Celular

NOTA tt
9.0

Review Motorola Defy

Já imaginou como seria um telefone projetado pelo Rambo para ser utilizado pelo Chuck Norris? Bom, esse é o Motorola Defy, um smartphone pra lá de resistente, alias, não é só isso que o celular para desastrados da Motorola manda bem...

Gustavo Ats
por
em

Já imaginou como seria um telefone projetado pelo Rambo para ser utilizado pelo Chuck Norris? Bom, esse é o Motorola Defy, um smartphone pra lá de resistente, alias, não é só isso que o celular para desastrados da Motorola manda bem, ele ainda tem bom hardware, bom software e uma câmera de dar inveja a qualquer câmera básica.

Motorola Defy Ed (Foto: Divulgação)A tela do Motorola Defy tem 3,7 polegadas  (Foto: Divulgação)

Design

A moda dos aparelhos iPhone Like não parou e o Defy é um ótimo exemplo disso. A tela enorme com alguns botões não botões (aqueles botões touch) abaixo do celular, cantos arredondados e várias outras funções.

Não há teclado físico e botões. Bom, só existem os botões de volume e algumas tampinhas para proteger as entradas USB e de fone de ouvido. Elas são bastante resistentes e protegem mesmo as entradas contra respingos.

A tela do Defy é enorme. 3.7” de Gorilla Glass, o vidro inquebrável. Ele é muito resistente, tanto que mesmo que o celular seja jogado dentro de uma mochila com várias chaves, mesmo que você sente em cima dele ou que ele caia nas pedras, o vidro nem sequer arranha

Apesar da resistência, o Defy não é a prova d'água. No entanto, dá pra usá-lo na chuva sem problemas, pois os respingos não afetam o celular.

Recursos

Os recursos do Defy são tantos e sua qualidade é tão boa que fica difícil escolher os principais para colocar na lista. Pra começar a tecnologia Crystal Clear (também presente no Milestone) deixa a voz clara mesmo em ocasiões onde seria difícil falar no celular como durante uma ventania ou mesmo no burburinho das grandes cidades.

O aparelho testado já estava atualizado para a versão 2.2 do Android, mas a maioria dos aparelhos precisa ser atualizada pelo usuário e isso incomoda um bocado quem não tem um bom conhecimento para atualizar o Android.

Motorola Defy 2 (Foto: Divulgação)Defy tem teclado virtual (Foto: Divulgação)

O Motoblur (aquela interface customizada da Motorola que melhora a usabilidade do Android) facilita bastante algumas tarefas corriqueiras como salvar contatos, acessar à internet e adicionar widgets, além de ser bem mais bonita do que a interface padrão do Android.

Para escrever no teclado virtual, basta utilizar o Swipe ou digitar normalmente. No caso do Defy, o Swype é bem preciso e a velocidade de digitação neste smartphone é bem parecida com a velocidade de digitação num PC.

Com 10 GB de espaço (2Gb internos + 8 no cartão que vem com o aparelho) é praticamente impossível lotar o brinquedo com aplicativos – bom, se você colocar muitos filmes, provavelmente achará pouco espaço.

Como nem tudo é perfeito, a câmera do Defy não é tão boa quanto esperávamos. Ela não chega a ser ruim, mas não chega aos pés das câmeras dos celulares Nokia, Sony Ericsson e Apple.

Hardware

Se você gosta de números, veja do que esse celular é capaz!

A câmera tem 5MP e autofoco; O processador de 800Mhz é bem rápido também e seus 512Mb de memória RAM parecem nunca acabar na maioria dos aplicativos (Exceto o navegador, que parece ser mais pesado do que o Smartphone aguenta, mas daí é só trocar o navegador).

A bateria é de 1540 Mah, e aguenta um dia inteiro de uso. Até aí o desempenho é bem parecido com o de outros celulares.

A tela possui resolução de 854x480 Pixels, quase a de um monitor de 14 polegadas de antigamente (800x600 pixels). Se a gente for comparar com um computador de antigamente, o Defy é praticamente o PC padrão de 2002, só que com mais memória e bem menos tamanho.

Atualmente, com o Milestone e com o Defy, a Motorola provou que pode melhorar consideravelmente na qualidade de seus aparelhos eletrônicos. Até vale dar uma chance para o  Defy.

Ficha técnica

Resolução de tela 854x480
Sistema operacional Android
Redes GSM, 3G
Armazenamento 2GB interno + 8GB MiniSD (expansivel até 32GB)
Câmera 5 MP
Flash Sim
Conectividade Wi-Fi/Bluetooth/USB
Sincronização com PC Sim
Autonomia de bateria mais ou menos 3 horas de conversação

Nota TechTudo

NOTA tt
9.0
Design
9
Desempenho
9
Custo-benefí­cio
8

Prós

  • * Resistente à água e queda.
  • * Ótima Interface.
  • * Microfone de boa qualidade.

Contras

  • * Câmera pode melhorar.
  • * Navegador de Internet pesado.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Itauam Guedes
    2013-08-06T17:53:24

    Esse aparelho é uma farsa tenho uma assistência técnica de celulares e já consertei varias vezes o touch deste aparelho e também não é a prova d'água pois também já recebi vários defys com a placa queimada em questão da infiltração de água. Aconselho a não comprarem só será dor de cabeça.

  • Rodrigo Araujo
    2012-02-19T23:29:51

    Tenho o Defy 2.3.7 e é impressionante o desempenho do aparelho com algumas modificações, como por exemplo a atualização para gingerbread 2.3 e a inserção do Chainfire 3D para TEGRA... O Defy chega a bater 2400pts no Quadrant e bateria (se calibrada com uso de Softwares) pode durar 3 dias com uso moderado. Recomendo.

  • Ronaldo Campos
    2012-01-27T19:40:59

    tenho o defy com android 2.3.7 roda que uma beleza

  • Lucas Barcelos
    2011-12-27T23:22:48

    Eu tenho um defy . E gosto mt dele . A camera deixa a desejar , mas ja filmei embaixo d'água , tirei fto e etc . Ele trava de vez em qnd . Mais fora isso n me da problema já caiu no asfalto , no chão de pedra e ganhou pouquíssimos arranhões .

  • Rafael Pirolo
    2011-12-27T08:35:04

    O aparelho em si é bom. Comprei em Janeiro de 2009 depois de pesquisar muito e conversar com muitos donos do aparelho, então eu á sabia do seus 2 principais pontos fracos.1)fone do aparelho para de funcionar misteriosamente (só permitindo ouvir ligações pelo viva-voz). 2) S.O. Android 2.1 com muitos bubg incontáveis. Ainda assim arrisquei.Bem até agora dezembro eu ia levando os bugs de software, teclado que digita sozinho, rádio que trava depois de 5 min, falha pra completar e receber ligacoes, etc porem desde semana passada ele esta na assistencia pois parou o fone de vez. Agora resta espera

  • Fernando
    2011-12-21T13:48:21

    to querendo um voces acham ele bom ?

  • Felipe Silva
    2011-12-01T18:01:39

    tenho o meu tbm paguei 909 ,ja passei pra versão 2.3.7 to com 1000gz e roda jogos tegra de boa ,eu não me arrependi da compra ele é um otimo smat com uma atualização da pra fazer ele filmar em 720p ,mas eu to conhecendo ele melhor então ainda não tive coragem de fazer ,mas pra quem ta em duvida ,não fique mas ele é um ótimo smartfone!!!

  • Natalia Pecorone
    2012-01-02T14:27:33

    Comprei um Defy+ no dia 29/12/2011. No mesmo dia precisei resetar o aparelho, e venho aqui relatar que quando vc tenta entrar novamente com "conta ja existente" o motoblur não carrega completamente dando "Erro ao carregar dados do Blur" Tente Novamente, nesse momento a tela trava e vc não consegue fazer mais nada a não ser desligando e ligando o aparelho novamente, então ele entra mas some com os icones de redes sociais. E da "erro no processador" dependendo da tarefa que se quer executar. Nem a atendente do chat nem da loja souberam o que fazer. A correção acontece criando nova conta.

  • Victor Corrêa
    2011-10-05T19:00:07

    Gastei uma miserinha nele e to amando! Se fosse pra trocar, só por um ATRIX ou GALAXY 2... Abaixo disso, sou mais ele, até porq ele vem com 800 MHZ de CPU mas dá pra overclockar até 1200MHZ easy sem prejudicar bateria ou aquecer. =D

  • Vinicius Silva
    2011-09-12T14:09:51

    Eu tenho um Defy e não me arrependo. Celular com custo benefício como este nunca vi .. paguei só R$ 700,00 no meu ..

  • Gabriel Rolo
    2012-01-05T10:22:35  

    Tenho um Motorola Defy. O video promocional mostra o celular caindo da mão, ou do bolso, da menina na balada, sugerindo que o celular é resistente a quedas, exatamente como diz o texto acima. Meu celular caiu do meu bolso (não é muito alto) no chão e a tela trincou bem feio. Depois acabei entrando na piscina com ele, acidentalmente (sim, burrice duas vezes, mas nada que não digam que o celular aguenta), e agora ele, sem nem ligar mais, está na assistência técnica quase sem esperança. Se procurarem por aí, acham um monte de relatos de telas trincadas desse aparelho.

    recentes

    populares

    • Gabriel Rolo
      2012-01-05T10:22:35  

      Olá Gabriel, qual foi o desfecho da sua história? O meu celular caiu exatamente igual ao seu e trincou a tela toda também... Ainda não entrei em contato com a assistência... Obrigado! Abraço!