Monitor

NOTA tt
8.0

Review Monitor UHD 28" LU28E590DS/ZD

Monitor é uma boa opção para os gamers que buscam qualidade e conforto para longas horas de jogatina

Diego Borges
por
em

O Monitor Game Mode LED 28" 4K Ultra HD da Samsung está à venda no Brasil como uma opção para quem busca o realismo visual nos seus jogos para PC. Com uma resolução 4K, o modelo pretende ser uma referência quando o assunto é exibir jogos nos níveis mais altos de nitidez.

Pelo preço de R$ 1.699, será que vale a pena investir no modelo? Confira, no nosso review, todos os prós e os contras do monitor da Samsung.

Monitor 144Hz: conheça os melhores modelos e preços no Brasil

monitor  (Foto: Yuri Hildebrand/TechTudo)Monitor Game Mode LED 28" 4K Ultra HD de frente (Foto: Yuri Hildebrand/TechTudo)


Nível de realismo que impressiona

Atualmente, há uma corrida desenfreada na indústria dos jogos em busca do mais alto nível de realismo. Tanto PCs como consoles já chegaram à resolução 4K e exibem jogos que impressionam pelo alto detalhamento de suas imagens. 

Diante disso, há uma outra corrida paralela para exibir tudo que é apresentado: a das TVs e dos monitores. No meio desse grid, há o Monitor Game Mode LED 28" 4K Ultra HD da Samsung, que chega exatamente com a premissa de ser uma excelente opção para os gamers que querem alcançar esse realismo. 

Para isso, o modelo traz uma resolução de 3840 x 2160, o que possibilita que jogos mais recentes com um forte apelo visual, como Final Fantasy XV e Destiny 2, consigam rodar em uma resolução bem mais alta que o padrão. Em nossos testes, ambos os games apresentaram um nível de detalhamento muito mais alto do que quando exibidos em um monitor padrão sem suporte a resolução 4K. 

Qual é o melhor monitor para jogos? Confira no Fórum do TechTudo

Monitor UHD 28" LU28E590DS/ZD (Foto: Yuri Hildebrand/TechTudo)Monitor UHD 28" LU28E590DS/ZD (Foto: Yuri Hildebrand/TechTudo)


Sistemas de proteção ao usuário funciona

O modelo também traz um interessante sistema Eye Saver Mode. Ele conta com uma camada que protege seus olhos contra a emissão de luzes azuis do monitor, evitando o chamado cansaço ocular. Durante nossos testes, pudemos notar o quanto é mais confortável assistir a vídeos e jogar por longos períodos diante do monitor, principalmente com a luz do ambiente mais fraca. 

Ele traz um sistema, chamado de Flicker Free, que também é voltado para um conforto maior em longos períodos de uso. A primeira impressão é de que o monitor é mais turvo do que os convencionais. Mas, com algumas horas de uso contínuo, é possível notar com clareza o quanto é mais desconfortável jogar em outros modelos sem todas essas camadas de proteção. 

Monitor UHD 28" LU28E590DS/ZD (Foto: Yuri Hildebrand/TechTudo)Monitor UHD 28" LU28E590DS/ZD (Foto: Yuri Hildebrand/TechTudo)


Design compacto que agrada

O design do Monitor Game Mode é perfeito para quem conta com um ambiente limitado para seus jogos. Ele possui uma base modesta, em formato de "T" que faz com que sua fixação não ocupe tanto espaço na mesa. Mas, caso você opte por fixá-lo em uma parede, ele conta também com a furação VESA 75 x 75. 

Suas 28 polegadas são apresentadas quase no limite da tela, com um fino contorno preto que não ocupa mais espaço do que deveria. Ainda sobre o display, ele possui uma limitação de até 20 graus de inclinação, o suficiente para se ajustar de acordo com a postura e altura dos olhos do usuário. 

Monitor UHD 28" LU28E590DS/ZD (Foto: Yuri Hildebrand/TechTudo)Monitor UHD 28" LU28E590DS/ZD (Foto: Yuri Hildebrand/TechTudo)

A parte de trás do monitor traz duas entradas HDMIs e uma DisplayPort 1.2. Ela também oferece um único botão em que é feita toda a configuração. Além da troca de saídas de imagem, também é possível alterar brilho, cor, contraste e as outras opções. Por mais que seja um padrão adotado por quase todos os modelos atuais, ainda assim facilitaria muito ter outros botões com funções específicas. 

Incompatível com HDR 

Por mais que o Monitor Game Mode da Samsung tenha suporte para uma resolução 4K, o mesmo deixa a desejar em relação à compatibilidade com a tecnologia HDR. Para quem não sabe, esse é um recurso capaz de deixar as imagens com uma alta qualidade e excelentes resultados em brilho e contraste.

Para quem procura utilizar o modelo apenas no PC, essa tecnologia pode não fazer tanta diferença. Isso porque as altas resoluções dos jogos mais atuais ainda conseguem exibir gráficos na mais alta qualidade. 

Monitor UHD 28" LU28E590DS/ZD (Foto: Yuri Hildebrand/TechTudo)Monitor UHD 28" LU28E590DS/ZD (Foto: Yuri Hildebrand/TechTudo)

Entretanto, caso você queira aproveitar o monitor para ampliar a jogatina para os consoles da atual geração (PS4 Pro e Xbox One X), saiba que não irá conseguir jogar no mais alto nível de detalhes visuais. Em nossos testes, ambos os consoles não permitiram que os jogos fossem reproduzidos com a opção HDR ativada.

Segundos o comunicado exibido no videogame, o monitor era incompatível com a tecnologia. O jeito foi jogar em uma resolução alta, mas longe do máximo da capacidade dos consoles. 

Conclusão

O Monitor Game Mode LED 28" 4K Ultra HD da Samsung é uma boa pedida para os PC Gamers mais exigentes. Além de proporcionar um nível de detalhamentos de seus jogos em resoluções bem altas, seus sistemas de proteção trazem conforto aos usuários que passam longas horas diante da tela. 

O ponto negativo é que o modelo não é uma excelente opção para quem deseja reproduzir os consoles mais atuais, como o Xbox One X e PS4 Pro, já que não é compatível com a tecnologia HDR. 

Nota TechTudo

NOTA tt
8.0
Design
8
Funcionalidades
8
Desempenho
9
Custo-benefício
7

Prós

  • Alta resolução
  • Design compacto
  • Eye Saver Mode

Contras

  • Único botão para configurações
  • Preço um pouco elevado
  • Sem compatibilidade com HDR
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares