Tablet

NOTA tt
7.6

Review Surface RT

O Surface RT, fabricado pela Microsoft, tem uma proposta muito boa: substituir acessórios extras como teclados Bluetooth para produção e edição de conteúdo voltado para o escritório. O pacote Office completo é um dos grandes pontos fortes.

Rodrigo Bastos
por
em

O Surface RT, um híbrido de tablet e notebook da Microsoft, passou pela redação do TechTudo para um review. Nos testes, percebemos que o hardware se sobressai em comparação com seu novo software, o "capenga" Windows RT, que fica devendo, e muito, na variedade de apps disponíveis para os usuários. Confira os detalhes:

Surface RT, híbrido da Microsoft, com teclado acoplado (Foto: Rodrigo Bastos/TechTudo)Surface RT, híbrido da Microsoft, com teclado acoplado (Foto: Rodrigo Bastos/TechTudo)

Com este novo tablet, a Microsoft quer mostrar ao mundo que é possível se ter um tablet para substituir as "gambiarras" de teclados Bluetooth para se criar e editar arquivos. O mercado, por outro lado, vem mostrando que eles erraram na mão ao esquecerem que não só de um belo hardware se faz um gadget matador. Para se ter um conjunto completo, há que se unir um bom software e bom hardware.

Desempenho  

O modo notebook do Surface RT funciona muito bem para as tarefas simples, com uma velocidade satisfatória depois que os apps são abertos na tela. Seu processador Tegra 3 quad-core e sua memória RAM de 2 GB entregam uma boa usabilidade com apps mais comuns. Na hora dos filmes, na navegação pela web e no uso do Skype para videoconferências o gadget se mostrou muito prático tanto no modo tablet, como no modo notebook.

Microsoft Surface RT coberto pela capa-teclado (Foto: Rodrigo Bastos/TechTudo)Microsoft Surface RT coberto pela capa-teclado (Foto: Rodrigo Bastos/TechTudo)

Uma grande vantagem do híbrido são suas conectividades: ele conta com uma porta miniHDMI; uma porta USB 2.0 que aceita mouse e lê pen drives e HDs externos; e leitor de cartão microSD.

A grande falha ficou pelo tamanho de espaço livre no HD interno. O modelo do teste vem com 32 GB, mas oferece apenas 24 GB disponíveis para os arquivos do usuário. Vale lembrar que há o modelo de 64 GB e ambos aceitam uma expansão de memória com adição de cartões microSD.

Microsoft Surface RT: pouco espaço de armazenamento interno (Foto: Rodrigo Bastos/TechTudo)Microsoft Surface RT: excelente hardware, com a ressalva do pouco espaço de armazenamento interno (Foto: Rodrigo Bastos/TechTudo)


Software  

A interface não muda em nada se comparado com os Windows 8 padrões em notebooks e ultrabooks mais recentes, o que muda é o seu ecossistema. A arquitetura do processador ARM faz com que os apps tradicionais do Windows não sejam compatíveis. A Microsoft entrega o pacote Office e outros próprios como o SkyDrive, o Internet Explorer 10, o Skype, o Bing e o Xbox Music, por exemplo. De resto, o usuário precisa rezar para encontrar apps bons de terceiros.

O visual do Windows RT, presente no Surface RT, é semelhante ao do Windows 8 para PC (Foto: Rodrigo Bastos/TechTudo)O visual do Windows RT, presente no Surface RT, é semelhante ao do Windows 8 para PC (Foto: Rodrigo Bastos/TechTudo)


O Netflix fez o seu trabalho, o Twitter também, mas a grande falha é a falta do app do Facebook, que só existe em versão não-oficial. E nem pense em querer escolher outro navegador, ou vai de IE 10 ou esquece.

Hardware  

Toda sua superfície de magnésio entrega um hardware belíssimo, com um acabamento premium, que une beleza, portabilidade e conectividade. O chipset ARM Tegra 3 quad-core, a tela HD de 10,6 polegadas com resposta rápida e a capa em forma de teclado rígido com o Touch Cover são os grandes pontos fortes do híbrido. Falando em tela, é importante ressaltar que a do Surface RT conta com tecnologia própria da Microsoft, a ClearType Display, que parece mesmo entregar um menor nível de reflexos.

Tela do Microsoft Surface RT tem tecnologia que evita reflexos (Foto: Rodrigo Bastos/TechTudo)Tela do Microsoft Surface RT tem tecnologia que evita reflexos (Foto: Rodrigo Bastos/TechTudo)













O som do híbrido é bem fraco. Quando usado em ambientes externos, geralmente só é possível ouvir com fone de ouvido plugado a ele. As duas câmeras, tanto a frontal como a traseira, são idênticas, com qualidade HD (720p). Ambas funcionam muito bem com boa iluminação para fotos e videoconferências no Skype, mas não conte com elas para fotografias.

O Touch Cover serve como capa e teclado sensível ao toque, com conector magnético. Já o teclado mais profissional, chamado de Type Cover, traz teclas físicas dos tradicionais teclados existentes no mercado. Ambos os teclados são vendidos à parte.

Conector do teclado do Surface RT (Foto: Rodrigo Bastos/TechTudo)Conector do teclado do Surface RT (Foto: Rodrigo Bastos/TechTudo)

Tanto os conectores dos teclados como o carregador de bateria usam plugs magnéticos, bem práticos. O peso do híbrido também ajuda bastante em seu manuseio: 688 g somente o tablet, subindo para 898 g com o Touch Cover acoplado.

Teclado do Surface RT em detalhe (Foto: Rodrigo Bastos/TechTudo)Teclado do Surface RT em detalhe (Foto: Rodrigo Bastos/TechTudo)


Ficha técnica

Tela 
ClearType HD de 10,6 polegadas
ProcessadorQuad-core NVIDIA Tegra 3 
 Sistema OperacionalWindows RT
 Memória2 GB
 Armazenamento32 GB + microSD
Conectividade
Wi-Fi a/b/g/n e Bluetooth 4.0
Portas1 x USB 2.0 - 1 x microHDMI
 Duração da bateriaMédia de 7 horas 
 Peso 688 g
 FabricanteMicrosoft

Nota TechTudo

NOTA tt
7.6
Design
9
Desempenho
7
Tela
9
Câmera
6
Custo-benefí­cio
7

Prós

  • Boa tela HD;
  • Autonomia de bateria boa;
  • Entradas microHDMI e USB.

Contras

  • Poucos aplicativos;
  • Pouca memória interna;
  • Áudio ruim.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Joister
    2016-07-15T10:51:31  

    o sistema aceita o photoshop?

    recentes

    populares

    • Joister
      2016-07-15T10:51:31  

      não aceita :/