de comprar.

    recentes

    populares

    • Victor
      2015-09-04T15:56:53  

      eu baixei uma copia do jogo 10

  • Lucas Santos
    2015-09-04T14:42:24  

    O jogo ruim pois não vai ter para ps3

    recentes

    populares

    • Lucas Santos
      2015-09-04T14:42:24  

      Monta um pc decente ou compra um ps4 FanboyViado

    recentes

    populares

    • Lucas Santos
      2015-09-04T14:42:24  

      ainda nessa de ps3

  • Daniel Alves
    2015-09-10T08:18:42  

    Vou ser sincero, o jogo que vi no vídeo e fotos é muito bem feito o gráfico.. Essa semana tava com ele na mão pra comprar, custando 250.00 reais, e ai virei a caixa pra ver atrás "não tem online". Bom eu me desanimei pq eu não teria coragem de pagar 250.00 reais pra não ter jogo online. E só pra brincar em modo campanha e depois já era não vai querer jogar de novo.

    recentes

    populares

    • Daniel Alves
      2015-09-10T08:18:42  

      250 Dilmas ? Cêélococachueira prefiro um torrentizinho mateiro, que tenho certeza, muitos aqui irão tmb. =)

  • Denis Monteiro
    2015-09-05T00:15:45  

    Se for igual ao filme, nem vou me preocupar em jogar. O filme é horrível

    recentes

    populares

    • Denis Monteiro
      2015-09-05T00:15:45  

      O filme é Horrivel pra quem quer assistir o Quatro que lanço agora e acha que vai entender alguma coisa...só para constar ele continua em relação ao 1 2 e 3, não é reboot...

  • Comentador Franco
    2015-09-04T15:39:13

    Eu acho graça das traduções. Olha na screenshot ali: "GOLPE EM CADEIA". Por isso prefiro jogar em inglês, q já vou 'estudando' ao mesmo tempo.

  • Hugo Fraga
    2015-09-04T15:24:20

    Os jogos da Avalanche pecam nesse quesito, são muito repetitivos, visto Just Cause, nem zerei de tão chato depois de um tempo de jogo.

  • Jonatas Azevedo
    2015-09-04T14:52:46

    Jogo top de linha

  • Alex Rodrigues
    2015-09-04T14:36:36

    Uma pena que não sairá para outras plataformas.

  • Alex Rodrigues
    2015-09-04T14:35:53

    Uma pena que não vai sair par PS3 e XBOX 360.

  • Alex Rodrigues
    2015-09-04T14:31:39

    Uma pena que não vai sair pra PS3 e XBOX 360.

  • Yago Oliveira
    2015-09-04T14:15:46

    MEU OVO!

  • Genaro Dworzecki
    2015-09-04T13:52:45

    Jogo de menina

  • Marcos Biasoli
    2015-09-04T13:44:32

    Achei o som do jogo nota 10. Os efeitos sonoros em um ambiente com áudio 5.1 deixam outras franquias no chinelo. Compare, por exemplo, o ronco dos motores em GTA e Mad Max. De resto, concordo com a avaliação. Ficou um pouco repetitiva a trama.