Jogos de esporte

NOTA tt
7.0

Review Mario Sports Mix

Mario já se tornou o atleta mais requisitado do mundo, tendo até chegado às Olimpíadas. Não é a primeira vez que a Square Enix, mãe de Final Fantasy e Dragon Quest, mexe com um jogo do bigodudo da Nintendo. Também responsáveis por Mario Hoops 3-on-3 no Nintendo DS, com uma interessante idéia de “quicar” a bola tocando a tela de toque. Teria sido a fórmula bem transportada e os defeitos consertados?

Rafael Monteiro
por
em

Nome: Mario Sports Mix
Gênero: Esporte
Distribuidora: Nintendo
Plataformas: Wii

Capa de Mario Sports Mix (Foto: Divulgação)Capa de Mario Sports Mix (Foto: Divulgação)

Mario já se tornou o atleta mais requisitado do mundo, tendo até chegado às Olimpíadas. Não é a primeira vez que a Square Enix, mãe de Final Fantasy e Dragon Quest, mexe com um jogo do bigodudo da Nintendo. Também responsáveis por Mario Hoops 3-on-3 no Nintendo DS, com uma interessante idéia de “quicar” a bola tocando a tela de toque. Teria sido a fórmula bem transportada e os defeitos consertados?

Há algo de podre no Reino dos Cogumelos

A história começa bem simples, algo esperado de um jogo de Mario, apesar de nenhuma Princesa ser raptada. Um cometa caiu no Reino dos Cogumelos e um cristal apareceu no local de seu impacto, dividindo-se em quatro, cada qual com uma bola de um esporte dentro dele. Os habitantes então os transformam em troféus e disputam campeonatos por eles.

Mario Sports Mix (Foto: Divulgação)Mario Sports Mix (Foto: Divulgação)

Defesa! Defesa!

Mario Sports Mix traz várias competições em um pacote só: Basquete, Vôlei, Hóquei e Queimada. Inicialmente todas passam a mesma sensação, mas aos poucos as diferenças ficam mais evidentes e nota-se a identidade individual de cada uma. Começando pelo que há em comum, todos os esportes permitem partidas 2vs2 e 3vs3, podendo os jogadores se dividirem como preferirem. É possível jogar cooperativamente nos torneios e no modo online.

Inicialmente doze personagens estão à sua disposição: Mario, Luigi, Yoshi, Peach, Daisy, Waluigi, Wario, Donkey Kong, Bowser, Diddy Kong, Bowser Jr. e Toad. Personagens da série Final Fantasy da Square Enix podem ser desbloqueados depois. Há também a opção de utilizar seu próprio Mii, seu avatar digital no Wii.

Cada personagem tem status diferentes em força, velocidade e técnica, além de contarem com golpes especiais exclusivos que podem ser ativado depois de algumas jogadas. Mario dispara uma bola de fogo, Luigi usa seu aspirador de pó e assim por diante.

Além dos especiais, há também os clássicos itens para atrapalhar o jogo: cascos, bob-ombas, estrelas, todos com funções ofensivas e defensivas. Um casco pode ser usado para derrubar seu adversário ou transformar a bola para arremessá-la. Se não bastassem os itens, as arenas também possuem peculiaridades que poderão se voltar contra você. Em Koopa Troopa Beach, as ondas lhe empurram, além de trazer cascos indesejados, enquanto em Peach’s Garden, a água jorrando de chafarizes pode bloquear suas jogadas.

Mario Sports Mix (Foto: Divulgação)Mario Sports Mix (Foto: Divulgação)

Visual e áudio bem comuns

Graficamente está tudo impecável, mas nada particular salta aos olhos. Os modelos estão bem feitos, os efeitos chamativos, as quadras detalhadas, só não há nada que fisgue a sua admiração. As músicas são bem chatas e enjoativas, parece até que não houve nenhum esforço nesse setor. Por que não usar alguns clássicos de Mario? A mesma falta de cuidado é ouvida nos efeitos sonoros. Os personagens só tem uma fala de comemoração, repetindo-a durante todo o jogo.

A moda pega?

Todos os esportes do pacote poderiam ter sido desenvolvidos como jogos individuais e venderiam horrores mesmo assim, mas foi legal considerarem a idéia de juntar tudo em uma única propostam, pois alguns consumidores já se questionavam se deveriam mesmo comprar cada esporte separado. Um pacote como Wii Sports poderia acabar por canibalizar esses jogos.

Mario Sports Mix (Foto: Divulgação)Mario Sports Mix (Foto: Divulgação)

E que a festa comece!

Obviamente, como uma regra universal para os jogos de Mario no esporte, o jogo é muito mais recomendado para partidas multiplayer. Além dos modos tradicionais, há ainda o Party Mode, com um minigame para cada esporte.

Feed Petey para o Basquete, uma disputa de quem consegue jogar mais frutas na boca de Petey Piranha; Bob-Omb Dodge para a Queimada, escapar de bombas e jogar seus amigos nelas. Harmony Hustle para o Vôlei, o único cooperativo, onde vários jogadores enfrentam uma máquina gigante que arremessa bolas equivalentes a notas musicais, como se fosse uma caixinha de música. Por fim, Smash Skate para o Hóquei, um duelo de arremessar seus amigos pra fora da arena.

Em time que está ganhando...

O Vôlei carrega o jogo inteiro nas costas. É incomum se ver jogos de Vôlei e é mais estranho ainda ter um tão bem feito quando é só uma parte de um jogo. O Hóquei também é bastante divertido. Poder jogar nos torneios e modo online cooperativamente aumenta bastante a vida útil do jogo. Inclusive ao terminar os mesmos torneios mais vezes é possível tomar caminhos diferentes por eles, desbloqueando extras.

Mario Sports Mix (Foto: Divulgação)Mario Sports Mix (Foto: Divulgação)

Falta técnica

Alguns conceitos são um pouco questionáveis. Apesar de sempre adicionarem coisas bizarras aos esportes, nenhum jogo do Mario mexia realmente com as regras. Quando cestas de três pontos podem valer cinco, perde-se um pouco da essência da competição.
 

O mesmo pode ser dito para a jogabilidade. Jogos como Mario Tennis confiavam em valores clássicos. O famoso “Fácil de aprender, difícil de dominar”. Aqui é necessário usar cada vez mais movimentos diferentes ao invés de dominar os que já sabe para se um jogador melhor. Isso ocorre também na dificuldade, que fica mal dosada, saindo do muito fácil ao muito difícil. Problema recorrente em Mario Hoops 3-on-3.

O Basquete ficou meio duro de se jogar, como se tentassem repassar o jogo do DS para o Wii sem adaptar adequadamente. O jogo de queimada também parece muito avulso, como se ninguém tivesse pensado bem no que ele faz nesse pacote.

Conclusão

É quase impossível qualquer defeito impedir esse jogo de cumprir sua missão. Basta juntar dois, três, quatro amigos e todo título Mario se transforma em uma sessão de risadas sem fim. Aqui não é diferente. Não muito recomendado para jogar sozinho, não há dúvidas que Mario Sports Mix será o centro das atenções no seu final de semana com os amigos.

Nota TechTudo

NOTA tt
7.0
Gráficos
7
Jogabilidade
8
Diversão
9
Som
6

Prós

  • - 4 esportes num pacote só.
  • - Vôlei e Hóquei são divertidos.
  • - Bom multiplayer como todo Mario.

Contras

  • - Gráficos e sons não impressionam.
  • - Basquete e Queimada não são tão bons.
  • - Dificuldade desregulada.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares