Video game

NOTA tt
7.8

Review Mega Drive

Mega Drive aposta em visual retrô e funcionalidades novas para atrair antigo público; veja a análise completa

Diego Borges
por
em

O Mega Drive é um dos primeiros videogames a se popularizar no Brasil. Lançado originalmente nos anos 90, ele acaba de receber uma nova versão da própria TecToy, sua representante oficial no país. Com o preço de R$ 450, o console traz o mesmo visual do primeiro modelo, aliado a novas funcionalidades visando atrair um novo público. Apesar disso, ele agrada mesmo quem ainda morre de saudades de Sonic, Altered Beast e outros clássicos. Confira, a seguir, o review completo do Mega Drive.

Sonic, Streets of Rage: relembre os melhores jogos do Mega Drive

Ele voltou!

O Mega Drive é de longe um dos consoles mais populares no Brasil. O videogame de 16 bits foi o sucessor do Master Sytem, primeiro console da Sega a ser lançado no país. Muitos de seus jogos marcaram a infância de boa parte dos gamers com mais de 20 anos.


Diante dessa popularidade, a TecToy resolveu relançar o console em terras brasileiras. A estratégia utilizada foi o apelo nostálgico, que começa pela caixa (uma réplica exata da original dos anos 90) e se prolonga ao design do aparelho e joysticks. Além disso, há 22 jogos na memória do console, e que incluem os clássicos citados acima.

Novo Mega Drive  (Foto: João Balbi / TechTudo)Novo Mega Drive: veja o review do console (Foto: João Balbi / TechTudo)


Funcionalidades e novidades

Como dito anteriormente, o novo Mega Drive traz de volta praticamente as mesmas funcionalidades. Os antigos cartuchos funcionam no console, assim como joysticks e acessórios licenciados pela Sega. Também há os mesmos botões: o que liga e desliga o aparelho, o que aciona a função Reset e o que controla o volume do som através da entrada P2.

Já a parte traseira do novo Mega Drive traz as principais novidades. A começar pela conectividade com as TVs. Agora ela é feita através de cabos componentes, um padrão utilizado por boa parte dos televisores e monitores atuais.

Novo Mega Drive  (Foto: João Balbi / TechTudo)Além dos botões originais, o novo Mega Drive traz uma entrada P2 para áudio externo (Foto: João Balbi / TechTudo)

Outra grande novidade é um cartão de memória de 8 GB em que você pode armazenar Roms de jogos nele. Por exemplo, caso você tenha um cartucho que não funciona mais ou que simplesmente não sabe onde está, você pode baixar o arquivo Rom da internet e colocar no cartão para usufruir do game mesmo sem o cartucho. 

Novo Mega Drive  (Foto: João Balbi / TechTudo)A conectividade do Novo Mega Drive é feita com cabo componente (Foto: João Balbi / TechTudo)


Desempenho

O grande problema do novo Mega Drive é justamente se adaptar às tecnologias atuais. A começar por suas conectividades. Em dias em que praticamente tudo é feio sem a utilização de fios, os seus joysticks acabam sendo um grande problema. Isso porque os fios são curtos e precisam que o videogame se mantenha a uma distância bem próxima.

Além disso, por conta da conexão que utiliza diversos pinos para manter o joystick firme, em movimentos acidentais, o console facilmente pode vir ao chão, em vez de desconectar apenas o fio do controle. Isso pode gerar um dano fatal ao aparelho.

Novo Mega Drive  (Foto: João Balbi / TechTudo)Mega Drive: conexões firmes do joystick podem proporcionar terríveis acidentes (Foto: João Balbi / TechTudo)


Outro problema é em relação à sua conexão com as TVs. Cada vez maiores de tamanho e resolução, ter um videogame 16 bits em uma tela de 50 polegadas, por exemplo, é pedir para se deparar com um gráfico nada satisfatório.

Em nossos testes, jogamos Sonic 3 em uma TV 4K Samsung de 42 polegadas e o visual do game era embaçado demais. Em muitos momentos, o gráfico ruim chegava a prejudicar na hora de encontrar plataformas, itens ou se localizar em partes do cenário – mesmo na distância máxima que os fios do console permitem.

Novo Mega Drive  (Foto: Reprodução / TechTudo)Mega Drive: Sonic 3 rodando em uma TV de 50' polegadas (Foto: Reprodução / TechTudo)

Vale lembrar que, quando o videogame foi lançado, 29 polegadas era talvez a maior resolução entre os televisores comercializados no país. Em outras palavras, nunca se imaginou que um dia o aparelho seria utilizado em telas com até quatro vezes o seu tamanho.

O cabo componente também não ajuda muito, já que não traz uma conexão tão boa quanto o HDMI, por exemplo. Portanto, a dica é utilizar a menor TV da sua casa para que o visual não fique ainda mais prejudicado. 

Conclusão

O novo Mega Drive é um banho de nostalgia para os gamers mais antigos. É indescritível a sensação de se deparar com a famosa caixa (que foi mantida como a original dos anos 90) e abrir o console pela primeira vez. Entretanto, mesmo com novas funcionalidades que agregam positivamente o videogame, o visual de seus jogos nos aparelhos modernos deixa muito a desejar – a não ser que você ainda tenha uma TV de tubo encalhada na sua casa. Dessa forma, a sensação de ligar o console para jogá-lo pela primeira vez é uma incrível e deliciosa viagem no tempo.

Vale a pena comprar o novo Mega Drive? Comente no Fórum do TechTudo

Nota TechTudo

NOTA tt
7.8
Design
9
Funcionalidades
8
Desempenho
7
Custo-benefício
7

Prós

  • - Visual retrô
  • - Compatibilidade com Roms

Contras

  • - Desempenho gráfico
  • - Conectividade do controle
  • - Preço salgado
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Ricardo Cruz
    2017-07-17T01:28:56  

    SE EU DER UM DESE PARA MINHA FILHA, ELA ME PÕE PARA CORRER DE CASA, KKKK.

    recentes

    populares

    • Ricardo Cruz
      2017-07-17T01:28:56  

      meus sentimentos pra sua filha

    recentes

    populares

    • Ricardo Cruz
      2017-07-17T01:28:56  

      Ela vai adorar, vai achar que é um videogame só para Minecraft...

  • Marcio Rogerio
    2017-07-17T09:55:45  

    vc joga até num Pentium 4

    recentes

    populares

    • Marcio Rogerio
      2017-07-17T09:55:45  

      Velho, eu jogava num celeron em pleno ano 2000. Mas não é a questão de jogar em si, mas sim a nostalgia de ter o aparelho,funcionando é claro.

  • Andre Silva
    2017-07-17T10:34:21  

    nossa esse foi o pior presente da minha vida quando tinha 12 anos... E foi mais caro que o play 1 na época....kkkkkk

    recentes

    populares

    • Andre Silva
      2017-07-17T10:34:21  

      E isso foi quando, 5 anos atrás??

  • Edilson Junior
    2017-07-20T20:30:56

    "o console facilmente pode vir ao chão, em vez de desconectar apenas o fio do controle. Isso pode gerar um dano fatal ao aparelho." Matéria claramente feita por um gamer geração Nutella. É o mega drive original? É feito com o mesmo material daquela época? É da Tectoy? Então fiote, fica sossegado que ele aguenta kkkkkk "Puxar" o console de cima da bancada faz parte, e também é nostálgico. Isso quando a mãe não passava na sala e levava o fio com ela. E o melhor de tudo é que ainda assim a gente ia lá, colocava ele de volta, e tudo continuava funcionando normalmente.... por anos e anos.

  • Gabriel Pescador
    2017-07-17T18:00:44  

    Eu não sou jornalista e pesquisei e sei mais do que quem postou a matéria ... Eita matéria porca. Primeiro, a proposta do console é ser o mais idêntico o possível ao original, hj em dia não se acha mais os mesmos componentes da época do mega, então a Tectoy montou com componentes parecidos.

    recentes

    populares

    • Gabriel Pescador
      2017-07-17T18:00:44  

      Quarto, pelamor né, quer colocar um jogo que deve ter a resolução de uns 240p ou 360p numa TV 4k enorme é risível, experimenta colocar no modo sem escala da TV, e jogue em um tamanho de tela mais ideal, já que o Cabo é curto msm, não vai fazer diferença jogar um pouco mais perto da TV.

  • Alecio Rodrigues
    2017-07-17T10:05:51  

    Tenho toda a biblioteca do mega drive no emulador! Boa sorte para quem for comprar...

    recentes

    populares

    • Alecio Rodrigues
      2017-07-17T10:05:51  

      Queria andar com você no recreio

  • Joaquim José
    2017-07-17T13:15:08

    "O cabo componente também não ajuda muito", cabo componente? O de vocês é alguma edição especial? Que eu saiba ele vem com cabo de vídeo composto.

  • Diego Martins
    2017-07-17T12:53:27

    A reportagem tem uma série de erros. O cabo usado é o composto, que de fato, é o pior para ser usado nas TVs novas. Se fosse o cabo componente (YPBPR), a imagem seria muito melhor. E não se mensura resolução de TV pelo tamanho da tela, e sim pelas linhas de exibição.

  • Danilo Almox
    2017-07-17T11:47:07

    Caro demais....Todos os videogames de hoje emulam esses jogos.

  • Ricardo Cruz
    2017-07-17T01:23:45  

    QUEM TORRA GRANA NISSO, É PORQUE TEM ALGUM PROBLEMA.

    recentes

    populares

    • Ricardo Cruz
      2017-07-17T01:23:45  

      que patada......

    recentes

    populares

    • Ricardo Cruz
      2017-07-17T01:23:45  

      Pra ta falando assim , OU vc não teve infância e nem Filhos deve ser daqueles que brinca de boneca kkkkkk

  • Lisboeto
    2017-07-17T11:08:16

    Bons tempos, ganhei o meu Mega Drive 3 quando tinha 13 anos de idade, tinha umas 5 fitas mas eu costumava alugar bastante numa locadora perto de casa, foi onde nasceu minha paixão por Road Rash, Golden Axe, etc etc..

  • Bruno Müller
    2017-07-16T15:09:30  

    Quem reclama do preço não deve entrar em uma loja de brinquedo infantil a uns 200 anos kkkk qualquer bonequinho ou lego é de 300 conto pra cima

    recentes

    populares

    • Bruno Müller
      2017-07-16T15:09:30  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkk verdade

  • Marcos Moreno
    2017-07-17T09:31:43

    Melhor o Sonic Genesis Collection para PS3, sem problemas de resolução e os mesmos jogos.

  • Fernando
    2017-07-16T13:08:07

    450 Temers ? Ta louco

  • Angela Almeida
    2017-07-17T09:18:22

    Será que vem com o Alex Kid?

  • Ricardo Cruz
    2017-07-17T01:25:55  

    NÃO PAGO NEM DEZ CONTO, TEM QUE SER L,OUCO, COMPRAR ISSO, É ENGENHOCA DA ÉPOCA DO TITIO GALINHA.

    recentes

    populares

    • Ricardo Cruz
      2017-07-17T01:25:55  

      Geração Nutella

  • Bruno Nascimento
    2017-07-17T09:13:05

    R$ 450,00? cê é loko Temer

  • Anderson Souza
    2017-07-17T08:48:21

    Infelizmente essa questão da resolução acaba pecando um pouco, mais foi o console da minha infância, e foi muti legal, só corrigindo a matéria o cabo de video do aparelho não é componente e sim composto, o que muda muito um do outro.

  • Maicon Siqueira
    2017-07-16T23:30:17

    Ruim!

  • Cristiano Araújo
    2017-07-17T03:11:30

    fez parte da minha infancia pra mim vale muito poder ter um desse novamente

  • Mks Suspensao
    2017-07-16T19:20:24

    Mega Drive: Sonic 3 rodando em uma TV de 50' polegadas - na minha de tudo é mema coisa

  • Fernando Ramaldes
    2017-07-16T13:07:16  

    mais esse eh o mega drive da tectoy a sega vai lançar um mini mega com hdmi e 85 jogos na memoria

    recentes

    populares

    • Fernando Ramaldes
      2017-07-16T13:07:16  

      Fernando a tectoy fez bobagem ao não lançar o mega com entrada hdmi porém a entrada sd para adicionar a praticamente todos os jogos é melhor que o mega da sega.

  • Pietro Moraes
    2017-07-16T12:46:02  

    Ahh fala sério... A Nintendo adicionou HDMI aos novos consoles... Poderia sim tê-lo colocado também nesse... Ponto negativo para a sega sem duvida

    recentes

    populares

    • Pietro Moraes
      2017-07-16T12:46:02  

      R$ 450,00 ?! Prefiro continuar jogando através do emulador no PC!

    recentes

    populares

    • Pietro Moraes
      2017-07-16T12:46:02  

      Eu também rsrsrs

  • Angelo Paim
    2017-07-16T17:51:28

    A Sega esqueceu o HDMI, a Nintendo esqueceu a entrada SD. Pq meu zezuisssss.

  • Rodrigo Sobrinho
    2017-07-16T14:03:30  

    Basta comprar uma TV das antigas... em qualquer lugar custa menos de 100,00... pra quem quer vale a pena.

    recentes

    populares

    • Rodrigo Sobrinho
      2017-07-16T14:03:30  

      bem nessa, o que vale é a Nostalgia