Jogos de ação

NOTA tt
8.0

Review Mass Effect 2

Se tem uma empresa ocidental que sabe fazer jogos de RPG, é a Bioware. Desde o antológico Baldur’s Gate, lançado em 1998, a companhia vem se aperfeiçoando. De lá pra cá, entre adaptações eletrônicas de Dungeons & Dragons e o épico Knights of Old Republic, baseado no universo de Guerra nas Estrelas, a empresa ganhou confiança para criar seus próprios universos ficcionais. Surgiram Jade Empire, Dragon Age e a série Mass Effect, que até então estava restrita aos PCs e Xbox 360.

Ingo Müller
por
em

Nome: Mass Effect 2
Gênero: RPG de Ação
Distribuidora: EA Games
Plataforma: Playstation 3

Mass Effect 2 (Foto: Divulgação)Mass Effect 2 (Foto: Divulgação)

Se tem uma empresa ocidental que sabe fazer jogos de RPG, é a Bioware. Desde o antológico Baldur’s Gate, lançado em 1998, a companhia vem se aperfeiçoando. De lá pra cá, entre adaptações eletrônicas de Dungeons & Dragons e o épico Knights of Old Republic, baseado no universo de Guerra nas Estrelas, a empresa ganhou confiança para criar seus próprios universos ficcionais. Surgiram Jade Empire, Dragon Age e a série Mass Effect, que até então estava restrita aos PCs e Xbox 360.

Depois de um ano, Mass Effect 2 finalmente chegou ao console da Sony. E espera valeu à pena: a estréia da aclamada franquia da Bioware no Playstation 3 não poderia ter sido melhor, já que além do conteúdo conhecido pelos donos de Xbox o game traz missões extras e um DLC gratuito como o conteúdo já lançado na Live, além de uma novidade exclusiva que ajuda a contar o passado do comandante Shepard.

E essa novidade é essencial para colocar o jogador no clima: como o primeiro Mass Effect não saiu para o PS3, a Bioware fez, em parceria com a Dark Horse Comics, uma história em quadrinhos interativa que, além de contar os eventos do game anterior, ainda permite que o jogador tome decisões que vão influenciar a história do jogo. Claro, não é a mesma coisa que importar um personagem, mas já quebra o galho de quem está tendo o primeiro contato com a franquia.

Agora um aviso importante: a HQ não está no disco de jogo. Você precisa resgatar o código de acesso que vem de brinde no Blu-Ray na PSN para poder fazer o download gratuito deste conteúdo exclusivo, além do personagem, missões e armas extras que são anunciadas na embalagem. O Download é grande (mais de 600 mb), mas sem ele a experiência de Mass Effect 2 no Playstation fica incompleta.

Mass Effect 2 (Foto: Divulgação)Mass Effect 2 (Foto: Divulgação)

Enredo envolvente

Com ou sem quadrinhos virtuais, o enredo de Mass Effect 2 é cativante. Após debelar a ameaça do Soberano no primeiro jogo, o heróico comandante Shepard vê sua nave Normandy ser destruída durante uma missão de patrulha após o ataque de aliens desconhecidos. Em um esforço para salvar sua tripulação, Shepard se sacrifica e acaba lançado no espaço.

Mas um patrono sombrio resgata o protagonista da morte, e lhe dá uma nova missão: investigar várias colônias da Terra, onde os habitantes estão sumindo inexplicavelmente e sem deixar vestígios. Além de coletar evidências para desvendar o mistério, Shepard precisa unir o maior time de especialistas da galáxia para encarar uma missão suicida, que pode definir o rumo de toda a vida no universo.

Toda esta jornada se desenvolve utilizando como pano de fundo intriga política, traição e raças alienígenas que deixariam qualquer geração de Jornada nas Estrelas com inveja. Os personagens são bem constituídos e suas motivações parecem verdadeiras, agindo de forma natural para as suas convicções – o que pode gerar conflitos entre a tripulação, cabendo ao capitão mediar as desavenças entre os seus subordinados.

Por falar em capitão, Shepard está longe de ser um herói genérico: na construção de personagem, além de definir o sexo do protagonista, o jogador escolhe uma combinação de antecedentes para construir o passado do comandante. Além disso, durante o jogo você pode tomar rumos exemplares ou ser um anti herói renegado, o que influencia diretamente o rumo da história. Para completar, seu relacionamento com a equipe também ajuda a determinar o sucesso da missão, já que companheiros leais lutam melhor ao seu lado.

E você vai precisar do empenho de todos estes companheiros se quiser sair com vida das missões ao longo do jogo. Você precisa de discernimento para poder liderar a equipe em várias tarefas simultâneas, exercendo toda sua liderança para que os ataques sejam coordenados e sem baixas.

Mass Effect 2 (Foto: Divulgação)Mass Effect 2 (Foto: Divulgação)

Muitas opções

Além dos antecedentes e da aparência física, o jogador precisa definir qual será a especialidade do seu comandante Shepard. Existem seis classes de personagem diferentes em Mass Effect 2:

-Soldado: mestre de todas as armas e capaz de surtos de adrenalina;

- Engenheiro: especialista técnico capaz de construir drones de batalha para atacar os inimigos;

- Adepto: mestre dos poderes bióticos;

- Vanguarda: especialista em linha de frente que faz assaltos diretos nos inimigos;

- Sentinela: que combina poderes técnicos e bióticos;

- Infiltrador: que utiliza camuflagem óptica para se ocultar dos inimigos e pegá-los desprevenidos.

Cada classe possui uma série de perícias que podem ser melhoradas com pontos que são adquiridos conforme o jogador ganha níveis. Aqui, o jogo se difere bastante do primeiro Mass Effect: em vez de ganhar experiência por inimigo derrotado, os personagens desta sequência se aprimoram após cada missão cumprida ou tarefa resolvida. Isso incentiva o jogador a avançar na história, já que não há recompensa em ficar matando um oponente após o outro.

Mass Effect 2 (Foto: Divulgação)Mass Effect 2 (Foto: Divulgação)

Jogabilidade eficiente

Os controles de Mass Effect 2 são bem funcionais. A ação é basicamente um jogo de tiro em terceira pessoa com ênfase na utilização de cobertura, como na série Uncharted. Mas as semelhanças acabam aí: os protagonistas não se limitam a disparos de arma de fogo para despachar os inimigos, podendo utilizar uma série de poderes diferentes para controlar o avanço dos oponentes que, é bom ressaltar, nem de longe tem a mesma inteligência artificial da franquia desenvolvida pela Naughty Dog.

Além do protagonista, a equipe de campo é composta por mais dois aliados dentre os vários membros da tripulação da Normady. Embora você não possa ter o controle direto destes personagens (como ocorre em Dragon Age), é possível dar ordens para que o time se posicione adequadamente e enfrente os inimigos com as táticas apropriadas.

As missões são variadas e empolgantes. Em muitas fases do jogo, você precisa mais de uma língua afiada do que um gatilho rápido. Em outras partes, o foco da ação sai do tiroteio para a exploração espacial. O único ponto frustrante são os poucos momentos em que o grupo precisa pegar uma carona no Hammerhead, uma espécie de hovercraft espacial utilizado para exploração em solo, introduzindo elementos de combate veicular que cuja mecânica é frustrante, já que o carro não agüenta muito fogo inimigo – você fica com a sensação que, se fosse a pé, teria mais êxito nestas missões.

Mass Effect 2 (Foto: Divulgação)Mass Effect 2 (Foto: Divulgação)

Conclusão

Mass Effect 2 é imperdível. A jogabilidade combina elementos típicos dos títulos da Bioware com a dinâmica dos jogos de tiro, todos os personagens são carismáticos e envolventes, a trama é repleta de segredos, a galáxia te convida à exploração e todas as missões são bem elaboradas – algumas, como a do “exorcismo virtual”, são tão complexas que chegam a ter mais profundidade que muitos jogos que foram lançados na última década. Tudo isto faz com que você simplesmente não queira mais desgrudar do joystick. Mass Effect 2 é um game obrigatório, daqueles que marcam o jogador e te deixam ávido pela continuação. Por sorte, o terceiro jogo da série deve sair ainda este ano – E, pelo menos desta vez, os donos de Playstation 3 não vão ter que esperar tanto.

Nota TechTudo

NOTA tt
8.0
Gráficos
8
Jogabilidade
9
Diversão
9
Som
8

Prós

  • - Incrível sistema de evolução.

Contras

  • - Gráficos deixam um pouco a desejar.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares